Ir para conteúdo

Multiplicar clicks (modificação de moedores)


Cabra do café

Postagens recomendadas

Olá, pessoal. Surfando na net, encontrei exemplos de alterações nos moedores de ajuste interno que possibilitava multiplicar a quantidade de clicks. Eu consegui dobrar a quantidade de clicks do meu Timemore C2. Se alguém aqui já fez alguma modificação que teve sucesso nesse propósito ou até conseguiu resultado ainda melhor que o meu, gostaria que compartilhasse. Obrigado.

images (3).jpeg

images (4).jpeg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei imprimir em 3D hoje, assim que ficar pronto eu posto aqui... fiquei com medo de estragar meu moedor, vou testar uma peça impressa primeiro... 

2 hours ago, Valdônio said:

Olá, pessoal. Surfando na net, encontrei exemplos de alterações nos moedores de ajuste interno que possibilitava multiplicar a quantidade de clicks. Eu consegui dobrar a quantidade de clicks do meu Timemore C2. Se alguém aqui já fez alguma modificação que teve sucesso nesse propósito ou até conseguiu resultado ainda melhor que o meu, gostaria que compartilhasse. Obrigado.

images (3).jpeg

images (4).jpeg

E o resultado?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Roger W. Rocha disse:

Mandei imprimir em 3D hoje, assim que ficar pronto eu posto aqui... fiquei com medo de estragar meu moedor, vou testar uma peça impressa primeiro... 

E o resultado?

 

No meu Timemore deu certo. Ficou um click intermediário entre os clicks originais. Vou tentar outro método que aumenta ainda mais esses clicks intermediários. Se der certo, eu posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho receio de usar impressão 3d, porque precisa ser muito bem impresso, pois alguns microns de diferença vão fazer as moagens ficar mais irregulares. A razão disso é que o esse disco de ajuste é justamente o que trava e estabiliza o eixo com a mó interna.
Recomendo esse:

https://pt.aliexpress.com/item/1005005466099443.html


É próprio para o timemore e é feito por CNC

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk



  • Curtir 5
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse do link parece ser melhor usinado que o próprio original da timemore kkk! Bateu curiosidade, to quase importando um para o meu xeoleo que usa as mesmas mós do C2. Detalhe interessante é que ele é vendido pela jaffee store rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, MarcioMO disse:

Tenho receio de usar impressão 3d, porque precisa ser muito bem impresso, pois alguns microns de diferença vão fazer as moagens ficar mais irregulares. A razão disso é que o esse disco de ajuste é justamente o que trava e estabiliza o eixo com a mó interna.
Recomendo esse:

https://pt.aliexpress.com/item/1005005466099443.html


É próprio para o timemore e é feito por CNC

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Excelente dica. Melhor que tentar na base da gambiarra. Sabe se essa peça é compatível com o J1 regular ou o R11 modelo novo?  Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconfio que sim, mas sempre há a chance de por alguns milímetros o disco não encaixar no eixo ou no encaixe da mó interna...

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei a peça impressa hoje e não aguentou nem 1 volta na manivela... :D o material não aguentou a primeira pedalada moendo para  espresso e o eixo girou dentro da peça, nem deu pra testar....

Agora é aguardar chegar o do Ali que está a caminho... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a onda da modificação dos moedores manuais, encontrei navegando aqui pelas lojas do Aliexpress, esse conjunto de mós compativeis com o timemore C2 

420 De Aço Inoxidável 38mm 7 Rebarbas Núcleo 6 Compatível Com Timemore Chestnut C2 Magro Maior Eficiência - Moedor De Café Manual - AliExpress

Muito interessante pelo preço, quem tem seu C2 antigo ou qualquer moedor com aquelas mós de 5 faces padrão dos moedores mais baratos, consegue atualizar para uma lamina melhor, se juntar então com o que o @MarcioMO postou ali em cima, da pra ficar com um moedor top (em teoria) por menos de 200 reais kkkkk.

O meu n é um timemore, mas ja medi, e as laminas sao 38mm, o multiplicador de clicks ja esta a caminho, e em breve pego essas mós de 7 faces. Fazer uns testes comparando com as mós originais, ver o quanto muda. Detalhe que esse anuncio é da mesma loja do disco com 30 clicks. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a onda da modificação dos moedores manuais, encontrei navegando aqui pelas lojas do Aliexpress, esse conjunto de mós compativeis com o timemore C2 
420 De Aço Inoxidável 38mm 7 Rebarbas Núcleo 6 Compatível Com Timemore Chestnut C2 Magro Maior Eficiência - Moedor De Café Manual - AliExpress
Muito interessante pelo preço, quem tem seu C2 antigo ou qualquer moedor com aquelas mós de 5 faces padrão dos moedores mais baratos, consegue atualizar para uma lamina melhor, se juntar então com o que o [mention=12532]MarcioMO[/mention] postou ali em cima, da pra ficar com um moedor top (em teoria) por menos de 200 reais kkkkk.
O meu n é um timemore, mas ja medi, e as laminas sao 38mm, o multiplicador de clicks ja esta a caminho, e em breve pego essas mós de 7 faces. Fazer uns testes comparando com as mós originais, ver o quanto muda. Detalhe que esse anuncio é da mesma loja do disco com 30 clicks. 
Chegou o disco "mulplicador de clicks". Mas, não serviu no timemore slim plus, pois o pino que encaixa na mó é mais espesso. Espero que sirva no seu!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, MarcioMO disse:

Chegou o disco "mulplicador de clicks". Mas, não serviu no timemore slim plus, pois o pino que encaixa na mó é mais espesso. Espero que sirva no seu!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Por que você não tenta lixar em volta para diminuir a espessura do pino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, MarcioMO disse:

Chegou o disco "mulplicador de clicks". Mas, não serviu no timemore slim plus, pois o pino que encaixa na mó é mais espesso. Espero que sirva no seu!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

O preço da moa heptagonal está praticamente igual ao do moedor J1 básico, que é excelente. Acho que compensa mais comprá-lo e ter dois moedores e com garantia de bom resultado no final para ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assisti ao review do moedor iCafilas do Não Sou Batista e nos comentários alguém falou que o problema do excesso de fines poderia ser resolvido com a usinagem de 0,5mm a 1mm de alguma peça lá que não ficou muito claro qual seria. Alguém aqui sabe explicar melhor como seria essa usinagem? Alguém já verificou se isso resolve o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou meu multiplicador de clicks https://pt.aliexpress.com/item/1005005466099443.html e ainda estou testando, mas aparentemente melhorou as regulagens como era de se esperar... A peça é muito bem usinada, comprei dia 20/04 e chegou dia 04/05.

No olhômetro, o click 7 foi parar entre 14-15

Minhas extrações foram estas:

click 15 - 37s
click 16 - 37s (aqui não entendi pq repetiu o tempo anterior)
click 17 - 23s
click 16 - 30s

Comparando com os tempos do original no review do Thales (Não sou barista)

click 6 - nem saiu
click 7 - 36s
click 8 - 15s

Vou testando aqui e mais pra frente eu atualizo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2023 at 11:13, Roger W. Rocha disse:

Chegou meu multiplicador de clicks https://pt.aliexpress.com/item/1005005466099443.html e ainda estou testando, mas aparentemente melhorou as regulagens como era de se esperar... A peça é muito bem usinada, comprei dia 20/04 e chegou dia 04/05.

No olhômetro, o click 7 foi parar entre 14-15

Minhas extrações foram estas:

click 15 - 37s
click 16 - 37s (aqui não entendi pq repetiu o tempo anterior)
click 17 - 23s
click 16 - 30s

Comparando com os tempos do original no review do Thales (Não sou barista)

click 6 - nem saiu
click 7 - 36s
click 8 - 15s

Vou testando aqui e mais pra frente eu atualizo...

Olá,

É o timemore c2? Serviria no c3?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Vale muito a pena o upgrade!!

Estou enfrentando uma inconsistência maluca nos tempos de extração aqui, mas o up ajudou muito na regulagem dos espressos.... creio que minha inconsistência seja relacionada a máquina que é caseirinha bem antiga... +/- 10anos, mas que ainda me rende bons cafés apesar dos pesares... rs... Descarto inconsistência na moagem por continuar o mesmo comportamento com meu 1Zpresso J-Max recém chegado...

Segue relação dos meus tempos de extração com 16g de café para 40g na xícara.

2023-05-19-17-12-39-Extra-es-Excel.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe quantos microns tem nessa roda?
A minha chegou, tenho usado mas não faço ideia de qual é a medida da alteração

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe quantos microns tem nessa roda?
A minha chegou, tenho usado mas não faço ideia de qual é a medida da alteração

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk


Vai depender da espessura entre as voltas da rosca do eixo do moedor. Se for c2 ou c3, por exemplo, acho que é cerca de 83,33 microns por click usando o disco de ajuste original com 12 clicks. Se instalar esse disco com mais ajustes (30), ficaria com 12/30 × 83,33=33,33 microns. Já ajuda bastante no espresso, mas talvez precise ajustar a dose para alguns tipos de cafés.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Caros, alguém sabe dizer se serve no modelo jaffee j1? Seria um belo upgrade! O que acham? As medidas j1 pelo que vi, são semelhantes ao C2, C3…
Não tenho o J1, mas chutaria que o pino que prende a mó interna deve encaixar sim, mas alguém precisa fazer o teste na prática. Outro ponto importante de verificar se os 2 pontos de contsto da peça que ajusta o click se encaixam certinho e ficam com boa tensão no disco com as 30 marcações.


Atualização- NAO ENCAIXA, VIDE COMENTARIO ABAIXO

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, alguém sabe dizer se serve no modelo jaffee j1? Seria um belo upgrade! O que acham? As medidas j1 pelo que vi, são semelhantes ao C2, C3…
Infelizmente não cabem...

Eu tentei aqui e não encaixa, seria excelente mas...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não cabem...

Eu tentei aqui e não encaixa, seria excelente mas...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Vc pode fazer uma gambiarra e lixar um pouco o pino até encaixar... Ou fazer algo melhor levando num torneiro e pedindo para tirar um pouco...
Ehehhe

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc pode fazer uma gambiarra e lixar um pouco o pino até encaixar... Ou fazer algo melhor levando num torneiro e pedindo para tirar um pouco...
Ehehhe

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Eu pensei nisso, mas aí precisaria de modificar a borboleta que aperta ou solta a mós. Ela é um desenho completamente diferente...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei nisso, mas aí precisaria de modificar a borboleta que aperta ou solta a mós. Ela é um desenho completamente diferente...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Ah...então, minha desconfiança nessa peça estava certa. Valeu

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah...então, minha desconfiança nessa peça estava certa. Valeu

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Rsssss

Totalmente, até o material é bem diferente, parece um plástico com bastante resistência

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...