Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Rocket

eldermarco

Postagens recomendadas

15 horas atrás, marceltrigueiro disse:

Então, comprei a minha Rocket Giotto Fast, com bomba rotativa. Eu me senti meio que enganado :-) depois que me dei conta de que, por mais que ela tenha PID no boiler, por ser uma Heat Exchanger, não tem como eu ter tanta previsibilidade com relação à temperatura da água na extração.

Digo "enganado" porque tinha visto um vídeo do Whole Latte Love sobre a Appartamento TCA, que também tem PID, e falava que nem havia necessidade de dar flush, e que havia uma tabela mapeando a temperatura do boiler (vaporização) para a temperatura de extração. E creio que vi outros canais mencionando essa tabela também, que inclusive não está no manual da minha máquina. Talvez a Rocket tenha retirado para evitar confusão. 

Talvez essa tabela até funcione, mas desde que você faça a extração sempre após X minutos depois de ligar a máquina.. Enfim.

Depois de tudo isso eu pergunto: alguém sabe onde posso adquirir um termômetro de grupo e61? :-)

Pergunta na Cafe, Cozinha & Cia (11 97573-8979), ou no Ali, como mencionou o @eldermarco

• Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/04/2025 at 11:56, vhvalves disse:

Fala Danilo, tudo bem? Então, eu cometi uma falha. Na verdade na minha gaggia eu usava um filtro IMS diferente, o B682TH24.5M. Acredito que nisso q entrou minha confusão. Esse cesto é menor... mantive minha dose igual... e o espresso estava um fiasco.

Com a alteração mudou consideravelmente... Mas o crema ainda observo menos intensidade na Rocket, usando o mesmo café em ambas as máquinas. Mas acredito que de fato seja algo ligado ao cesto.

Crema pode ser pelo formato do cesto, mas principalmente a relação moagem e quantidade de café no cesto. Existe uma curva de crema por moagem. Muito grosso não vai dar crema,  ai vai crescendo a crema afinando e depois de um nível começa a diminuir de novo

Em 25/04/2025 at 11:56, vhvalves disse:

Fala Danilo, tudo bem? Então, eu cometi uma falha. Na verdade na minha gaggia eu usava um filtro IMS diferente, o B682TH24.5M. Acredito que nisso q entrou minha confusão. Esse cesto é menor... mantive minha dose igual... e o espresso estava um fiasco.

Com a alteração mudou consideravelmente... Mas o crema ainda observo menos intensidade na Rocket, usando o mesmo café em ambas as máquinas. Mas acredito que de fato seja algo ligado ao cesto.

Crema pode ser pelo formato do cesto, mas principalmente a relação moagem e quantidade de café no cesto. Existe uma curva de crema por moagem. Muito grosso não vai dar crema,  ai vai crescendo a crema afinando e depois de um nível começa a diminuir de novo

• Curtir 1
Link para o comentário

33 minutos atrás, CafeComDanilo disse:

Crema, na minha opinião, é supervalorizada. É CO2 emulsionada nos oleos do café, só traz amargor, embora seja bonita.

Pra ter muita crema, alem da pressão, basta uma torra desenvolvida e recente, mas o sabor não me agradaria.

É possivel com torra mais clara também, com torras com menos de 30 dias principalmente, mas acho desnecessário. Os melhores cafés para o meu paladar acabam sendo em sua maioria aqueles com pouca crema.

• Curtir 1
Link para o comentário

23 horas atrás, marceltrigueiro disse:

Então, comprei a minha Rocket Giotto Fast, com bomba rotativa. Eu me senti meio que enganado :-) depois que me dei conta de que, por mais que ela tenha PID no boiler, por ser uma Heat Exchanger, não tem como eu ter tanta previsibilidade com relação à temperatura da água na extração.

Digo "enganado" porque tinha visto um vídeo do Whole Latte Love sobre a Appartamento TCA, que também tem PID, e falava que nem havia necessidade de dar flush, e que havia uma tabela mapeando a temperatura do boiler (vaporização) para a temperatura de extração. E creio que vi outros canais mencionando essa tabela também, que inclusive não está no manual da minha máquina. Talvez a Rocket tenha retirado para evitar confusão. 

Talvez essa tabela até funcione, mas desde que você faça a extração sempre após X minutos depois de ligar a máquina.. Enfim.

Depois de tudo isso eu pergunto: alguém sabe onde posso adquirir um termômetro de grupo e61? :-)

Eu comprei no Aliexpress e funciona bem. O link https://pt.aliexpress.com/item/1005006439463963.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.62.21efcaa4ay5KQh&gatewayAdapt=glo2bra

Mas tem outros lá e na amazon também eu havia encontrado.

• Agradeço 1
Link para o comentário

Alguém usa o cesto que vem com o PF naked da Rocket? sabem a quantidade de café que funciona legal? no cesto normal do PF duplo eu uso sempre a base de 20g, mas no cesto do naked essa quantidade é insuficiente. Acabei deixando de usar por isso. Geralmente uso o cesto comum do PF duplo no PF naked, porque assim consigo manter a base-quantidade de café em 20g.

Link para o comentário

12 minutos atrás, bernardomeyercm disse:

Alguém usa o cesto que vem com o PF naked da Rocket? sabem a quantidade de café que funciona legal? no cesto normal do PF duplo eu uso sempre a base de 20g, mas no cesto do naked essa quantidade é insuficiente. Acabei deixando de usar por isso. Geralmente uso o cesto comum do PF duplo no PF naked, porque assim consigo manter a base-quantidade de café em 20g.

Quando recebi esse PF naked da Rocket e tentei usar o cesto que veio para testes... logo desisti... Realmente ele é muito profundo. Diria q é pra 24g ou mais. 

Se descobrir, me conta rs

• Curtir 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, vhvalves disse:

Quando recebi esse PF naked da Rocket e tentei usar o cesto que veio para testes... logo desisti... Realmente ele é muito profundo. Diria q é pra 24g ou mais. 

Se descobrir, me conta rs

Eu acredito que seja isso mesmo. No mínimo 23. Usando 21g não consegui chegar nem no mínimo de resistência, mesmo ajustando a moagem bastante. O cesto é muito grande. Ai desisti e fiquei com o cesto "comum" do PF duplo e ai insiro no naked (consigo manter os 20g que uso como base)

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 28/04/2025 at 09:22, regisassao disse:

Crema, na minha opinião, é supervalorizada. É CO2 emulsionada nos oleos do café, só traz amargor, embora seja bonita.

Pra ter muita crema, alem da pressão, basta uma torra desenvolvida e recente, mas o sabor não me agradaria.

É possivel com torra mais clara também, com torras com menos de 30 dias principalmente, mas acho desnecessário. Os melhores cafés para o meu paladar acabam sendo em sua maioria aqueles com pouca crema.

de fato ela em si não é saborosa, mas é um ótimo indicativo visual de que a extração está ocorrendo legal

20 horas atrás, bernardomeyercm disse:

vai depender um pouco da densidade do grão e grau de torra mas é entre 24 e 26g. Já sofri muito com ele no começo até dar conta de que era maior que 22g

Link para o comentário

• 1 month later...

Oi pessoal, bom dia.

Tenho uma dúvida. Queria saber se alguém já passou por isso. Ultimamente, a alavanca do grupo e61 da minha Rocket Giotto Fast está bem "dura" de abrir e fechar. Parece que está carecendo de algum tipo de lubrificante..

Não sei se é impressão, mas talvez tenha ficado assim depois de uma limpeza com Cafiza que fiz.

Alguém já passou por isso?

Link para o comentário

37 minutos atrás, marceltrigueiro disse:

Oi pessoal, bom dia.

Tenho uma dúvida. Queria saber se alguém já passou por isso. Ultimamente, a alavanca do grupo e61 da minha Rocket Giotto Fast está bem "dura" de abrir e fechar. Parece que está carecendo de algum tipo de lubrificante..

Não sei se é impressão, mas talvez tenha ficado assim depois de uma limpeza com Cafiza que fiz.

Voce tem que lubrificar com Molykote 111 ou similar, mas Molykote é a melhor.

Aqui eu mostro como lubrificar:

• Agradeço 2
Link para o comentário

2 horas atrás, marceltrigueiro disse:

Oi pessoal, bom dia.

Isso acontece com alguma frequência quando eu faço a limpeza com o Cafiza. Inclusive durante a limpeza, quando chega a ficar bastante rígida. Mas volta ao normal depois de uma ou duas extrações. 

• Agradeço 2
Link para o comentário

Após a limpeza do grupo com detergente específico costumo realizar a lubrificação dos componentes do sistema E61 com graxa atóxica alimentícia. Não tenho certeza, mas acho que o detergente acaba removendo a lubrificação. Deve ser por isso que se nota essa rigidez na alavanca do grupo.

• Agradeço 2
Link para o comentário

4 horas atrás, marceltrigueiro disse:

Oi pessoal, bom dia.

Cara, mesma coisa por aqui. Fica até um barulho chato, como se estivesse arranhando... mas com uso normaliza. Mas curti as dicas da galera de "relubrificar".

Link para o comentário

No início do ano eu troquei uma ideia  sobre esse assunto com o Rafael, que trabalha no suporte com o pessoal da Pasquali Máquinas. Já que teve essa mesma dúvida por aqui, achei interessante fazer o upload e postar a resposta em vídeo que ele me mandou na época:

Acredito que dá para fazer a lubrificação, conforme sugerido pelos colegas, mas não vejo essa necessidade.

• Agradeço 2
Link para o comentário

Então o próprio óleo do café vai se acumulando e melhorando. Mas eu uso puck screen (na verdade o tal Puck Saver da Weber Workshops, com o basket deles), então talvez isso atrapalhe um pouco no processo de "sujar de novo"...

Link para o comentário

1 hora atrás, eldermarco disse:

No início do ano eu troquei uma ideia  sobre esse assunto com o Rafael, que trabalha no suporte com o pessoal da Pasquali Máquinas. Já que teve essa mesma dúvida por aqui, achei interessante fazer o upload e postar a resposta em vídeo que ele me mandou na época:

Acredito que dá para fazer a lubrificação, conforme sugerido pelos colegas, mas não vejo essa necessidade.

Não é isso que eu observo. Se eu passar Cafiza, com certeza remove lubrificação e em duas passagens, no máximo, começa a ranger.

Ao lubrificar, some. Porém, se eu ficar muito tempo sem fazer backflush com Cafiza, mesmo assim em algum momento a alavanca endurece. Vou até segurar a aplicação do Cafiza aqui e ver se vai ranger, mas nao me parece que os oleos do café sejam suficientes pra lubrificar. 

Outro ponto de atenção é que claramente podemos ver o atrito metal metal, a peça fica escura nesses pontos e nao me parece bom que não tenha lubrificação nos pontos de maior atrito.

Por fim, ali temos valvulas com vedações. Essas vedações ressecam muito mais rapidamente sem lubrificação. Será que nao vai encurtar a vida util desses componentes?

Eu acho muito simples tirar a alavanca e lubrificar, então, tenho feito regularmente, mas vou fazer esse teste ai e esperar pra ver se os oleos do café pelo menos evitam o nheco nheco. 

• Agradeço 1
Link para o comentário

Essa rigidez surge durante a limpeza com o Cafiza, @regisassao. Ela diminui bastante após o enxague só com água na máquina e mais ainda após a primeira ou segunda extração.  Ao menos é assim que acontece por aqui.

Link para o comentário

2 horas atrás, eldermarco disse:

Essa rigidez surge durante a limpeza com o Cafiza, @regisassao. Ela diminui bastante após o enxague só com água na máquina e mais ainda após a primeira ou segunda extração.  Ao menos é assim que acontece por aqui.

Aqui não percebi essa diminuição da rigidez com os óleos do café. Vou observar melhor.

Link para o comentário

Uso a graxa do link abaixo na flair e funciona bem. No meu uso não vejo necessidade de investir na mais caras como molykote. Acredito que para as semi automáticas tb funcione, mas não posso garantir.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1949561832-graxa-silicone-lubrificante-para-cafeteiras-saeco-coffee-20g-_JM#origin%3Dshare%26sid%3Dshare

• Agradeço 1
Link para o comentário

Quanto à lubrificação, eu não me limito apenas aos mecanismos da alavanca. Eu desmonto todos os componentes do grupo E61 e lubrifico cada peça nos pontos de contato/atrito. Além disso, aplico a graxa nos anéis de vedação para prolongar a vida útil. Minha máquina já possui 10 anos de uso diário e só precisei trocar as borrachas de vedação uma vez. 

Link para o comentário

Em 04/06/2025 at 10:23, valacomum disse:

Qual marca? Você compra pela internet?

Depois dessas hipóteses todas sobre lubrificação... comprei essa aqui e já recebi de forma relâmpago. Tudo 100%

https://www.molyplast.com.br/lubrificantes/graxa/graxa-silicone-molykote-dc111-compound-150g

• Curtir 1
Link para o comentário

4 horas atrás, Daniel Andión disse:

Quanto à lubrificação, eu não me limito apenas aos mecanismos da alavanca. Eu desmonto todos os componentes do grupo E61 e lubrifico cada peça nos pontos de contato/atrito. Além disso, aplico a graxa nos anéis de vedação para prolongar a vida útil. Minha máquina já possui 10 anos de uso diário e só precisei trocar as borrachas de vedação uma vez. 

Você está correto. Não basta lubrificar as partes da alavanca. É necessário lubrificar todo o mecanismo. Topo, parte de baixo e alavanca. Podem pensar, mas dá pra fazer isso sem desmontar tudo. O que posso dizer é: Não é a mesma coisa.

Quando lubrificava somente a alavanca o tempo até começar a ranger era muito mais curto, quando passei a desmontar tudo o processo demora meses até precisar ser feito novamente.

E sim, ao fazer backflush com cafiza parece que fica mais endurecida, mas faço um a dois a três e resolve.

Em todo caso lubrifico completamente - Molykote - a cada 6 meses ou se começar a ranger antes desse período.

Link para o comentário

Outra coisa que recomendo é fazer a lubrificação assim que a máquina chegar.

Por quê? Porque as máquinas não são fabricadas e vendidas em seguida. Passam meses estocadas e de certa forma isso degrada a lubrificação. Algo parecido com o que experimento com pastas térmicas em processadores de eletrônicos.

A lubrificação da minha máquina nova era insuficiente - ela tinha 7 meses de fabricação.

Então, quem tiver as ferramentas e conhecimento, fica a recomendação.

Link para o comentário

Boa discussão, pessoal.

Embora não seja difícil, eu diria que esse trabalho de lubrificar os componentes internos servem mais para quem entende e quer mexer na própria máquina, além de não se importar com uma chance considerável de riscar os componentes externos. 

Para os demais, é melhor trocar as peças internas com o auxílio de um técnico experiente quando chegar o momento. 

• Curtir 1
Link para o comentário