Ir para conteúdo

V60 01 x 02 x 03

Maria Pelisson

Postagens recomendadas

Boa tarde, pessoal! Estou me estranhando com o Hario V60 01. No começo só eu tomava café, mas quando aparece um sócio... Tem muita diferença entre furos nos suportes V60 nos tamanhos 02 e 03? Eu poderia usar os filtros nos tamanhos 01 e 02 num suporte 03? Por outro lado, imagino que um filtro tamanho 03 ficaria "sobrando pra cima" num suporte tamanho 01 ou 02 e poderia transbordar. Claro que posso partir para um suporte e filtros do tamanho 03 de uma vez, mas o tamanho 03 é raro (+$$!) e eu estaria sub utilizando um filtrão ao fazer pouco café.  Alguém pode me esclarecer? Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo a preferir usar o filtro correspondente, não por motivos racionais ou econômicos, mas talvez por mero toque supostamente estético de não ver nem sobra, nem falta. Tem a questão de altura de despejo (distância entre saída da chaleira e cama do café) e, assim, perfil de agitação, conforme tamanho do método usado, além, talvez, da retenção de temperatura, atenuada nos métodos de plástico. Mas, nada que não possa ser ajustado e aprimorado na receita. 

Não tive experiência com o 03. Sei que os outros dois são intercambiáveis, dá para adaptar, sim.

Com o 01, consigo ir, bem para meu gosto, até 250 ml de bebida. Aí para mais já sinto que o 02 seria adequado e que a extração já está estourando o tamanho do método. No caso de café para si e companhia, acredito que o 02 seja um ponto bom de equilíbrio. 

O filtro correspondente dá mais segurança, sobretudo em receitas nas quais há espaço para a pessoa improvisar um pouco, evitando-se fugir muito da proporção almejada, sob o engano da imagem de algo que está para mais ou menos. 

• Curtir 5
Link para o comentário

Olá. 

Tenho a 01 e a 02, @Maria Pelisson. Acredito que a 02 dê conta da empreitada, pois dá para fazer 600mL tranquilamente.

E, endossando o que @Octávioescreveu, muito pó no filtro acaba atrapalhando o controle da sequência de ataques. Melhor, então, usar filtro e porta-filtro adequados para cada volume desejado.

Saudações!

• Curtir 1
Link para o comentário

Eu comprei o 03 porque faço todo dia 600ml no café da manhã, e comecei a sentir que as extrações estavam lentas para esse volume, se fosse fazer mais de 600ml então certeza de ficar ruim.
Melhorou muito com o 03, recomendo.

• Curtir 3
Link para o comentário

• 4 weeks later...

Eu tenho o 01 e o 02. Costumo já partir para o 02 com quantidades acima de 250 mL. 
Uso o 01 somente para usando faço xícara única. 
A diferença de preço entre os filtros 01 e 02 pequena. Acabo sempre tendo pacotes dos dois filtros em casa. 
Noto que o usando migro de pequena quantidade de café para maior quantidade de café no 02, às vezes preciso fazer pequenos ajustes na moagem. 

Link para o comentário

• 2 months later...
  • 4 weeks later...
8 horas atrás, Anocarc disse:

Posso lavá-lo usando esponja, ou ela pode riscá-lo?

Pode, usando o lado macio, como escrito acima por @Pedro7. Mas eu lavo apenas com água quente, na mesma linha sugerida por @rodrigonis. O meu V60 esteve em contato com esponja e detergente apenas no dia em que eu comprei.

Saudações!

• Curtir 2
Link para o comentário

• 2 months later...

Eu tenho um 01 de acrílico transparente e o 02 de plástico branco. 
Costumo passar a esponja com detergente no lado amarelo. Acho que se limpar logo após fazer o café, evita de ficar manchado com o tempo.

O branco meu, com o tempo, ficou um pouco manchado de café. Já tentei esfregar mais forte e limpar com bicarbonato mas não tirou muito não.

Link para o comentário

Olá.

@lzrcc, você pode deixar um pouco de molho em água sanitária. Depois é só enxaguar bem e lavar com detergente. Faço isso de vez em quando (uma vez a cada muitos anos) com objetos como tampa de liquidificador.

Além disso, algo que ajuda a retardar o aparecimento de manchas é passar um água no porta-filtro logo depois de terminar a extração do café.

Saudações!

• Curtir 1
Link para o comentário

Vou fazer com água sanitária. Tinha receio de impregnar o cheiro de cloro no porta filtro. Branco é bonito mas tem essas coisas.

Link para o comentário