QueroCafe Postado 31 Agosto 2023 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2023 Boa tarde amigos, sabemos que pra extrair um bom café a temperatura da água é uma variável muito importante.. Mas aqui o assunto é outro.. qual seria a temperatura ideal pra beber o café pronto? Existe um consenso em relação a isso? Pergunto isso pois no começo eu condenava muito meus preparos, quando na verdade eu tomava o café muito quente. Hj em dia eu preparo, e espero com muita paciência a temperatura cair, aproveito pra organizar e limpar meus acessórios, ou quando estou com pressa, procuro colocar de "pouco em pouco" café na xícara. Notei que tenho apreciado muito mais depois disso, e me gerou essa dúvida.. qual a temperatura ideal? Como vcs fazem? O tipo de grão ou preparo influencia? Ou é coisa da minha cabeça? (Gosto pessoal). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DouglasES Postado 31 Agosto 2023 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2023 Nós percebemos melhor os sabores quanto mais perto da nossa temperatura corporal estão as bebidas/comidas, então de fato não é coisa da sua cabeça. O contrário também é verdadeiro: uma coca-cola é boa só gelada, porque quente a gente sente o quão açucarada ela é, então a temperatura mascara isso. Café coado eu sempre faço numa jarra e vou servindo de pouco em pouco numa xícara, pra esfriar mais rápido! Nunca cheguei a medir, mas acredito que eu beba perto dos 50 graus, a julgar pelo chimarrão que tomo pelos 65-70 graus e é notadamente mais quente. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel R. Stützel Postado 31 Agosto 2023 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2023 A velha escola, falava em 60⁰, começava-se com a partida da água a 90/96⁰, para servir a 60⁰, de uns dez anos para cá, muita coisa tem mudado no Brazil, e nessas mudanças, o aguçar do paladar para o café, o café é um grão como outro, e sim, é um alimento, logo um toque de culinária é visto sempre, da para testar muitas receitas de temperatura, um infinito, tanto que já temos vários métodos de extração a frio, cada temperatura tem um impacto diferente na entrega, mas isso só voga para o momento da extração, a regra de qualquer alimento é que quanto mais morno, mas notas sensoriais sentimos, geralmente coisas mais geladas viram drinks, claro que nem sempre.Dito isto,Tudo tem um ponto de partida, mas tudo é um grande laboratório, a cada temperatura (para extração), entregará notas diferentes.Boram Um, ganhou um campeonato mundial com esferas congeladas, a um tempo criticariam sem dó, falariam muito em "choque térmico" ...Tudo é bom até que provém o contrário.Não há regras, e sim um ponto inicial.Eu sempre irei usar a máxima de separar o profissional, do usuário caseiro (hobista) ... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 31 Agosto 2023 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2023 Olá. Não existe consenso, mas o @DouglasEStocou num ponto chave que vale também para as cervejas: as ruins são servidas estupidamente geladas porque são estupidamente ruins. Café pelando e cheio de açúcar vai na mesma linha. Fora isso, existe a questão de preferência, de modo que há quem beba o café ligeiramente morno, o que para mim já não serve. Saudações! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel R. Stützel Postado 31 Agosto 2023 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2023 "ColdBrew" e "Iced Coffee", podem ser uma exceção? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 31 Agosto 2023 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2023 Entendo que sim, pois seriam preparos com outra proposta. Mais ou menos como comparar chá quente × chá gelado, chimarrão × tereré etc. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel R. Stützel Postado 1 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2023 Exatamente, não tem como comparar o "quente" e o "gelado" do café com outras bebidas, a extração do café é feita com o grão in natura, cerveja e refrigerante estão em outra escala, processos e especiarias.Como eu disse, o sabor do café independe da temperatura, a água quente acelera o processo de extração, mas em excesso, pode-se extrair um amargor desnecessário, já a extração a frio, depende de mais tempo, seja em infusão fria ou gotejamento.O que definirá é o sabor final, a temperatura define a extração, e o resultado final, mas o paladar tem que está pronto para isso.Mas é claro, como foi dito, há preferências. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
QueroCafe Postado 1 Setembro 2023 Autor Denunciar Share Postado 1 Setembro 2023 3 horas atrás, valacomum disse: Olá. Não existe consenso, mas o @DouglasEStocou num ponto chave que vale também para as cervejas: as ruins são servidas estupidamente geladas porque são estupidamente ruins. Café pelando e cheio de açúcar vai na mesma linha. Fora isso, existe a questão de preferência, de modo que há quem beba o café ligeiramente morno, o que para mim já não serve. Saudações! Amigo, consegue descrever o que seria um café morno? Digo isso pois já sei que tomar café pelando foi um erro, porém, ainda não consigo distinguir se o ponto que me agrada é considerado morno ou não. 4 horas atrás, Daniel R. Stützel disse: A velha escola, falava em 60⁰, começava-se com a partida da água a 90/96⁰, para servir a 60⁰, de uns dez anos para cá, muita coisa tem mudado no Brazil, e nessas mudanças, o aguçar do paladar para o café, o café é um grão como outro, e sim, é um alimento, logo um toque de culinária é visto sempre, da para testar muitas receitas de temperatura, um infinito, tanto que já temos vários métodos de extração a frio, cada temperatura tem um impacto diferente na entrega, mas isso só voga para o momento da extração, a regra de qualquer alimento é que quanto mais morno, mas notas sensoriais sentimos, geralmente coisas mais geladas viram drinks, claro que nem sempre. Dito isto, Tudo tem um ponto de partida, mas tudo é um grande laboratório, a cada temperatura (para extração), entregará notas diferentes. Boram Um, ganhou um campeonato mundial com esferas congeladas, a um tempo criticariam sem dó, falariam muito em "choque térmico" ... Tudo é bom até que provém o contrário. Não há regras, e sim um ponto inicial. Eu sempre irei usar a máxima de separar o profissional, do usuário caseiro (hobista) ... Pois é, nesse hobbie de quase 1 ano, ja condenei muitos cafés que preparei, por conta da crença que café se toma bem quente. Quando na verdade, para meu paladar, essa crença não fazia sentido, tinha algo errado e demorei a descobrir. @Daniel R. Stützel Existe uma discrepância muito grande entre o que as pessoas em geral consideram um café de verdade (forte, pelando e com muito açúcar), e acham estranho se vc prepara algo diferente. E sim, convivo com pessoas assim, porém, se me cabe a responsabilidade de todos os dias acordar cedo, e preparar café, então será do meu jeito (desabafo). 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 1 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2023 Olá. @QueroCafe, diria que algo em torno de 40°C seria morno, aquela sensação de que está apenas levemente acima da temperatura corporal. Em média, aprecio meu café na faixa dos 55°C. E você está mais do que certo quando define os seus parâmetros de qualidade para a sua xícara, de acordo com o seu paladar. Liberté, égalité e vamos beber café! Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel R. Stützel Postado 1 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2023 9 horas atrás, QueroCafe disse: Pois é, nesse hobbie de quase 1 ano, ja condenei muitos cafés que preparei, por conta da crença que café se toma bem quente. Quando na verdade, para meu paladar, essa crença não fazia sentido, tinha algo errado e demorei a descobrir. [mention=18250]Daniel R. Stützel[/mention] Existe uma discrepância muito grande entre o que as pessoas em geral consideram um café de verdade (forte, pelando e com muito açúcar), e acham estranho se vc prepara algo diferente. E sim, convivo com pessoas assim, porém, se me cabe a responsabilidade de todos os dias acordar cedo, e preparar café, então será do meu jeito (desabafo). Perfeito!!! Essa é linha de raciocínio, não condenar o café pelos que os outros falam, claro que os cafés especiais queremos tirar o máximo de aromas e sabores, e claro que queremos a melhor bebida, mas esse é o ponto, nós queremos. Eu não ofereço mas café especial a pessoas fora do meu círculo, somente família e amigos próximos, do resto eu nem valo nada, faço um café forte dos que tiver mas passado e ponho açúcar e adoçante na mesa. Aprendi que evita uma frustração muito grande, você vai lá faz um café com toda pompa e majestade, vem algum é fala "Nossa que café ralo, tá faltando pó", "Esse negócio de café chique não é para mim não", e por aí vai, então guardo os cafés para mim e para os meus. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 1 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2023 8 horas atrás, QueroCafe disse: Amigo, consegue descrever o que seria um café morno? Digo isso pois já sei que tomar café pelando foi um erro, porém, ainda não consigo distinguir se o ponto que me agrada é considerado morno ou não. Pois é, nesse hobbie de quase 1 ano, ja condenei muitos cafés que preparei, por conta da crença que café se toma bem quente. Quando na verdade, para meu paladar, essa crença não fazia sentido, tinha algo errado e demorei a descobrir. @Daniel R. Stützel Existe uma discrepância muito grande entre o que as pessoas em geral consideram um café de verdade (forte, pelando e com muito açúcar), e acham estranho se vc prepara algo diferente. E sim, convivo com pessoas assim, porém, se me cabe a responsabilidade de todos os dias acordar cedo, e preparar café, então será do meu jeito (desabafo). Reiterando o que os colegas falaram, o importante é estar de acordo com aquilo que agrada o seu paladar. Faz alguns testes por aí experimentando os cafés cada vez mais frios e compare a diferença até chegar em um ponto que te agrada. Se o café for bom, tu pode beber até gelado. Em épocas de muito calor eu faço uma extração mais concentrada e diretamente em uma jarra com gelo para refrescar. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 6 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2023 Importante ponto. Em especial a percepção da acidez muda muito, a depender da temperatura. Também já passei por isto de achar que a extração não foi boa, quando na verdade estava provando muito quente. Por outro lado, no lugar de alta transparência e clareza das notas, às vezes é preferível uma sensação mais simples, uniforme e direta. Afinal, há as circunstâncias do tempo (clima mesmo), da vida e do cotidiano. E assim, em vez de visão de ideal, acho legal perceber a forma como o café se encaixa em nossos dias, a um só tempo na medida da possibilidade e a realçar tais dias. Pois, a rigor, tem que fazer algum sentido para a vida que se leva. Na moka e prensa costumo preferir forçar um contraste de temperatura, ao levar o café para uma jarra imediatamente, sem mesmo preaquecê-la.Como me soa muito intrusivo usar termômetro no momento de beber, costumo mesmo ver pelo tempo, esperando uns bons minutos (5 a 7 mais ou menos, para 200 ml, extração a 90°) depois de terminada a extração. E mesmo o nível de torra se torna um convite ou não para esperar mais um pouco... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel R. Stützel Postado 6 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2023 Importante ponto. Em especial a percepção da acidez muda muito, a depender da temperatura. Também já passei por isto de achar que a extração não foi boa, quando na verdade estava provando muito quente. Por outro lado, no lugar de alta transparência e clareza das notas, às vezes é preferível uma sensação mais simples, uniforme e direta. Afinal, há as circunstâncias do tempo (clima mesmo), da vida e do cotidiano. E assim, em vez de visão de ideal, acho legal perceber a forma como o café se encaixa em nossos dias, a um só tempo na medida da possibilidade e a realçar tais dias. Pois, a rigor, tem que fazer algum sentido para a vida que se leva. Na moka e prensa costumo preferir forçar um contraste de temperatura, ao levar o café para uma jarra imediatamente, sem mesmo preaquecê-la.Como me soa muito intrusivo usar termômetro no momento de beber, costumo mesmo ver pelo tempo, esperando uns bons minutos (5 a 7 mais ou menos, para 200 ml, extração a 90°) depois de terminada a extração. E mesmo o nível de torra se torna um convite ou não para esperar mais um pouco...Isso parece um poema, e assim nasce o café perfeito para nós, ao nosso gosto, a nossa maneira, com o que temos de melhor no momento.Obrigado por compartilhar sua experiência, e de forma tão poética. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas