Ir para conteúdo

Luke S

Senior Members
  • Total de itens

    349
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    12

Tudo que Luke S postou

  1. Luke S

    Pão e Café

    No fim nem precisou, foi só deixar o recipiente em um local mais morno (um banho Maria, no caso) que cresceu como deveria. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  2. Tem que levar em conta que as máquinas de espresso manuais têm todo um ritual de preparação, justamente por não terem caldeira e bomba. Eu tenho uma Flair que entre pré aquecimento, extração e limpeza para 2 espressos (tenho 2 portafiltros) leva uns 20 minutos. Uma máquina elétrica é mais rápida, mas tem que esperar o tempo de aquecimento dela. Aí vai do que você tem saco. Como já tem a facilidade da superautomática, acho que seria legal ter uma manual para ter os dois extremos da extração de espresso. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  3. Depende (melhor resposta [emoji16]). Para quantas pessoas / quantos espressos pretende tirar em um curto período de tempo? Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  4. Luke S

    Pão e Café

    Estou fermentando um pão de centeio com meu novo starter, que está levando cerca de 12 horas pra dobrar de tamanho. Acho que ele não vai dar conta de crescer o pão todo quando eu incorporar mais farinha para a última fermentação (1-2h), vou tentar colocar um pouco de fermento biológico seco na farinha a ser incorporada pra não perder o pão. Alguma consideração? Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  5. Luke S

    Baratza Encore

    No começo de 2014 o Leo Moço vendia o Encore por 650 reais. De lá pra cá só subiu. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  6. Luke S

    Moedor manual

    Eu tenho um Hario Canister que já usei pra tudo, e dois Mimosos, um pra espresso e um pra coados. O Hario está na casa dos meus pais pra quando eu vou passar alguns dias em casa, uso ele acoplado com uma parafusadeira para coados. Já estou considerando comprar mais um Mimoso para deixar lá, tanto pela qualidade da moagem que é melhor quanto pra ter menos trabalho para moer café para mais pessoas. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  7. Luke S

    Moedor bem barato

    Hahahaha, ótimo, Cabral. Minha experiência com os Mimosos é um pouco diferente, talvez porque meu parâmetro de comparação seja um Hario Canister. Tenho 3 nº3 - um Mimoso que uso para espressos com minha Poemia e a Flair, um Botini que uso para coados e outro Botini que usava para coados com a família. Para espresso, o Mimoso ganha fácil do Hario, talvez porque eu não precise tirar 3 cafés ruins até acertar a granulometria e a dose. Na faixa de espresso a moagem, a olho nú, parece minimamente consistente. Para coados, o Botini funcionante também ganha do Hario - o Hario ou tem moagem fina demais ou o passo seguinte fica heterogêneo demais, com granulometria de cascalhos junto a talco, e dá pra sentir na xícara. O Botini aposentado era mais ou menos como o Hario. Ele veio com o pegador da manivela torto fazendo com que ficasse fixo, não sei se isso se traduzia em forças de deslocamento no eixo, mas não era tão bom como o outro. Aposentei ele quando abri para limpar e não consegui fechar de volta pois os parafusos estavam todos tortos. Não tenho dúvidas que um moedor do naipe do Comandante vá produzir cafés melhores, mas pra quem está começando ou não quer gastar muito em moedores seja lá qual for o motivo, acho que os Mimosos são uma ótima opção. Talvez a nova linha Pro da Hario ofereça mais regulagens com moagem mais consistente. Infelizmente tenho que discordar da ode ao Spong, a última coisa que eu queria era um monte de moedores pesados ocupando metade da minha mesa do computador, haha. [emoji16] Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  8. Luke S

    Pão e Café

    Parece ter ficado ótimo. Joguei meu banneton fora porque encheu de carunchos nos vãos entre as ripas. [emoji19] Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  9. Luke S

    Pão e Café

    Não tem nada de errado em usar 1g de fermento seco e deixar fermentar 18h, nem que seja pra reduzir uma das variáveis do processo. Eu comecei usando um levain e nada estava funcionando, agora que tenho usado fermento seco estou conseguindo ver quais partes do processo, além do meu starter pouco ativo, estavam sendo negligenciadas. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  10. As mós não são pintadas, é pra ser assim mesmo, a não ser que você quisesse tomar café com tinta. [emoji16] Estática eu nunca percebi algo significativo. Meu Hario gera muito mais, a ponto de eu precisar usar um pincel pra não perder café de vez em quando. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  11. Luke S

    Hario Skerton

    Se o ajuste de granulometria for por esse mecanismo, não tem como estar ficando mais apertado sem você mover as peças. O que pode estar acontecendo é você sentir ficar apertado porque, quando você mói o café, alguns grãos ficam entre as mós, tanto dificultando a aproximação (por isso consegue dar menos voltas) quanto descentralizando o eixo, aí as mós se tocam no ponto diametralmente oposto ao grão que está preso. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  12. Luke S

    Hario Skerton

    Seu Skerton tem a regulagem por clicks embaixo ou por uma porca em cima? Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  13. Luke S

    Pão e Café

    Ficou leve o pão? Parece um pouco denso pela foto. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  14. Luke S

    Moedor bem barato

    É o mesmo projeto. Talvez na Loja do mecânico, dá uma ligada pra ver. Ou no centro perto do mercado municipal. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  15. Luke S

    Moedor bem barato

    Por 80 reais você consegue um Mimoso/Botini. É o melhor custo benefício de longe nessa faixa de preço. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  16. Luke S

    Pão e Café

    Open Crumb Mastery, né? Quero ler também. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  17. Luke S

    Pão e Café

    Eu fiz um pão de sêmola de grano duro pelo método de não sovar e uma pitada de fermento seco, não sei se é a farinha ou o método, sei que ficou bem denso. A hidratação foi por volta de 75%. Um outro eu também fiz pelo método de não sovar mas com Renata integral 25% e Colavita 00 75%, com 70% de hidratação. Acho que fermentou de menos, mas ficou um pouco menos denso, mas ainda denso pro meu gosto. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  18. Normalmente eu tomo o Orfeu (68,00), os do Mario, os da Unique ou os do Lucca. Então entre 60 e 100 o quilo. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  19. Em Curitiba o melhor custo benefício das torrefações locais é o Lucca. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  20. Meu ponto seria que, por 1/3 do preço do KitchenAid que é um moedor duvidoso, daria pra comprar um moedor de entrada razoável. Aquela Gaggia azul de alavanca era sua? Tomei ótimos espressos tirados dela. No caso não era ela não.
  21. Pra registrar, um dos melhores espessos que eu já tomei foi um café da variedade Sumatra moído num Hario Mini pelo Leo Moço, na época que ele tinha uma loja no centro de Curitiba. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  22. Luke S

    Pão e Café

    Comprei esses dois, vamos ver o que sai nas próximas semanas. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  23. O portafiltro que vem de fábrica é pressurizado. Isso significa que ele tem uma válvula de saída que só abre sob determinada pressão, então mesmo que a dose e a moagem não estejam "no ponto", o café vai ser extraído sob aquela pressão de abertura. Isso torna o espresso pressurizado mais tolerável à erros de extração e ainda ter um café tomavel. O único cuidado que tem que ter é não ser fino demais pra não chocar (entupir) a máquina. O crema também vai sair sempre por causa da passagem do café pelo orifício da válvula, diferente em composição do crema produzido pelo portafiltro despressurizado. Quanto mais perto dos parâmetros ideais de extração, melhor vai ser o sabor do espresso, mesmo no portafiltro pressurizado. Dolce Gusto é ruim mesmo, seu paladar que ficou mais exigente, hehehe. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  24. Se você usa o filtro pressurizado, daria pra ter um resultado relativamente bom comprando um café de torra recente moído pra espresso (aí teria que testar quão fino pra não chocar a máquina) em uma cafeteria local se você encontrar alguma. Café de mercado acho meio complicado mesmo. Espresso em casa costuma ser pra quem gosta disso como um hobby. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  25. Só usei o celular mesmo. A câmera dele não é maravilhosa mas dá pro gasto. Talvez do E4 normal pro plus tenha diferença. Eu escolhi pela bateria. Quando você diz que o espresso no filtro duplo fica muito forte, o que exatamente está forte? Razão de extração? Ou simplesmente é muito volume de espresso? Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
×
×
  • Criar Novo...