Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 07-02-2023 em todas as áreas

  1. Opa, tudo na paz @eldermarco? Amigo, essa questão envolve algumas variáveis a se considerar, uma máquina profissional costuma ter uma caldeira grande, e demorar um pouco mais de tempo pra ficar pronta pra uso devido ao tempo de aquecimento da água na caldeira, devido a grande capacidade da caldeira, a máquina consegue manter uma boa estabilidade térmica, o que nem sempre acontece com a maioria das máquinas domésticas (maioria, e NÃO TODAS). No caso da máquina da Tramontina especificamente, ela não tem caldeira, ela uma uma bobina térmica, semelhante a um termo bloco, ou seja, o bloco é aquecido e a água entra fria e passa por dentro do bloco, o formato é semelhante a uma serpentina, no final da passagem ela está com a temperatura regulada, a questão é que neste modelo, não se pode exigir um fluxo maior de água pois passando mais rápido pelo circuito ela não chega na temperatura exigida, outro problema é que o grupo neste modelo não é aquecido a contento, por isso a temperatura cai quando a água entra em contato com o porta filtro, e cai mais quando entra em contato com a xícara, ou seja a temperatura é a principal diferente entre os modelos domésticos e profissionais. Algumas máquinas domésticas mais caras, trabalham com caldeira maior, é o caso da Fiamma Minibar, e Rancilio Silvia, ou melhor ainda as HX (que são internamente são equivalentes a máquinas profissionais) por exemplo uma Rocket Appartamento, uma Lelit MaraX, e por aí vai, nestas máquinas a experiencia que você terá é muito semelhante a de uma máquina profissional. Fora a estabilidade, outra diferença geralmente é a bomba de água, nas máquinas domésticas é comum o uso de bombas vibratórias, já nas máquinas comerciais as bombas são rotativas, que tem um fluxo constante, e pode ser controlado, algumas máquinas domésticas mais caras tem opção de bomba rotativa, mas os preços costumam ser proibitivos pra gente. Por fim, a vaporização de uma máquina comercial é mais potente, devido a caldeira ser maior, as máquinas mais caras conseguem uma vaporização semelhante, devido a caldeira maior também. Agora, dito isso, você pode tentar chegar mais próximo de uma extração em uma máquina comercial usando a Tramontina, por exemplo fazendo umas duas extrações seguidas só com água pra aquecer o porta filtro antes de tirar o café mesmo, e colocando a água quente nas xícaras que você irá tirar o café antes de extrair também, depois joga a água fora e aí sim faz a extração, com isso você vai garantir que a temperatura não vai cair muito durante a extração, no caso da Tramontina, você pode ainda aumentar a temperatura programada dela pelo PID, até chegar próximo do sensorial que você quer. Outra dica pra esquentar ela mais rápido é ligar o vaporizador um pouco, isso vai forçar a máquina a aquecer mais a bobina térmica, e com isso o grupo esquenta também, enfim, você vai adaptando os recursos da máquina pra conseguir melhorar a estabilidade dela.
    3 points
  2. Esse artigo é uma péssima interpretação do estudo citado. 1. O estudo original se refere a "drip coffee", ou seja, café feito por cafeteira elétrica. No caso eles usaram uma Breville Precision Home Brewer. Extração manual (v60, Melitta e Kalita) não foram envolvidos nos testes. 2. O artigo testou apenas filtros de fundo plano e semi-cônicos (que a gente chama também de trapezoidal, os populares filtros estilo Melitta aqui no Brasil). Não existe menção a filtros cônicos estilo o da v60 no estudo. 3. Misturaram os resultados. O estudo usou torra escura e torra clara nos testes. As notas "smokey", "earthy", "cocoa" aparecem para as torras escuras, com mais prevalência nos filtros semi-cônicos, mas não somente. Para a torra clara, as descrições mais prevalentes para o filtro semi-cônicos foram "citrus", "berry" e "sour", enquanto que para os filtros de fundo plano foram "dried fruit", "sweet" e "floral". Não duvido do impacto da geometria do filtro no resultado da extração, porém há diversos outros fatores a serem considerados. Além da geometria, a própria estrutura e espessura da malha do papel possuem grande influência na extração. Esses filtros comparados usavam o mesmo papel? Não ficou claro. Outro ponto interessante, citado no próprio abstract do estudo, é que as extrações no filtro cônico tiveram em média um TDS 0.24% maior. O que aconteceria se a moagem fosse ajustada para equiparar o TDS? Artigo original da SCA: https://sca.coffee/sca-news/25-magazine/issue-8/english/flat-vs-cone-basket-shape-is-as-important-as-grind-size-in-drip-brew-coffee-25-magazine-issue-8 Publicação do artigo (pago): https://ift.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1750-3841.14696
    3 points
  3. Vendo máquina manual de espresso Flair Pro 2. Usada por pouco mais de 3 meses. Acompanha todos os itens de fábrica. Impecável e imperdível para dominar a arte do espresso. Motivo da venda: Estou investindo em um moedor profissional para espresso. Valor: R$2200 Frete/Retirada a combinar. Localização: Jundiaí/SP. Importante: Disponível para envio/retirada a partir de 13/02.
    2 points
  4. Opa o jeito é ir testando, uma coisa que esqueci de falar também, é que as máquinas comerciais geralmente estão reguladas em 9bar, então a moagem não precisa ser tão fina, no caso da Tramontina, o padrão dela é fazer a pré infusão com pressão menor, mas depois ela sobe acima dos 9bar, tem gente aqui no forum que fez o ajuste na OPV pra regular em 9bar, isso melhora bastante a extração, eu ainda não tive coragem, então um ajuste que dá pra fazer é regular a moagem mesmo, se moer mais fino a bomba vai segurar um pouco mais a extração, isso também é uma coisa que pode melhorar em relação a uma máquina comercial. Agora se decidisse trocar, na minha opinião o melhor custo benefício que eu vejo hoje é uma Minibar, é uma máquina muito bem construída, e que não é tão valorizada por não ser muito conhecida, eu tenho uma e gostou muito da construção da máquina ela é toda em aço inox, a caldeira é relativamente grande pra uma máquina doméstica, com isso tem bastante estabilidade térmica, ela está no nível da Silvia, mas custando bem menos, o único porém é que não fabrica mais, aí precisa pegar uma usada e como é uma máquina antiga, precisa geralmente fazer uma limpeza de caldeira, e dar uma verificada nas conexões e na bomba, fora isso é uma baita máquina que consegue tirar um café muito próximo de uma máquina comercial custando muito menos.
    2 points
  5. Bom, o colega acima respondeu perfeitamente. Quando eu comprei ela no Aliexpress paguei aproximadamente 1000 reais, justamente porque fui taxado. A caixa é bem grande, difícil passar pela receita. E eu agradeço e endosso a opinião pessoal do colega @pirovani.. Eu fiz um anúncio, não uma intimação de compra.
    2 points
  6. MÁQUINAS DE ESPRESSO - Pasquali Máquinas (pasqualimaquinas.com.br) É possivel comprar uma rocket aqui no brasil, com nota fiscal, garantia e tudo. 16k.
    1 point
  7. Com certeza, eu não me arrisquei também, dá medo de estragar alguma coisa. Sobre a pressão, pode deixar a pré-infusão normal (o que já está pré-configurado da máquina), aí o afinar a moagem é para a hora que ela sobe a pressão mesmo, é muito difícil ficar nos 9bar, mas dá pra fazer ela ficar um pouco mais lenta com a moagem, teria que achar o ajuste que fica melhor na xícara, porque se afinar muito também fica amargo. Mas é tudo teste mesmo.
    1 point
  8. 1 point
  9. Oi Paulo, tenho interesse, mandei mensagem.
    1 point
  10. Puxa vida, que ótima explicação! Eu já pesquisei um pouco sobre a Rocket Appartamento, mas o preço é bastante salgado e teria que ser importada ou adquirir uma máquina usada por aqui. Para o momento, que é de aprendizado, não faz sentido um investimento tão alto. Sem contar o bolso que grita um NÃO em alto e bom som! Eu costumo fazer as extrações em falso para aquecer o porta-filtros, as xícaras e o grupo antes de efetuar a extração propriamente dita. Isso, de fato, melhora um pouco os resultados, mas não o suficiente para me agradar. Mas acredito que um pouco mais de experiência vai ajudar a chegar em extrações melhores.
    1 point
  11. Poxa cara eu dei todos de presente :// Se tivesse sobrado um aqui com certeza isso não seria um problema! Mas olha se procurar direito acha um no precinho por aí! Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
    1 point
  12. Deu 569 de impostos, taxas disso e taxas daquilo
    1 point
  13. A questão é que toda picopresso comprada no AliExpress é taxada. Toda. O que aumenta o valor em até uns 500 reais dependendo do humor do auditor da alfândega. Essa está em um preço padrão para vendas no Brasil. Outra coisa, e aí é uma opinião pessoal, se não for comprar ou oferecer uma proposta, não atrapalhe o post de venda do colega. Espero que compreenda o feedback! Abraços! Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
    1 point
  14. Após pesquisar e tentar achar por algum relato que desse uma pista sobre o problema, ao que parece, acabei descobrindo o possível causador. O contato! Para resolver, peguei um palito de dentes e um cotonete. Retirei um pouco do algodão do cotonete e coloquei na ponta do palito de dentes. Em seguida borrifei álcool isopropílico na ponta do palito de dentes e passei nos contatos da base e da chaleira, incluindo o pino central que tem em ambos os lados. Amanhã farei mais café e observarei se o problema voltará a acontecer, mas por enquanto, está 100% normal.
    1 point
  15. Eu tenho um K6 e nunca cheguei perto disso. A não ser que o seu veio com a calibragem muito baixa de fabrica (o meu é -9). Vc tentou aumentar a quantidade de pó? Pq moer fino demais tb pode causar canalização. Acontece muito comigo, vejo no manômetro que mesmo moendo mais fino a pressao diminui depois de certo ponto.
    1 point
  16. Eu tenho um Q2 heptagonal, que tem a mesmas mós do X-Pro. Não é a mesma coisa que o ZP6, mas tranquilamente prefiro o Q2 em coados do que a Linha K. Diria que das 3 linhas da 1zpresso, seria mais "unimodal" (se preferir essa linguagem), na seguinte ordem: ZP6 > X-Pro/Q2 hepta > K-Plus/Max/Pro
    1 point
×
×
  • Criar Novo...