Ir para conteúdo

Eureka mignon


MarcioMO

Postagens recomendadas


Faz alguns meses que comprei do BetoM aqui do fórum a Eureka Mignon Specialitta semi- nova dele. Como é a primeira experiência com moedores de mós planas e também devido ao interesse do[mention=12682]gabrieltravassos[/mention] que também é dono de uma eureka mignon, criei esse post para falarmos mais.
Bom, só uso a Eureka para espressos, porque é bem ruim de ficar contando as voltas para coados e prensa e voltar a ajustar milimetricamente para espresso novamente. Para resolver isso e usa-la para outros métodos, vou recorrer a impressão 3d de um seletor maior para poder medir melhor os micro ajustes. Para espressos, percebo cafés com menos corpo e crema, mais clareza do que o kinu.
Se alguém mais tiver e puder colaborar com as impressões será ótimo.
 
Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei a comprar cafés especiais e vi a necessidade de moer em casa, iniciei por um moedor Hario (que naquele momento pensava ser de alta qualidade). Logo que tive a oportunidade de me aventurar pelos espressos (método que já apreciava mais que os outros), percebi que este moedor não estava nem perto moer com granulometria/qualidade para espressos (filtro despressurizado), então optei por pular logo para um moedor elétrico com alta confiabilidade e robustez (Eureka Mignon).

Ao ler os reviews do @MarcioMO sobre alguns moedores manuais com alta qualidade de construção e bom custo/benefício, fiquei pensando: quais as grandes vantagens de moedores elétricos sobre manuais? Seria apenas a praticidade? Em termos de robustez e qualidade de moagem / granulometria eles também são superiores aos manuais?

Isso eu não consegui avaliar pois ainda não tive nenhum moedor manual de qualidade.

Uma vantagem que eu vejo, no caso do Eureka Mignon, é o ajuste stepless que permite um controle muito fino da moagem / tempo de extração (com o contra ponto de não ter uma marcação bem definida).

Imagino que outras pessoas possam também contribuir nesse tópico, falando sobre suas experiências / observações sobre o assunto, que podem ajudar/guiar a escolha de novos moedores, pra quem pensa em aquisição inicial ou upgrade/substituição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei a comprar cafés especiais e vi a necessidade de moer em casa, iniciei por um moedor Hario (que naquele momento pensava ser de alta qualidade). Logo que tive a oportunidade de me aventurar pelos espressos (método que já apreciava mais que os outros), percebi que este moedor não estava nem perto moer com granulometria/qualidade para espressos (filtro despressurizado), então optei por pular logo para um moedor elétrico com alta confiabilidade e robustez (Eureka Mignon).
Ao ler os reviews do [mention=12532]MarcioMO[/mention] sobre alguns moedores manuais com alta qualidade de construção e bom custo/benefício, fiquei pensando: quais as grandes vantagens de moedores elétricos sobre manuais? Seria apenas a praticidade? Em termos de robustez e qualidade de moagem / granulometria eles também são superiores aos manuais?
Isso eu não consegui avaliar pois ainda não tive nenhum moedor manual de qualidade.
Uma vantagem que eu vejo, no caso do Eureka Mignon, é o ajuste stepless que permite um controle muito fino da moagem / tempo de extração (com o contra ponto de não ter uma marcação bem definida).
Imagino que outras pessoas possam também contribuir nesse tópico, falando sobre suas experiências / observações sobre o assunto, que podem ajudar/guiar a escolha de novos moedores, pra quem pensa em aquisição inicial ou upgrade/substituição.
Eu comecei com o xeoleo (mesmo nível do timemore), comprei o moedor da breville e achei a melhor. Então, comprei o JX pro que, francamente falando, achei a moagem bem melhor que a breville. Questão de usabilidade, praticidade já é outra história... essa questão de moedores manuais x elétricos vale um tópico separado de tão polêmico! Ahahha
Atendo-me somente ao Eureka vs manuais, essa questão dela ser stepless é uma bela vantagem contra os que usam clicks e não tem muita precisão para espressos. Acho os shots produzidos por ela, pelo Bravito e kinu (tambem stepless), os melhores. Tem 2 perfis diferentes de características, e acho bom bons para os tipos e torras de cafés. Quanto tempo tem sua eureka? Usa ela para coados?

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrieltravassos pra mim, o fato fundamental é custo: para moer com quamidade equivalente de um manual, teria que investir mais que o dobro em um elétrico, e além disso não teria a portabilidade para viagens, acabaria comprando um manual.

Se você pensar que um Baratza Vario passa fácil dos 2 mil reais, por que não um Bravito ou Kinu?

Quando vai para os stepless ou mós planas, é um nível de discussão que não tenho conhecimento para opinar. Mas meu paladar tbm não chega a tanto, ao menos por enquanto, então, estou nos moedores até 1 mil reais.

Ei tbm achava que seria dureza moer no braço, mas depois que vi a facilidade de moer 20 g, que dá menos de 1 min, perdi totalmente o interesse nos elétricos.

Porém, a minha realidade é 3 espressos por dia. Tem gente que tira 6, mas minha esposa não toma café. Quem tira muitos, não precisa de academia ou vai para os elétricos... kkk

Em tempo, não sei se viu esse vídeo do Não Sou Barista: 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui olhar agora. Tem um moedor single dose.
https://www.eureka.co.it/en/eureka_oro.aspx#71
Sim! Tem alguns bons reviews do Oro. O meu não é, mas acabei comprando um hopper single dose no Ali e agora tá legal!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, MarcioMO disse:

Eu comecei com o xeoleo (mesmo nível do timemore), comprei o moedor da breville e achei a melhor. Então, comprei o JX pro que, francamente falando, achei a moagem bem melhor que a breville. Questão de usabilidade, praticidade já é outra história... essa questão de moedores manuais x elétricos vale um tópico separado de tão polêmico! Ahahha
Atendo-me somente ao Eureka vs manuais, essa questão dela ser stepless é uma bela vantagem contra os que usam clicks e não tem muita precisão para espressos. Acho os shots produzidos por ela, pelo Bravito e kinu (tambem stepless), os melhores. Tem 2 perfis diferentes de características, e acho bom bons para os tipos e torras de cafés. Quanto tempo tem sua eureka? Usa ela para coados?

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Eu tenho a Eureka há quase dois anos e ela tem me atendido muito bem no método que é a minha preferência (espresso). Uso muito pouco para coados e prensa, pelo fato de, como você falou antes, ser complexo ficar marcando as voltas e posição específica para métodos com moagem distantes.

Mas já vi em alguns reviews que as mós planas não são tão boas para coados (mas não consigo chegar nesse nível sensorial com meu paladar, hahaha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, regisassao disse:

@gabrieltravassos pra mim, o fato fundamental é custo: para moer com quamidade equivalente de um manual, teria que investir mais que o dobro em um elétrico, e além disso não teria a portabilidade para viagens, acabaria comprando um manual.

Se você pensar que um Baratza Vario passa fácil dos 2 mil reais, por que não um Bravito ou Kinu?

Quando vai para os stepless ou mós planas, é um nível de discussão que não tenho conhecimento para opinar. Mas meu paladar tbm não chega a tanto, ao menos por enquanto, então, estou nos moedores até 1 mil reais.

Ei tbm achava que seria dureza moer no braço, mas depois que vi a facilidade de moer 20 g, que dá menos de 1 min, perdi totalmente o interesse nos elétricos.

Porém, a minha realidade é 3 espressos por dia. Tem gente que tira 6, mas minha esposa não toma café. Quem tira muitos, não precisa de academia ou vai para os elétricos... kkk

Em tempo, não sei se viu esse vídeo do Não Sou Barista: 

 

Quando eu resolvi comprar o Eureka Mignon, foi por um misto de decepção com o moedor manual que eu tinha (Hario) e pela falta de informação sobre os manuais de qualidade (um pouco pela pressa de comprar um novo equipamento).

Então, olhando para trás, eu acho que eu poderia ter buscado algumas opções manuais de qualidade antes de partir para um elétrico (de custo mais elevado). Mas também entendo que ao fim estaria da mesma forma, com um elétrico, principalmente pela praticidade.

Mas quando acompanho os seus comentários sobre os manuais, indicando as qualidade e custo/benefício, já fico pensando em adquirir um, para ter mais flexibilidade entre métodos (poder experimentar com mais frequência coados e prensa) e perfis no espresso (mós planas / cônicas).

Sobre o vídeo do Não sou barista, eu vi sim, é um ótimo comparativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser praticidade pode adicionar uma parafusadeira de 100 reais nos Kingrinder que ja sao projetados para isso. Pode ate mandar fazer uma base pra acoplar moedor e parafusadeira se quiser ir além.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a Eureka há quase dois anos e ela tem me atendido muito bem no método que é a minha preferência (espresso). Uso muito pouco para coados e prensa, pelo fato de, como você falou antes, ser complexo ficar marcando as voltas e posição específica para métodos com moagem distantes.
Mas já vi em alguns reviews que as mós planas não são tão boas para coados (mas não consigo chegar nesse nível sensorial com meu paladar, hahaha).
Legal.Já tem um bom tempo de experiência com ela então!
Esse ponto de que mós planas não são muito boas para ciados, eu discordo... a eureka extrai bons v60 (testei poucas vezes) e se utilizar as mós da SSP (coreia) na Df64 ou na fellow ode produzem excelentes coados pelo que vi a respeito.
Não tenho assim tanta experiência em mós planas..Mas, desconfio que tem muito mais haver com a geometria das lâminas esculpidas nas mós do que os formatos cônico e plano.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, MarcioMO disse:

Sim! Tem alguns bons reviews do Oro. O meu não é, mas acabei comprando um hopper single dose no Ali e agora tá legal!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Eu estou de olho em alguns desses Hopper single dose, mas como a retenção da minha não é tão grande (pouco menos de 1g), ainda não decidi pela compra.

Vi também algumas bases inclinadas (impressão 3d), similares a este projeto da Oro, mas também não sei se isso é o ponto mais importante para a redução de retenção.

Nesse site tem algumas opções de modificações / melhorias para Eureka:

https://www.etsy.com/search?q=eureka+mignon

 

Algumas estão disponíveis no Thingiverse, onde é possível baixar os modelos 3d e mandar imprimir (pode sair bem mais barato):

https://www.thingiverse.com/search?q=Eureka+Mignon&type=things&sort=relevant

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, gabrieltravassos disse:

retenção da minha não é tão grande (pouco menos de 1g),

Isso foi outro ponto para me decidir pelos manuais: meu moedor tem retenção inferior a 0,1g. Se tivesse que moer uma grama em falso por espresso, daria 90g por mês, 1,1 kg por ano. Só aí perderia mais uns 100 reais por ano.

Pra quem tá começando e compra uma Poemia usada por 300 reais e um K2 por 450, 100 reais já paga o tamper.

Hoje, as ordens de grandeza já são diferentes, agora que entendi o que é espresso. Mas essa retenção dos elétricos me incomoda bastante pelo desperdício. Além de ecochato, cresci na cultura japonesa da aversão ao desperdício, o “mottainai” pra quem conhece ou quiser pesquisar o termo…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um Eureka Manualle. Comprei numa promoção da Amazon Espanhola e trouxe de Portugal em Março, quando fui visitar minha irmã. O meu ainda veio com a mós para espresso.

 

Acabei procurando um moedor elétrico porque tenho hérnia de disco e moer com um manual para espresso não foi uma experiência legal. Se a coluna já estiver doendo, piora. 

 

Considerando a promoção, o tax free e a compra do single dose hopper com blow up, gastei 1.920,00, já com IOF do cartão. 

 

O single dose foi esse: https://www.singledosebrew.com/shop/single-dosers/eureka-mignon-single-dosing-zero-retention-hopper-low-profile

 

Abaixo uma foto da minha criança e um espresso que fiz ontem nele. Testei pouco ainda, porque está muito quente por esses dias e sou muito calorento. Acabo suando muito quando vou fazer testes no espresso.

IMG-20220319-WA0036.jpg

20220321_154945-01.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um Eureka Manualle. Comprei numa promoção da Amazon Espanhola e trouxe de Portugal em Março, quando fui visitar minha irmã. O meu ainda veio com a mós para espresso.
 
Acabei procurando um moedor elétrico porque tenho hérnia de disco e moer com um manual para espresso não foi uma experiência legal. Se a coluna já estiver doendo, piora. 
 
Considerando a promoção, o tax free e a compra do single dose hopper com blow up, gastei 1.920,00, já com IOF do cartão. 
 
O single dose foi esse: https://www.singledosebrew.com/shop/single-dosers/eureka-mignon-single-dosing-zero-retention-hopper-low-profile
 
Abaixo uma foto da minha criança e um espresso que fiz ontem nele. Testei pouco ainda, porque está muito quente por esses dias e sou muito calorento. Acabo suando muito quando vou fazer testes no espresso.
IMG-20220319-WA0036.thumb.jpg.0475b0e7195fc471bea910bd6d01a14d.jpg
20220321_154945-01.thumb.jpeg.e0eb82e3a526d274706a3f5b75aea337.jpeg
Olá Victor!
Acho um preço justo. A minha foi mais cara, mas está praticamente nova. As diferenças são basicamente nas mós e na parte eletrônica de doses e tempo. Quando estou com tempo e é só uma dose, uso meu kinu ou bravito, mas quando estou com pressa ou preciso extrair mais espressos, daí eu recorro a eureka. No seu caso, nem há discussão de que a eureka é a melhor saída. Hérnia de disco é complicado! Se você fizer coados tambem, seria uma boa compartilhar as experiencias !

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


2bf40c2657f330d3d244a1d1aeb63b56.jpg05c8119c88d9fb0e4e7a6602cb80e51a.jpg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, MarcioMO said:

No seu caso, nem há discussão de que a eureka é a melhor saída. Hérnia de disco é complicado! Se você fizer coados tambem, seria uma boa compartilhar as experiencias !

Pois é. O elétrico pra mim é uma mão na roda, pro espresso. Como minha intenção era deixar ele single dose e pesar os grãos antes, o timer não me faz falta.

 

Como para coados fica mais leve e mais rápido, uso moedor manual mesmo. Até porque posso levar em viagens, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

@MarcioMO, cara, você poderia fazer uma comparação pra mim entre o Eureka Mignon e o Bravito pro espresso? Acha que o Eureka sai perdendo do ponto de vista de sabor? Tenho um bravito mas tou ficando cansado em moer na mão kkkkk. Tou pensando em pegar um Eureka Mignon Manuale quando for viajar nos próximos meses... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala! Tudo bem?
Não acho que a eureka sai perdendo. Para cafés com torras médias e médias claras que você quer ressaltar acidez, a eureka gera espressos mais balanceados, com clareza de notas e menos corpo. Costumo usar 1:2,5 a 1:3 ratio e gosto mais do resultado do eureka. Para torras médias e médias escuras com perfil mais caramelo chocolate, prefiro o bravito (e kinu, pois tem a mesma mós), pois resultam naqueles espressos tradicionais encorpados com perfil caramelo, toffee e chocolate. Espero ter ajudado ou provocado mais pesquisa pra você! Ahahhah abraço!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
On 6/28/2023 at 4:54 PM, Giovana said:

Pessoal, aproveitando o tópico: quanto pago hoje em um eureka modelo MG50E? Estava pensando em negociar um zerado de fábrica por R$ 2500. Que acham?

Olha, eu não conheço essa versão, mas parece ter pouca diferença pros modelos atuais, que são bem robustos. Só acho que por esse preço talvez você consiga importar um Eureka Mignon Manuale ou Silenzio pela espresso coffee shop, se esperar alguma época de promoção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcioMO bom dia. 

 

Retornando aqui com uma pergunta: como você descreveria a diferença entre o Mignon e um DF64? 

 

Pergunto isso tanto em construção do moedor quanto em resultado na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=12532]MarcioMO[/mention] bom dia. 
 
Retornando aqui com uma pergunta: como você descreveria a diferença entre o Mignon e um DF64? 
 
Pergunto isso tanto em construção do moedor quanto em resultado na xícara.
Fala Victor. Tudo certo?
A construção do eureka specialita é mais robusta, ele é mais silencioso, tem pouca retenção (assim como o df64) que se torna zero com o bellow, tem sistema de ajuste pior do que o df64 e é tranquilo de limpar.
Se compararmos as mós padrões que veem em ambos, são bem próximos em termos sensoriais na xicaras. A vantagem é que no df64 pode-se colocar várias outras mós de 64mm (SSP por exemplo), enquanto que na eureka, fica limitado a outra opção de mós da eureka para coados.( que é bem difícil de achar - comprei no Bella barista). Mas, mesmo essas mós de coados da eureka não chegam no nível da SSP MP na minha opinião. Espero ter ajudado! Abs

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutes ago, MarcioMO said:

Espero ter ajudado! Abs

Ajudou sim. 

 

Conclusão: vou ficar quieto no eureka mesmo. Estou satisfeito com o resultado e preciso me controlar. :D

 

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajudou sim. 
 
Conclusão: vou ficar quieto no eureka mesmo. Estou satisfeito com o resultado e preciso me controlar. [emoji3]
 
Obrigado.
Legal.
Se for vender, agora é a hora. Acabaram de anunciar uma e tem vários interessados! Abs

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, comprei meu Eureka MCI. Fotinho deles para vocês conhecerem! rsrsrs.

Já peguei um hopper na Aliexpress. Espero que caiba, porque fiquei na dúvida entre a medida do diâmetro de encaixe - 4.2 ou 4.2 (sacanagem essa diferença kk).

Ainda, pedi ao Tiago, da MPWOOD DESIGN, para fazer um suporte para o copinho em madeira, tipo um "T". Com isso vai ficar mais fácil.

Vi que tem alguns projetos para mudar o ângulo do Eureka, mas acho a retenção tão baixa... Alguém já fez? Alguma diferença significativa? Se sim, podem mandar fotos?

 

 

image.thumb.jpeg.65fd994c6051ef5aa2731b1420dc614e.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, comprei meu Eureka MCI. Fotinho deles para vocês conhecerem! rsrsrs.
Já peguei um hopper na Aliexpress. Espero que caiba, porque fiquei na dúvida entre a medida do diâmetro de encaixe - 4.2 ou 4.2 (sacanagem essa diferença kk).
Ainda, pedi ao Tiago, da MPWOOD DESIGN, para fazer um suporte para o copinho em madeira, tipo um "T". Com isso vai ficar mais fácil.
Vi que tem alguns projetos para mudar o ângulo do Eureka, mas acho a retenção tão baixa... Alguém já fez? Alguma diferença significativa? Se sim, podem mandar fotos?
 
 
image.thumb.jpeg.65fd994c6051ef5aa2731b1420dc614e.jpeg
Pra mim funcionava muito bem (retencao zero) com o single hopper + bellows. Não senti a necessidade de inclina-lo

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu também a retenção é quase zero com o Single Hopper e a Bellow, gosto muito do meu, um Mignon Specialita.

@Giovana se importaria de contar como foi o processo de importação, e o valor final que saiu ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Medeiros123 disse:

No meu também a retenção é quase zero com o Single Hopper e a Bellow, gosto muito do meu, um Mignon Specialita.

@Giovana se importaria de contar como foi o processo de importação, e o valor final que saiu ele?

Eu comprei com o José (@josedocafe013)!

Ficou em 2500. Veio novinho, tirei até plástico da embalagem rsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 2 months later...
Em 05/02/2024 at 16:44, Rodrigo Matos disse:

Alguém importou recentemente da Espresso Coffee Shop? Gostaria de saber como foi o processo. 

Eu também gostaria.

Em 30/06/2023 at 21:42, Rafael Simas disse:

Olha, eu não conheço essa versão, mas parece ter pouca diferença pros modelos atuais, que são bem robustos. Só acho que por esse preço talvez você consiga importar um Eureka Mignon Manuale ou Silenzio pela espresso coffee shop, se esperar alguma época de promoção.

Fala Rafael,

E é de boa fazer a importação? Já fez alguma vez com eles?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lucas Augusto disse:

Eu também gostaria.

Fala Rafael,

E é de boa fazer a importação? Já fez alguma vez com eles?

Valeu

Eu importei uma profitec pro 500 e dois moedores Eurekas!! Eles são muito responsáveis e enviam muito rápido! Peguei meus equipamentos semana passada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...