Jr Junior Postado 23 Junho 2025 Denunciar Share Postado 23 Junho 2025 Boa Noite. Um amigo quer me passar uma Gaggia Color, a príncipio a máquina está funcionando perfeitamente, nunca foi trocado nada, nem mod ele fez. Estou querendo pegar essa Gaggia, porém estou com receio de não encontrar peças de reposição para ela. Vi que ela tem um problema com uma peça plástica que fica por dentro do grupo, parece que essa peça quebra. Alguém sabe me informar se consigo peças de reposição caso algo aconteça? Mesmo que seja no Ali. Caso contrário vou continuar com a Philco 15 Bar com Mod. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Amigo a Color eu não conheço bem, mas acredito que seja parecida com a Dose com exceção pelo fato da Dose ter dose programável, se for igual a Dose (digo somente SE for pois não conheço a Color), pode ficar tranquilo que é uma excelente máquina, não é difícil achar peça, mas só confirma se segue o mesmo padrão da Dose. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 15 horas atrás, Ari Pereira disse: Boa Noite. Um amigo quer me passar uma Gaggia Color, a príncipio a máquina está funcionando perfeitamente, nunca foi trocado nada, nem mod ele fez. Estou querendo pegar essa Gaggia, porém estou com receio de não encontrar peças de reposição para ela. Vi que ela tem um problema com uma peça plástica que fica por dentro do grupo, parece que essa peça quebra. Alguém sabe me informar se consigo peças de reposição caso algo aconteça? Mesmo que seja no Ali. Caso contrário vou continuar com a Philco 15 Bar com Mod. Se for uma peça onde encaixa o portafiltro, para girar e subir até dar vedação com a gaxeta, eu evitaria. Essa peça quebrou na minha Poemia e tive que comprar outra pra canibalizar. É o tipo de peça difícil de encontrar separadamente, em geral, tem que comprar outro grupo o que acaba se tornando bem caro. Aqui tem outros links de discussoes sobre a color, talvez encontre melhores dados lá: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 16 minutos atrás, regisassao disse: Se for uma peça onde encaixa o portafiltro, para girar e subir até dar vedação com a gaxeta, eu evitaria. Essa peça quebrou na minha Poemia e tive que comprar outra pra canibalizar. É o tipo de peça difícil de encontrar separadamente, em geral, tem que comprar outro grupo o que acaba se tornando bem caro. Aqui tem outros links de discussoes sobre a color, talvez encontre melhores dados lá: A peça seria essa: https://makerworld.com/pt/models/451556-gaggia-color-portafilter-locking-plastics#profileId-358629, sendo que, essa do link é uma réplica feita em impressora 3D. De toda a revisão que eu tenho lido, essa é a unica peça da Gaggia que é extremamente difícil de achar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 40 minutos atrás, Marcão disse: Amigo a Color eu não conheço bem, mas acredito que seja parecida com a Dose com exceção pelo fato da Dose ter dose programável, se for igual a Dose (digo somente SE for pois não conheço a Color), pode ficar tranquilo que é uma excelente máquina, não é difícil achar peça, mas só confirma se segue o mesmo padrão da Dose. Obrigado. Eu vou ver a corelação dela com a Dose. O chat gpt me respondeu o seguinte: A Gaggia Colors, lançada recentemente como uma versão mais estilizada e colorida das máquinas de café espresso domésticas da Gaggia, é internamente muito parecida com a Gaggia Viva — especialmente os modelos mais básicos como a Gaggia Viva Deluxe ou a Gaggia Gran. Comparação técnica: Componente Gaggia Colors Gaggia Viva / Gran Grupo de infusão Padrão Gaggia pressurizado Igual Porta-filtro Pressurizado em alumínio Igual Caldeira Termobloco em alumínio/inox Igual ou muito similar Bomba 15 bar, vibratória Igual Reservatório Cerca de 1 litro Igual Material externo Plástico ABS colorido Plástico ABS Diferenças principais: A Gaggia Colors se diferencia esteticamente, com várias cores vibrantes e design mais moderno. Internamente, é praticamente idêntica à linha Gaggia Gran/Viva — simples, com foco em praticidade e design compacto. Se você busca: Desempenho superior (com grupo profissional, caldeira de latão, etc.): Aí vale olhar para modelos como a Gaggia Classic Pro, que é mais robusta e voltada para entusiastas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Resposta do Copilot. Internamente a gaggia color se parece com a gaggia dose? Sim, internamente a Gaggia Color e a Gaggia Dose compartilham várias semelhanças, já que ambas são máquinas manuais da mesma linha de entrada da Gaggia. Elas costumam ter estrutura interna parecida, com caldeira de alumínio, bomba vibratória e componentes plásticos semelhantes no corpo e no sistema hidráulico. No entanto, há diferenças sutis que refletem o foco de cada modelo. A Gaggia Dose, por exemplo, possui um sistema de dosagem automática que exige circuitos eletrônicos adicionais, enquanto a Color é mais simples e direta, com operação totalmente manual. Isso pode impactar o layout interno e o espaço disponível para modificações ou manutenção. Um detalhe interessante: há relatos de usuários que modificaram a Gaggia Color com componentes como PID e manômetro, aproveitando o espaço interno generoso. Isso sugere que, apesar das semelhanças, a Color pode oferecer mais flexibilidade para quem gosta de personalizar a máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Chat gpt em relação a Gaggia dose. Sim, por dentro a Gaggia Color é quase idêntica à Gaggia Dose — ou à versão “Color‑Dose” que é mencionada em fóruns –, compartilhando principalmente corpo, circuito hidráulico e, em várias versões, até mesmo o tipo de caldeira. Principais semelhanças internas Caldeira e tubulações Como apontado por entusiastas no Reddit, “the stainless steel boiler is standard in all Gaggia Espresso Color machines as well as the European Gaggia Classic V2 sold from 2015–2019”, e isso inclui a Dose — portanto, compartilham o mesmo tipo de caldeira e sistema interno reddit.com+7reddit.com+7forum.clubedocafe.net+7. Componentes hidráulicos O valor do OPV (válvula de pressão), a bomba Ulka e as mesmas mangueiras são idênticos entre ambos os modelos — um usuário relata que eles são “the same inner workings as the Color model” reddit.com+1reddit.com+1. “Controle volumétrico” como diferencial externo A Dose adiciona um controle volumétrico de doses, mas isso é apenas uma função do painel frontal e software, não altera a estrutura do circuito interno forum.clubedocafe.net. Algo é diferente? Aparência externa: a Color destaca-se pelas cores chamativas (vermelha, verde, amarela), mas isso não altera chassis nem mecanismo interno. Painel de controle: a Dose tem opções volumétricas programáveis — é o que a diferencia em uso, sem alteração interna no hardware. Conclusão Internamente, Gaggia Color e Gaggia Dose são essencialmente a mesma máquina, com mesmas caldeiras, bomba, tubulações e válvulas. A diferença prática se resume apenas ao painel de controle da Dose, que permite dosagem volumétrica automática. Se sua dúvida era se valia trocar ou modificar, pode tratar ambas como iguais em termos mecânicos — só o software/painel muda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
alxbrgs Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 15 horas atrás, Ari Pereira disse: Boa Noite. Um amigo quer me passar uma Gaggia Color, a príncipio a máquina está funcionando perfeitamente, nunca foi trocado nada, nem mod ele fez. Estou querendo pegar essa Gaggia, porém estou com receio de não encontrar peças de reposição para ela. Vi que ela tem um problema com uma peça plástica que fica por dentro do grupo, parece que essa peça quebra. Alguém sabe me informar se consigo peças de reposição caso algo aconteça? Mesmo que seja no Ali. Caso contrário vou continuar com a Philco 15 Bar com Mod. Existe um modelo em 3D para substituição desta peça do grupo: https://makerworld.com/pt/models/451556-gaggia-color-portafilter-locking-plastics#profileId-358629 Vou anexar o arquivo .STL aqui no post também para facilitar Gaggia+Portafiltrer+locking+plastic+v5.stl edit: abri o tópico e fui atrás de achar a peça, mas nesse tempo vi que você também achou. Enfim, deixarei aqui para facilitar também as buscas de quem procura essa para o grupo da Gaggia 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Obrigado. Caso de fato eu pegue a Gaggia, é bem provável que eu já encomende essa peça. Como o site é gringo eu não sei se envia para o Brasil, ou se alguém por aqui faria essa peça. Edit: Obrigado pelo arquivo, acredito que com ele fique menos difícil de encontrar alguém que faça essa peça com impressora 3D. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
alxbrgs Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 28 minutos atrás, Ari Pereira disse: Obrigado. Caso de fato eu pegue a Gaggia, é bem provável que eu já encomende essa peça. Como o site é gringo eu não sei se envia para o Brasil, ou se alguém por aqui faria essa peça. Edit: Obrigado pelo arquivo, acredito que com ele fique menos difícil de encontra alguem que faça essa peça com impressora 3D. É só mandar o link do site e/ou o arquivo stl para quem vai imprimir, pedir uma cotação. Eu já pediria talvez umas peças sobressalentes só para garantir no futuro. Já vi recomendarem esta pessoa para impressão 3D, também é do mundo do café https://www.instagram.com/jmpsolucoes3d 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Essa peça não me parece muito complexa, talvez se levar a original ou a impressa em 3D consiga fazer em alguma tornearia. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Senhores, Muito Obrigado. Estou conversando o valor da máquina com meu amigo, bem provável que eu compre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Amigo, se realmente for igual a dose com exceção do controle de dose, e o valor estiver bom, pode pegar sem medo, é uma excelente máquina, quanto a esta peça eu não me lembro como era na dose porque faz tempo que não estou com ela, mas se a solução de imprimir em 3d resolver, pode resolver isso de forma barata com o modelo. A única coisa que acho que ela não tem se não me engano é válvula solenoide, eu não tenho certeza, mas acho que não tem. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 10 minutos atrás, Marcão disse: Amigo, se realmente for igual a dose com exceção do controle de dose, e o valor estiver bom, pode pegar sem medo, é uma excelente máquina, quanto a esta peça eu não me lembro como era na dose porque faz tempo que não estou com ela, mas se a solução de imprimir em 3d resolver, pode resolver isso de forma barata com o modelo. A única coisa que acho que ela não tem se não me engano é válvula solenoide, eu não tenho certeza, mas acho que não tem. Tirado do Reddit. A maior reclamação na internet sobre essas caldeiras SS Gaggias é a falta de válvula solenóide. Honestamente, isso não é grande coisa, especialmente depois de mudar para um porta-filtro sem fundo de cesta tripla. Ele despressuriza facilmente após alguns segundos, então vou usar a simplicidade, o aço inoxidável e a maior capacidade a qualquer dia. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Você falando agora lembrei, realmente acho que não tem solenóide, mas de verdade é uma excelente máquina, portafiltro comercial 58mm, tem uma boa temperatura de extração, o vapor é bom também, eu particularmente gostei bastante da dose quando usei, mas tudo depende do valor da máquina. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fcsouza Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Sobre a peça do grupo, não custa checar se a Imelkron tem disponível. Achei muita coisa lá para a Dose. Já quanto à solenóide, duvido que a Color tenha. Um puck screen ajuda bastante em algum aspecto. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Então fechou, só falta negociar o preço. Até quanto valeria uma máquina dessas em ótimo estado? Sei que colocar preço em produtos dos outros é complicado. Ele está pedindo 1.300,00. 5 horas atrás, fcsouza disse: Sobre a peça do grupo, não custa checar se a Imelkron tem disponível. Achei muita coisa lá para a Dose. Já quanto à solenóide, duvido que a Color tenha. Um puck screen ajuda bastante em algum aspecto. De fato não tem, o puck vem bem a calhar mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 2 horas atrás, Ari Pereira disse: Obrigado. Caso de fato eu pegue a Gaggia, é bem provável que eu já encomende essa peça. Como o site é gringo eu não sei se envia para o Brasil, ou se alguém por aqui faria essa peça. Edit: Obrigado pelo arquivo, acredito que com ele fique menos difícil de encontrar alguém que faça essa peça com impressora 3D. O complicado em imprimir essa peça é que ela precisa resistir a temperaturas elevadas. O link recomenda ABS, mas não sei se resiste, é um material para suportar 80-100 graus. O mais indicado seria nylon, que chega a 130 graus. Porém, vai ficando mais difícil encontrar quem imprima nesses materiais e ainda precisa ver se sao food safe e ABS geralmente não é. Nylon pode ser, mas impressões 3d tendem a acumular bacteria entre as camadas se nao tiver um tratamento com resina, e ai novamente vai ficando mais complicado achar quem consiga imprimir, que tenha impressora capaz, e que saiba que material usar e dar acabamento. Eu mesmo nao sei e nao uso nada impresso em contato com comida. Voce pode pensar que talvez nao tenha contato com agua e cafe, pois vai apoiar a parte inferior das orelhas do PF, mas sei la, particularmente, nao gosto da ideia. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 2 horas atrás, Ari Pereira disse: Então fechou, só falta negociar o preço. Até quanto valeria uma máquina dessas é ótimo estado? Sei que colocar preço em produtos dos outros é complicado. Ele está pedindo 1.300,00. De fato não tem, o puck vem bem a calhar mesmo. Cara, pergunta pra ele o estado do grupo e dessa peça em específico, sinceramente eu não lembro onde exatamente ela ficava na Dose, não sei se fica ela, e abaixo dela a borracha de vedação por cima, não me lembro mesmo, caso alguém que ainda tenha puder esclarecer a dúvida, mas se tiver em bom estado é um ponto positivo, eu tive a Dose por alguns anos, comprei ela usada e nunca tive problema com essa peça, acho que 1300 é um valor justo pela máquina, não sei se hoje em dia iria encontrar alguma máquina semelhante por menos que isso. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 2 minutos atrás, Marcão disse: Cara, pergunta pra ele o estado do grupo e dessa peça em específico, sinceramente eu não lembro onde exatamente ela ficava na Dose, não sei se fica ela, e abaixo dela a borracha de vedação por cima, não me lembro mesmo, caso alguém que ainda tenha puder esclarecer a dúvida, mas se tiver em bom estado é um ponto positivo, eu tive a Dose por alguns anos, comprei ela usada e nunca tive problema com essa peça, acho que 1300 é um valor justo pela máquina, não sei se hoje em dia iria encontrar alguma máquina semelhante por menos que isso. Falei com ele há pouco. Segundo ele a máquina está impecável, nada de vazamentos. Final de semana vou ver pessoalmente a máquina, farei alguns testes práticos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 11 minutos atrás, Ari Pereira disse: Falei com ele há pouco. Segundo ele a máquina está impecável, nada de vazamentos. Final de semana vou ver pessoalmente a máquina, farei alguns testes práticos. Perfeito amigo, faz algumas extrações, tenta usar o pó mais fino, se tiver algum problema de vazamento você consegue ver, testa o vapor também, se estiver tudo OK, acho que é uma ótima máquina pelo preço que ele está pedindo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Simas Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 2 hours ago, Ari Pereira said: Então fechou, só falta negociar o preço. Até quanto valeria uma máquina dessas é ótimo estado? Sei que colocar preço em produtos dos outros é complicado. Ele está pedindo 1.300,00. De fato não tem, o puck vem bem a calhar mesmo. R$1.300,00 está mais na faixa de uma gaggia baby, que tem OPV e solenoide, basicamente uma classic em carcaça de plastico. A color não pagaria mais que R$ 1.000,00, a não ser que inclua um monte de acessórios que de fato tenham valor. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 6 minutos atrás, Rafael Simas disse: R$1.300,00 está mais na faixa de uma gaggia baby, que tem OPV e solenoide, basicamente uma classic em carcaça de plastico. A color não pagaria mais que R$ 1.000,00, a não ser que inclua um monte de acessórios que de fato tenham valor. Estão pedindo 3 mil numa Baby.... Máquina De Café Espresso Italiana Gaggia Baby Twin Prateado | MercadoLivre ou 2.500,00 Máquina de café espresso italiana Gaggia Baby 220v - Eletroportáteis Para Cozinha e Limpeza - Ponta da Praia, Santos 1396956384 | OLX Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Eu estou um pouco por fora de preço hoje, faz tempo que não compro uma bugiganga nova, kkkk, mas acredito que R$ 1.300 na Color é um valor justo amigo, é uma ótima máquina, se estiver em boas condições acho que é uma boa compra sim, apesar da carcaça ser em plástico, o grupo é latão, a caldeira, eu não me recordo se é inox ou alumínio, ela é menor que a da Classic atual, mas é uma caldeira de boa qualidade sim, e não tem esses problemas da classic atual de soltar coisa na água, em relação a Philco acredito ser um bom upgrade. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 18 minutos atrás, Marcão disse: Eu estou um pouco por fora de preço hoje, faz tempo que não compro uma bugiganga nova, kkkk, mas acredito que R$ 1.300 na Color é um valor justo amigo, é uma ótima máquina, se estiver em boas condições acho que é uma boa compra sim, apesar da carcaça ser em plástico, o grupo é latão, a caldeira, eu não me recordo se é inox ou alumínio, ela é menor que a da Classic atual, mas é uma caldeira de boa qualidade sim, e não tem esses problemas da classic atual de soltar coisa na água, em relação a Philco acredito ser um bom upgrade. É Inox. Fiquei ciente desse problema na Classic. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Maravilha, a caldeira é pequena em comparação com a classic de hoje, mas é uma caldeira boa, eu pelo menos nunca tive nenhum problema com a dose, é uma máquina compacta, que esquenta rápido, o surf de temperatura é bem fácil de controlar, e não é muito cara, só certifica de que está em boas condições a pecinha que comentou, e também os demais componentes, se estiver tudo em ordem, acho que vale. Testa umas extrações com o pó bem fino, porque aí ao chocar a máquina, se a pecinha estiver com problema vai vazar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 2 horas atrás, Ari Pereira disse: Estão pedindo 3 mil numa Baby.... Máquina De Café Espresso Italiana Gaggia Baby Twin Prateado | MercadoLivre ou 2.500,00 Máquina de café espresso italiana Gaggia Baby 220v - Eletroportáteis Para Cozinha e Limpeza - Ponta da Praia, Santos 1396956384 | OLX 2 horas atrás, Ari Pereira disse: Estão pedindo 3 mil numa Baby.... Máquina De Café Espresso Italiana Gaggia Baby Twin Prateado | MercadoLivre ou 2.500,00 Máquina de café espresso italiana Gaggia Baby 220v - Eletroportáteis Para Cozinha e Limpeza - Ponta da Praia, Santos 1396956384 | OLX Nao valem 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 1 hora atrás, Marcão disse: Testa umas extrações com o pó bem fino, porque aí ao chocar a máquina, se a pecinha estiver com problema vai vazar. Ai pode ser só a gaxeta. Essa pecinha de plastico trinca. Vai ressecando. Eu preferia uma Philco ja modificada. Sempre surge uma aqui por uns 1 mil com PID, manômetro e dimmer, alem de alguns acessorios basicos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 24 Junho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 33 minutos atrás, regisassao disse: Ai pode ser só a gaxeta. Essa pecinha de plastico trinca. Vai ressecando. Eu preferia uma Philco ja modificada. Sempre surge uma aqui por uns 1 mil com PID, manômetro e dimmer, alem de alguns acessorios basicos. Eu tenho a Philco, estou fazendo alguns Mods, mas a Gaggia surgiu e eu fiquei bem entusiasmado com ela, "até mesmo pela estética da máquina, que, na minha opinião, é significativamente superior a dá Philco". Eu não queria ser apegado a estética, mas, para mim, além de um bom café, os acessórios tem que ter beleza. Bom, eu pretendo ir lá fazer o teste, vamos ver. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 24 Junho 2025 Denunciar Share Postado 24 Junho 2025 Isso aí jovem, testa a máquina, eu não me recordo exatamente onde fica essa pecinha, acho que fica acima da gaxeta, se for isso mesmo e estiver desconfiado, pode pedir pra tirar a gaxeta pra olhar a peça, mas se estiver vedando bem sem vazar não vejo problema, eu nunca usei a Color, mas a Dose eu já usei por alguns bons anos e nunca me deu problema essa pecinha, eu ainda até cheguei a fazer uma modificação nela de colocar a vareta de vapor da Silvia na época, mas vale testar primeiro pra ver se está em boas condições antes de fechar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas