Ir para conteúdo

Pietro - Moedor manual de mós planas


Luke S

Postagens recomendadas

Boa noite, pessoal, 

Não sei se ficaram sabendo mas a Fiorenzato, marca tradicional italiana de moedores de café, lançou um moedor manual de mós planas de 58mm chamado Pietro.

Como sou fã da Fiorenzato (tenho um F5 que é um tanque de guerra) e fã de moinhos manuais, não pude deixar de pedir. 

Pedi pela Espressocoffeeshop, que é a revendedora oficial. Infelizmente como veio por courrier foi muito bem taxado, quase 100% do valor do produto + frete. 

Vamos ao moinho:

Screenshot_20230505-215826.png.87dbe1d26e7963e910d1f7bcae108199.png

Ele vem em duas configurações, uma de mós multipurpose (para todos os métodos) e uma com mós unimodais para coados. Escolhi as mós multipurpose. 

É um moinho grande e robusto, relativamente pesado mas muito bem construído. 

É extremamente fácil de moer com ele em termos de esforço para rodar a manivela, porém isso se compensa em um número maior de voltas. A moagem de 18g de café leva cerca de 2 minutos. A maioria das pessoas estabiliza ele contra uma mesa mas eu gostei de segurar o moinho contra minha coxa com uma mão e girar com a outra.

Em termos de perfil sensorial, é bastante parecido com as mós padrão do Mazzer Super Jolly e do Fiorenzato F5 - um pouco de corpo, textura e doçura, com uma certa clareza das notas, tudo muito equilibrado. Comparados ao Pietro, o Bravo Debut tem mais corpo, já o Comandante mais clareza.

Enfim, é um ótimo moinho e estou gostando muito. Não é o mais veloz nem o melhor custo benefício, mas pra quem gostou do jeitão dele vale a pena experimentar quando puder 

Quem quiser contribuir ou tirar alguma dúvida, continuem na thread.

Abraços!

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Luke!
Tudo bem?
Estou de olho também, mas importar fica um pouco salgado... Vou tentar trazer um da Europa agora em Julho. Mas, estou de olho nas mós de coados que o Lance tanto fala.
A única melhoria que vi falarem, foi fazerem uma base para ele ficar mais estável se for moer numa superfície.
O alinhamento dele é perfeito ou precisou ajustar?
Eu tenho um Potu 49 que tem mos planas de 49mm e o tempo de moagem é mais lento que um moedor com cônico de 48mm. Mas a sensação de moagem de planas é único, né?
Valeu por passar sua impressão!!!!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Qual o preço dele?
EUR 370 no site da Fiorezato e de usd 400 a 500 em outros sites com espressoparts

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, 370 Euros é o preço com o imposto europeu deles, o VAT. Quando calcula pro Brasil fica mais barato mas aí entra o frete. No fim fica parecido. A mordida pior é 100% de imposto, essa sim doeu, hahaha

Se conseguir comprar em uma viagem pra Europa valeria muito mais a pena.

Não testei o alinhamento, até porque essas mós não têm os parafusos a mostra, são aquelas blind burrs, aí nem sei como ficaria o procedimento.

Mas estão moendo espresso bem longe do zero, então prefiro não me meter nisso por enquanto. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

O meu Pietro chegou. Mas, é o pro brewing com as mós estilo unimodal para coados.
Só fiz alguns testes solos para ajustar um v60 com o supreme da UM coffee. Ficou bem bom! Super claro! Não fiz lado a lado com o ZP6 e o SSP MP, mas a claridade lembra o nível desses dois.
Comprei as mós multipurpose também e estão a caminho.
Por enquanto, gostei bastante dele! O que não gostei é o que várias avaliações já citaram: ergonomia é ruim, tanto segurar quanto girar a manivela....leva um tempo razoável para moer, mesmo para V60... ele é pesadinho... não é muito portatil.
732393cdf14d03d9c6e96d35f8d14c75.jpg2b58a1660d1d1385278d18878063ce6c.jpg9badb43c179750632e5c2e857e885d8d.jpgde0f1ea48b311ddc3e589036e5e89e38.jpgc85eae02e6f6247a3a0c8a7677291cc7.jpg

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk



  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2023 at 17:09, MarcioMO disse:

O meu Pietro chegou. Mas, é o pro brewing com as mós estilo unimodal para coados.
Só fiz alguns testes solos para ajustar um v60 com o supreme da UM coffee. Ficou bem bom! Super claro! Não fiz lado a lado com o ZP6 e o SSP MP, mas a claridade lembra o nível desses dois.
Comprei as mós multipurpose também e estão a caminho.
Por enquanto, gostei bastante dele! O que não gostei é o que várias avaliações já citaram: ergonomia é ruim, tanto segurar quanto girar a manivela....leva um tempo razoável para moer, mesmo para V60... ele é pesadinho... não é muito portatil.
732393cdf14d03d9c6e96d35f8d14c75.jpg2b58a1660d1d1385278d18878063ce6c.jpg9badb43c179750632e5c2e857e885d8d.jpgde0f1ea48b311ddc3e589036e5e89e38.jpgc85eae02e6f6247a3a0c8a7677291cc7.jpg

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


 

Que demais, cara! Consegue compartilhar conosco valores e como foi a importação? Agradeceria demais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que demais, cara! Consegue compartilhar conosco valores e como foi a importação? Agradeceria demais. 
Eur 380 no espresso coffee shop + eur 30 de frete para US. Redirecionei pela Uscloser com outras itens menores que já estavam lá e paguei 60% de taxa de importação.


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 18/12/2023 at 22:15, MarcioMO disse:

Eur 380 no espresso coffee shop + eur 30 de frete para US. Redirecionei pela Uscloser com outras itens menores que já estavam lá e paguei 60% de taxa de importação.


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Quanto pra mandar dos Estados Unidos para cá? Talvez valha mais a pena do que enviar direto da Europa por transportadora, o meu deu 100% do valor em impostos e taxas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto pra mandar dos Estados Unidos para cá? Talvez valha mais a pena do que enviar direto da Europa por transportadora, o meu deu 100% do valor em impostos e taxas.
Fala Luke!
70usd (pelo peso) fazendo a conta do peso proporcional dele, pois enviei mais itens junto.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk



  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 17/12/2023 at 17:09, MarcioMO disse:

O meu Pietro chegou. Mas, é o pro brewing com as mós estilo unimodal para coados.
Só fiz alguns testes solos para ajustar um v60 com o supreme da UM coffee. Ficou bem bom! Super claro! Não fiz lado a lado com o ZP6 e o SSP MP, mas a claridade lembra o nível desses dois.
Comprei as mós multipurpose também e estão a caminho.
Por enquanto, gostei bastante dele! O que não gostei é o que várias avaliações já citaram: ergonomia é ruim, tanto segurar quanto girar a manivela....leva um tempo razoável para moer, mesmo para V60... ele é pesadinho... não é muito portatil.
732393cdf14d03d9c6e96d35f8d14c75.jpg2b58a1660d1d1385278d18878063ce6c.jpg9badb43c179750632e5c2e857e885d8d.jpgde0f1ea48b311ddc3e589036e5e89e38.jpgc85eae02e6f6247a3a0c8a7677291cc7.jpg

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


 

Beleza, Márcio? como andam os testes? gostou das mós MP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, Márcio? como andam os testes? gostou das mós MP?
Os testes estão meio devagar....rs...
Só testei as Pro brewing (para coados) e é realmente difícil de distinguir entre ele e o ZP6. Ambos são muito e dão uma claridade absurda!
As mós MP ainda não usei.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito moedor pra testar kkkkkk mas é um moedor com muito pouco material disponível, principalmente com as mós MP. 
Que nada... Muito trabalho no meio da semana e preguiça no final de semana. Ahahah. Mas vou compartilhando a medida que for usando.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...