lufeig Postado 7 horas atrás Denunciar Share Postado 7 horas atrás Em 16/04/2026 at 19:11, Jozevctr64 disse: Saudações, Estou um pouco frustrado com minhas extrações com a philco15 (mod). O sensorial sempre pende para uma acidez muito acentuada, quando não, intragável. Afino e engrosso a moagem, ponho mais café, aumento a temperatura, aumento a proporção e o resultado é não muda muito. Meu moedor é um Blade R3. Uso o click 33 e 15g de café. Geralmente a extração finaliza em 32~35s. A crema tbm fica um pouco a desejar. Bem fina. Não se se tem a ver com a pressão, que geralmente tento deixar em 9bar. E o café qie estou usando é o bala de caramelo do mokaclub. Se alguem puder dar umas dicas! usamos a mesma maquina e, no momento, o mesmo café. minhas observações: eu também sou iniciante, mas já peguei um pouco do jeito da máquina. bem no começo, a minha experiência foi bem frustrante, a extração sempre canalizava e a bebida saía bem desbalanceada, com a acidez bem pronunciada. acho que o meu problema era a preparação do bolo, compactação, não sei direito o por quê mas não conseguia evitar a canalização. hoje em dia estou usando essa bala de caramelo do mokaclube, mas não gostei muito nao. a torra veio bastante heterogênea, com uns grãos visivelmente mais claros que outros, e sinto isso se refletir na moagem. tive extrações que saíram quase pingando, outras que saíram rápido demais. mas quando está bem regulado, sai uma bebida bem encorpada e com a crema bem densa, não se desfaz nem misturando com uma colher. calibrei a minha máquina com um termômetro externo, então a marcação do PID bate com a temperatura da água que sai do chuveiro. eu ajusto o pid em 90 graus e deixo a maquina ligada uns 20 minutos com o filtro e porta filtro encaixados, para que fiquem na mesma temperatura. antes da extração, dou um flush rápido (sem o filtro e porta filtro), se a temperatura cair, espero o boiler atingir 90 graus novamente. com essa bala de caramelo estou usando 16g, pra mim as extracoes ficaram mais homogeneas assim, consegui uma repetibilidade melhor. vc comprou direto da torrefação? se for uma torra velha, é provável ter pouca crema mesmo. agora como o amigo Thiago citou, se vc nao estiver usando, é recomendavel usar um porta filtro naked para observar se está canalizando, se o fluxo sai centralizado, enfim, dá pra inspecionar visualmente a extracao em tempo real. eu filmava todas as minhas extracoes e planilhava cada uma delas, anotando qual café usei, clique do moedor, quantidade de café, temperatura da agua, pressao, tempo de extracao, sabor, e outras observações que eu achava pertinente registrar. e entre uma extração e outra, eu mudava apenas 1 variável, e comparava uma com a outra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas