Ir para conteúdo

Ajuda com o ZP6 Special


Julio

Postagens recomendadas

Pessoal, recebi hoje o meu ZP6 Special, mas receio que tem algo errado. A moagem demora bastante, em média 50 segundos para 10 gramas no click 40 (regulagem 4). A manivela, no entanto, gira super leve, quase sem esforço, e no final restam alguns pedacinhos de grãos no compartimento superior. Já desmontei e remontei e parece tudo ok. Testei diferentes grãos com diferentes níveis de torra (média, média-clara) mas os resultados são sempre muito próximos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, recebi hoje o meu ZP6 Special, mas receio que tem algo errado. A moagem demora bastante, em média 50 segundos para 10 gramas no click 40 (regulagem 4). A manivela, no entanto, gira super leve, quase sem esforço, e no final restam alguns pedacinhos de grãos no compartimento superior. Já desmontei e remontei e parece tudo ok. Testei diferentes grãos com diferentes níveis de torra (média, média-clara) mas os resultados são sempre muito próximos.
Olá Julio!
Vou tentar contribuir aqui, enquanto os donos de ZP6 não postam.
Não tenho o ZP6, mas tenho o JS faz uns 3 anos e uso regularmente. Ambos tem as mesmas mós, as diferenças são no modo e precisão de ajuste, além do alinhamento do ZP6 que é um pouco melhor, pois usa 3 rolamentos ao invés dos 2 da JS.
Ele não é um moedor dos mais eficientes no sentido de dar menos voltas ou gastar menos tempo para moer. Por outro lado, é bem fácil de moer (menor resistência ao girar a manivela), especialmente bom para torras mais claras que são mais duras.
Então, acho que está tudo certo com o seu ZP6.

*obs: depois que li com mais atenção e vi que não está usando 20g...vide resposta mais abaixo

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito da densidade que fica depois da torra. E tem outro ponto... a subjetividade da intensidade de torra de uma pessoa para outra.
O ideal é ele ver se o o resultadona xicara é bom...



Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho o ZP6, mas 50 segundos para moer 10g em regulagem de coado, não faz sentido. Em termos de velocidade de moagem, ele é dito ser similar ao Comandante, então parece ter algo errado. 

Como tá saindo a moagem? Uniforme? Muito fina? Tentaria verificar a calibragem e quem sabe postar umas fotos para o pessoal aqui tentar avaliar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...fiz o teste aqui no JS também só para ter ideia... torra media clara do Paraíso da UM Coffee. 20g demora 45seg no kinu para espresso! No JS, demorou uns 50s para coado. Acho que não tinha visto ou confundi sua quantidade... 10g no ZP6 deveria ser mais rápido mesmo...
Veja como está sua calibragem no Zero. Talvez o seu 4 seja muito mais fino do que o pessoal tá comentando aqui... e lembrando que se for tentar moer muito fino, parece que a mó vai "patinando", pois o ZP6 não moe para espresso.


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Julio, manda foto da moagem pra gente em cima de um papel branco, se puder? E dos pedaços que ficam dentro do corpo ao terminar a moagem?

Por enquanto acho que tem duas opções aí. Ou as mós vieram com algum defeito sério, que seria visível a olho nu, ou como mencionaram aqui em cima pode ser a calibragem e a manivela está "patinando". Como você diz que a manivela gira super leve, acho que está tendendo mais pra segunda opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por vezes me pego moendo de forma descontraída e ficando mais demorado o processo, como já fez alguns testes, e o resultado é o mesmo, até na sobra dos grãos no compartilhamento, parece ser um defeito, tendo em vista a espectativa de entrega do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vale a pena conferir onde está o ponto zero real e contar a partir daí. 40 clicks é uma moagem média que não demoraria tanto assim.

Mas de fato o moedor é bem leve de moer mesmo, é de estranhar no primeiro uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, gostaria de agradecer a ajuda de todos e me desculpar pela ausência, viagem rápida não programada. Retomei hoje os testes mas o tempo de moagem não mudou muito em relação ao primeiro dia.
Em relação a calibragem, mexendo o eixo um pouquindo com a ponta dos dedos, percebo que as mós mal se tocam no ponto zero, e quando abro dois clicks elas giram livremente. Que acham?

Fiz testes com dois cafés torrados por Tocaya (Sítio da Cachoeirinha e Sítio Baixadão), e acabei um restinho de outro torrado por Amika (Chácara Vista Alegre, Chapada Diamantina).

Segue foto comparando a moagem do ZP6 com o Timemore C2 e Kingrinder K6, e foto de restos de grãos quebrados no compartimento superior do ZP6 (restos são de várias moagens).

 

 

 

WhatsApp Image 2023-08-29 at 16.41.38.jpeg

quebrados.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá com cara de moagem de click 40.

Eu particularmente deixo o ponto zero com as mós travadas, mas não ia dar um resultado muito diferente do que apareceu aí.

Quanto a ficar um ou outro pedaço dentro no final, é até normal por causa do efeito "popcorn", é só continuar moendo.

Esse comportamento já estava "de fábrica", ou quando recebeu o moedor você primeiro desmontou, remontou e aí foi moer pela primeira vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito da "teoria do padrão", a impressão que tenho que a 1Zpresso, lança alguns modelos com "defeitos" de fabricação, zapeando pelo fórum e internet achei alguns, outro indicador interessante é a quantidade de anúncios nos classificados do fórum, alguns não chegam a uma semana se uso.

Aconselho a chegar logo a um diagnóstico para talvez almejar uma possível troca, acredito que não a tanta variável assim para um bom funcionamento, o mínimo tem que fazer, moer, o valor e bem agregado (devido a realidade cambial).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito da "teoria do padrão", a impressão que tenho que a 1Zpresso, lança alguns modelos com "defeitos" de fabricação, zapeando pelo fórum e internet achei alguns, outro indicador interessante é a quantidade de anúncios nos classificados do fórum, alguns não chegam a uma semana se uso.

Aconselho a chegar logo a um diagnóstico para talvez almejar uma possível troca, acredito que não a tanta variável assim para um bom funcionamento, o mínimo tem que fazer, moer, o valor e bem agregado (devido a realidade cambial).
Olá Daniel. Tudo bem?
Minha impressão sobre os 1zpressos é um pouco diferente da sua, com todo respeito.
Podem ter unidades com defeitos, assim como todo produto. Mas, pelo que sei, são poucos. Em relação aos classificados, não acho que esteja ligado aos possíveis defeitos. Tem questões ligadas a usabilidade e preferência. Tem pessoas que não se adaptam com o workflow, a moagem manual (especialmente para espresso que precisa de uma forcinha boa), outros que querem testar novos moedores (sou um exemplo disso. Kkkk) e alguns que não gostam do perfil sensorial gerado e querem melhorar. Um moinho elétrico, de fato, é uma mão na roda para o workflow, mas tem que investir consideravelmente mais grana e nem sempre tem um resultado melhor do que os manuais tops com os da 1zpresso.


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo contra-ponto Márcio, essas percepções, como a que eu tive, frustra possíveis compras, já sobre os moedores elétricos, a limpeza também desanima bastante, passei para frente meus anteriores, e fiquei com um mais antigo (que adquiri a pouco tempo no ML).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando a mó parece normal. Comprei 

ZP6 recentemente também e no meu caso está tudo certo. Mas paguei bem mais imposto.

O ponto zero do seu moedor está bem calibrado? O meu mói 20g em uns 35s. Isso usando o ponto 4 do moedor. Grão Torra média. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ponto zero as mós mal se tocam. Testei grãos torra média e média-clara, ambos nas regulagens 4 e 4.5. Não houve diferença relevante de tempo.

2 horas atrás, MarcioMO disse:

Contatou a 1zpresso explicando seu problema?

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Sim, estou aguardando resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ponto zero as mós mal se tocam. Testei grãos torra média e média-clara, ambos nas regulagens 4 e 4.5. Não houve diferença relevante de tempo.
Sim, estou aguardando resposta.
Curioso para saber! Pois esgotei minhas desconfianças...

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

No meu ZP6 Special está demorando em torno de 30 segundos na regulagem 4 (ponto vermelho exatamente no número 4). Depois posso cronometrar para dar o tempo exato, mas é mais ou menos por ai. Antes de usar, testei ir até o ponto zero e as mós realmente se tocam e trava a manopla, que é o que se espera que aconteça. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ZP6 Special está demorando em torno de 30 segundos na regulagem 4 (ponto vermelho exatamente no número 4). Depois posso cronometrar para dar o tempo exato, mas é mais ou menos por ai. Antes de usar, testei ir até o ponto zero e as mós realmente se tocam e trava a manopla, que é o que se espera que aconteça. 
Recebi o meu faz alguns dias e meu tempo também é bem similar a esse.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
On 10/13/2023 at 10:13 PM, Valeri said:

No meu ZP6 Special está demorando em torno de 30 segundos na regulagem 4 (ponto vermelho exatamente no número 4). Depois posso cronometrar para dar o tempo exato, mas é mais ou menos por ai. Antes de usar, testei ir até o ponto zero e as mós realmente se tocam e trava a manopla, que é o que se espera que aconteça. 

Aqui tb uns 25-30s pra 20g. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, fbrazill disse:

Parece que esse “defeito” é mais comum do que pensei, vários relatos nessa edição especial 

A sua unidade apresenta esse problema de demorar muito para moer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o meu veio tranquilo. 
Meu amigo comprou um e veio com esse problema, fomos moer 30g do mesmo café no click 45, meu Zp6 moeu em torno de 45-50s e o dele 1m30s. 
Praticamente a mesma força e leveza na manivela de ambos,  retiramos as mós para ver se haveria alguma diferença e nada que justifique. 
Ele disse que iria entrar em contato com a 1zpresso, se eu tiver mais noticias posto aqui
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, fbrazill disse:

Não, o meu veio tranquilo. 
Meu amigo comprou um e veio com esse problema, fomos moer 30g do mesmo café no click 45, meu Zp6 moeu em torno de 45-50s e o dele 1m30s. 
Praticamente a mesma força e leveza na manivela de ambos,  retiramos as mós para ver se haveria alguma diferença e nada que justifique. 
Ele disse que iria entrar em contato com a 1zpresso, se eu tiver mais noticias posto aqui
 

Puts! Que tenso! Tomara que resolva! Tentaram fazer o procedimento de calibração para ficar no ponto zero certinho? É uma possibilidade né... O procedimento do vídeo abaixo é o mesmo para o ZP6.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...