Ir para conteúdo

Afinal, fazer um bom espresso dá trabalho?


Postagens recomendadas

Fala pessoal, eu sei que o forum é mto focado na galera q curte o hobby, q se dedica tanto na engenharia envolvida para montar uma máquina legal quanto nas melhores técnicas para acentuar cada nota do seu café, mas perguntando do ponto de vista prático, fazer um bom espresso é muito trabalhoso?

Eu só gosto de espresso, praticamente não bebo coados. Quando evolui das máquinas de cápsulas nespresso para uma superautomática usando cafés especiais senti um salto gigantesco de sabor. E a praticidade é bem parecida: aperto um botão pra ligar e outro pra sair a bebida, pronto, tá feito e posso sair pra trabalhar. Porém ao beber recentemente em uma cafeteria um espresso com café especial, que diferença! Eu adoraria poder fazer algo parecido aqui em casa, mas não sei se é prático o suficiente para ser viável. O que vocês acham? Depois que sofre pra ajustar minimamente a máquina, os cliques, etc, se torna algo rápido de se fazer antes das 6h da manhã já atrasado para ir trabalhar?

Hoje eu tenho só um timemore c3 (e fato dele manual é algo já bem chato) e penso em comprar uma philco 15 bar ou algo do tipo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você leva uns 3~4 minutos para fazer um espresso com uma Philco 15 bar.

Liga ela, ajusta quantidade de café no moedor (leva 1 minuto para moer) e mói enquanto ela esquenta. Joga o pó no porta filtro (se tiver funil é mais rápido e fácil), ajeita certinho com os equipamentos (distribuidor, tamper...) e só colocar na máquina, deve levar uns 30 segundos também esse processo. Depois a extração varia, mas deve ser algo em torno de 40 segundos. Durante a extração já vai organizando as coisas e quando acabar, aguarde os 10 segundos e retire o portal filtro, pode deixar ali no escorredor da cafeteira mesmo.

 

Agora, para isso sua cafeteira e equipamentos precisam estar organizados juntos. No mais, compre um silver clix para o C3.

Depois que pega prática é fica mais rápido e fácil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, freddielobo disse:

Fala pessoal, eu sei que o forum é mto focado na galera q curte o hobby, q se dedica tanto na engenharia envolvida para montar uma máquina legal quanto nas melhores técnicas para acentuar cada nota do seu café, mas perguntando do ponto de vista prático, fazer um bom espresso é muito trabalhoso?

Eu só gosto de espresso, praticamente não bebo coados. Quando evolui das máquinas de cápsulas nespresso para uma superautomática usando cafés especiais senti um salto gigantesco de sabor. E a praticidade é bem parecida: aperto um botão pra ligar e outro pra sair a bebida, pronto, tá feito e posso sair pra trabalhar. Porém ao beber recentemente em uma cafeteria um espresso com café especial, que diferença! Eu adoraria poder fazer algo parecido aqui em casa, mas não sei se é prático o suficiente para ser viável. O que vocês acham? Depois que sofre pra ajustar minimamente a máquina, os cliques, etc, se torna algo rápido de se fazer antes das 6h da manhã já atrasado para ir trabalhar?

Hoje eu tenho só um timemore c3 (e fato dele manual é algo já bem chato) e penso em comprar uma philco 15 bar ou algo do tipo.

Eu preciso de 10 min pra fazer e tomar. Se vou acordar super cedo, deixo a tomada inteligente programada e a máquina começa a esquentar 30 min antes da minha previsao de extração, assim, está em ponto de bala para eu ficar nesses 10 min.

Dá pra ser menos, mas eu gosto de tomar o meu espresso com calma. Talvez 5-8 min.

Se é trabalhoso ou não,  é relativo. Eu nao acho. Quem nao é do hobby, acha que eu tenho uma cafeteria em casa e sou cheio dos rituais. Mas independente disso, acho que vale a pena. 

Teste. Se não gostar, é fácil vender. Só recomendo um moedor melhorzinho tbm. O C3 vai demorar muito pra moer pra espresso. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que consiste em fazer um bom espresso, além da qualidade do café, é o moedor e a cafeteira. Com mods na cafeteira tende a melhorar bastante. Mas o tempo do processo não deve variar muito.

 

3 minutos atrás, Pedro7 disse:

Liga ela, ajusta quantidade de café no moedor (leva 1 minuto para moer) e mói enquanto ela esquenta

Nesse meio tempo dela esquentar vai arrumando alguma coisa aí, para comer ou sei lá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é como apertar um botão, mas também não é nada de outro mundo. Vale muito a pena.

Eu fiquei moendo café pra preparar espresso diariamente por dez anos, até eu comprar um moedor elétrico. O tempo da máquina esquentar vai variar. No meu caso, como uso a Cafelat Robot, a água esquentava praticamente no tempo de eu moer o café.

O tempo em si de atividade pra preparar o café, sem considerar o tempo da máquina esquentar, vai ser coisa de menos de 5 minutos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal, e outra pergunta: vcs acham q o "upgrade" vale a pena? Pq eu comparei um espresso de uma cafeteria top com toda a aparelhagem disponível com o espresso que eu tiro da minha Gaggio superautomática. Um salto enorme de qualidade. A questão é, vcs acham q ainda assim haveria um grande salto na qualidade fazer no modo simples, caseiro, com moedor e máquina mais simples?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutes ago, freddielobo said:

Obrigado pelas respostas pessoal, e outra pergunta: vcs acham q o "upgrade" vale a pena? Pq eu comparei um espresso de uma cafeteria top com toda a aparelhagem disponível com o espresso que eu tiro da minha Gaggio superautomática. Um salto enorme de qualidade. A questão é, vcs acham q ainda assim haveria um grande salto na qualidade fazer no modo simples, caseiro, com moedor e máquina mais simples?

Na minha opnião sim, principalmente depois de pegar a prática. Em casa você sempre vai conseguir ser mais cuidadoso com seu espresso do que uma cafeteria, e fazer exatamente o que te agrada (depois que descobrir como e o que é que mais te agrada kkk), então mesmo com uma máquina e moedor simples, mas num patamar que já sejam indicados para espresso, acredito que você tenha um teto mais alto de qualidade da bebida. Porém provavelmente vai ter menos repetibilidade e um piso bem mais baixo, pq vai ter café novo que no primeiro dia vai estar completamente desregulado, alguma variação na temperatura, um puck prep que saiu mal feito, etc. Faz parte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o trabalho maior vai ser a curva de aprendizado. Tirar um bom espresso é uma máquina manual não é simples.

Requer bastante pesquisa, estudo, horas no youtube. É um processo longo, caro e trabalhoso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou mais com o raciocínio do @Pereira, mas sem o objetivo de desanimar. Pelo contrário, é uma oportunidade de aprendizado. 

Quanto ao tempo, é o que o pessoal falou se tudo estiver pronto para iniciar o ritual. Eu deixava a minha Breville esquentar por pelo menos 20 minutos, além de dar flushes adicionais para esquentar o porta-filtro. E depois tu terá que limpar tudo. Eu recomendo fazer espressos somente quando você não está com muita pressa.

Tem vários cuidados para se tomar, mas é como aprender a dirigir. Com o tempo,  tu aprende e entra no automático.

Máquinas caseiras tem o problema da pressão alta, que deixa a bebida menos profissional, por assim dizer. Mas ainda dessa maneira, é bastante superior. E se fizer o mod para 9bar, o problema estará resolvido.

Eu recomendaria a Oster Perfect Brew ou Breville Infuser. E aguardar a Black Friday porque costuma ter boas promoções .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa é que a regulagem do café é quase uma constante. Você regula hoje e amanhã pode precisar ajustar outra vez. Congelou? A regulagem pode mudar com o grão congelado. É um hobby, tem que gostar, mas vale muito a pena para quem curte o todo o ritual e os desafios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutes ago, eldermarco said:

É um hobby, tem que gostar, mas vale muito a pena para quem curte o todo o ritual e os desafios.

Exato e o ponto é que o fazer café é tão ou mais importante no hobby do que tomar o café. Tem que gostar do processo. Nesse sentido a comparação com o espresso de outras cafeterias não abrange todo o prazer do hobby. Como alguém questionar se com determinado instrumento vai conseguir tirar um som em casa no nível de um música ao vivo que toca em algum lugar. O que você quer é tocar o instrumento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, freddielobo disse:

: vcs acham q o "upgrade" vale a pena?

Também tenho uma superauto da Gaggia, @freddielobo, então posso te dizer que uma semi automática vai te dar uma melhora no espresso, sim. Porém, como já foi mencionado pelo @regisassao, convém procurar um moedor melhor que o C3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, acabei comprando uma Philco 15 bar usada já com mod de dimmer pra eu tentar deixa-lá com 9 bar. Vem também com o basicão: filtro despressurizado, funil, puck screen, etc. Vou testar quando chegar e posto minhas impressões aqui, talvez ajude algum outro novato que cogite o mesmo no futuro.

Sobre o moedor, comprei apenas aquela pecinha pra melhorar os cliques, mas esse vem da China e deve demorar mais pra chegar. Se tudo der certo, se eu realmente conseguir deixar tudo esquematizado para que o processo de fazer o espresso seja o mais ágil possível, ai eu me conheço, vou querer comprar algum moedor elétrico para espresso para não ter o trabalho manual diário. Recomendam algum modelo específico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, freddielobo disse:

Bom pessoal, acabei comprando uma Philco 15 bar usada já com mod de dimmer pra eu tentar deixa-lá com 9 bar. Vem também com o basicão: filtro despressurizado, funil, puck screen, etc. Vou testar quando chegar e posto minhas impressões aqui, talvez ajude algum outro novato que cogite o mesmo no futuro.

Sobre o moedor, comprei apenas aquela pecinha pra melhorar os cliques, mas esse vem da China e deve demorar mais pra chegar. Se tudo der certo, se eu realmente conseguir deixar tudo esquematizado para que o processo de fazer o espresso seja o mais ágil possível, ai eu me conheço, vou querer comprar algum moedor elétrico para espresso para não ter o trabalho manual diário. Recomendam algum modelo específico?

DF54 esses tempos estava por 2.300 na Amazon, mas esgotou. Ficaria de olho. Ou então, melhor ainda, o DF64 que possibilita a troca de mós no futuro pelas da SSP:

https://amzn.to/4dO4aET

No momento, está saindo por 4.3k, o valor assusta pra quem ta começando, mas um é bom preço pra esse moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia .

Respondendo a sua pergunta:  "Afinal, fazer um bom espresso dá trabalho?"

O espresso é uma espécie de ritual. São vários procedimentos realizados numa sequência. Esses procedimentos, com certa frequência são revistos e aprimorados buscando um prazer sensorial maior. A maneira de encarar é que define se prazer ou sacrifício. Se você gosta , todos os procedimentos serão aprazíveis e sua busca será o espresso perfeito, que por sinal não existe a não ser na nossa mente. E isso é a nossa mola mestra pois se fosse possível atingir o ideal , passo seguinte seria a estagnação , a falta de propósito.

Resumindo : Se vale a pena acordar mais cedo e ter o prazer de um delicioso espresso , depende de cada um. Se achar prazerosa a rotina ,sim. Se não vá super automática.

Pessoalmente , acho que vale!

Bons cafés!

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedro Freire disse:

Bom dia .

Respondendo a sua pergunta:  "Afinal, fazer um bom espresso dá trabalho?"

O espresso é uma espécie de ritual. São vários procedimentos realizados numa sequência. Esses procedimentos, com certa frequência são revistos e aprimorados buscando um prazer sensorial maior. A maneira de encarar é que define se prazer ou sacrifício. Se você gosta , todos os procedimentos serão aprazíveis e sua busca será o espresso perfeito, que por sinal não existe a não ser na nossa mente. E isso é a nossa mola mestra pois se fosse possível atingir o ideal , passo seguinte seria a estagnação , a falta de propósito.

Resumindo : Se vale a pena acordar mais cedo e ter o prazer de um delicioso espresso , depende de cada um. Se achar prazerosa a rotina ,sim. Se não vá super automática.

Pessoalmente , acho que vale!

Bons cafés!

 

É, depois eu fiquei pensando e acho q o título da minha pergunta não ajuda muito. Pq um "bom espresso" pra mim provavelmente seria mto diferente de um para o James Hoffman. Eu acho q o hobby é mto isso, a eterna busca por notas diferentes, por diferenciar sabores, etc. É, como já disseram, todo um ritual. Um hobby mesmo. Então o "bom espresso" pra quem está no hobby deve ser outro, com certeza. 

Porém é provavelmente por isso que a Nespresso com suas cápsulas fizeram tanto sucesso.  Aperta um botão, pronto, sua bebida está pronta. O público é outro. Claro que se você entregar algo mais gostoso o público irá preferir, mas se pra isso envolve "entrar em um novo hobby", a maioria continuará nas cápsulas mesmo. 

No meu caso específico eu gosto da diferença do sabor do café, tenho certa paciência e disposição para tentar aprender a utilizar melhor, porém o uso diário é um fator bastante limitante. Eu espero q uma vez q eu aprenda, consiga deixar as coisas razoavelmente esquematizadas já. Acordar mais cedo ainda é fora de questão, para ter noção eu preparo, saio de casa e vou bebendo no carro à caminho do trabalho. Enfim, acho q como qualquer um eu gostaria de beber o melhor espresso possível, mas o quão possível isso realmente vai ser... bem, eu posto aqui minhas impressões depois quando tudo chegar

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, freddielobo disse:

provavelmente por isso que a Nespresso com suas cápsulas fizeram tanto sucesso.  Aperta um botão, pronto, sua bebida está pronta. O público é outro.

Concordo em gênero, número e grau. Aliás, se formos ampliar de "espresso" para "café em geral", teremos desde o Nescafé ao café turco, passando pelo café de licitação em garrafa térmica. E  cada deles tem seu público cativo.

Mas sua pergunta faz sentido e a resposta, no meu modo de pensar e seguindo na linha do que alguns colegas escreveram, é "sim, mas pode valer a pena".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, atualizando o tópico pq as coisas foram rápidas aqui. Resolvi adquirir logo um moedor elétrico pq não consegui gostar de ficar moendo no braço toda vez, ainda mais até tentar "acertar a receita". Enfim, a esposa não gostou de mais um trambolho na mesa da cozinha, mas peguei um Tramontina Breville, além da Philco 15 bar (já com dimmer) q eu havia adquirido uns dias antes. 

Aliás, algumas dúvidas:

    - é normal ela gotejar enquanto aquece? 

    - para tentar ajustar a receita eu estou tentando fazer pelo tempo/peso. Proporção 1:2. Estou usando o café do espresso da five roasters. Peso do grão 18g e tento mirar em fazer 36g de bebida, só q ai quando dá o peso eu desligo a máquina q ainda assim fica pingando uns bons 15g extra, quiça mais. Ou eu tiro o copo e a balança, fazendo sujeira na máquina. Ou eu deixo aquilo lá e acabo bebendo um espresso 1:3 tendo mirado em 1:2... é assim mesmo, tem q tirar no meio e deixar pingar no reservatório?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, freddielobo disse:

Bom, atualizando o tópico pq as coisas foram rápidas aqui. Resolvi adquirir logo um moedor elétrico pq não consegui gostar de ficar moendo no braço toda vez, ainda mais até tentar "acertar a receita". Enfim, a esposa não gostou de mais um trambolho na mesa da cozinha, mas peguei um Tramontina Breville, além da Philco 15 bar (já com dimmer) q eu havia adquirido uns dias antes. 

Aliás, algumas dúvidas:

    - é normal ela gotejar enquanto aquece? 

    - para tentar ajustar a receita eu estou tentando fazer pelo tempo/peso. Proporção 1:2. Estou usando o café do espresso da five roasters. Peso do grão 18g e tento mirar em fazer 36g de bebida, só q ai quando dá o peso eu desligo a máquina q ainda assim fica pingando uns bons 15g extra, quiça mais. Ou eu tiro o copo e a balança, fazendo sujeira na máquina. Ou eu deixo aquilo lá e acabo bebendo um espresso 1:3 tendo mirado em 1:2... é assim mesmo, tem q tirar no meio e deixar pingar no reservatório?

É assim mesmo. Como ela não tem solenoide, ainda tem agua e pressão na linha. Eu tinha uma Poemia, mesmo esquema. Tirava a xícara e colocava um Tupperware embaixo, senão, enche rápido a bandeja e eu tinha preguiça de esvaziar toda hora.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, freddielobo disse:

Bom, atualizando o tópico pq as coisas foram rápidas aqui. Resolvi adquirir logo um moedor elétrico pq não consegui gostar de ficar moendo no braço toda vez, ainda mais até tentar "acertar a receita". Enfim, a esposa não gostou de mais um trambolho na mesa da cozinha, mas peguei um Tramontina Breville, além da Philco 15 bar (já com dimmer) q eu havia adquirido uns dias antes. 

Aliás, algumas dúvidas:

    - é normal ela gotejar enquanto aquece? 

    - para tentar ajustar a receita eu estou tentando fazer pelo tempo/peso. Proporção 1:2. Estou usando o café do espresso da five roasters. Peso do grão 18g e tento mirar em fazer 36g de bebida, só q ai quando dá o peso eu desligo a máquina q ainda assim fica pingando uns bons 15g extra, quiça mais. Ou eu tiro o copo e a balança, fazendo sujeira na máquina. Ou eu deixo aquilo lá e acabo bebendo um espresso 1:3 tendo mirado em 1:2... é assim mesmo, tem q tirar no meio e deixar pingar no reservatório?

 tenho uma philco 15 bar e o mesmo problema também, infelizmente é bem chato pra regular "certinho" o ratio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...