Ir para conteúdo

DIY - Água para café


DouglasES

Postagens recomendadas

Em 14/07/2023 at 22:57, mericlis disse:

 

 

Douglas, qual tds que fica essa sua receita na solução de 5 litros?

 

estou fazendo aqui, só pra uma referencia

Perto de 90. Reforçando que a temperatura deve estar próxima de 25o e esses medidores não são muito precisos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só dando um feedback, to fazendo a receita utilizando aqui o galão de 5 litros, muito pratico mesmo, ta durando uns 5 dias aqui com o meu consumo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mericlis disse:

só dando um feedback, to fazendo a receita utilizando aqui o galão de 5 litros, muito pratico mesmo, ta durando uns 5 dias aqui com o meu consumo.

poderia dizer se nesse ínterim já sentiu muito impacto no sensorial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Octávio disse:

poderia dizer se nesse ínterim já sentiu muito impacto no sensorial?

olha, aparentemente diminuiu a acidez mas ainda não comparei lado a lado pq não tenho 2 métodos iguais pra extrair ao mesmo tempo, devo receber um segundo aeropress nos próximos dias e daí vou poder fazer os testes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Uma atualização sobre o ZeraWater: meu primeiro filtro “venceu” esses dias, depois de 4 meses. A leitura ainda tá saindo como 0 TDS, mas a água começou a apresentar um gosto estranho, que não sei bem como descrever.

Eu tava filtrando em média 5-7 L de água com ~150 ppm por semana, então bateu certo com essa tabela abaixo deles.

zerowater_tds_chart_gb_1-1.webp?v=168331

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha depois de um tempo, começou a apresentar gosto de salmão defumado, ou algo assim. Tem a ver com algum sal mineral, não lembro qual. Tava dando 5 de TDS.

Mas estou na Holanda e a água é consideravelmente mais dura aqui. Durou menos de um mês, mas filtramos uns 5 litros por dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Diego Nunes disse:

Uma atualização sobre o ZeraWater: meu primeiro filtro “venceu” esses dias, depois de 4 meses. A leitura ainda tá saindo como 0 TDS, mas a água começou a apresentar um gosto estranho, que não sei bem como descrever.

Eu tava filtrando em média 5-7 L de água com ~150 ppm por semana, então bateu certo com essa tabela abaixo deles.

zerowater_tds_chart_gb_1-1.webp?v=168331

Interessante, o meu ta com 3 meses. 
 

você vai comprar o filtro onde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, regisassao disse:

A minha depois de um tempo, começou a apresentar gosto de salmão defumado, ou algo assim. Tem a ver com algum sal mineral, não lembro qual. Tava dando 5 de TDS.

Mas estou na Holanda e a água é consideravelmente mais dura aqui. Durou menos de um mês, mas filtramos uns 5 litros por dia.

É, se considerar que a água aí deve ser no mínimo na faixa de 200-300 tds, tá dentro do esperado mesmo. 
Agora 5L por dia você tava usando tudo para café ou bebendo também? haha

 

10 horas atrás, mericlis disse:

você vai comprar o filtro onde?

IBBL! Se souber algum lugar com preço melhor, me avisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Diego Nunes disse:

se considerar que a água aí deve ser no mínimo na faixa de 200-300 tds, tá dentro do esperado mesmo. 
Agora 5L por dia você tava usando tudo para café ou bebendo também? haha

Deram uma amolecida. Tá na faixa dos cento e poucos agora. Mas usamos pra beber e pra cozinhar algumas coisas tbm. O gosto da água, mesmo sendo potável, é horrível 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 26/06/2023 at 10:59, DouglasES disse:

Acredito que a preocupação com corrosão seja mais com máquinas de espresso, na chaleira nem tanto.

Mas no seu caso, particularmente, eu também iria na água direto do filtro por enquanto.

 

Douglas, vc tem alguma receita de agua pra espresso? Será que reproduzindo tua receita do tópico mas retirando o cálcio ficaria num gosto aceitável?

 

segundo o forum da decent: Como a máquina usa uma "serpentina" e não boiler, a fase de vaporização pode ser um problema pra calcificação

 

The DE flashes water to steam, so I'd guess that basically anything short of distilled 0ppm water would deposit scale, so you are always going to have to scale periodically.

Como a máquina usa uma "serpentina" e não boiler, a fase de vaporização pode ser um problema pra calcificação.

However, many minerals do not turn into scale, it's mostly the calcium content we're concerned with.
 

That's why the Rao/Perger water can taste good, and never form scale:
https://www.baristahustle.com/blog/diy-water-recipes-redux/

Recipe 4 – Barista Hustle Water Recipe
  • 40.1g Buffer
  • 80.7g Mg
  • 879.2g DI water

 

o que vc acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2023 at 13:42, mericlis disse:

 

Douglas, vc tem alguma receita de agua pra espresso? Será que reproduzindo tua receita do tópico mas retirando o cálcio ficaria num gosto aceitável?

 

segundo o forum da decent: Como a máquina usa uma "serpentina" e não boiler, a fase de vaporização pode ser um problema pra calcificação

 

The DE flashes water to steam, so I'd guess that basically anything short of distilled 0ppm water would deposit scale, so you are always going to have to scale periodically.

Como a máquina usa uma "serpentina" e não boiler, a fase de vaporização pode ser um problema pra calcificação.

However, many minerals do not turn into scale, it's mostly the calcium content we're concerned with.
 

That's why the Rao/Perger water can taste good, and never form scale:
https://www.baristahustle.com/blog/diy-water-recipes-redux/

Recipe 4 – Barista Hustle Water Recipe
  • 40.1g Buffer
  • 80.7g Mg
  • 879.2g DI water

 

o que vc acha?

Então, acredito que a Decent use alguma forma de thermoblock para esquentar a água rápido para vaporização. Sendo esse thermoblock de metal, até onde eu sei, uma água destilada ou perto disso não seria muito interessante, pelo potencial corrosivo dela.

Essa afirmação partiu de um usuário do fórum ou do fabricante da Decent?

Quanto a questão cálcio x magnésio: aqui a gente usa o termo "calcificação" de uma maneira um tanto genérica e acabamos pensando sempre no cálcio. Em inglês se usa o termo "scaling".

Se aparecer algum químico aqui, por favor me corrija! Mas até onde meu limitado conhecimento chega, vários minerais causam essa precipitação, incluindo o cálcio e o magnésio. Ocorre que o magnésio é menos solúvel que o cálcio, numa proporção de 1 pra 10. Então, a longo prazo, utilizar só magnésio gera menos precipitação.

Fica a questão do sabor. Sugiro testar. Eu entendo que a água pra espresso é uma variável menos sensível, já que a relação café x água é muito menor do que um coado.

Se você por acaso tem intenção de comprar uma Decent, eu perguntaria ao fabricante a recomendação da fórmula da água e replicaria na medida do possível. Também penso que não é um motivo de tanta preocupação, especialmente se utilizar produtos específicos pra descalcificação num intervalo regular (pense que você iria gastar 20k+ na máquina, é um custo de manutenção irrisório perto disso).

A título de curiosidade, hoje eu estou usando a fórmula do tópico, mas com o buffer em 200 (!) ao invés de 30-40. Mas como é numa Flair 58, não tenho preocupações com scaling. Não recomendaria pra uma máquina semi-aumática.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Esses dias, testei o filtro da Brita que é consideravelmente mais barato que da Zerowater. Porém, ela remove 10-20% do TDS apenas. Estou em Haia agora, TDS na faixa dos 250 antes da filtragem e 230 depois da Brita. Já com a Zerowater não passa nada mesmo. A Brita estou devolvendo e pegando o reembolso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Filtro Acqua Pure Purificador Electrolux Pe12b é uma boa?

Porque compro água destilada e adiciono sódio e magnésio... mas dá preguiça às vezes... acaba a água e até comprar outra, eu demoro (fora que tô misturando metade da água que eu faço com metade de água mineral para render mais...). Estou usando mais água mineral de 20 litros da Ingá, sou de Belo Horizonte: mg/L: Bicarbonato: 64,65 - Cálcio 8,625 - Magnésico 8,252 - Sódio 0,641 - Sulfato 0,821. Não me parece uma água ruim... pelo contrário... mas penso no filtro mais pela comodidade... será que vai depender muito da água da torneira da região aqui? Ou ele consegue deixar a maioria das águas "medianas" boas para preparo de café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

zero water em promoção na ibbl

 

jarra de 300 por 219 com o filtro.

 

 

https://www.ibbl.com.br/jarra-purificadora-domestica-zerowater-azul-90080001/p?skuId=135

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2023 at 15:44, cafemat disse:

Filtro Acqua Pure Purificador Electrolux Pe12b é uma boa?

Porque compro água destilada e adiciono sódio e magnésio... mas dá preguiça às vezes... acaba a água e até comprar outra, eu demoro (fora que tô misturando metade da água que eu faço com metade de água mineral para render mais...). Estou usando mais água mineral de 20 litros da Ingá, sou de Belo Horizonte: mg/L: Bicarbonato: 64,65 - Cálcio 8,625 - Magnésico 8,252 - Sódio 0,641 - Sulfato 0,821. Não me parece uma água ruim... pelo contrário... mas penso no filtro mais pela comodidade... será que vai depender muito da água da torneira da região aqui? Ou ele consegue deixar a maioria das águas "medianas" boas para preparo de café?

Purificador doméstico comum não altera a composição mineral da água. Eles removem ou reduzem contaminantes orgânicos, cloro e sedimentos. Então se a composição mineral da água da sua torneira for boa, um purificador comum é o suficiente para finalizar o tratamento dela. Esse que você mandou é classe C para remoção de sedimentos, outras marcas possuem filtros com classe A e a diferença de preço não é grande.

Essa água Ingá que você mencionou já tá bem boa. A alcalinidade dela tá um pouco alta (~56 ppm), mas ainda dentro de uma faixa aceitável eu diria. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal,

Ontem, fiz uma lubrificação na alavanca da minha ECM, que estava com aquele rangido de porta de Chevette velho e aproveitei pra fazer uma inspeção, com receio de ver indícios de calcificação. 

Só lembrando que estou na Holanda, agua bem mais dura, eu controlo bem o TDS, tentando deixar na faixa de 80, mas comprei usada e sei lá que agua o dono anterior usava. A máquina passou por revisão numa boa assistência técnica antes de ser vendida, teoricamente deveria estar tudo ok.

Analisando as câmaras e válvulas, não tem muitos sinais de calcificação, mas tem uns pontos de corrosão, pequenos a meu ver, mas tem. O que me faz pensar que de descalcificar, mesmo aqui na Holanda, com qualidade da água controlada, é algo que não pretendo fazer.

Pra ter entender melhor se essa corrosão tem a ver com o uso anterior, com a manutenção que foi feita, ou se é o meu uso (talvez tenha que aumentar o TDS pra 90-100?), devo comprar um kit de válvulas e farei a troca para inspecionar a cada 3-6 meses e ver se está surgindo corrosão ou calcificação. 

Caso queiram ver as imagens das peças e das câmaras, eu filmei algumas partes: 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tentando simplificar um pouco as coisas por aqui, peguei 3 águas no mercado (em SC) e calculei alcalinidade, dureza e também verifiquei pH e sódio. Depois comparei com os padrões da SCA.

A água que ficou com melhor alcalinidade, acabou ficando com pH muito básico. As duas de pH ácido eram pouco alcalinas. Aí pensei, será que posso tentar um blend de águas?

Aí fiz uma proposta de 2/3 Crystal e 1/3 Santa Rita, e obtive uma água com sódio, pH e alcalinidade próximos do ideal. A dureza ainda ficou baixa, mas perto do limite inferior de 17.

Me digam aí se vocês acham que isso vai funcionar, ou se teriam alguma outra sugestão.

Crystal: fonte José Gregório

Santa Rita: fonte Água Azul

Água Pura: fonte Santo Amaro da Imperatriz

ps.: utilizei as fórmulas e referências que o Thales usou no vídeo sobre água uns 4 meses atrás.

image.png.d8f296bf4dc017b5a1a8bdedb5d689e4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Leonardo Depiné disse:

Me digam aí se vocês acham que isso vai funcionar, ou se teriam alguma outra sugestão.

O principal é garantir a alcalinidade numa faixa adequada.

Dureza depende muito do café e preferência pessoal. Por exemplo, tem gente que defende que para torras muito claras, dureza baixíssima (<20 ppm) é ideal. Outras preferem 80+ ppm de dureza independentemente. 

pH é uma medida muito ampla e que pode significar muitas coisas diferentes, não me preocuparia com ela e focaria em alcalinidade, dureza e nos outros íons (sódio, cloreto, sulfato, etc.) nessa ordem. 

12 horas atrás, Leonardo Depiné disse:

As duas de pH ácido eram pouco alcalinas.

Você quis dizer que elas possuem a alcalinidade baixa, certo? Uma solução é alcalina quando possui pH maior que 7. 

Eu sempre digo que quem cunhou esses termos merece um soco. Alcalinidade ≠ alcalino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Diego Nunes said:

O principal é garantir a alcalinidade numa faixa adequada.

Dureza depende muito do café e preferência pessoal. Por exemplo, tem gente que defende que para torras muito claras, dureza baixíssima (<20 ppm) é ideal. Outras preferem 80+ ppm de dureza independentemente. 

pH é uma medida muito ampla e que pode significar muitas coisas diferentes, não me preocuparia com ela e focaria em alcalinidade, dureza e nos outros íons (sódio, cloreto, sulfato, etc.) nessa ordem. 

Você quis dizer que elas possuem a alcalinidade baixa, certo? Uma solução é alcalina quando possui pH maior que 7. 

Eu sempre digo que quem cunhou esses termos merece um soco. Alcalinidade ≠ alcalino.

Neste caso, concorda que o blend ficou razoável? Alcalinidade ok, sódio ok, pH ok, dureza baixa (uso torras claras), e simplicidade elevada (basta misturar duas aguas direto da garrafa). 

Usei hoje de manhã a mesma receita que usei ontem com dois cafés diferentes. Me pareceram menos amargos, mais doces, com mais clareza nas notas. Antes usava água da rede filtrada num filtro Philips. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2023 at 14:09, Leonardo Depiné disse:

Neste caso, concorda que o blend ficou razoável? Alcalinidade ok, sódio ok, pH ok, dureza baixa (uso torras claras), e simplicidade elevada (basta misturar duas aguas direto da garrafa). 

Usei hoje de manhã a mesma receita que usei ontem com dois cafés diferentes. Me pareceram menos amargos, mais doces, com mais clareza nas notas. Antes usava água da rede filtrada num filtro Philips. 

Me parece bom sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Estou começando a me aprofundar um pouco sobre esse tema e me surgiram algumas dúvidas: 

1 - A priori não irei comprar um desmineralizador, como foi recomendado por alguns, até que apareça uma boa oportunidade. E ao invés de estar comprando água destilada, vi que era possível fazer a remineralização. Aqui utilizo uma água de 31ppm de dureza e 26ppm de alcalinidade. Como também tem uma água (que está não uso para café), que tem 3ppm para dureza e alcalinidade. Seria possível eu utilizar essas águas ajustando apenas o ppm  para o desejado ou serve apenas se for água destilada? 

2 - Fiz a encomenda de sulfato de magnésio e cloreto de cálcio, mas hoje já achei aqui na região cloreto de magnésio e o bicarbonato. Seria possível eu já começar a testar algumas combinações com esses 2 componentes? 

3 - Qual o papel da alcalinidade e da dureza para a percepção dos sabores? E existe alguma recomendação caso eu queira um pouco mais de clareza sensorial e acidez? 

4 - Gostei da receita passada no link do Barista Hustle, achei bem simples e didática, ainda mais por ter uma calculadora que da as quantidades necessárias pra remineralizar. Sabem dizer se eu poderia utilizar as mesmas medidas do sulfato de magnésio para o cloreto de magnésio ou é necessário fazer algum ajuste?

obs: fiz um teste com a água de 31/26ppm mencionada acima, adicionando 30ppm de dureza com o cloreto de magnésio e 10ppm com o bicarbonato. Percebi maior peso da bebida e um pouco mais de doçura, mas perdi bastante da acidez e clareza que estava acostumado com a água padrão. Se eu quiser manter a acidez e ter um pouco mais de extração ou clareza sensorial devo seguir que caminho?

Editado por Pedro084
acrescentar informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...