lufeig Postado 21 de Fevereiro Denunciar Share Postado 21 de Fevereiro 1 hora atrás, charbel123 disse: Ficou lindona hein Muito obrigado! Consegui graças às contribuições de vocês aqui no fórum, youtube, sites externos... e apesar de serem apenas os mods básicos, eu também gostei bastante do resultado. Está longe de ser bacanuda como a sua com controle de PID no celular, mas é mais do que suficiente pra quem mal sabe regular um expresso! kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus_MSI Postado 26 de Fevereiro Denunciar Share Postado 26 de Fevereiro Em 20/02/2026 at 16:13, lufeig disse: Agora acho que está finalizado. Me faltava uma moldura para o PID, porque a frente ficava saltada cerca de 1cm pra fora. Meu muito obrigado ao colega @JonnyStaylepor compartilhar os arquivos para impressão no thingiverse. Ficou perfeito, nota 10! E eu tinha deixado pra fazer os chicotes depois de testar por algum tempo, de preferência quando fosse abrir a máquina pra colocar essa moldura. Se tudo der certo, só abro a máquina de novo se algo der errado. Os mods ficaram muito bons. Essa moldura deu o toque final no acabamento. Bons cafés! A máquina está excelente com todos esses mods. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jozevctr64 Postado Domingo às 22:49 Denunciar Share Postado Domingo às 22:49 Saudações. Acabo de instalar um Dimmer e um manômetro na Philco 15 bar e deu tudo certo. Porém, na instalação do PID, como há muitas conexões e não sei nada de eletrônica ou algo do gênero, não consegui entender quais cabos devem ser conectados. Vi todos os vídeos no youtube explicando. Cada um faz de um jeito, confundindo mais ainda. Não gostaria de tirar a função do termostato de vaporização como o Regis e o Tales fizeram em um dos vídeos. Sei que pode ser simples a instalação mas para quem não entende nada fica complicado. Se alguem puder ajudar eu ficarei grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lufeig Postado Domingo às 23:09 Denunciar Share Postado Domingo às 23:09 @Jozevctr64 instalei mantendo o termostato do vaporizador, como vc quer fazer tb. Depois de ver vários vídeos, ler vários posts aqui, ver o site espressohackers, escolhi usar os 2 vídeos abaixo como referência para instalar o meu PID, eles usam o mesmo tipo de instalação, inclusive um é baseado no outro. Eu tive a mesma dificuldade que vc está tendo. Depois de ver esses vídeos com calma, mais de uma vez, e anotar no papel o que ligar no quê, ficou simples. Dá para extrair mastigadinho o esquema elétrico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lufeig Postado Segunda às 01:33 Denunciar Share Postado Segunda às 01:33 Em 25/02/2026 at 23:40, Matheus_MSI disse: Os mods ficaram muito bons. Essa moldura deu o toque final no acabamento. Bons cafés! A máquina está excelente com todos esses mods. Muito obrigado! Agora preciso desenvolver a técnica, rs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jozevctr64 Postado Segunda às 03:27 Denunciar Share Postado Segunda às 03:27 (editado) 4 horas atrás, lufeig disse: @Jozevctr64 instalei mantendo o termostato do vaporizador, como vc quer fazer tb. Depois de ver vários vídeos, ler vários posts aqui, ver o site espressohackers, escolhi usar os 2 vídeos abaixo como referência para instalar o meu PID, eles usam o mesmo tipo de instalação, inclusive um é baseado no outro. Eu tive a mesma dificuldade que vc está tendo. Depois de ver esses vídeos com calma, mais de uma vez, e anotar no papel o que ligar no quê, ficou simples. Dá para extrair mastigadinho o esquema elétrico. "Fiz igual, usei como referência esses dois videos e algo não deu certo. O SSR não acionou. O led dele não deu sinal e a resistência sequer esquentou. Fiquei confuso agora. Pq a ligação em si, conforme os dois vídeo acima são bem simples mas não funcionou. Será que o SSR veio com defeito?" Kkkkkkkk Eu tinha ligado invertido os polos no ssr. Funcionou! Ainda bem que não queimou!! Obrigado, obrigado!!! Editado Segunda às 03:39 por Jozevctr64 Erro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lufeig Postado Segunda às 12:06 Denunciar Share Postado Segunda às 12:06 8 horas atrás, Jozevctr64 disse: "Fiz igual, usei como referência esses dois videos e algo não deu certo. O SSR não acionou. O led dele não deu sinal e a resistência sequer esquentou. Fiquei confuso agora. Pq a ligação em si, conforme os dois vídeo acima são bem simples mas não funcionou. Será que o SSR veio com defeito?" Kkkkkkkk Eu tinha ligado invertido os polos no ssr. Funcionou! Ainda bem que não queimou!! Obrigado, obrigado!!! Maravilha! Agora é aprender a extrair o melhor café para o seu paladar usando os novos controles que vc tem sobre a máquina! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jozevctr64 Postado Terça às 00:05 Denunciar Share Postado Terça às 00:05 11 horas atrás, lufeig disse: Maravilha! Agora é aprender a extrair o melhor café para o seu paladar usando os novos controles que vc tem sobre a máquina! Precisa configurar os parametros P, I e D do PID? Vi uma galera falando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lufeig Postado Terça às 01:18 Denunciar Share Postado Terça às 01:18 1 hora atrás, Jozevctr64 disse: Precisa configurar os parametros P, I e D do PID? Vi uma galera falando. Sim. O Regis Assao publicou valores recomendados no site dele www.espressohackers.com É um ótimo ponto de partida. Até agora eu não senti necessidade de fazer nenhum ajuste fino nos valores de P, I e D. Só o offset eu deixei zerado na minha máquina. Ajustei conferindo na prática com um termômetro no chuveiro. O valor sugerido por ele de -12 não funcionou pra mim, a água saía fervendo mesmo ajustando a temperatura em 90°. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas