Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 16-10-2023 em todas as áreas

  1. Márcio, muito bom seu trabalho com os testes. Só queria trazer uma informação relevante: 1zpresso e Comandante medem coisas diferentes no ajuste de cada clique. O Comandate se refere ao espaço entre as mós (burr gap), ou seja, cada clique aumenta/diminui estimadamente 30μm o espaço entre as mós. Já a 1zpresso a cada clique o cone das mós desce/sobe Xμm (o número depende do modelo). O burr gap é uma estimativa, pois devido a geometria complexa é muito complicado calcular com exatidão.
    2 points
  2. 1 point
  3. Boa! Essa do C40 medir o burr gap, não sabia. Concordo que é muito complicado porque vai depender da geometria da mó. Eu já tentei montar um modelinho de regressão linear para tentar achar relações entre burr gap, distância vertical e tamanho das particulas resultantss de alguns moedores. Mas desisti...rs Valeu! Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
    1 point
  4. Não testei com torras escuras, mas com médias ele se saiu bem na Chemex, no Origami e na AeroPress. Em todos estes métodos, obtive um resultado bom na xícara.
    1 point
  5. Nunca testei com a parafusadeira. Eu vario entre o click 87 e o 92 acertando o tempo de extração. Exige uma força considerável mesmo, dependendo do grão, mas acho que dá mais trabalho pegar a parafusadeira, acoplar, ligar. Acabo optando por fazer a força mesmo, para fazer para uma dose apenas não acho muito prático. Sinto falta quando choca, dá errado e preciso fazer novas tentativas, daí é mais chato.
    1 point
  6. Compartilhando alguns testes, não exaustivos, que fiz: Verifiquei os alinhamentos do JS e ZP6 para ver se estavam parecidos e comparei com os outros. Partindo do zero (1o ponto onde as mós de tocam e a alavanca para de girar) e verificando quantos clicks foram necessários para as mós pararem de se tocar. JS - 8 clicks com precisão 25mic = 200mic ZP6 - 9 clicks com precisão 22mic = 198mic Os outros 1zpresso que usei: kpro (9x22=198), jmax(20x8.8=176) Também verifiquei para o Comandante C40 (6x30=180mic) e Apollo - 24 X 10mic = 240 mic Para o kinu nao consegui fazer porque os modelos novos ja vem com uma referência de mínima que nao é possivel moer mais fino que isso. Assim, entendo que todos os acima estão bem alinhados. Estou considerando que valores < 300mic significam bom alinhamento. Não achei nada científico sobre esse valor, assim é uma estimativa minha mesmo pelo exemplares que tenho e testei. Posso estar errado, e se alguém souber, me corrige por favor. Em termos de resultados de moagens não vi diferença nas médias de testes que fiz na kruve usando moagem media e media grossa. A sensação de moagem também é similar, mas pela alavanca do zp6 ser maior, é mais fácil de moer. No teste nos coados (v60 e kalita), fica bem difícil de saber o diferença... em alguns cafés com torras médias com notas mais doces tipo açúcar mascavo, mel, caramelo, pareceu que o ZP6 produziu um pouco mais de adstringência. Pode ser que nesses dias meu paladar estivesse alterado ou pelo fato do ZP6 ser novo em folha, não tendo suas mós amaciadas, enquanto que o JS já está um tempinho comigo. Enfim, na prática, entendo que geram os mesmos resultados. Obs: o JS já está reservado e será vendido para um colega aqui do fórum. Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
    1 point
  7. Impressões sobre a Aram (de um iniciante em Espresso). Comprei a Aram em meados de julho e a recebi no final de setembro. Li esse tópico de modo incessante, e me preparei para os atrasos. Como os demais colegas, avisaram 2 vezes que atrasaria. Depois que a recebi tive uma surpresa: é bem mais linda do que esperava. O design é fantástico. Após a montagem (achei fácil montar sozinho, embora tenha achado a base pesada. Exige que se coloque numa superfície que não arranha fácil). Depois de errar e errar, consegui um espresso que a meu paladar saiu excelente. Doce. Encorpado. Boa crema. O café foi o manifesto que a Aram enviou (em grãos). Os sachês moídos todos fizeram a linha vermelha do focus levantar rápido demais. Julguei que estavam moídos finos demais ou que eu não soube controlar a quantidade de pó no porta filtro. Dados genéricos: Regulagem 3 no k-ultra. (Um pouco mais ou menos a depender da quantidade de pó. Curiosidade: em coados, julgo que o k-ultra gera fines demais e sempre regulo a mais do que indicam. No Espresso, vale o contrário dessa lógica). 19g de café. Wdt, distribuidor e tamper. (Aprendi com o Hoffman eo Gabriel da Unique). 3 escaldos. Porta filtro aquecido também... E Caputz!, espresso fenomenal. Beeeem melhor do que aqueles que encontro em Maceió. @milacsevernini foi a professora master! Muito obrigado pela paciência. Complemento: Para esclarecer dúvidas e dar um suporte instrucional, nada a reclamar da Aram. O Focus parece ótimo também. Chega a 9 bar... E não trava. Não identifiquei problema com excesso de graxa. Será que foi um funcionário novo/aprendiz?
    1 point
  8. Agora que liberou a certificação pros Estados Unidos, perdi esperança de receber esse ano. Provavelmente vão priorizar os pedidos de lá...
    1 point
  9. Acabaram de anunciar que vão mandar os primeiros 078 para os países do 1⁰ grupo! Agora vai!! Não estamos nesse grupo, mas em breve devemos ser contemplados. Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk
    1 point
  10. Bom, meus caros @Emerson_ e @Pedro Freire Eu acho que consegui encontrar a conexão. Depois de muito buscar e tentar importar sem sucesso, acabei encontrando a conexão em uma loja de hidráulica aqui na minha cidade por indicação da empresa que fabrica o item. Essa é a conexão, com as especificações de acordo com as necessidades para esse tipo de uso (o site não envia para o Brasil): https://www.mscdirect.com/product/details/68967892 O distribuidor desse produto no Brasil é a Racitec, para o caso de alguém que também estiver atrás e quiser economizar alguns fios de cabelo E nas fotos abaixo eu mostro a conexão e ela acoplada na OPV. A rosca encaixou perfeitamente. Eu estive conversando com um técnico de confiança que trabalha com isso e em breve iremos fazer essa modificação. Espero que dê tudo certo. Se der eu posto por aqui para servir de ajuda para outros colegas interessados.
    1 point
  11. A 6ª edição do Guia do Barista: da Origem ao Café Perfeito foi lançada em Junho de 2023 e trouxe um conteúdo revisado e ampliado. O material está muito bom. Foi totalmente atualizado principalmente no capítulo dedicado a filtrados, e nos assuntos referente a torras, análise sensorial e cafés da espécie canéfora. O Edgard Bressani realmente preparou um material de primeira com muita informação útil para baristas e aficiodados do mundo do café.
    1 point
  12. Não tenho o paladar apurado como os nossos colegas, mas achei que o K-Ultra traz uma clareza maior nas notas, o que me agradou bastante. Eu também gostei de usar ele nos espressos.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...