Ir para conteúdo

Aeropress sem gosto, onde estou errando?


gabpessoa

Postagens recomendadas

Peguei uma Aeropress faz umas duas semanas e até agora não consegui fazer uma extração decente... ou fico com uma bebida super aguada, ou fica amarga.

Tentei fazer algumas receitas, o que mais se aproximou de algo bom foi a proporção 1:12 / 20g café p/ 240g água, deixei 2 minutos em infusão, método tradicional (sem inverter), 96 graus a água. A moagem tentei algo próximo do expresso (média fina) ou puxada mais para a forma como faço coado (média total) - não senti muita diferença mexendo na moagem, mesmo com dois moinhos diferentes K2 e JMAX. Com 2 minutos de infusão, a bebida ainda fica aguada ... se eu deixo mais tempo em infusão, amarga (ex: 3 ou 4 min).

Estou usando um café de torra clara. Testei com vários tipo de café especial de torra clara, sempre tenho resultados parecidos.

 

Quando faço os mesmos cafés na V60, fica muito mais encorpado e saboroso... o método que geralmente uso é o Tetsu Kasuya (4:6), usando 30g café para 450ml de água. 

 

Sei que na Aeropress, o café vai ser outro, nada a ver com a V60, mas eu acho estranho estar ficando aguardo ou amargo e sem corpo, sendo que dizem que na V60 é onde fica com menos corpo e na aeropress onde fica mais agressivo/encorpado.

 

Qual seria o melhor caminho, afinar mais a moagem? Realmente não sei mais em qual variável mexer. Ou se devo ir para outra proporção, outra temperatura ... vi uns vídeos com James Hoffman dizendo que cafés a 88 graus ficam interessantes na Aeropress, mas ainda não me deu coragem de extrair em tão baixa temperatura.

Thx!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho feito com 25gr de café. Depois de pronto que faço o bypass com mais água. 

 

A moagem tenho deixado mais próxima da que faço para V60. Você disse que tem deixado mais próximo do espresso, creio estar muito fina. 

 

Depois de escaldar o filtro e a aeropress, para esquentar, hidrato o café com 50g de água, mexo e deixo por 30 segundos. Completo a aeropress com água, mexo e deixo por 4 minutos. 

 

Já vi receitas com bem mais tempo que isso. O amargor pode ser por uma moagem muito fina. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a moagem muito fina amarga quando retarda a filtragem seja num V60 ou no Espresso, aumentando o tempo de contato. Nesse caso, creio que a temperatura e tempo de infusão sejam os maiores responsáveis. 

Eu testaria temperaturas mais baixas com os mesmos 3-4 min que o @gabpessoa disse estar amargando.

Para dar mais corpo, eu tentaria aumentar a quantidade de café. Sempre testando apenas a mudança de uma variável por vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Victor Sgarbi disse:

Tenho feito com 25gr de café. Depois de pronto que faço o bypass com mais água. 

 

A moagem tenho deixado mais próxima da que faço para V60. Você disse que tem deixado mais próximo do espresso, creio estar muito fina. 

 

Depois de escaldar o filtro e a aeropress, para esquentar, hidrato o café com 50g de água, mexo e deixo por 30 segundos. Completo a aeropress com água, mexo e deixo por 4 minutos. 

 

Já vi receitas com bem mais tempo que isso. O amargor pode ser por uma moagem muito fina. 

Eu fiz um bypass aqui e ficou terrívelmente diluido... quanto de água vc adiciona antes e depois do bypass? Preencher a aero, se vc colocou 25, acho que vai dar uns 250 de agua? É isso?

 

4 horas atrás, regisassao disse:

Eu acho que a moagem muito fina amarga quando retarda a filtragem seja num V60 ou no Espresso, aumentando o tempo de contato. Nesse caso, creio que a temperatura e tempo de infusão sejam os maiores responsáveis. 

Eu testaria temperaturas mais baixas com os mesmos 3-4 min que o @gabpessoa disse estar amargando.

Para dar mais corpo, eu tentaria aumentar a quantidade de café. Sempre testando apenas a mudança de uma variável por vez.

To pensando seriamente em tentar os 88 graus do Hoffman... será? rs...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu uso 14 a 18 gramas de café moído no Mimoso, faço de qualquer jeito, bem rústico, e não acho aguado. Só fica ruim quando tento usar de 20 para mais gramas de café. 

Geralmente faço sem inverter. Comecei a fazer invertendo para testar, com cerca de um minuto e meio a dois minutos de infusão, e não me agradou mais que o outro jeito, de jogar o café, sacudir, acrescentar água, mexer um pouco e extrair logo. 

Não acrescento água depois. 

Quanto mais eu cuido do processo, menos aproveito e menos me agrada o café na Aeropress. 

Aeropress é meu equipamento para viagens ou mesmo para levar para o trabalho. Fácil de usar, de limpar e transportar. Não é de vidro, por isso não preciso ficar cheio de dedos. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/07/2022 at 22:15, gabpessoa disse:

Qual seria o melhor caminho, afinar mais a moagem? Realmente não sei mais em qual variável mexer. Ou se devo ir para outra proporção, outra temperatura ...

testa ai: 18 gramas moagem um cadim mais grossa que v60, método invertido, temperatura em 89-92 graus, 150ml de água na aeropress , mexe por 15 seg, deixa 1 min e 30 seg de infusão, extrai e adiciona 50ml de água quente.

e também testa dps 25g moagem grossa, método invertido, temperatura em 92-94 graus, 180ml de água na aeropress, mexe por 15 seg, deixa 1 min e 30 seg de infusão, extrai e adiciona 70ml de água quente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Café do Mercado andou encasquetando de usar torras claras. Tomei um aeropress lá no Mercado Público com um amigo, e o café estava bem parecido com chá, mesmo. Quase sem cor...

Na Luciamaria fazem mais encorpado.

Eu costumo usar torras médias em casa. Compro muito café da Baden. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixa o app Brew Timer e testa as receitas de aeropress. Alguma vai te agradar, e depois você vai ajustando a sua própria. Eu faço 14g de café pra 100g de água, variando a temperatura de acordo com a torra, e 100g de bypass. Invertido, 2min-2min30 de infusão, moagem média (click 100 quando usava o K2, no K6 uso click 115). Adoro o resultado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Rafael Simas disse:

Baixa o app Brew Timer e testa as receitas de aeropress. 

 

Olá.

Vou na mesma linha do @Rafael Simas, com a diferença de que eu uso o Coffee Guru. São apps muito bons para ter como ponto de partida e ir ajustando a receita de acordo com o seu paladar. 

Saudações!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Muito obrigado pelos conselhos, vou baixar esses app's para dar uma olhada. @Rafael Simas e @valacomum.

 

@João Vitor Ribeiro, eu testei alguns métodos bypass aqui, achei interessantes, esses que vc passou devem ficar bons tb. O que eu fiz aqui que curti foi 30g café, 200g da agua na posicao normal, mexe em cruz, 2 min infusão e depois de extrair acrescenta 2 de água. Mas isso variou muito de acordo com o café que usei... teve café que ficou meio sem gosto, mas nada comparado ao que eu estava fazendo antes.

 

@ivoesazevedo, é interessante... aqui, o método que mais curti até agora, foi o clássico do criador da aeropress mesmo... 15g de café, deixei a água chegar até a marca 2 e com 80 graus a água (sim, isso me chocou... ) e ficou bem interessante o café, indo contra tudo que eu imaginava rs....

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabpessoa no início eu só usava 13 a 15g de café, água bem quente até a marca 4, sem bypass, então, e já gostava. Tanto as cafeterias insistiam que usavam mais de 20g de café que eu resolvi aumentar um pouco. Estou usando 18g, pois fracionei em doses o café que tinha em casa para congelar. Com o Bourbon Vermelho do Tomio Fukuda, torrado pela Baden, fica bem bom. Minha esposa, que prefere espresso e só tomava Aeropress nas viagens, gostou. Quando comprar mais café talvez teste outras receitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabpessoa

Isso acontece com qualquer café? O café na xícara tem um aspecto turvo ou limpo (estilo v60/Melitta)? 

A Aeropress é um método primariamente de infusão, o perfil de sabor acaba sendo um pouco diferente de uma v60, por exemplo. 
Já que você está usando um café torra clara, eu evitaria temperaturas baixas e proporções concentradas. Torras claras geralmente precisam de mais energia para chegar a um nível de extração adequado e apresentar doçura. 1:15 seria uma proporção base interessante e água acima de 95º. 

A moagem fina é bacana, mas se for muito fina favorece a canalização. A água busca percursos de menor resistência e se cria um caminho preferencial, onde, maior parte da água vai passar superextraindo essa região e as demais regiões serão subextraídas. Algo entre a entre a v60 e o espresso, talvez mais próximo da v60, é um bom ponto. 
Outro ponto muito importante é pressionar o êmbolo suavemente. Pressionar forte só favorece a canalização e faz o filtro da AP expandir, permitindo material insolúvel atravessá-lo. Isso resulta no café turvo, sem gosto, às vezes amargo e sem complexidade.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AP é alquimia. Tente "travar" o máximo de variáveis possíveis e ir alterando de uma em uma e aos poucos. Com o hariozinho de guerra era bem difícil extrair bons cafés, principalmente pq o que eu usava habitualmente era um torra média+. Só consegui consistência quando mantive o ajuste da moagem e demais variáveis, mexendo somente na temperatura (cheguei ao sweetspot com míseros 83 graus, pasmem).

Contudo, com o bravito, resolvi mudar tudo, inclusive os cafés, hehe. Hoje uso sempre água fervendo. O ajuste é 1v + 37 (na V60 uso 8 pontinhos de ajuste a mais). Ou seja, é bem mais próximo da V60 do que do espresso (1v-3).

Método invertido, filtro de papel, 13g, 200ml, água fervendo, pré-infusao com 39ml, por 30s (agito os 15s iniciais), completo os 200ml, dou uma mexida pra deixar homogêneo e extraio com 3 mins. Muuuuuito difícil um café não ficar bom. Ah, se atente ao tempo da torra. Em geral, torras com menos de 7 dias ficam bem "nebulosas", mesmo engrossando um ponto de ajuste (ameniza mas não resolve).

Claro que, com outro moedor, pode ser outro o cenário.

Ah, sobre os cafés, atualmente sou cliente assíduo na excelente Roast, dos colegas de fórum Igor e Luis. A consistência de torra deles é demais. Nunca erram a mão, hehe. Então acho que desfruto dessa padronagem também, hehehe. Os cafés estão sempre irretocáveis! [emoji2956]

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Cara, tbm fiquei testando várias receitas até encontrar a ideal (não que as outras tinham sido ruins, mas essa é minha favorita).

Vou passar o link do site e receita (que é um compilado de receitas pra Aeropress):

https://aeroprecipe.com/recipes/smooothy

Aí vc pode ajustar as quantidades e variáveis pro seu gosto. Comigo deu super certo. Se atente no uso do filtro: vc usa 2 nessa receita.

Outra muito boa na aeropress é de coldbrew de 2 min:

https://aeroprecipe.com/recipes/alan-adler-cold-brew-aeropress-recipe

Boa sorte !

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Fala cafezeiros!

Comprei minha aeropress há algumas semanas e já fiz várias experiências com ela.

Mas uma coisa que me chama atenção é que a maioria das receitas (inclusive lendo do pessoal aqui do fórum mesmo) usa uma proporção muito alta! Eu tenho feito com proporções entre 1:6 até 1:8, mais do que isso acho extremamente aguado e sem gosto. Será que tô fazendo algo errado ou é meu paladar mesmo? Kkkk (tô acostumado mais com espressos de fato)

Minha dúvida é: é errado fazer com essas proporções?

Tenho usado só cafés especiais com torras recentes média e média/clara.

A receita que me agradou mais até agora foi:

- Método invertido
- 30g café - Moagem média/fina no Breville express click 15 (5 interno)
- Despejar 120ml de água a 95 graus
- Mexer uns 10s com colher
- Esperar 2:30
- Extrair + 60ml bypass

Uso filtro de metal e papel, mas o de metal tem me agradado mais. Costumo variar o tempo de infusão conforme grão/torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Já que o preparo não está do seu agrado, é hora de mexer nas variáveis (uma de cada vez) até atingir o ponto desejado. Regulagem do moedor, tempo, quantidade de água... Só não esqueça de anotar cada modificação e a sua avaliação de cada uma.

Aproveito para compartilhar  meu Aeropress - método normal:

   15g de café, torra média-escura, moagem média-fina.

   150mL de água a 93°C.

Preparo

   I. Adiciono 30 mL de água e aguardo 30s.

   II. Adiciono o restante da água e aguardo 1 min.

   III. Mexo.

   IV. Aguardo mais 1 minuto.

   V. Extraio, sem bypass.

Agora, "certo" ou "errado"... O certo é o resultado na xícara ser bom para quem está bebendo o café.

Saudações!

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu erro na Aeropress o café fica melhor que quando eu erro na máquina de espresso... Não lembro de ter bebido café sem gosto ou muito ácido ou muito amargo na Aeropress.

O negócio talvez seja não exagerar nem para muito nem para muito pouco no peso dos grãos. Sempre dar uma mexida quando acrescenta água.

Peso os grãos antes de moer, mas raramente peso a água ou a bebida. Meço a água pelas marcas no corpo da Aeropress: Dá uma caneca de café, ou uma xícara "grande" e uma xícara de espresso/cafezinho, e sobra mais um pouquinho para quem quiser repetir uns goles. No total, na região dos 250ml, algo para mais ou para menos.

Agora que chegou a Rancilio Silvia que comprei, parei com a Aeropres para me dedicar novamente aos espressos. A Aeropress voltou para seu status de método alternativo, de emergência ou para viagens.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Água nessa temperatura ajuda a quebrar a acidez da bebida e tende a deixa-la flat, sem graça, principalmente sendo uma torra clara

Diminui essa água pra 150 ml, insere 10 segundos de agitação e diminui essa temperatura pra 90ºC. Prova a bebida, que deve estar bem ácida espero eu, e ajusta a intensidade adicionando água quente depois de pronto.

88ºc não é baixa. Se me lembro, na 2ª edição do campeonato de AP, foi essa temperatura que usei (e quase fui pra final, heheh)

No v60 você provavelmente conseguia um resultado mais interessante porque a inércia da água é bem menor. Uma extração muito quente você mata uma série de compostos voláteis do café, favorece a extração de cafeína e óleos do café. A aero era pra render um resultado bem mais encorpado por ter um filtro de papel muito menor e o fator pressão, que favorece o aumento dos óleos na bebida (no v60 os óleos prendem no papel

Faz meses que postou, mas boa sorte :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2022 at 10:59, Diego Nunes disse:

@gabpessoa

Isso acontece com qualquer café? O café na xícara tem um aspecto turvo ou limpo (estilo v60/Melitta)? 

A Aeropress é um método primariamente de infusão, o perfil de sabor acaba sendo um pouco diferente de uma v60, por exemplo. 
Já que você está usando um café torra clara, eu evitaria temperaturas baixas e proporções concentradas. Torras claras geralmente precisam de mais energia para chegar a um nível de extração adequado e apresentar doçura. 1:15 seria uma proporção base interessante e água acima de 95º. 

A moagem fina é bacana, mas se for muito fina favorece a canalização. A água busca percursos de menor resistência e se cria um caminho preferencial, onde, maior parte da água vai passar superextraindo essa região e as demais regiões serão subextraídas. Algo entre a entre a v60 e o espresso, talvez mais próximo da v60, é um bom ponto. 
Outro ponto muito importante é pressionar o êmbolo suavemente. Pressionar forte só favorece a canalização e faz o filtro da AP expandir, permitindo material insolúvel atravessá-lo. Isso resulta no café turvo, sem gosto, às vezes amargo e sem complexidade.

 

A coisa mais difícil que tem na AP é ela canalizar, principalmente nas receitas tradicionais (sendo que não convencial seria algo do tipo 40g de café e 150g de água, método tradicional e sem agitação  .

Torras claras geralmente não pedem necessariamente uma temperatura maiores, mas extrações mais desenvolvidas. No V60 fazer a pré-infusão a 95ºc é interessante, até porque essa temperatura vai cair drasticamente em segundos, mas dar continuidade nela com água a 90ºc pra "lavar" o que a pré infusão soltou. Um fator adicional pra favorecer a extração sem aumentar a temperatura é aumentar a agitação. A própria Raposeiras recomendava isso no V60 a anos atrás, quando surgiu a febre das torras nórdicas. Cafés com notais florais particularmente sofrem com temperaturas altas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 2 weeks later...

O aeropress é provavelmente o método mais versátil de extração que existe mas moagem de espresso e 2 min de infusão não me parece que tem como dar certo hahahahha

Uso a receita do não barista. Vale a pena ver o vídeo para aprender. Já tirei uns cafés maravilhosos nela

O problema é que o aeropress é bem sensível então pequenas variações podem trazer resultados bem diferentes. Super importante ter muito controle das variáveis: moagem, proporção café x água, temperatura da água, modo e quantidade de despejos, agitação, tempo de infusão, pressão de extração e etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...