Ir para conteúdo

Qual Grão você recomenda?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Em 21/09/2020 at 16:31, Del Rei disse:

Pessoal... Vendo ali a foto do colega @Athaydes, me veio uma dúvida que geralmente tenho quando compro café.
Normalmente compro 2 pacotes de 250g. E levo aproximadamente 1 mês pra consumir.

Minha dúvida é se esse tempo topo pra consumir não acaba fazendo o café perder as características, até porque ele nunca chega com a torra "tão" recente assim... Geralmente tem 10 a 20 dias de torrados, então, levando mais 30 dias acaba estendendo muito.

Como vocês fazem?

Eu ainda prefiro ter 250g a mais, por mês, do que ter o risco de uma encomenda de um mês atrasar e eu ficar sem café. Aqui é distante, chegou to tomando.

Periodicamente vou na embalagem e esvazio todo o ar dela, e prendo com um atilho. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... Estou tentando escolher grãos online e achei alguns sites (Uniques, Orfeu, Dutra, Santa Mônica, Baggio, Baronesa, etc). Mas meu problema é que não há uma espécie de padronização na classificação dos grãos, então acaba sendo difícil decidir sem recomendações. Tem site que num grão a acidez é média e em outro grão é equilibrada. Eu não saberia dizer a diferença entre acidez média e equilibrada... Outro site classifica os quesitos (doçura, amargor, corpo, etc) em números, mas não diz qual a numeração máxima um quesito poderia atingir (4? 5? 10?).

Por acaso vocês também têm essas dificuldades ou vocês só compram grãos com recomendações?

Outra coisa. Na experiência de vocês, qual fornecedor consegue entregar os grãos com a torra mais recente possível?

Já comprei Uniques Café e gostei muito. Experimentei o Moca, Frutado, Melodia, Best Cup Raro e um Frutado verde. Curiosamente, o Raro (mais caro) foi o que menos gostei. Acho que ainda não tenho paladar pra cafés desse tipo. Aliás, acho que não devo ter paladar, porque experimento café com notas de frutas vermelhas, mel, pêssego, morango, rapadura... E não identifico porra nenhuma disso, hehehe. Consigo no máximo diferenciar doçura, amargor e acidez entre os grãos que experimento. Claro, meu procedimento de extração do espresso ainda está muito baby, também pode ser isso.

O Frutado verde da Uniques foi o que mais gostei, talvez por ter podido experimentar uma torra bem recente (3 a 5 dias). Mas confesso que achei o procedimento meio chato. Eu torrei na pipoqueira, o que é tranquilo, mas o problema é limpar os grãos. Retirar aquelas cascas é um processo chatíssimo e acabo demorando muito tempo. 

Experimentei também Orfeu (Orgânico, Bourbon Amarelo e Microlote Colheita Tardia), Dutra (Microlote Bourbon Amarelo). Definitivamente o Bourbon Amarelo não é minha praia. 

 

Em 24/09/2020 at 12:37, Athaydes disse:

Eu ainda prefiro ter 250g a mais, por mês, do que ter o risco de uma encomenda de um mês atrasar e eu ficar sem café. Aqui é distante, chegou to tomando.

Periodicamente vou na embalagem e esvazio todo o ar dela, e prendo com um atilho. 

Faz sentido. Ficar sem café não pode ser uma opção, rs.

Eu atualmente tenho uns elásticos fortes que vieram nos pacotes da Uniques, e eles servem pra apertar bem. Eu sempre fecho a boca do pacote com durex, pra vedar a passagem de ar e dobro o pacote o máximo possível e depois prendo com elástico. Dessa forma, todo o oxigênio eventualmente produzido pelos grãos acaba sendo automaticamente expelido, já que o pacote fica bem dobrado e apertado.

Abraços.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Del Rei, não tem muito segredo, tem que provar e ver se gosta. O que eles colocam na embalagem é só pra você ir tateando e não acabar comprando um café de que não vai gostar. E alguns lugares "acertam" mais do que outros nessas notas, e depende muito do desenvolvimento do paladar, método e equipamento (além de uma pitada de viés de confirmação).

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Semana passada entrei em contato, via zap, com o Santo Grão, pra saber com quanto tempo de torra os grãos eram enviados... A resposta foi que as torras são feitas sob demanda, então o cliente sempre recebe com torra fresca... 

Comprei dois microlotes. Um deles veio com data de torra 01/10/2020... Tá de brincadeira, né? O outro foi 05/11, ok.
Entrei em contato com eles, via zap também, mas ainda não me responderam. Espero que resolvam isso. Entro em contato antes justamente pra não ter esse tipo de surpresa...

Sem falar que os microlotes vêm em latas de metal. Eu vi as latas no site, mas imaginei internamente haveria um saco para evitar contato do grão com oxigênio... Mas não... Os grãos ficam soltos na lata.

Paguei quase 98 reais pra dois microlotes de 150 gramas cada, com frete. Dinheiro demais pra pouco cuidado.
Primeira e última vez que comprei com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem. Eu comprava pacotes de 1kg na loja física e dependia muito da boa vontade do barista me dizer a data da torra. Um ou outro ia olhar no tonel ou procurava o tonel que tinha a torra mais recente. Já aconteceu de pegar café que nem soltava gás mais no coado, pra espresso ficava difícil.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Martins Café. Já peguei 1kg pra aproveitar o frete.

Ficou muito equilibrado no espresso. Acho que vai ser daquele que dá pra tomar todo dia sem enjoar.

Pedí na segunda e recebí na sexta.

Recomendo.9862ab17d12601bd31b10c21c864fb0d.jpgeb11f86bd18dfe4968bc8c339ac8471e.jpg

Enviado de meu SM-A505GT usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Pessoal... Estou tentando escolher grãos online e achei alguns sites (Uniques, Orfeu, Dutra, Santa Mônica, Baggio, Baronesa, etc).

(...)

Outra coisa. Na experiência de vocês, qual fornecedor consegue entregar os grãos com a torra mais recente possível?

(...)

 

Tenho comprado da Seleção do Mário ultimamente. Torra sempre recente.

Outro que depois pretendo comprar é da Seleção do Erick. E tem ainda da Roast Cafés.

 

Enviado usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 25/09/2020 at 21:52, Del Rei disse:

Pessoal... Estou tentando escolher grãos online e achei alguns sites (Uniques, Orfeu, Dutra, Santa Mônica, Baggio, Baronesa, etc). Mas meu problema é que não há uma espécie de padronização na classificação dos grãos, então acaba sendo difícil decidir sem recomendações. Tem site que num grão a acidez é média e em outro grão é equilibrada. Eu não saberia dizer a diferença entre acidez média e equilibrada... Outro site classifica os quesitos (doçura, amargor, corpo, etc) em números, mas não diz qual a numeração máxima um quesito poderia atingir (4? 5? 10?).

Por acaso vocês também têm essas dificuldades ou vocês só compram grãos com recomendações?

Outra coisa. Na experiência de vocês, qual fornecedor consegue entregar os grãos com a torra mais recente possível?

Já comprei Uniques Café e gostei muito. Experimentei o Moca, Frutado, Melodia, Best Cup Raro e um Frutado verde. Curiosamente, o Raro (mais caro) foi o que menos gostei. Acho que ainda não tenho paladar pra cafés desse tipo. Aliás, acho que não devo ter paladar, porque experimento café com notas de frutas vermelhas, mel, pêssego, morango, rapadura... E não identifico porra nenhuma disso, hehehe. Consigo no máximo diferenciar doçura, amargor e acidez entre os grãos que experimento. Claro, meu procedimento de extração do espresso ainda está muito baby, também pode ser isso.

O Frutado verde da Uniques foi o que mais gostei, talvez por ter podido experimentar uma torra bem recente (3 a 5 dias). Mas confesso que achei o procedimento meio chato. Eu torrei na pipoqueira, o que é tranquilo, mas o problema é limpar os grãos. Retirar aquelas cascas é um processo chatíssimo e acabo demorando muito tempo. 

Experimentei também Orfeu (Orgânico, Bourbon Amarelo e Microlote Colheita Tardia), Dutra (Microlote Bourbon Amarelo). Definitivamente o Bourbon Amarelo não é minha praia. 

Fala cara !!  Tu é aqui do RJ ? fiz ate um topico só do Barbell Coffee, aqui do RJ....  Eles torram num dia e mandam no outro,,,, o café é maravilhoso,, !! Esta entre os melhores que ja provei! ( olha que eu tava meio cético,, sabe aquela coisa de que "santo de casa nao faz milagre",, kkkk,, entao.... https://www.instagram.com/p/CIYiu65HCaz/ 

Eu ri muito da tua fala ali em cima sobre as notas...   Sinceramente?  Acho que a galera aqui tem um fetiche danado com expresso, rs.....   Tem outras tecnicas que, quando se usa um moedor manual em casa pra brincar com diferentes "gramaturas", quando se tem um termometro baratinho, da pra extrair muitos sabores....   A mokinha 3 cups com moagem media; aeropress com moagem media/media fina; prensa francesa com moagem media fina. Eu acho que o expresso é algo singular e bacana, mas é um "xarope de café",,, Penso que perdemos muitas "notas" (rs...) se ficamos presos apenas a ele...   (ate pq bebemos expressos entre 30 a 70 gramas, mas bebemos cafes diversos em canecão :))))))))

Voltando a tua fala,, eu ri muito num video em que se comenta exatamente o exagero nessa questao de notas,,,    um abraço

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2020 at 22:21, denilsoncosta disse:

Acho que a galera aqui tem um fetiche danado com expresso, rs..... 

Não acho que tenha relação com fetiche, mas sim com como o café se manifesta no espresso. Alguns cafés ficam horríveis no espresso e deliciosos nos coados.

A data de torra e o perfil, por exemplo, fazem muita a diferença no espresso e podem passar despercebidos nos outros tipos. Não é à toa que todos os parâmetros no espresso são muito mais sensíveis às variações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2020 at 22:21, denilsoncosta disse:

Fala cara !!  Tu é aqui do RJ ? fiz ate um topico só do Barbell Coffee, aqui do RJ....  Eles torram num dia e mandam no outro,,,, o café é maravilhoso,, !! Esta entre os melhores que ja provei! ( olha que eu tava meio cético,, sabe aquela coisa de que "santo de casa nao faz milagre",, kkkk,, entao.... https://www.instagram.com/p/CIYiu65HCaz/ 

Eu ri muito da tua fala ali em cima sobre as notas...   Sinceramente?  Acho que a galera aqui tem um fetiche danado com expresso, rs.....   Tem outras tecnicas que, quando se usa um moedor manual em casa pra brincar com diferentes "gramaturas", quando se tem um termometro baratinho, da pra extrair muitos sabores....   A mokinha 3 cups com moagem media; aeropress com moagem media/media fina; prensa francesa com moagem media fina. Eu acho que o expresso é algo singular e bacana, mas é um "xarope de café",,, Penso que perdemos muitas "notas" (rs...) se ficamos presos apenas a ele...   (ate pq bebemos expressos entre 30 a 70 gramas, mas bebemos cafes diversos em canecão :))))))))

Voltando a tua fala,, eu ri muito num video em que se comenta exatamente o exagero nessa questao de notas,,,    um abraço

Hehehehe. 
Pois é.

Esse video retratou bem o que eu penso sobre essas descrições exageradamente elaboradas. Na real, eu queria ver como essas pessoas se sairiam num teste cego desses diferentes cafés. Acredito que determinadas pessoas tenham um paladar mais apurado/treinado e consigam diferenciar algumas coisas, mas pro consumidor normal essas descrições soam como uma piada. 

Não conhecia esse Barbell, mas já vou deixar salvo aqui nas opções de compra, e mais pra frente vou ver se experimento. Valeu pela dica.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/11/2020 at 08:03, dmelloz disse:

 

 

Eu peguei com a Rost Cafés durante bastante tempo. Mas o preço mais do que dobrou de um ano para cá. Ficou inviável para mim.

 

 

Tenho comprado da Seleção do Mário ultimamente. Torra sempre recente.

Outro que depois pretendo comprar é da Seleção do Erick. E tem ainda da Roast Cafés.

 

Enviado usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Atualmente, estou tomando o Acaiá do AKSA, está excelente para espresso na minha modesta opinião. Custa 48 reais meio kilo ou 29 reais por 250 gramas. Ele fica em São Bernardo do Campo, SP, envia pelo correio.

Testei recentemente também Netcafes (Caramelo e Chocolate, e Caramelo e Mel) e Torra Fresca (Moka e Honey).

Gostei do Torra Fresca, mas o Acaiá do AKSA é o meu preferido atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 06/10/2021 at 23:29, regisassao disse:

Atualmente, estou tomando o Acaiá do AKSA, está excelente para espresso na minha modesta opinião. Custa 48 reais meio kilo ou 29 reais por 250 gramas. Ele fica em São Bernardo do Campo, SP, envia pelo correio.

Testei recentemente também Netcafes (Caramelo e Chocolate, e Caramelo e Mel) e Torra Fresca (Moka e Honey).

Gostei do Torra Fresca, mas o Acaiá do AKSA é o meu preferido atualmente.

Recebi agora um lote de cafés do Mário:  Amendoado, Melaço de Cana, Raio de Luz, Sítio Escondica e Moka Três Gerações.

Comecei provando o Sítio Escondica, campeão do Cup of Excellence 2020. Eu até achei superior ao Acaiá do AKSA, mais complexo, mas para o meu paladar a diferença não é tão grande. No entanto, pago 48 reais por 500g do Acaiá contra 35 (está com um desconto de 20% no momento e consegui a 28 reais) por 250g do Sítio Escondica. Pela quantidade de café que eu tomo, se for tomar Sítio Escondica todo dia, vou gastar pelo menos 50 reais a mais por mês. Pode não parecer muito, mas dá para comprar 500g do Acaiá todo mês.

Então, por enquanto, pelo custo benefício, fico com o Acaiá mesmo. Conforme eu for provando os demais, eu posto aqui as minhas impressões. Teoricamente, o Sítio Escondica é o melhor, mas vai que os outros agradam mais ao meu paladar…

Uma observação: no site, o Mario diz que torra e envia no dia seguinte, seguindo fresquinho pra você. No meu caso, fiz o pedido no dia 7/10, ele postou dia 12, chegou no dia 16/10 (estado de SP), mas com torra de 02/10. 2 semanas é ótimo para espresso, que é o meu caso, mas não acho correto propagandear uma coisa e fazer outra. Era para eu ter um café com torra de 5-7 dias, não 14. Então, se você mora mais longe dos grandes centros, cuidado com a data da torra, entra em contato pelo WhatsApp, ele responde rápido, tente negociar o envio da torra realmente recente se fizer alguma diferença pra você.

BE9CF962-9C00-48EB-9DCD-905BF64B1D30.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem comecei a tomar o Raio de Luz e esse realmente me impressionou e achei bem superior ao Acaiá que mencionei no comentário anterior, valendo pagar um pouco mais por ele.

O Raio de Luz tem menos corpo, forma uma crema mais rala e menos persistente que o Acaiá, que está mais para um espresso tradicional. Também achei muito doce, acidez baixa, mais complexo, tem me agradado bastante mesmo. Na próxima encomenda, talvez eu tente combinar o envio de uma torra bem fresca, para provar entre os dias 7 e 14.

O preço oficial é 35 reais por 250g, mas comprei com um desconto de 20%.
Conforme for provado os demais, registro minhas impressões por aqui.

Hoje meu ranking pessoal de preferências (lembrando que até considero o Sítio Escondica ligeiramente superior ao Acaiá, mas nada que justifique a diferença de preço, por isso a inversão na ordem) está assim:

1 - Raio de Luz / Seleções do Mário: R$ 112,00 / kg

2 - Acaiá / AKSA Coffee: R$ 96,00/kg

3 - Sítio Escondica / Seleções do Mário: R$ 112,00/Kg

4 - Moka / Torra Fresca: R$ 63,00/kg

5 - Honey / Torra Fresca: R$ 96,00/kg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá, pergunta de leigo, esses cafés com "sabores", tipo melaço de cana, chocolate disso e aquilo, bala de caramelo, etc. Como ganham essas notas? é acrescentada alguma essência no grão? Por que tomei o tal melaço de cana e tem gosto mesmo do tal melaço. Com o bala de caramelo, mesma coisa. O gosto é bom, mas se acrescentam algo, vou dispensar e procurar algum sem perfumaria. Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eliassmf os que eu conheço não têm acréscimo de nada. Na verdade não são cafés com sabor disso ou daquilo. Percebe-se, neles, aromas e sabores que remetem a aromas e sabores que já conhecemos.

Essas notas devem-se, normalmente, ao tipo da planta, ao terroir, ao processo de colheita e secagem e à torra. Métodos de preparo também alteram essa percepção na xícara. Pode acontecer de o teu método preferido mascarar algumas características que são realçadas em outro método.

Existem cafés realmente aromatizados. Costumam ser claramente identificados como tal. Uma vez comprei, experimentei, achei enjoativo e nunca mais me interessei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, eliassmf disse:

Como ganham essas notas?

Fique tranquilo, em cafés especiais não  são essências. Essas notas aparecem devido a muitos fatores como local (altitude, composição do solo, sol, chuva, temperatura, vento), grão, adubação, podas, ponto de colheita, secagem, fermentação (ou não), torra…

Para classificar, tem método, você pode ver um pouco nesse vídeo: 

 

Esses cafés que tem nota mais marcante de uma ou outra coisa acabam ganhando esses nomes. Outro dia tomei um “cocadinha” que fiquei procurando os chips de coco no café kkk. Tava incrível mesmo. Dá um nó na cabeça sentir aquele tanto de côco num café né?

Mas cápsulas e outros cafés “Gourmet” tem essência sim, mas acredito que precisa especificar que é aromatizado na lista de ingredientes.

13 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

@eliassmf os que eu conheço não têm acréscimo de nada. Na verdade não são cafés com sabor disso ou daquilo. Percebe-se, neles, aromas e sabores que remetem a aromas e sabores que já conhecemos.

Essas notas devem-se, normalmente, ao tipo da planta, ao terroir, ao processo de colheita e secagem e à torra. Métodos de preparo também alteram essa percepção na xícara. Pode acontecer de o teu método preferido mascarar algumas características que são realçadas em outro método.

Existem cafés realmente aromatizados. Costumam ser claramente identificados como tal. Uma vez comprei, experimentei, achei enjoativo e nunca mais me interessei.

É isso aí! Estávamos escrevendo ao mesmo tempo, mas concordo plenamente com o @ivoesazevedo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ivoesazevedo disse:

@eliassmf os que eu conheço não têm acréscimo de nada. Na verdade não são cafés com sabor disso ou daquilo. Percebe-se, neles, aromas e sabores que remetem a aromas e sabores que já conhecemos.

Essas notas devem-se, normalmente, ao tipo da planta, ao terroir, ao processo de colheita e secagem e à torra. Métodos de preparo também alteram essa percepção na xícara. Pode acontecer de o teu método preferido mascarar algumas características que são realçadas em outro método.

Existem cafés realmente aromatizados. Costumam ser claramente identificados como tal. Uma vez comprei, experimentei, achei enjoativo e nunca mais me interessei.

 

8 horas atrás, regisassao disse:

Fique tranquilo, em cafés especiais não  são essências. Essas notas aparecem devido a muitos fatores como local (altitude, composição do solo, sol, chuva, temperatura, vento), grão, adubação, podas, ponto de colheita, secagem, fermentação (ou não), torra…

Para classificar, tem método, você pode ver um pouco nesse vídeo: 

 

Esses cafés que tem nota mais marcante de uma ou outra coisa acabam ganhando esses nomes. Outro dia tomei um “cocadinha” que fiquei procurando os chips de coco no café kkk. Tava incrível mesmo. Dá um nó na cabeça sentir aquele tanto de côco num café né?

Mas cápsulas e outros cafés “Gourmet” tem essência sim, mas acredito que precisa especificar que é aromatizado na lista de ingredientes.

É isso aí! Estávamos escrevendo ao mesmo tempo, mas concordo plenamente com o @ivoesazevedo

Valeu camaradas, muito grato pelo tempo e qualidade de explicações. fiquei mais confiante com tão boas informações. Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Fala pessoal, beleza?
Mostro aqui os cafés que irei exeprimentar pelos próximos dias. Comprei em Porto Alegre.

Vou usando na espresso enquanto são novos. Tem café premiado aí junto e um que sempre tive vontade de experimentar mas nunca tive coragem por conta do preço..agora deu. 

 

663612402.580163.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Dos que eu utilizaria, perto de 100 reais o quilo, cafés do Alex do Torra Fresca ou do Alexson do AKSA (vende até pela Shopee).

Mas tem gente que compra café de mercado. Só que são no máximo gourmet, não podem ser considerados especiais, e a torra nunca é fresca. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, regisassao disse:

Dos que eu utilizaria, perto de 100 reais o quilo, cafés do Alex do Torra Fresca ou do Alexson do AKSA (vende até pela Shopee).

Mas tem gente que compra café de mercado. Só que são no máximo gourmet, não podem ser considerados especiais, e a torra nunca é fresca. 

Acho qie o Aksa não vende mais pelo shopee, faz um tempão que está esgotado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 21/08/2022 at 11:48, Lauro Schmith disse:

Acho qie o Aksa não vende mais pelo shopee, faz um tempão que está esgotado.

Estão de volta. Provei o Acaia safra nova e está ainda melhor. No espresso ficou bem doce, com uma leve acidez porque usei uma moagem mais grossa e temperatura mais baixa. Estava com corpo e crema também, usei com 5-7 dias de torra. 

No momento, esta saindo a 54 reais cada pacote de 500g na Shopee. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2022 at 15:35, ivoesazevedo disse:

Faz tempo que não compro café de 100 pila. Torra fresca com entrega rápida em Porto Alegre está acima disso. Estou falando de cafés torrados em Porto Alegre...

 

Aqui em Curitiba o pacote de 250g pulou de 30 e poucos para mais de 50 em questão de 1 ano!  Se eu encontrasse café bom por 100 reais o kg, ficaria até com medo de ser preso por receptação....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, regisassao disse:

Estão de volta. Provei o Acaia safra nova e está ainda melhor. No espresso ficou bem doce, com uma leve acidez porque usei uma moagem mais grossa e temperatura mais baixa. Estava com corpo e crema também, usei com 5-7 dias de torra. 

No momento, esta saindo a 54 reais cada pacote de 500g na Shopee. 

Pois é, o meu chegou ontem com 10 dias de torra, ficou muito bom o espresso, doce e licoroso, o café está realmente muito bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...