Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 28-05-2024 em todas as áreas

  1. Que curioso, ja tirei extrações muito boas com o ZP6 indo pro mais fino, longe de ficar tão ruim assim. Mas concordo demais com o @Valeri que a temperatura e o método influenciam pra caramba nesse moedor, muito mais que o meu antigo Breville, que eu nem prestava muita atenção nisso. Se eu fosse vc, só usaria o C40, uma vez que está mais em linha com seu paladar.
    3 points
  2. Eu usei essas recomendações do Pedro quando comprei o ZP6 e tenho que dizer que me agradou muito. Atualmente uso o click 50 com 3 despejos e para meu paladar fica muito bom.
    1 point
  3. Por um bom tempo utilizei o zp6 no click 35 e foi minha maior surpresa em relação à ele. Mas deixei de utilizar porque percebi que, por mais que a cama do café ficasse seca, na xícara tinha um "muddy flavor". Não sei bem o que seria uma boa tradução para o termo, mas escutei pela primeira vez nos vídeos de Brian Quan e deu pra captar o conceito. Hoje pela manhã vi sua recomendação de receita e resolvi fazer o teste novamente, a cama do café quase beirando o lamaçento, mas na maior parte estava seca. Já na xícara, enquanto quente, estava excelente, bem extraído e com uma acidez suculenta sem igual, mas esse tal de "muddy flavor" estava lá. É como uma sensação terrosa e adstringente no fim do gole, mas longe de estar amargo. Por isso decedi utilizar menos esse click. Daí tenho utilizado entre 40 e 45 clicks, para receitas de 3 à no máximo 4 despejos e temperatura até 91º. E entre 50 e 55 clicks para o método 4:6, que voltei a utilizar ultimamente e tenho obtido excelentes resultados, com xícaras limpas e complexas.
    1 point
  4. Só atualizando o projeto hahaha Gaggia agora conta com um PID da Barista Gagdet (ignorar a tampa mal ajustada)
    1 point
  5. Sim. Dos 3 cafés que recebo no clube 1kg; normalmente um é de torra clara, outro torra média clara e outro torra média.
    1 point
  6. Editei a publicação acima inserindo mais um vídeo.
    1 point
  7. Tenho o 1Zpressio ZP6 Special desde o dia 6 de outubro de 2023. Já passei pelas moagens que você citou e posso dizer que o segredo para o café ficar bom com ele está na temperatura e na maneira como você faz o despejo da água. Atualmente, ao fazer com o método Origami, que é semelhante ao Hario V60, tenho utilizado a regulagem 0.3.6 (36 clicks), a água em 91°C e o despejo faço inicialmente de forma lenta e no centro até que as bolhas maiores de gás carbônico comecem a sair na superfície para depois molhar até a borda fazendo os movimentos circulares de dentro para fora (dá mais ou menos entre 60g e 70g nesse primeiro despejo). Espero até que a água passe toda pelo bolo de café e comece a pingar para que eu possa iniciar o segundo despejo, onde eu repito o mesmo processo anterior, mas como o pó já está molhado, não demora muito tempo para fazer essa etapa. Em seguida, aguardo a água passar toda para depois fazer o último despejo, onde despejo a água até completar 320g na balança (uso 20g de café para 320g de água). Nesse último despejo, eu faço um primeiro movimento circular para molhar toda a área, depois um segundo com um alto fluxo de água e por fim um terceiro com um fluxo mediano. O café passa entre 2:30 e 2:45 mais ou menos.
    1 point
  8. Uso 50 a 55 nos cafés da UM coffee com método 4:6 do Kasuya, em geral. Temperatura da água 95 no geral..
    1 point
  9. Interpretei mal mesmo. Foi mal. Se não gostou do resultado, venda o ZP6 e continue com o C40 como está fazendo. Eu mantenho ambos porque gosto deles para usos diferentes e pada mim da um equilíbrio sim! Paladar é muito pessoal e nem todos sentem ou descrevem da mesma forma. Bons cafés!
    1 point
  10. Bom dia. Tudo bem? Sempre tem gosto pessoal e não tem certo nem errado. É o que te agrada. Só compartilhar algo que pode estar acontecendo. O ZP6 dá tanta claridade nos coados que às vezes fica tão claro (as notas ficam tão evidentes) que perde a característica de café e fica mais para um chá. Por isso minha preferência para o C40, kinu, j ultra para torras médias e mais desenvolvidas no geral. Aqui estamos falando em cafés especiais. Quando se utiliza esses de mercado, não especiais, vários tem defeitos sensoriais e acabam fazendo uma terrinha escura para disfarçar...sem desmerecer, mas isso é fato. Acontece que aí vai aparecer amargor desagradável mesmo. E juntando o fato do zp6 gerar uma claridade tremenda, pode ser o que está acontecendo contigo. Acho que o C40 por não ser tão claro assim nas notas não faz ressaltar tanto o amargor. Talvez, até um C3 pudesse gerar um café menos amargos que o zp6. Se quiser tentar ajustar a extração com zp6 pode diminuir a temperatura da água para extrair menos. Assim, pode ser que o amargor não venha tão intenso. Bons cafés!
    1 point
  11. Só para dar o feedback para vocês. Acabei optando pelo df64, fiz o pedido no site e escolhi a entrega expressa em 1-3 dias úteis. Já tem uma semana que fiz o pedido e ainda não postaram, de modo que quando chegar eu já terei voltado ao Brasil e eles não estão aceitando cancelar o pedido. Enfim… para quem está em viagem acho que não é uma boa escolha.
    0 points
×
×
  • Criar Novo...