regisassao Postado 10 horas atrás Denunciar Share Postado 10 horas atrás 15 horas atrás, marceltrigueiro disse: Então, comprei a minha Rocket Giotto Fast, com bomba rotativa. Eu me senti meio que enganado :-) depois que me dei conta de que, por mais que ela tenha PID no boiler, por ser uma Heat Exchanger, não tem como eu ter tanta previsibilidade com relação à temperatura da água na extração. Digo "enganado" porque tinha visto um vídeo do Whole Latte Love sobre a Appartamento TCA, que também tem PID, e falava que nem havia necessidade de dar flush, e que havia uma tabela mapeando a temperatura do boiler (vaporização) para a temperatura de extração. E creio que vi outros canais mencionando essa tabela também, que inclusive não está no manual da minha máquina. Talvez a Rocket tenha retirado para evitar confusão. Talvez essa tabela até funcione, mas desde que você faça a extração sempre após X minutos depois de ligar a máquina.. Enfim. Depois de tudo isso eu pergunto: alguém sabe onde posso adquirir um termômetro de grupo e61? :-) Pergunta na Cafe, Cozinha & Cia (11 97573-8979), ou no Ali, como mencionou o @eldermarco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
CafeComDanilo Postado 8 horas atrás Denunciar Share Postado 8 horas atrás Em 25/04/2025 at 11:56, vhvalves disse: Fala Danilo, tudo bem? Então, eu cometi uma falha. Na verdade na minha gaggia eu usava um filtro IMS diferente, o B682TH24.5M. Acredito que nisso q entrou minha confusão. Esse cesto é menor... mantive minha dose igual... e o espresso estava um fiasco. Com a alteração mudou consideravelmente... Mas o crema ainda observo menos intensidade na Rocket, usando o mesmo café em ambas as máquinas. Mas acredito que de fato seja algo ligado ao cesto. Crema pode ser pelo formato do cesto, mas principalmente a relação moagem e quantidade de café no cesto. Existe uma curva de crema por moagem. Muito grosso não vai dar crema, ai vai crescendo a crema afinando e depois de um nível começa a diminuir de novo Em 25/04/2025 at 11:56, vhvalves disse: Fala Danilo, tudo bem? Então, eu cometi uma falha. Na verdade na minha gaggia eu usava um filtro IMS diferente, o B682TH24.5M. Acredito que nisso q entrou minha confusão. Esse cesto é menor... mantive minha dose igual... e o espresso estava um fiasco. Com a alteração mudou consideravelmente... Mas o crema ainda observo menos intensidade na Rocket, usando o mesmo café em ambas as máquinas. Mas acredito que de fato seja algo ligado ao cesto. Crema pode ser pelo formato do cesto, mas principalmente a relação moagem e quantidade de café no cesto. Existe uma curva de crema por moagem. Muito grosso não vai dar crema, ai vai crescendo a crema afinando e depois de um nível começa a diminuir de novo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 7 horas atrás Denunciar Share Postado 7 horas atrás 33 minutos atrás, CafeComDanilo disse: Crema pode ser pelo formato do cesto, mas principalmente a relação moagem e quantidade de café no cesto. Existe uma curva de crema por moagem. Muito grosso não vai dar crema, ai vai crescendo a crema afinando e depois de um nível começa a diminuir de novo Crema, na minha opinião, é supervalorizada. É CO2 emulsionada nos oleos do café, só traz amargor, embora seja bonita. Pra ter muita crema, alem da pressão, basta uma torra desenvolvida e recente, mas o sabor não me agradaria. É possivel com torra mais clara também, com torras com menos de 30 dias principalmente, mas acho desnecessário. Os melhores cafés para o meu paladar acabam sendo em sua maioria aqueles com pouca crema. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bernardomeyercm Postado 3 horas atrás Denunciar Share Postado 3 horas atrás 23 horas atrás, marceltrigueiro disse: Então, comprei a minha Rocket Giotto Fast, com bomba rotativa. Eu me senti meio que enganado :-) depois que me dei conta de que, por mais que ela tenha PID no boiler, por ser uma Heat Exchanger, não tem como eu ter tanta previsibilidade com relação à temperatura da água na extração. Digo "enganado" porque tinha visto um vídeo do Whole Latte Love sobre a Appartamento TCA, que também tem PID, e falava que nem havia necessidade de dar flush, e que havia uma tabela mapeando a temperatura do boiler (vaporização) para a temperatura de extração. E creio que vi outros canais mencionando essa tabela também, que inclusive não está no manual da minha máquina. Talvez a Rocket tenha retirado para evitar confusão. Talvez essa tabela até funcione, mas desde que você faça a extração sempre após X minutos depois de ligar a máquina.. Enfim. Depois de tudo isso eu pergunto: alguém sabe onde posso adquirir um termômetro de grupo e61? :-) Eu comprei no Aliexpress e funciona bem. O link https://pt.aliexpress.com/item/1005006439463963.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.62.21efcaa4ay5KQh&gatewayAdapt=glo2bra Mas tem outros lá e na amazon também eu havia encontrado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bernardomeyercm Postado 1 hora atrás Denunciar Share Postado 1 hora atrás Alguém usa o cesto que vem com o PF naked da Rocket? sabem a quantidade de café que funciona legal? no cesto normal do PF duplo eu uso sempre a base de 20g, mas no cesto do naked essa quantidade é insuficiente. Acabei deixando de usar por isso. Geralmente uso o cesto comum do PF duplo no PF naked, porque assim consigo manter a base-quantidade de café em 20g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
vhvalves Postado 1 hora atrás Denunciar Share Postado 1 hora atrás 12 minutos atrás, bernardomeyercm disse: Alguém usa o cesto que vem com o PF naked da Rocket? sabem a quantidade de café que funciona legal? no cesto normal do PF duplo eu uso sempre a base de 20g, mas no cesto do naked essa quantidade é insuficiente. Acabei deixando de usar por isso. Geralmente uso o cesto comum do PF duplo no PF naked, porque assim consigo manter a base-quantidade de café em 20g. Quando recebi esse PF naked da Rocket e tentei usar o cesto que veio para testes... logo desisti... Realmente ele é muito profundo. Diria q é pra 24g ou mais. Se descobrir, me conta rs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bernardomeyercm Postado 1 hora atrás Denunciar Share Postado 1 hora atrás 2 minutos atrás, vhvalves disse: Quando recebi esse PF naked da Rocket e tentei usar o cesto que veio para testes... logo desisti... Realmente ele é muito profundo. Diria q é pra 24g ou mais. Se descobrir, me conta rs Eu acredito que seja isso mesmo. No mínimo 23. Usando 21g não consegui chegar nem no mínimo de resistência, mesmo ajustando a moagem bastante. O cesto é muito grande. Ai desisti e fiquei com o cesto "comum" do PF duplo e ai insiro no naked (consigo manter os 20g que uso como base) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas