Ir para conteúdo

Edx

Senior Members
  • Total de itens

    226
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    8

Tudo que Edx postou

  1. Acrescentando lenha ao debate: Se estiver pensando em manutenção de médio a longo prazo, vá no Bravito. Até os 1zpresso que são fáceis de conseguir no ali, são ruins (ou dão muito trabalho) buscar peças de reposição, devido ao fato de que a central não envia mais ao Brasil. Com o Bravito, você terá o-ring e qualquer suporte imediato. Não tenho o kinu, mas tenho o bravito. Sugiro pesar também o fator "manutenção".
  2. K-ultra é excepcional e, a meu ver, mais custo x benefício que o zp6. Mói rápido, macio, bem construído. A única coisa de que não gostei foi o copo magnético. Escorrega e cai fácil (questão pessoal, apenas). Tive um k-ultra e tenho o Zp6. Se fosse para ter um? K-ultra com certeza. K6 nunca usei. No sensorial, o k-ultra (em comparação ao comandante, bravito e zp6) traz um sensorial equilibrado nos coados. Não pende para uma acidez vibrante e nem exclui o corpo da bebida. A depender do seu paladar, será excelente a escolha.
  3. Que coisa! Estava de olho nesta máquina para acompanhar minha Aram. Há de se aguardar os encaminhamentos. Pela reportagem/matéria enviada, há um "Recall" nos EUA.
  4. Edx

    Café e literatura

    Parabéns pela iniciativa! Vou procurar contribuir. São meus dois interesses: café e literatura!
  5. Edx

    [REVIEW] NineAM - Mini

    Até pensei testar. Mas estou "proibido" de entrar com material de café em casa. Rs
  6. Edx

    [REVIEW] NineAM - Mini

    Parece que está disponível o de 10! Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$232,12 69%de desconto | NineAM-Mini Moedor de Café Portátil Manual, Alta Qualidade, Ajustável 7 Estrelas de Aço Inoxidável Burr, Café Acessórios, Mão Ferramenta Moinho https://a.aliexpress.com/_mrNDty4
  7. @MarcioMO desbastou o filtro com lima ?
  8. Tenho spray mas decidi não usar. Tive a experiência de morar em lugar seco, e atualmente moro em lugar úmido e próximo ao mar. Por experiência, esses estudos simulam temperatura ambiente até 25 graus e umidade controlada. Quero ler mais a respeito para entender efeitos e riscos. Para mim é importante ter a certeza de que ao utilizar spray não estarei contribuindo para aumentar alguma flora fúngica dentro do moedor... Mesmo assim valeu pela dica.
  9. Acho que é natural dos modelos da 1zpresso. Consta até naquele manual deles. Você usa grãos com torra clara? Tenho usado clara e média clara da Unique cafés. No k-ultra e no zp6 é a mesma história. Um pequeno ajuste de calibração após sucessivas moagens de torra clara.
  10. Um detalhe no zp6. Depois de algumas semanas, precisei calibrar novamente o ponto zero. Outro detalhe da 1zpresso após cortar o envio de produtos ao Brasil: a dificuldade de conseguir peças de reposição. Eu enviei e-mails sugerindo disponibilizar acessórios no Aliexpress, e eles me sugeriram utilizar endereço nos EUA ... (Não sei se foi ironia ou sugestão para redirecionador).
  11. Olá, Pirovani. Que bom que gostou do ZP6, e é interessante notar que sua experiência tem sido boa. Melhor ainda é saber que há opções de moedores que nos ajudam a explorar esse universo... Eu concordo que ele é instável em pé, e gostei do fato do copo ter rosca e não imãs. Não me adaptei aos imãs da 1zpresso que testei e isso por motivos diversos. Mas ainda assim creio que ele vai muito bem com cafés com notas mais cítricas ou cafés fermentados do que com cafés mais "caramelos". E claro. Vale testar sempre e jogar com as variáveis. Penso isso após usar lado a lado com o bravito (com a mó de coados) e lado a lado com o comandante x25. Fiz testes com o mesmo grão onde a variação estava apenas na torra (clara, média clara e média), O ZP6 realçava as notas de uva verde e reduzia o corpo da bebida. E confesso que me pareceu interessante usá-lo para cold brew. Mas é fato em nível básico: preparo café com o zp6 e outro moedor e, em teste cego, a pessoa já logo diz: esse tem corpo e esse lembra chá. E por fim teve um café que ele brilhou: frutas vermelas da black tucano (o de embalagem rosa).
  12. Edx

    Jaffee J2S - como usar?

    Olá, Supondo que você seja iniciante nesse universo de moedores manuais... Penso que o incansável e generoso @MarcioMO, com certeza, possa te ajudar a ter um norte. Eu confesso que seguiria o Octávio. Enviaria uma mensagem ao vendedor enquanto buscasse duas coisas: 1. Alguma régua/guia de moagem para imprimir e comparar com testes de moagem (terá de gastar algum café mais barato para isso) 2. Colocaria na volta 2 e começaria a testar para ter um ponto de partida para café coado. Seja no Melitta ou em outro método que tiver em casa. Boa sorte, Deve existir em algum site uma régua de referência como esta para imprimir: https://www.amazon.com.br/Generic-Referência-grossura-rugosidade-suprimentos/dp/B0C5LC971J#immersive-view_1701731746223
  13. Tenho feito esses testes apontados pelo Marcio e está certíssimo! Para meu paladar, o X25 (C40) tem entregado uma xícara mais equilibrada. (No V60, técnica próxima do Hoffman).
  14. Você tentou mexer na granulometria primeiro? Eu sugeriria entrar em contato com a Aram antes, caso não queira ter o trabalho de desmontar. O meu estava duro no início. E isso durou 3 a 5 extrações . Quando diminuí a quantidade de água e regulei a granulometria da moagem, tudo ficou mais fácil. (até agora). Complemento: a quantidade de pó também influencia.
  15. Ao nível do mar, fez toda diferença pré aquecer o porta filtro.
  16. Olá, Sou iniciante nos espressos e comecei pela Aram. Se o Focus não subiu, e se tudo estiver bem, provavelmente está grossa demais a moagem. Vá anotando e testando. Passo a passo. Como os cliques no C3 são esparsados para espresso, tente coloca mais pó. Compactar com cuidado. Usar café mais tradicional (achocolatado com torra média/média escura). Não há outra forma a não ser testando e anotando. Comigo, escaldo a Aram 3vzs com água a 100 graus. Na quarta água, o termômetro marca entre 93 e 90 graus. Como o porta filtro já está previamente aquecido, o café fica bom. Com porta filtro frio, o café não sai legal. Fica ácido ou perde temperatura rápido demais. Uma coisa é certa: Aram, para mim, exige paciência e ritual. Adoro fazer o café nela. Mas bebo pouco espresso e só a utilizo quando estou bem acordado. Nada de levantar da cama e me aventurar nela.
  17. Edx

    Bravito para Coados

    Não sei se o lugar melhor seria aqui: entre ZP6 e Comandante para cafés com torra média, qual entregaria uma xícara mais redondinha? (Para mim seria notas de caramelo, frutas vermelhas, acidez equilibrada...). Valeu!
  18. Aos interessados/as, A wacaco lançou o esperado https://www.wacaco.com/products/picopresso-gauge Picopresso Gauge. Será que daqui a pouco sai o filtro IMS deles?
  19. Edx

    Bravito para Coados

    Márcio, No trecho em que diz: "para coados prefiro os resultados de outros moedores ou da mó padrão " Outros moedores seriam o C40, por exemplo? Esse é o "campeão" na clareza das notas dos coados?
  20. Alguém ainda usa a cafflano? Boa durabilidade?
  21. Agradeço a confiança do @Zephyyr. Postarei bem embalado no dia combinado. Moderadores, podem fechar o tópico.
  22. Car@s, Vendo distribuidor da ikape gravitacional. Novo. Sem uso. Na caixa original. O motivo da venda é a compra de distribuidor da Bravo. Preço: 200 reais mais frete pago pelo comprador (a). No ali: O mesmo modelo custa 235.
×
×
  • Criar Novo...