Ir para conteúdo

DIY - Água para café


DouglasES

Postagens recomendadas

50 minutos atrás, mericlis disse:

pessoal, lendo mais e me aprofundando em diversos sites eles relatam que não devemos usar essa água preparada dentro das máquinas de espresso pelo alto risco de calcificação. Será então que eu poderia usar na máquina de espresso uma proporção de 50% zerowater e 50% agua da torneira (q tem tds  de 33 aqui)

 

Lastly, a warning: don’t put remineralised water in your espresso machine unless you’re very sure what you’re doing (in which case, you probably don’t need this post!). If you create super-hard water and scale up your kettle, it’s fairly easy to fix — but descaling an espresso machine is no fun at all.


 

Não tem problema algum em usar água preparada na máquina, com tanto que água seja preparada com as quantidades e substâncias corretas para sua máquina. Mas não tenho experiência nessa área, então deixo aqui alguns links.

O Barista Hustle tem uma calculadora para saber se sua água é propensa a causar corrosão ou calcificação na máquina: https://www.baristahustle.com/app-archive-main/the-water-calculator/ na aba LSI Calculator.

 

A Lotus Water fala isso na FAQ:

Citar

Is Lotus Water okay for use in espresso machines?
Espresso machines use different materials and finishes, as such, users should always default to the water recommendations made by their espresso manufacturer. Our espresso recipes specially use magnesium in place of calcium to limit the possibility for scale and limit the amount of chlorides in the water to reduce the potential for corrosion. To summarize, our espresso recipes are well within the water specifications for most espresso manufacturers but there is always a risk for damage to you machine regardless of what water you use. 

 

E a ThirdWave water: 

Citar

Is Third Wave Water too hard for my coffee equipment?

No. All four of Third Wave Water mineral profiles create permanent hardness, which does not add to limescale formation to your coffee makers. However, it is recommended that you use only Espresso Profile in your espresso machine. 

E detalha: https://support.thirdwavewater.com/en-US/is-third-wave-water-too-hard-for-my-coffee-equipment-76748

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, mericlis disse:

pessoal, lendo mais e me aprofundando em diversos sites eles relatam que não devemos usar essa água preparada dentro das máquinas de espresso pelo alto risco de calcificação. Será então que eu poderia usar na máquina de espresso uma proporção de 50% zerowater e 50% agua da torneira (q tem tds  de 33 aqui

 

 

Prezado: conforme referido no post inicial

Em 07/06/2023 at 13:01, Douglas Evandro Santos disse:

Em primeiro lugar, essa receita é focada em café coado, ou outro método manual que preferir. Uma receita para espresso fica para um segundo momento.

Falando de água para espresso, brevemente:

Primeiro, não existe problema em colocar água remineralisada. Tem que ver o contexto dessa colocação, receita, ou até mesmo a confiabilidade da fonte.

Existem até produtos no mercado focados em fazer uma água customizada para espresso, então quanto a isso pode ficar tranquilo. Até porque não faria sentido dizer que uma água com minerais "já da fonte" seria mais ou menos prejudicial à máquina do que outra, com exatamente a mesma composição de minerais, mas adicionados a partir se água destilada.

Segundo, a água se for muito mole (baixo tds) irá aumentar a probabilidade de corrosão dos componentes. Se for muito dura (alto tds) irá aumentar a calcificação, necessitando de descalcificação mais constante.

Pela sua sujestão de preparo, misturar água zero com da torneira, irá fazer uma água super mole, com alto poder corrosivo, sem contar que terá o cloro da torneira.

A receita do post, repetindo, é focada em café coado, mas o resultado final não é uma agua de tds muito baixo (90), está num range adequado para métodos. O problema, conforme também já referido do tópico, é a alcalinidade da água. Para espresso seria recomendado uma maior alcalinidade, para evitar uma acidez desagradável, ou mesmo só adicionar bicarbonato na bebida pronta. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2023 at 09:17, Douglas Evandro Santos disse:

Pela sua sujestão de preparo, misturar água zero com da torneira, irá fazer uma água super mole, com alto poder corrosivo, sem contar que terá o cloro da torneira.

enquanto aguardo a chegada da balança de precisão tenho tentando umas misturas com agua do filtro + agua zero, aqui a agua da rede chega com tds de 34 e após filtragem num filtro de cozinha sai com tds de 32, tenho usado agua com tds de 10-12 mas fiz alguns testes com 0.

pelo jeito tem chance de corrosão da chaleira brewista q uso, então vou voltar a usar agua do filtro da cozinha enquanto aguardo a chegada da minha balança

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, mericlis disse:

pelo jeito tem chance de corrosão da chaleira brewista q uso, então vou voltar a usar agua do filtro da cozinha enquanto aguardo a chegada da minha balança

Acredito que a preocupação com corrosão seja mais com máquinas de espresso, na chaleira nem tanto.

Mas no seu caso, particularmente, eu também iria na água direto do filtro por enquanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

Na chaleira Breville que uso eu só coloco água do filtro. E, após cada uso, esgoto o conteúdo e deixo a jarra aberta e virada para secar.

Saudações!

Interessante sua preocupação com a água dentro da chaleira mas aqui em casa ela é usada tantas vezes q nunca esvazia hehehe

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DouglasES e @Diego Nunes

Não achei Cloreto de Cálcio perto de casa e, ao ver este link https://www.baristahustle.com/blog/diy-water-recipes-the-world-in-two-bottles/, resolvi seguir a receita deles que usa somente o Sulfato de Magnésio Heptahidratado e o Bicabornato de Cálcio. Pelo que entendi, eles sugerem fazer 3 "águas": a primeira com Bicabornato de Cálcio, a segunda com Sulfato de Magnésio Heptahidratado e a terceira com água destilada e adição das duas primeiras.

Pelo que entendi, a primeira vai definir o KH (ou o "quão difícil o meio é para ficar ou se tornar mais ácido", importante para "evitar" tamponamento) e a segunda pela dureza da água. Seria isso mesmo?

O que achei interessante, se entendi corretamente, é que na mistura das "3 águas" que totalizem 1.000 gramas, a massa que eu usar da primeira água definirá o KH (30 gramas = 30 KH, 40 gramas = 40 KH, etc) e a massa que eu usar da segunda corresponderá ao GH. É isso mesmo?

Saberia me dizer qual das receitas sugeridas no link é mais parecida com a receita no primeiro post deste tópico?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, cafemat disse:

@DouglasES e @Diego Nunes

Não achei Cloreto de Cálcio perto de casa e, ao ver este link https://www.baristahustle.com/blog/diy-water-recipes-the-world-in-two-bottles/, resolvi seguir a receita deles que usa somente o Sulfato de Magnésio Heptahidratado e o Bicabornato de Cálcio. Pelo que entendi, eles sugerem fazer 3 "águas": a primeira com Bicabornato de Cálcio, a segunda com Sulfato de Magnésio Heptahidratado e a terceira com água destilada e adição das duas primeiras.

Pelo que entendi, a primeira vai definir o KH (ou o "quão difícil o meio é para ficar ou se tornar mais ácido", importante para "evitar" tamponamento) e a segunda pela dureza da água. Seria isso mesmo?

O que achei interessante, se entendi corretamente, é que na mistura das "3 águas" que totalizem 1.000 gramas, a massa que eu usar da primeira água definirá o KH (30 gramas = 30 KH, 40 gramas = 40 KH, etc) e a massa que eu usar da segunda corresponderá ao GH. É isso mesmo?

Saberia me dizer qual das receitas sugeridas no link é mais parecida com a receita no primeiro post deste tópico?

 

Obrigado

É isso mesmo. Com o bicarbonato de sódio (não é cálcio) você faz o concentrado de alcalinidade (KH) e com o sulfato de magnésio você faz o concentrado de dureza (GH). Os os concentrados deles são calculados para X gramas adicionar X ppm para um total de 1 litro de água. 

A receita do Douglas é similar (em níveis de dureza e alcalinidade) a da SCA que tá na lista (68 mg/L de dureza e 40 mg/L de alcalinidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, cafemat disse:

O que achei interessante, se entendi corretamente, é que na mistura das "3 águas" que totalizem 1.000 gramas, a massa que eu usar da primeira água definirá o KH (30 gramas = 30 KH, 40 gramas = 40 KH, etc) e a massa que eu usar da segunda corresponderá ao GH. É isso mesmo?

Saberia me dizer qual das receitas sugeridas no link é mais parecida com a receita no primeiro post deste tópico?

 

 

Isso aí, nessa lógica deve tudo junto fechar 1l de água no total.

Ou, se quiser fazer no estilo do tópico (misturar tudo num garrafão de 5l):

a)      Sulfato de Magnésio: 0.74g (60ppm GH)

b)      Bicarbonato de sódio: 0.25g para 30ppm KH ou 0.34g para 40ppm KH.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,  não sei se viram,  mas tem um post atualizado da Barista Hustle com a receita adaptada para PPM: https://www.baristahustle.com/blog/diy-water-recipes-redux/

Fica mais fácil pra fazer experimentos e testar as receitas. 

Pretendo usar para fazer tipo umas Lotus Water Drops e adicionar após o preparo do café. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Diego Nunes disse:

É isso mesmo. Com o bicarbonato de sódio (não é cálcio) você faz o concentrado de alcalinidade (KH) e com o sulfato de magnésio você faz o concentrado de dureza (GH). Os os concentrados deles são calculados para X gramas adicionar X ppm para um total de 1 litro de água. 

A receita do Douglas é similar (em níveis de dureza e alcalinidade) a da SCA que tá na lista (68 mg/L de dureza e 40 mg/L de alcalinidade).

Isso sódio, cálcio "contribui" para a dureza (GH) da água. Vou começar com sódio e magnésio, fazer algumas triangulações cegas e ver se percebo diferença que justifique os procedimentos. Aqui em Belo Horizonte, me parece que há várias águas que já são "boas" para fazer café. Acho que foi você quem disse misturar 50%-50% de mineral com destilada, provável que eu teste isso também. Obrigado

4 horas atrás, DouglasES disse:

 

Isso aí, nessa lógica deve tudo junto fechar 1l de água no total.

Ou, se quiser fazer no estilo do tópico (misturar tudo num garrafão de 5l):

a)      Sulfato de Magnésio: 0.74g (60ppm GH)

b)      Bicarbonato de sódio: 0.25g para 30ppm KH ou 0.34g para 40ppm KH.

Vou fazer isso também. Ter 3 recipientes de vidro de 1+ litro cada na geladeira pode ser meio complicado em relação a espaço... vou usar aqueles vidros de suco de uva integral. Depois, farei da maneira que você sugeriu no próprio galão de 5 litros para comparar. Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DouglasES como você chegou na diferença de quantidade entre o cloreto de cálcio anidro e di-hidratado? Acabei comprando o di-hidratado sem perceber, mas a receita que vou seguir considera anidro. Pesquisando, o di-hidratado é 75-80% cloreto de cálcio. Você usou 25% de diferença mesmo, certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

pessoal, seria possível fazer uma conversão pra criar soluções concentradas de cálcio, bicarbonato, magnésio em volumes pequenos, tipo 100ml? e daí usar uma seringa de insulina ou equivalente pra aspirar?

 

porque eu vi algumas receitas lá fora mas eles usam soluções concentradas de 1000ml, o que pra mim iria durar semanas... no caso daquelas soluções 1ml do concentrado adiciona geralmente 10ppm etc.

 

 

o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na versão 2.0 da Barista Hustle, adaptada para PPM, a solução base leva 1,68g de Bicarbonato de Sódio e 2.45g de Sulfato de Magnésio para obter uma solução com 1 PPM para cada 1g de solução, e as diluições são feitas em 1 l de água. Se diluir em 50 ml, cada g de solução terá 20 PPM.

1 gota de água padrão tem 0,05 ml, ou seja, 20 gotas = 1 ml = 1g = 20 PPM, portanto, cada gota terá 1 PPM de cálcio ou magnésio. 

Só não sei o quanto solúvel são os sais em apenas 50 ml de água. Talvez precise aquecer um pouco. Também não sei se vai precipitar depois que esfriar. 

Me parece uma quantidade que consumiria muito mais rápido e ficaria tipo as Lotus Water Drops.

Se quiser ainda menos, talvez fazendo 1/4 da receita acima de Bicarbonato, e 1/5 da receita de Sulfato de Magnésio consiga fazer um volume bem pequeno, mas ainda dentro da precisão que uma balança consegue oferecer atualmente a um custo razoavelmente baixo.

Receita da Barista Hustle com a receita adaptada para PPM: https://www.baristahustle.com/blog/diy-water-recipes-redux/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2023 at 14:29, Diego Nunes disse:

@DouglasES como você chegou na diferença de quantidade entre o cloreto de cálcio anidro e di-hidratado? Acabei comprando o di-hidratado sem perceber, mas a receita que vou seguir considera anidro. Pesquisando, o di-hidratado é 75-80% cloreto de cálcio. Você usou 25% de diferença mesmo, certo?

Eu uso uma tabela como calculadora. Se o di-hidratado é 100%, o anidro é 75,91% dele.

Ou, inversamente proporcional, se a sua receita pede anidro, adicione 31,73% a mais de peso para usar di-hidratado.

 

18 horas atrás, mericlis disse:

pessoal, seria possível fazer uma conversão pra criar soluções concentradas de cálcio, bicarbonato, magnésio em volumes pequenos, tipo 100ml? e daí usar uma seringa de insulina ou equivalente pra aspirar?

Que dá, dá. Só pegar as quantidades lá e dividir por 10 ;)

 

15 horas atrás, regisassao disse:

Só não sei o quanto solúvel são os sais em apenas 50 ml de água. Talvez precise aquecer um pouco. Também não sei se vai precipitar depois que esfriar. 

Depende do quanto é dissolvido, mas um tipo de concentrado bem comum de usar fica igual a um leite, como citei num outro post aqui. E como usava uma seringa para tirar, notei umas leves diferenças de tds na água pronta. Ex: às vezes media 80, às vezes 90.

Seria fazer o que é explicado aqui: https://coffeeadastra.com/2018/12/16/water-for-coffee-extraction/ e aqui https://www.youtube.com/watch?v=G1qE13l6oY8

 

Eu segui por um tempo essa lógica de concentrados e, tirando a parte de descobrir uma "água do seu gosto", eu particularmente achei um PÉ NO SACO sair medindo gramas de concentrado e de água toda a vez que queria fazer um café :lol: Já me basta todo o ritual envolvido sem isso.

No dia a dia, ter um garrafão que dura uma semana ou mais pronto e só despejar na chaleira me pareceu mais prático. Mas cada um, cada um.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DouglasES disse:

No dia a dia, ter um garrafão que dura uma semana ou mais pronto e só despejar na chaleira me pareceu mais prático. Mas cada um, cada um.

 

 

olha, vou ter q concordar nessa parte kkk,

 

girei girei e vou ficar pela praticidade com o trambolho do garrafão escondido aqui na cozinha kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, DouglasES disse:

Eu segui por um tempo essa lógica de concentrados e, tirando a parte de descobrir uma "água do seu gosto", eu particularmente achei um PÉ NO SACO sair medindo gramas de concentrado e de água toda a vez que queria fazer um café :lol: Já me basta todo o ritual envolvido sem isso.

Realmente não é muito prático ficar medindo concentrados a cada extração, por isso resolvi tentar replicar a Lotus Water pra simplificar esse workflow. Como estou justamente explorando as melhores combinações e minhas preferências, essa é uma forma bacana. Tá muito legal testar os cafés com diferentes composições e sentir a diferença. Mas a ideia é eventualmente voltar a fazer preparações maiores, com base nesses aprendizados, para usar ao longo de vários dias.

Os concentrados estão funcionado, mas ainda não tenho certeza da precisão e acurácia das gotas, pois estou usando frascos com conta gotas comuns, sem precisão laboratorial. Tentei fazer testes usando um leitor de TDS simples, porém conversando com algumas pessoas e pesquisando, talvez não seja uma boa forma de fazer isso. Vou testar outra forma em breve.

cheaplotus.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tbm acho mais prático ter a água preparada pra coados, porém, quero usar em espresso e aí tem a questão da corrosão e calcificação. Até tem calculadoras pra saber se sua mistura tem potencial de corrosão ou calcificação, mas acho mais simples replicar o conceito das Lotus Water Drops e adicionar na xícara. Mas ainda nem comprei os sais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, mericlis disse:

girei girei e vou ficar pela praticidade com o trambolho do garrafão escondido aqui na cozinha kkk

Já dizia o ditado: a preguiça move montanhas!

 

14 horas atrás, Diego Nunes disse:

Realmente não é muito prático ficar medindo concentrados a cada extração, por isso resolvi tentar replicar a Lotus Water pra simplificar esse workflow. Como estou justamente explorando as melhores combinações e minhas preferências, essa é uma forma bacana. Tá muito legal testar os cafés com diferentes composições e sentir a diferença. Mas a ideia é eventualmente voltar a fazer preparações maiores, com base nesses aprendizados, para usar ao longo de vários dias.

Os concentrados estão funcionado, mas ainda não tenho certeza da precisão e acurácia das gotas, pois estou usando frascos com conta gotas comuns, sem precisão laboratorial. Tentei fazer testes usando um leitor de TDS simples, porém conversando com algumas pessoas e pesquisando, talvez não seja uma boa forma de fazer isso. Vou testar outra forma em breve.

O Lotus Water pra mim também seria uma solução perfeita. O problema é como você disse, conseguir reproduzir uma precisão boa.

Eles de fato usam um conta-gotas mais preciso. E não tem nenhuma precipitação no fundo do frasco, então de alguma forma eles conseguiram chegar num ponto de diluição ideal.

Acho que vou acionar um amigo engenheiro químico para ver se dá uma luz no assunto. Quem sabe conseguimos bolar e difundir aqui no fórum uma solução caseira de "Lotus Water" - até porque pagar 60 dólares num kit com garrafa é demais pra gente aqui no terceiro mundo.

 

13 horas atrás, regisassao disse:

Eu tbm acho mais prático ter a água preparada pra coados, porém, quero usar em espresso e aí tem a questão da corrosão e calcificação. Até tem calculadoras pra saber se sua mistura tem potencial de corrosão ou calcificação, mas acho mais simples replicar o conceito das Lotus Water Drops e adicionar na xícara. Mas ainda nem comprei os sais...

Régis, me corrija se estiver errado, mas a ideia não é colocar água destilada na máquina de espresso e depois remineralizar na xícara né? Isso sim seria bem corrosivo :lol:

Posso estar enganado, mas pelo que li por aí, uma água de tds mediano é interessante para conservar a máquina de espresso (pense algo pelos 100). Essa da receita do tópico, em especial, está próximo do ideal segundo essas calculadoras (índice Langelier), mas eu aqui uso água do filtro direto (tds 60). A questão da calcificação em si é inevitável, a questão é o quão frequente precisará ser feita uma descalcificação.

O problema no espresso é acertar a alcalinidade. Tem que ter MUITO mais bicarbonato do que para café coado, já que é menor a proporção água x café, por isso a tendência natural de espresso ser mais ácido, ainda mais se não fizer com torra escura.

Daí vem a vantagem de pingar algumas gotas, conforme o gosto da pessoa, de uma solução só com bicarbonato na xícara pronta, sem, então, deixar uma água muito dura dentro da máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, DouglasES disse:

O Lotus Water pra mim também seria uma solução perfeita. O problema é como você disse, conseguir reproduzir uma precisão boa.

Eles de fato usam um conta-gotas mais preciso. E não tem nenhuma precipitação no fundo do frasco, então de alguma forma eles conseguiram chegar num ponto de diluição ideal.

Acho que vou acionar um amigo engenheiro químico para ver se dá uma luz no assunto. Quem sabe conseguimos bolar e difundir aqui no fórum uma solução caseira de "Lotus Water" - até porque pagar 60 dólares num kit com garrafa é demais pra gente aqui no terceiro mundo.

Com certeza, seria uma boa um guia completo e testado de como reproduzir. Eu tenho os números dos cálculo que fiz para esse meu, baseado nos concentrados do guia do "wasteofcoffee", mas falta revisar e testar melhor, antes de recomendar algo aqui.

Sobre o precipitado, somente o de cálcio fica um pouco, mas pelo visto acontece com a Lotus também. É só dar uma leve agitada que tá tudo certo. O cloreto de cálcio é altamente solúvel e teoricamente estou bem longe do ponto de saturação na concentração que fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/06/2023 at 13:27, DouglasES disse:

 

Isso aí, nessa lógica deve tudo junto fechar 1l de água no total.

Ou, se quiser fazer no estilo do tópico (misturar tudo num garrafão de 5l):

a)      Sulfato de Magnésio: 0.74g (60ppm GH)

b)      Bicarbonato de sódio: 0.25g para 30ppm KH ou 0.34g para 40ppm KH.

Achei a forma mais rápida e fácil até agora. Usei 80% do sugerido para 60GH e 30KH, preferi até agora. Mas não fiz teste em "cego" ainda...

Saberia dizer o que "trabalhar" a dureza da água com Ca e Mg, ao invés de só MG como tenho feito até agora, poderia influenciar? Nos primeiros preparos, achei que o café estava com um "ponto" de sal acima do que estava acostumado dependendo do café... com esse uso de 80% referido, acho que resolveu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/07/2023 at 17:21, cafemat disse:

Achei a forma mais rápida e fácil até agora. Usei 80% do sugerido para 60GH e 30KH, preferi até agora. Mas não fiz teste em "cego" ainda...

Saberia dizer o que "trabalhar" a dureza da água com Ca e Mg, ao invés de só MG como tenho feito até agora, poderia influenciar? Nos primeiros preparos, achei que o café estava com um "ponto" de sal acima do que estava acostumado dependendo do café... com esse uso de 80% referido, acho que resolveu...

Fazendo a mesma receita e mesmo café, tudo igual, a lógica é sim dar diferença.

Mas é um tanto nebuloso o papel que o Cálcio ou o Magnésio tem, isoladamente ou em conjunto, no sabor do café. Tem gente que usa em proporções diferentes, tem gente que só usa Sulfato de Magnésio, tem gente que só usa Cloreto de Cálcio, tem gente que coloca outros minerais além. Tem postagens e tópicos por falando que um enfatiza tal coisa, outro enfatiza corpo, etc. 

Por esses motivos, ainda acho que o melhor é testar e ver o que seu paladar prefere. Não me parece ser errado só usar Magnésio, o que eu vejo é uma "tendência" em misturar os dois para formar o GH.

A proporção que coloquei no tópico inicial eu tomei por base uma adaptação, feita a meu gosto, da receita "Rao/Perger" (se jogar no google vai achar conteúdo), mas sem Cloreto de Magnésio, nem Bicarbonato de Potássio, com GH menor (mas mantendo a proporção original de Ca e Mg) e KH menor. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou um medidor de tds simples que comprei, nem água destilada pura tem mais aqui para eu testar... só aquele buffer e a outra solução deste link https://www.baristahustle.com/blog/diy-water-recipes-the-world-in-two-bottles/

A água mineral do garrafão de 20 litros (Ingá) mostra 35 no medidor. O buffer 600 e pouco e a solução com MG 650 mais ou menos.

Usei só água mineral e deu 2200-2600 (não lembro exatamente agora) após eu ter coado o café...

O medidor mostra ppm, as análises de extração que achei no Google estão em % (recomendam 18 a 22% geralmente)... alguém saberia dizer quais fórmulas (ou o raciocínio "lógico") para sair do ppm e chegar no %?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, cafemat disse:

Usei só água mineral e deu 2200-2600 (não lembro exatamente agora) após eu ter coado o café...

 

mas vc colocou o tds no café? achei q estragava o a parelho ler o tds do café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, mericlis disse:

 

mas vc colocou o tds no café? achei q estragava o a parelho ler o tds do café

Sim, coloquei no café quente ainda. Não estragou. Coloquei duas vezes, da segunda vez, deu 2.400 mais ou menos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, cafemat disse:

Sim, coloquei no café quente ainda. Não estragou. Coloquei duas vezes, da segunda vez, deu 2.400 mais ou menos

A amostra precisa estar em temperatura próxima a 25ºC para esses leitores fazerem uma leitura mais acurada. Mas como te expliquei por DM, o princípio dele é medir a condutividade elétrica, então são apropriados para medir sais e minerais que estão dissolvidos na água. Para café, que possui outros tipos de compostos, o usado para medir o TDS são os refratômetros. 

Entretanto tem um tópico antigo aqui onde o Lisboa discute estimar o TDS baseado em medições de condutividade, porém não se tem acurácia: 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2023 at 13:01, DouglasES disse:

PREPARAÇÃO

1) Pegue seu recipiente e coloque 5l de água pura dentro. Reserve.

2) Pegue sua balança e meça as seguintes quantidades de minerais:

OBS: entre parênteses coloquei as medidas em 0.000, mas eu sempre arredondo na segunda casa decimal (duvido que eu vá perceber a diferença):

a)      Sulfato de Magnésio: 0.51g (0.506g)

b)      Cloreto de Cálcio: 0.14g (0.137g) se di-hidratado ou 0.10g (0.104g) se anidro.

c)      Bicarbonato de sódio: 0.25g (0.251g) para 30ppm KH ou 0.34g (0.336g) para 40ppm KH.

3) Despeje no recipiente com a água pura. Provavelmente vão ficar bastante mineiras colados na “conchinha” para medir. Dê uma “chuchada” na água para que não fique nada sobrando.

4) Dê uma boa chacoalhada no garrafão e pronto! Sua água está pronta para consumo.

 

 

Douglas, qual tds que fica essa sua receita na solução de 5 litros?

 

estou fazendo aqui, só pra uma referencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...