Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 03-10-2023 em todas as áreas

  1. Olá. De modo algum, @DanCGC. Acho que só ficaria se fosse algum aromatizante artificial, do estilo desses que usam em cápsulas de "café" e em cafés aromatizados . Casca de laranja ou limão, tangerina... Todas podem dar um realce bem interessante. Da mesma forma que fica bom -- para meu paladar -- colocar na xícara uma especiaria, como cravo ou canela em rama, fava de baunilha, anis... Conforme o grão e o modo de preparo, pode ficar muito bom. É questão de usar uma pequena quantidade e por pouco tempo, para não se sobrepor ao café. O mesmo vale para chá preto, diga-se de passagem. Earl grey com casca de tangerina faz sucesso aqui em casa nas tardes frias. Saudações!
    3 points
  2. Mantenho a mesma opinião. E sobre BPA, encontrei esse artigo interessante: https://www.leafscore.com/grocery/why-going-bpa-free-is-harder-than-you-think/ Pelo visto, está mais fácil ter BPA ou derivados na Aeropress que na Yuropress, mas continua uma informação não conclusiva.
    2 points
  3. VENDO KIT ARAM - COMPLETO Kit novissimo, a maioria dos ítens nunca foi usada. Contendo: - Máquina de Expresso Aram (Comprada em Jun/23) - Medidor de Pressão Focus ( Recebido em Set/23) e nem instalado. - Tamper 3Bomber ( 30 Libras) novo na caixa - WDT 3Bomber (Kit de Agulhas extra) - Distribuidor Bravo - Kit Puck Screen (1.0mme 1.7mm + Base madeira) - 400 filtros de papel - Espelho em Madeira Valor total do Kit - R$ 4.196,00 Valor total com desconto (10%) - R$ 3.700,00 Opção de pagamento via Mercado Livre ou OLX com taxas por conta do comprador Motivo da Venda: Apareceu uma oportunidade de Comprar uma Rancilio Silvia.
    1 point
  4. Olá. Quatro sugestões: a primeira é procurar pela definição oficial italiana de espresso. A segunda é começar pela proporção 1:2 e ir adaptando de acordo com seu paladar. A terceira é dar uma lida no tópico adiante: Ah, sim: a quarta é não se preocupar com números mágicos. Saudações!
    1 point
  5. É chato separar várias porções de uma vez, mas depois fica mais prático, sim. Uma outra vantagem também é que você não coloca um grão que não vai usar no momento em contato com o ar.
    1 point
  6. Mezzanotte sempre tem aqui em casa porque é o queridinho da minha filha.
    1 point
  7. Grande @valacomum, legal compartilhar sua experiência. No geral, todos os grãos que comprei no MokaClub me agradaram muito. Gosto de comprar os copos de cerâmica deles que são lindos. rs . Outro que tenho gostado bastante no expresso e o Mezzanotte. Gosto muito das bebidas com leite.
    1 point
  8. Olá. Provei o grão sobre o qual você tinha comentado, @Pereira. Realmente muito bom. O que eu comprei estava com 20 dias de torra. Na hora em que abri o pacote eu senti um perfume de frutas vermelhas (groselha, cranberry); não sei se você também teve essa impressão. Na xícara eu tive a mesma percepção sua. Aproveitei para fazer um espresso romano com um pedacinho de casca de laranja pera, reforçando as notas cítricas do café. Saudações!
    1 point
  9. Chegou hoje. Já estou curtindo. Muito satisfeito.
    1 point
  10. Eu também estou bem tranquilo quanto minha compra, ainda estou aprendendo a lidar com todas as variáveis que o espresso tem e estou curtindo a brincadeira. A Aram é bem isso, é pra quem quer aprender e está disposto a gastar umas horas de testes e estudos.. se vc busca SÓ um café, ela não é pra vc mas se vc quer Ô café... vai com tudo... quanto a 9bar, eu vejo como uma referencia, quanto por que, com a Aram vc pode variar isso, não estou tendo dificuldades de chegar ou manter entre 8 e 9 mas estou evitando forçar, justamente pra não estragar o filtro e o Focus. Quanto ao atendimento e entrega deles realmente não da pra defender não, é bem complicado mesmo mas como eu já entrei nessa sabendo das dificuldades que poderia passar, já fui sem muita expectativas e com paciência, no final, não foi diferente e como não fui pego de surpresa, não fiquei frustrado ou muito incomodado (mas é chato mesmo). Com tudo isso em mente, cabe a você decidir se isso seria um impeditivo. Quanto ao Focus, tem uma publicação aqui, um pouco mais antiga, de um testes que um amigo fez e me pareceu bem interessante, como ele mesmo informa, não tem como saber se todos estão funcionando igual, mas já seve como parâmetro. No geral está sendo bem bom tirar uns espressos bem ruins (testes malucos) e outros excelentes (fazendo como deve ser), aprendendo bastante, lendo os erros e acertos postados aqui desde o inicio do projeto e com dicas que to pegando com pessoa que já sabem fazer espresso.
    1 point
  11. Regis, como eu nunca tive um DF 64, não posso opinar. Me parece um bom moedor doméstico, não? Um Ceado E37S é um moedor de classe de titã mais barato do que esse moedor. Vou repetindo, comparar moedores domésticos (mesmo caros) com bons moedores manuais, você está comparando 6 com meia dúzia. O fato do moedor ser titã ou comercial não significa que eles são caríssimos. Você tem moedores domésticos que custam 10 mil e continuam sendo moedores domésticos...Lâminas pequenas...em geral serve pra single dosing, mas o Ceado também. Isso dando um exemplo...dessas marcas e outras você encontra opções até mais baratas. Pra quem está começando, vocês sugerem um K6, depois pegar um Bravito e passar pra um Kinu ou algo assim? Nisso a pessoa já gastou o que, uns 5 mil? Moendo no braço, usando parafusadeira...Um Fiorenzato f64e muito comumente sai mais barato, qual é a dificuldade de usar um moedor desse? Nenhuma. Máquinas são outra etapa. Eu uso máquinas simples, sem OPV, sem solenóide, sem modificação, uso apenas tamper na minha rotina. Não tenho balança, não tenho WDT, não tenho nenhum acessório além do tamper. Creio que eu obtenha ótimos resultados com máquinas extremamente simples e quero sinalizar que isso é possível pulverizando menos o investimento na máquina em si ou em acessórios ou tunagens que se fazem necessárias porque o referido moedor exige que você erre o mínimo possível, ao passo que com um moedor desses como citei, você nem precisa acertar de forma totalmente precisa pra ter um excelente resultado. O valor intimida, ninguém gosta não, mas invés de comprar 4-5 moedores em 10 anos, esse tipo de moedor exige muito pouca manutenção em ambiente doméstico e dura décadas, sem esforço, sem sujeira...ah, realmente. Sou da época dos primórdios deste fórum, pode acreditar que li bastante assim como repassei bastante conhecimento também, da época que realmente debatiamos aqui e havia um intuito de aprender e compartilhar conhecimento respeitosamente. Divido a experiência com vocês. Bons cafés a todos ☕☕
    1 point
  12. Maravilha, a discordância é o que faz do fórum tão importante. Eu recomendo esse tipo de moedor pra viagens ou pra usar no trabalho ou algo assim. Como hobby, eu pelo menos, prefiro algo com uma qualidade definitiva, uma experiência agradável. A máquina em si pode ser super simples, o moedor não. É meu nível de exigência, o que julgo "ideal". É tudo uma questão de parâmetros. Quando tiver oportunidade, use um desses moedores e veja se seu nível de exigência se mantém. Bons cafés a vocês ☕☕
    1 point
  13. Olá Regis. Agora me diga, como você vai ter um parâmetro de comparação com os moedores que estou falando? Pra quem nunca usou moedores assim, pode não fazer sentido, mas já no primeiro uso fica muito claro. De qualquer maneira é apenas minha opinião. Trabalho com café há 13 anos, compreendo que qualidade da moagem é difícil de entender mesmo, é muito comum desprezar a sua importância. Meu parâmetro são moedores definitivos como alguns da Macap, Nuova Simonelli, Ceado, Eureka e Rancilio como o Kryo, de preferência moedores com lâminas de diâmetro grande. Isso em contraste com outros tantos de qualidade inferior que tive ao longo dos anos, praticamente todos que existem no mercado nacional. Moedores domésticos dispõem de lâminas inferiores a 64mm que em geral móem tão lentamente que a fricção das lâminas com o grão vira energia estática que gera bolinhas ou que torram o café no ato da moagem porque a fricção se transforma em calor. Pra chegar no seu moedor manual predileto, normalmente o iniciante passa por outros, como aqueles de lâmina ou outros moedores como os Baratza que são caros e limitados e têm pecinhas de plástico. O parâmetro que eu tenho é de moedores superiores que têm valor inferior do que um conjunto equipamentos até você chegar no ponto que você deseja pra ficar satisfeito. Não estou dizendo que seja impossível fazer café espresso utilizando um moedor manual, estou dizendo que conforme o nível de exigência cresce, normalmente a pessoa vai fazendo vários upgrades que ao longo dos anos se transforma numa experiência muito mais cara. Se você não pretende jamais mudar de um k4 ou da Poemia, poxa que ótimo que esse equipamento atende, o importante é isso mesmo, chegar num ponto ideal que atenda e ser feliz. Há pessoas que têm um nível de exigencia maior e exatamente por isso existem equipamentos para todos os gostos. Agora recomendo a experiência de uso de um moedor com lâminas grandes, alta precisão e controle de peso. Imagine se desde o primeiro café da sua vida em casa você dispusesse desse equipamento, e imagina que ao longo de dez anos você poderia ter tomado café dessa maneira logo desde a primeira a vez. Ou a pessoa pode fazer como eu que comprei uns 8 moedores antes de trabalhar com café até entender o que era um bom moedor...eu gostaria de ter aprendido mais rápido, peguei o caminho das pedras hehe...tem outros tantos aspectos da moagem que vão muito além do que pensamos ser uma boa extração...Enfim, como o criador do tópico perguntou, continuo afirmando que se a dúvida é um determinado moedor manual e um moedor doméstico qualquer, você vai ter uma qualidade muito parelha, somente realmente passando pra um outro patamar é que você vai ter noção de como poderia ter sido tudo mais fácil e pode ser muito mais barato do que se imagina. Bons cafés a vocês ☕☕
    1 point
  14. Não é uma necessidade, apenas como o Philip disse, esse é o caminho das pedras. Acho maluquice indicar um moedor desses pra alguém que está começando e vai associar fazer café com fazer esforço. Pra moer café você pode usar até uma pedra...Apenas você encurta muito a linha de aprendizagem, aumenta a curva de erro e adquire algo com excelente qualidade de uma vez, sem gastar 1000 pra começar, fazer gambiarra com parafusadeira, depois 2000, depois outros 2000, depois mais não sei quanto com mil alterações em máquinas, depois comprar todos os acessórios possíveis na ali express pra tentar chegar anos e anos depois no que você teria logo de cara apertando um botão. É justamente pra quem não tem grana que eu dou a dica...quem quiser pulverizar dinheiro em equipamentos de baixa qualidade, tudo bem também...O atalho me parece mais razoável. Digo isso por experiência própria, mas pra quem quiser espalhar dinheiro em um monte de coisa sem nunca dar o salto definitivo e passar anos e anos até aprender o caminho, tudo bem também, é só minha opinião. Agora comparar o uso de um moedor desses tipo K4 com a de um moedor titã também não dá. Aí ultrapassa a opinião e vai pro senso comum. Ao longo de uma década quem vai por esse caminho vai trocar de moedores várias e várias vezes, vai gastar mais e vai ter uma experiência muito mais penosa, do que simplesmente apertar um botão, programar tudo exatamente da forma que você quiser, com regulagem micrométrica infinita em 3-4 segundos apertando um botão, sempre repetindo a mesma operação garantindo consistência. Não é uma questão de valor de determinado moedor contra tal outro determinado moedor... é que somando balança, acessórios, apetrechos, tunagens, desperdício e sujeira, você invariavelmente vai gastar mais porque se fazem necessários por se tratar de um equipamento de baixa qualidade, coisas que um bom moedor dispensa..gosto é gosto, por isso esses equipamentos existem.
    1 point
  15. Sim @valacomum é verdade, mas uma coisa que o iniciante costuma desconsiderar é que somando o gasto da troca de equipamentos ao longo dos anos conforme o nível de exigência pessoal cresce, somando o gasto com café ruim (azedo, mal moído, ou moagem inconsistente que faz um espresso ótimo e outro ruim em seguida), somando o desperdício e tudo mais, quase sempre sai mais barato e invariavelmente mais satisfatório escolher logo um moedor definitivo do que ficar pingando de 2 mil em 2 mil em Moedores manuais que móem muito parecido com moedores elétricos domésticos que também são caros e não entregam um primor. Claro que dói no bolso, mas ao contrário de doer em parcelas você já fica logo satisfeito desde o primeiro uso, invés de passar anos tentando aumentar a margem de erro usando outros apetrechos igualmente caros e que seriam inúteis no caso de um bom moedor de verdade. A sugestão pra quem não quer gastar é comprar uma máquina mais simples, gastar menos com acessórios e distribuir menos o gasto e realmente concentrar num moedor bom de verdade. Até porque esses moedores domésticos dessa marca de Taiwan são bem caros pro equipamento de fato, apenas um moedor doméstico e os melhores moedores manuais ficam mais ou menos nessa faixa de satisfação e também são caros. Isso é somente minha opinião, não vale a pena ficar pulando de galho em galho espalhando investimento sem realmente subir de nível de vez.
    1 point
  16. Pessoal, moedor é importante, é a parte mais importante de todas da rotina. A pessoa que compra moedor corretamente, vai comprar um único por décadas. Normalmente quem está começando quer investir em tudo menos moedor, e aí começa a brincadeira de comprar um monte de ferramentas inúteis, fazer mil alterações nas máquinas, uma coisa totalmente sem sentido a não ser que seja um hobby. Quer um espresso de qualidade de cafeteria? Compra um bom moedor elétrico e paga por isso. É melhor do que comprar um monte de moedores ao longo dos anos, tomar muitos cafés ruins, ter bastante trabalho, fazer força de forma desconfortável e desperdiçar café à toa e depois de uns 5 ou 10 anos entender que você podia ter tomado ótimos espressos apenas apertando um botão, sem desperdício, sem sujeira, sem esforço e sem gastar milhares de reais a mais com uma experiência pior. Não digo que não seja possível, só é infinitamente mais trabalhoso e de modo geral uma experiência muito pior ter que fazer tudo dessa forma. O alívio de quem sai dos manuais é imediato. Acaba sendo melhor gastar logo e ficar satisfeito desde a primeira vez do que evitar esse custo por anos e anos tomando café ruim e ainda fazendo esforço, principalmente gastando com acessórios e modificações que você não precisaria se tivesse um moedor bom. Ah, e com moedor bom, não me refiro aos que são tidos como bons moedores domésticos...se o parâmetro for outros moedores domésticos e moedores manuais, eu diria que a maioria fica mais ou menos parelho e aí sim, a depender do moedor manual existe a possibilidade de ser melhor do que moedores domésticos caros. Enfim, deixo minha opinião, invistam num moedor de classe comercial ou titã e sejam felizes, não comprem moedores domésticos com lâminas pequenas que em geral não são bons moedores. Bons cafés a todos.
    1 point
  17. Ultimamente tenho comprado pelo shopee por causa do frete grátis. Sítio da mata, Dividendo cafés, Bom cerrado e Landulfo são cafés mt bons com um ótimo CxB
    1 point
×
×
  • Criar Novo...