

regisassao
Senior Members-
Total de itens
1.797 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
182
Tudo que regisassao postou
-
Faz upgrade pra v3 e modulo headless. No seu caso, que fez lego, é só a troca de microcontrolador e compra do módulo headless. No meu, seria a PCB inteira, sai mais caro. Ou nao consigo usar OTA, o que tbm não é um grande problema. E talvez tenha limitações na quantidade de fases por perfil, acaba sobrecarregando o microcontrolador.
-
Essas perguntas sao muito complexas e difíceis de medir: O termopar é bem preciso, mas ele mede a temperatura da carcaça do boiler, nao do vapor. Enquanto estao em equilíbrio, dá na mesma. Porém, dentro do boiler, a pressão deve estar bem mais alta. Ao sair do boiler, o vapor se expande, perde pressão e temperatura. A temperatura no bico não será a do vapor dentro do boiler. E os termostatos, PIDs e Gaggiuino não estão considerando a temperatura externa, e sim uma temperatura capaz de gerar um bom volume de vapor, mais seco de preferência. Não acredito que faça muita diferença usar 130, 140 ou 150 graus para a longevidade do boiler. Porém, pode ter um desgaste maior em o-rings, por exemplo, que trabalharao em temperaturas mais elevadas. Se está vaporização bem com 130 ou 140, eu nao iria alem disso. Mas se eu nao estivesse satisfeito, iria tranquilamente até 150. Já sobre a primeira pergunta, so tenho conhecimento teórico como save, mas entendo que na vaporização não queremos mais temperatura, queremos mais microbolhas de ar emulsificadas no leite. Então, a temperatura é um auxilio indireto, pois dentro do mesmo volume de boiler, mais temperatura e pressao significa mais quantidade de vapor. Numa maquina com boiler menor, isso é mais critico, por isso jogam a temperatura la em cima na Gaggia. Numa Silvia, com volume 3x maior, você poderia ter temperatura mais baixa e mesma quantidade de vapor. Ou pode aumentar tambem para 155 e ter ainda mais vapor.
-
Não só na Europa, alias.
-
A Silvia tem um termostato de proteção, como qualquer outro, mas que abre em temperatura mais elevada. Algumas máquinas, como a Philco, possuem termofusivel.
-
Se quiser tentar, eu fiz uns tutoriais bem detalhados, com vídeos e por escrito; Instruções escritas em www.espressohackers.com
- 5 respostas
-
- técnicos
- philco 15 bar
-
(e 2 mais)
Tags:
-
Pelo que entendi, eles jogam la no alto nao apenas porque o boiler é pequeno, mas para tirar um vapor mais seco, que favoreceria a vaporização. Mas a galera que tem PID precisa ter cuidado com o offset: no Gaggiuino sao 155 no boiler. Quando colocamos PID e um offset de -12 pra ter a temperatura real no bolo igual ao nosso alvo, também teremos 167 se colocarmos 155 pra vaporizar. Nesse caso, acho que o termostato de proteção desarma o circuto (se nao me falha a memoria é em 165).
-
Difícil achar quem faça. Sugiro comprar uma usada quando aparecer aqui. Tem uma Prima Latte tunada a venda tbm do @Giorgio B L Felipe caso tenha interesse. A dele tava bacana.
- 5 respostas
-
- técnicos
- philco 15 bar
-
(e 2 mais)
Tags:
-
Não sei se ajuda, mas aqui eu tento ajudar as pessoas a ecolherem suas maquinas por perfil de uso. Normalmente, começamos pelas características das máquinas pra ver o que serve para o nosso uso. Eu acho mais interessante ver qual o perfil de uso e depois ir para as máquinas daquela categoria:
-
Aqui eu explico essa questão:
-
Máquina Kafmasino One no Brasil. Comprariam?
regisassao respondeu ao tópico de Pedro7 em Máquinas de Expresso
Replicando aqui tbm: -
Kafmasino One Smart - concorrente da Decent
regisassao respondeu ao tópico de regisassao em Máquinas de Expresso
O diferencial deles é o software. É um Gaggiuino comercial. Porém, investiram no software para poder compartilhar perfis, criar uma comunidade, ter um app proprio, como fez a Decent. Na época que lançaram, o Gaggiuino ainda nao tinha essas capacidades, mas com a V3, tem. Então, hoje, eu diria que Gaggiuino pode sair por uns 900 euros se você souber fazer e Kafmasino por 1300 euros pra quem não sabe. E eles tem avançado bem no desenvolvimento do software. São dois irmãos, se nao me engano, baseados em Madri. Parecem gente boa, inclusive. Ja troquei emails com um deles. -
Vao ter que comer muito arroz com feijão. O Gaggiuino é tão azeitado, em cada mínimo detalhe, que acho muito complicado outros chegarem perto no curto prazo. E eles optaram por baratear, abrindo mão de features importantes como flow e pressure profiling. Quanto mais conheço, mais comprado fico no Gaggiuino. Ah, tem a comunidade tbm: muita gente foda ajudando o Zer0-bit.
-
Para quem for instalar o seu Gaggiuino, eu fiz uma série de vídeos desde uma introdução para iniciantes, passando pelas opções de compras, como gravar o firmware na PCB e na tela, e a instalação completa, mostrando fio a fio, conector a conector, como fazer a montagem. Os vídeos estão em inglês, mas com legendas em português e inglês revisadas manualmente para evitar a tradução macarrônica. O próximo vídeo deve ser sobre a instalação e calibração da balança. E futuramente, farei os vídeos com a instalação em uma Silvia. Seguem os vídeos, mas está tudo numa playlista:
-
Façam uma busca aí. É um tipo de afirmação grave pra se fazer nao tendo acontecido comigo, então, prefiro não identificar, mas foi reportado por mais de uma pessoa.
-
Acho que ele se referia especialmente a um caso famoso que chegou a entregar café com datas de torra no futuro... Torrefação conhecida no meio, inclusive.
-
Eu colocaria PID mesmo na E24. Nao vi esses testes, mas ainda que seja estável surfando, as vezes precisamos de uma temperatura um pouco mais alta ou um pouco mais baixa. A estabilidade muitas vezes é numa temperatura que nao sabemos qual é. Muitas vezes atende, as vezes quero fazer um fermentado no espresso e fica faltando aquele ajuste fino na temperatura. Mas é questão de perfil tbm.
-
Vai na V2. Na caixa, dificil uma máquina caber na mala. Geralmente colocam uma caixa dentro de outra caixa e despacham como volume extra. Paga uns 100 dólares por volime extra, tem que checar as regras da sua empresa aérea. Fora da caixa, o pessoal enrola com bastante plástico bolha (vi uma Silvia ser trazida assim da Espanha), a maquina pode ate quicar se cair kkk. Ai cabe.em algumas malas sim.
-
Em Sao Paulo Capital, eles entregam no mesmo dia ou dia seguinte dependendo do horario do pedido. Ei já comprei com eles e não tive problemas. Só o sensorial que nao bateu com o meu paladar, mas isso acontece com várias e nao necessariamente é demerito da Torrefação. Eu nao curti muito a Manhattan, por exemplo, que é tida como uma das melhores do mundo, mas gosto muito da Friedhats que tbm é super renomada e gosto de uma Torrefação local na minha cidade que ninguém conhece chamada Roast Factory... Ainda sobre data de torra, é comum algumas enviarem com uma semana de torra e vc pode perder mais uma na logística. Por isso, quando não é aquilo de peça ate domingo porque torramos 2a e enviamos na 3a, eu especifico que prefiro esperar e receber a torra mais Fresca (quando eu preciso). Ainda sobre a Crio, conheço muita gente feliz com o atendimento lá. Eu continuo recomendando principalmente pra galera de SP Capital precisando de um SOS.
-
Atualização MOD PID + Relé SSR Philco 15 bar base para outros modelos!
regisassao respondeu ao tópico de Bebéco em Novidades e Sugestões
Se nao ta piscando, o PID nao ta comandando. Cheque os pinos pra ver se ligou corretamente, depois as configurações. -
Sim, a cota é de mil dólares
-
Normcore Manual Coffee Grinder V2 / 49mm Flat Burr
regisassao respondeu ao tópico de Plinio da Silva em Moedores
Moedor com ajuste interno é uma coisa que não passa pela minha cabeça. O último que testei foi o Comandante e passei pra frente, preferi ficar com o K6. -
Show de bola essa restauração @Athos! Certamente, um dos maiores conhecedores de Brasilias do fórum e modificações muito caprichadas. Queria ter um pouco mais de habilidade manual para fazer serviços tão bonitos como esses!
-
Grãos envelhecendo mesmo no congelador em sacos zip lock?
regisassao respondeu ao tópico de willm20 em Quando o Assunto é Café!
Eu congelado em zip individual ou mesmo na embalagem original se for de boa qualidade, apenas vedando a válvula com fita adesiva como precaução extra (em teoria desnecessária) e nao tenho problemas. Mas eu congelo em freezer, não em congelador. Tem uma diferença razoável de temperatura, mas mesmo assim congelador deveria aumentar muito a sobrevida. Selar a vácuo não me parece o mais importante e sim a temperatura. O oxigênio oxida o grão, mas a minha impressão é que o peso é pequeno comparado à diminuição de temperatura e consequente desaceleração na liberação dos gases. Outro ponto é que talvez não esteja vedando bem no seu caso e está entrando ar, e não liberando gases. O congelamento deixa o grão em dormência, nao deveria liberar quase nada. Um teste que pode fazer é moer pra filtrado e ver se libera gases durante o blooming como normalmente voce observa nos grãos imediatamente antes de congelar. Se estiver igual, os gases estão la e o efeito sensorial é devido a outro fator.