Ir para conteúdo

Kingrinder K4


MarcioMO

Postagens recomendadas

Interessante... não sei se é o valor. A compra que fiz ontem era de uns 50 reais. Nessa não tinha diferença do valor no cartão e no boleto. Mas vou continuar testando. Vai que tem um desconto em alguma compra...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Chegou hoje !! Daqui a pouco começam as regulagens...[emoji3]
Legal! Mais um que vai apreciar bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa noite pessoal! Meu k4 chegou hoje. Foi a compra mais rápida do ali. Exatos 9 dias, sem taxas. 

Tive dificuldades em colocar o clip em formato de c no moedor. Isso me estressou muito inclusive rsrs

Alguém tem dicas de como encaixar o clip c no protetor da porca? 

 

Abraços e bons cafés!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal! Meu k4 chegou hoje. Foi a compra mais rápida do ali. Exatos 9 dias, sem taxas. 
Tive dificuldades em colocar o clip em formato de c no moedor. Isso me estressou muito inclusive rsrs
Alguém tem dicas de como encaixar o clip c no protetor da porca? 
 
Abraços e bons cafés!! 
Com o tempo, você pega o jeito! Ahaha

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, pirovani. disse:

Alguém tem dicas de como encaixar o clip c no protetor da porca? 

 

Talvez o seu veio mais justo que o normal... 

o meu foi tranquilo, inclusive quando desmonto para a limpeza... depois que desmontar umas 3x vai pegar a pratica haha
Inclusive quando desmontar para limpeza cuida muito quando for retirar, é fácil ela sair "voando"...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Bom dia! 

Depois de alguns dias longe do moedor consegui colocar o clip c. 

Mas agora tenho um outro problema, o moinho não gira. Parece estar completamente travado. Ele não abre nem fecha, não gira e não consigo remover o eixo. Alguém tem alguma dica? Ainda não consegui usar o moedor. 

Estou pensando em pedir reembolso do produto 

Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pirovani. disse:

Opa! Bom dia! 

Depois de alguns dias longe do moedor consegui colocar o clip c. 

Mas agora tenho um outro problema, o moinho não gira. Parece estar completamente travado. Ele não abre nem fecha, não gira e não consigo remover o eixo. Alguém tem alguma dica? Ainda não consegui usar o moedor. 

Estou pensando em pedir reembolso do produto 

Abraços! 

Consegui resolver aqui! 

O problema era eu mesmo kkkkk

De um bravito pra um k4 a gente fica mal acostumado... Rs

Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Bom dia! 
Depois de alguns dias longe do moedor consegui colocar o clip c. 
Mas agora tenho um outro problema, o moinho não gira. Parece estar completamente travado. Ele não abre nem fecha, não gira e não consigo remover o eixo. Alguém tem alguma dica? Ainda não consegui usar o moedor. 
Estou pensando em pedir reembolso do produto 
Abraços! 
Faz o seguinte: solta o clipe e empurra o eixo para baixo para as mós se soltarem. Devem ter travado.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, MarcioMO disse:

Faz o seguinte: solta o clipe e empurra o eixo para baixo para as mós se soltarem. Devem ter travado.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

 

Isso! Exatamente o que aconteceu, por isso também não conseguia colocar o clip. 

A minha questão agora, que é facilmente resolvivel, é que o ponto de "trava" pra baixo é 15 clicks abaixo de zero... Rs

 

Márcio, você poderia indicar algumas regulagens de suas receitas, inclusive a do tetsu e picopresso que utilizou no seu K4. Se não for pedir de mais, claro kkkk

Abraços! E muito obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso! Exatamente o que aconteceu, por isso também não conseguia colocar o clip. 
A minha questão agora, que é facilmente resolvivel, é que o ponto de "trava" pra baixo é 15 clicks abaixo de zero... Rs
 
Márcio, você poderia indicar algumas regulagens de suas receitas, inclusive a do tetsu e picopresso que utilizou no seu K4. Se não for pedir de mais, claro kkkk
Abraços! E muito obrigado! 
Legal que resolveu o problema!
Sobre as regulagens, não me lembro... eu só testei por algumas semanas e depois vendi, pois ja tenho muitos moedores... Mas os outros aqui podem ajudar.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2022 at 12:04, regisassao disse:

Eu em geral uso de 150-210 cliques no Tetsu Kasuya e 42-50 cliques no espresso. 

Massa! 

Eu tentei um espresso na picopresso em 55 clicks e não extraiu. Depois fui pra 77 e saiu perfeito. 

Com tetsu fiz as 4 voltas e tenho ficado por ali. Me agradam os cafés mais ácidos, compenso na proporção e na temperatura da água. Tenho tirado bebidas bem interessantes. 

Curti muito o k4. Pegada fácil e confortável, e não é necessário tanto esforço quanto pensei pra tirar moagens mais finas. 

Recomendo muito! Consegui numa promoção no ali por 596 reais sem taxas. Acho que foi uma excelente aquisição! 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, preciso de uma ajuda.

Derrubaram meu moedor no chão. Caiu de cabeça pra baixo. 

 

Resultado: as mós estão travadas. Não giram. Ao girar a regulagem, ela se mexe mas as mós não se movem e não espaçam. O eixo acabou "subindo" um pouco, de modo que quando coloco a tampa do moinho ela ainda fica uns 2mm afastada.

 

O que pode ter sido? O que me recomendariam? Receio forçar e cegar as mós. Já empurrei demais e a mó não sai por baixo de forma alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, robertoalmeida disse:

Amigos, preciso de uma ajuda.

Derrubaram meu moedor no chão. Caiu de cabeça pra baixo. 

 

Resultado: as mós estão travadas. Não giram. Ao girar a regulagem, ela se mexe mas as mós não se movem e não espaçam. O eixo acabou "subindo" um pouco, de modo que quando coloco a tampa do moinho ela ainda fica uns 2mm afastada.

 

O que pode ter sido? O que me recomendariam? Receio forçar e cegar as mós. Já empurrei demais e a mó não sai por baixo de forma alguma.

Boa tarde! 

EU o desmontaria por completo, para uma analise melhor das partes internas se teve alguma quebra...

Pelo descrito algo pode ter deslocado internamente, uma “desmontada” e uma “montada” novamente pode solucionar.

Não forçaria as mos antes de desmontar ele e analisar!

Achei esse video as pressas de como desmontar e montar, tem outros também!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a melhor opção é desmontar completamente e depois tentar destravar as mós forçando um pouco o eixo...Mas força sem rotacionar.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só posso dizer para não perder as esperanças... eu derrubei meu K2, entortou na rosca do moedor, copo perfeito mas não encaixava. 

Levei em torneiro, serralheiro, martelinho de ouro, tudo que imaginei que poderia ter ferramentas para desentortar sem piorar.

Um belo dia, pesquisando ferramentas e pessoas que poderiam ter algum equipamento adequado, vi que mecânica de motos poderiam ter algo, eles possuem até prensas para desentortar eixos. Encontrei um cara do lado de casa que faz manutenção de Harley e similares.

O cara desentortou de graça, trabalho de artesão, prensando um martelo na morsa e usando a parte redonda da cabeça do martelo de forma interna para a rosca do moedor. Deu umas marteladas por fora, e ficou perfeito.

Em casa, com uma dremel e serra, refiz a rosca interna que tinha amassado e hoje o K2 virou meu moedor reserva. O K4 é o de todo dia.

Demorou uns 6 meses até eu chegar na solução. Muito também porque comprei um K4 e relaxei, mas, novamente, não perca as esperanças. 

Leve em algum torneiro mecânico, relojoeiro, sei lá, use a criatividade. Alguém vai te ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele já está desmontado. 
 
consigo tirar a tampa e a regulagem. Tiro o C da trava e duas roscas. O resto travado.
 
ele não gira. O eixo não desce pra sair. Não tem nem aquele movimento do eixo com a mola.
58A6477F-E63E-4B90-8D08-E4E3919A36F9.jpeg.7b2b5461c25c7864053c7560893e73cf.jpeg
ECC42058-F5E3-478E-9D5F-F9E828B522DB.jpeg.b38cb0af2c81fb4e50cf52071cce7110.jpeg
CCD753F9-125D-45E0-BDEB-7CE1C12A26D1.jpeg.529a0aa75dbd9240cdc5f09de5e3ad95.jpeg
Puts... não tenho mais dica pra dar. Segue a experiência do Regis...

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Tentaria tirar aquele parafuso cabeça Allen que tem na parte de baixo da mós, ver se o eixo sai por cima!

OU

Tentou bater de leve na cabeça do eixo para o eixo sair com a mós?

Se levar em algum lugar é isso que vão fazer para tirar o eixo, nesse caso prefiro eu fazer por usar certa delicadeza e cuidado hahahah

 

Cara vi que tu tirou a parte de regulagem, peça que gira, somente cuidado no montar novamente que essa rosca ela é fina e é esquerda. (contraria de roscas normais, tampa de garrafa... torneiras... etc...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha tentado as batidas sutis no eixo. Tentei novamente, agora não tão sutis haha.
destravou. Sem nenhum dano nas mós. Tudo em perfeito estado. 

de volta!
A68545EB-4950-43D5-9222-EEE71E3144A4.thumb.jpeg.a6239ccd284898c01278d1956490b1c8.jpeg
Boa!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, robertoalmeida disse:

Eu já tinha tentado as batidas sutis no eixo. Tentei novamente, agora não tão sutis haha.

destravou. Sem nenhum dano nas mós. Tudo em perfeito estado. 

de volta!

A68545EB-4950-43D5-9222-EEE71E3144A4.jpeg

Fico feliz em saber... sabemos que o "bixo" é resistente!!! 

Cuidado pra não cair mais agora hahaha!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi a mesma coisa que aconteceu comigo inicialmente! Precisei, assim como você, não ser tão sutil! Rss

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho testado o meu novo K4, com um C2 e um Encore (ambos novos). Gostei muito do K4 pra configurar. Cliques é coisa do passado mesmo. Regulagem de espresso, até pq tenho uma maquina bem baratinha, é noite e dia. 

Agora, nos últimos dias, tenho feito vários testes no filtrado. O K4 entrega, não é de longe ruim. Eu curto perfis ácidos, e pensei muito em comprar um K6 mas como o meu foco era melhorar o expresso, terminei indo no K4 mesmo.O mais surpreendente é que o que está extraindo melhor é o C2, que custou metade do K4 e 1/5 do encore.

Achei o C2 melhor, o K4 segundo e o Encore o mais fraco. Talvez pq o Encore tenha quebrado um dos dentes do fusível mecânico dele. Não sei. Mantendo o tempo de extração o mesmo, consigo que o C2 moa um pouco mais fino que o K4, e com menos amargor no final. Os dois são próximos mas o K4 precisa abrir mais a moagem. O Encore, nem consigo chegar perto, desconfio que seja mesmo o dente que tirou a precisão.

Acham que isso é pq o C2 tá gerando menos fines no filtrado?

Ia ficar com o encore e o K4 mas to achando que vou ficar com os dois manuais. Ainda tenho um porlex velho de guerra aqui pra doar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho testado o meu novo K4, com um C2 e um Encore (ambos novos). Gostei muito do K4 pra configurar. Cliques é coisa do passado mesmo. Regulagem de espresso, até pq tenho uma maquina bem baratinha, é noite e dia. 
Agora, nos últimos dias, tenho feito vários testes no filtrado. O K4 entrega, não é de longe ruim. Eu curto perfis ácidos, e pensei muito em comprar um K6 mas como o meu foco era melhorar o expresso, terminei indo no K4 mesmo.O mais surpreendente é que o que está extraindo melhor é o C2, que custou metade do K4 e 1/5 do encore.
Achei o C2 melhor, o K4 segundo e o Encore o mais fraco. Talvez pq o Encore tenha quebrado um dos dentes do fusível mecânico dele. Não sei. Mantendo o tempo de extração o mesmo, consigo que o C2 moa um pouco mais fino que o K4, e com menos amargor no final. Os dois são próximos mas o K4 precisa abrir mais a moagem. O Encore, nem consigo chegar perto, desconfio que seja mesmo o dente que tirou a precisão.
Acham que isso é pq o C2 tá gerando menos fines no filtrado?
Ia ficar com o encore e o K4 mas to achando que vou ficar com os dois manuais. Ainda tenho um porlex velho de guerra aqui pra doar.
Olá EduA,

Para espressos, acho que o k4 da de mil a zero no c2, em todos os aspectos! Ahah
Para coados, a coisa muda... justamente porque não precisa de tanta precisão entre clicks e depende muito do perfil de bebida que você gosta. Já testei ambos, inclusive em paralelo com o C40 e k pro(análogo ao k6), e acho que todos esses geram um V60, kalita com menos corpo, mais equilibrado ressaltando as características florais e cítricas. Então, para torras médias e claras em que se quer ressaltar essas características, acho que o C2 se dá melhor, no geral. Isso está relacionado não só a menor quantidade de fines gerados, mas também a distribuição das partículas e a geometria delas do c2.
Mas o k6 é C40 são muito melhores que o C2 nos coados. GostO mais os resultados do k4 para coados, quando quero ressaltar mais corpo e doçura em cafés com perfil mais tradicional de caramelo e chocolate.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoal,

 

Primeiro, gostaria de agradecer o @MarcioMO pela excelente review do K4! Além dos outros integrantes do fórum que interagiram nesse tópico com informações muito relevantes.

Segundo, se aqui não for o local correto para esse tipo de pergunta, me avisem por favor.

Seguindo, eu comprei um K4 a duas semanas com o fim de fazer expressos com ele. E é mesmo um ótimo moedor, custo beneficio excelente. Porém, também faço coados, no melita mesmo. E pelo que tinha lido e pesquisado, o K4 não se sai mal nos coados, embora esse não seja o objetivo final dele.

Porém, ele está gerando coados com uma quantidade muito grande de partículas finas, os fines.

Regulei o moedor no clique 140 (duas voltas mais vinte), conforme a imagem abaixo e coloquei o limite de café 36g no moedor. Ou seja, moagem média.

K4.thumb.jpg.6977560ec8f4ecc6428ba3d5b3021bf0.jpg

O café é um café gourmet, pelo que vi na classificação de cafés, não é especial ou extraordinário. Ou seja, tem alguns grão já quebrados e com algumas imperfeições.

Após a moagem, que fiz tanto com uma parafusadeira como manual, ambos resultados foram iguais, com muito fines. 

Para saber a quantidade de fines eu utilizei uma peneira comum de cozinha como podem ver na imagem abaixo com o café moído já peneirado.

peneira.thumb.jpg.67198e047287b215802d8740e4acf8ab.jpg

Essa quantidade de café da imagem acima, que ficou na peneira, são 17g conforme imagem abaixo.

medio.thumb.jpg.08f0f83b18c8268a99e2d60bb864e041.jpg

Já a quantidade que passou pela peneira, os fines, foi de 19g!!!!!

fines19.jpg.73410d24aac7186ee6ec655e9c624def.jpg

fines.thumb.jpg.73487ffb4563795b02c8c42b491870e6.jpg

Como podem ver a quantidade de fines é de aproximadamente 50%!

O resultado após o coado, ficou dessa maneira.

filtro1.jpg.12ce5efb66c2fe4b55c3ff11cd39c61b.jpg

filtro2.thumb.jpg.1cc7f75bac296c0f08b2894e07684056.jpg

Reparem que a parede do filtro ficou com muito pó. Utilizei filtro de pano, mesma resultado.

A pergunta que gostaria de fazer é, 50% de fines em um moedor que dizem ter uma moagem padronizada, é comum? Ou tem algo de errado com meu K4? Se sim, como melhorar?

Além disso, essa quantidade de fines, vai gerar uma bebida de pior qualidade? Falo isso, porque li em muitos blogs, inclusive aqui no Clube, que isso gera amargor. Meu paladar não é dos mais refinados, mas de fato senti o café um pouco mais amargo. Caso eu utilize apenas o café que ficou na peneira, o resultado final vai ser melhor?

Para concluir, a qualidade do grão antes de moer, pode fazer uma grande diferença na geração dos fines?

Sou novato no universos dos cafés especiais e no fórum. Então se tiver algo incorreto de acordo com as regras daqui, me avisem por favor.

Abraço,
Marlos Damasceno

Editado por Marlos Damasceno
Adicionando informações.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,
 
Primeiro, gostaria de agradecer o [mention=12532]MarcioMO[/mention] pela excelente review do K4! Além dos outros integrantes do fórum que interagiram nesse tópico com informações muito relevantes.
Segundo, se aqui não for o local correto para esse tipo de pergunta, me avisem por favor.
Seguindo, eu comprei um K4 a duas semanas com o fim de fazer expressos com ele. E é mesmo um ótimo moedor, custo beneficio excelente. Porém, também faço coados, no melita mesmo. E pelo que tinha lido e pesquisado, o K4 não se sai mal nos coados, embora esse não seja o objetivo final dele.
Porém, ele está gerando coados com uma quantidade muito grande de partículas finas, os fines.
Regulei o moedor no clique 140 (duas voltas mais vinte), conforme a imagem abaixo e coloquei o limite de café 36g no moedor. Ou seja, moagem média.
K4.thumb.jpg.6977560ec8f4ecc6428ba3d5b3021bf0.jpg
O café é um café gourmet, pelo que vi na classificação de cafés, não é especial ou extraordinário. Ou seja, tem alguns grão já quebrados e com algumas imperfeições.
Após a moagem, que fiz tanto com uma parafusadeira como manual, ambos resultados foram iguais, com muito fines. 
Para saber a quantidade de fines eu utilizei uma peneira comum de cozinha como podem ver na imagem abaixo com o café moído já peneirado.
peneira.thumb.jpg.67198e047287b215802d8740e4acf8ab.jpg
Essa quantidade de café da imagem acima, que ficou na peneira, são 17g conforme imagem abaixo.
medio.thumb.jpg.08f0f83b18c8268a99e2d60bb864e041.jpg
Já a quantidade que passou pela peneira, os fines, foi de 19g!!!!!
fines19.jpg.73410d24aac7186ee6ec655e9c624def.jpg
fines.thumb.jpg.73487ffb4563795b02c8c42b491870e6.jpg
Como podem ver a quantidade de fines é de aproximadamente 50%!
O resultado após o coado, ficou dessa maneira.
filtro1.jpg.12ce5efb66c2fe4b55c3ff11cd39c61b.jpg
filtro2.thumb.jpg.1cc7f75bac296c0f08b2894e07684056.jpg
Reparem que a parede do filtro ficou com muito pó. Utilizei filtro de pano, mesma resultado.
A pergunta que gostaria de fazer é, 50% de fines em um moedor que dizem ter uma moagem padronizada, é comum? Ou tem algo de errado com meu K4? Se sim, como melhorar?
Além disso, essa quantidade de fines, vai gerar uma bebida de pior qualidade? Falo isso, porque li em muitos blogs, inclusive aqui no Clube, que isso gera amargor. Meu paladar não é dos mais refinados, mas de fato senti o café um pouco mais amargo. Caso eu utilize apenas o café que ficou na peneira, o resultado final vai ser melhor?
Para concluir, a qualidade do grão antes de moer, pode fazer uma grande diferença na geração dos fines?
Sou novato no universos dos cafés especiais e no fórum. Então se tiver algo incorreto de acordo com as regras daqui, me avisem por favor.
Abraço,
Marlos Damasceno
Olá Marlos,

Pontos que pensei que podem estar influenciando:
1) 140 clicks é grosso pelo que lembro, então não deveria gerar muitos fines. Na sua imagem do melitta, não parece ter muito... mas de fato parece não estar uniforme. Talvez, moendo a 120, por exemplo, melhore a diferença entre elas, mas vai gerar um pouco mais de fines tambem
2) A peneira que usou tem precisão de 400 microns?
3) Quanto tempo durou a extração? Se for mais do que 3min, pode ter sido isso que gerou o amargor. Ou também pode ser a qualidade ou torra do grão ou a temperatura d água
4) Eu usei ele no 120 com o método do kasuya para v60 e me lembro de estar ok, ressaltando o corpo e caramelo.

Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutes ago, MarcioMO said:

Olá Marlos,

Pontos que pensei que podem estar influenciando:
1) 140 clicks é grosso pelo que lembro, então não deveria gerar muitos fines. Na sua imagem do melitta, não parece ter muito... mas de fato parece não estar uniforme. Talvez, moendo a 120, por exemplo, melhore a diferença entre elas, mas vai gerar um pouco mais de fines tambem
2) A peneira que usou tem precisão de 400 microns?
3) Quanto tempo durou a extração? Se for mais do que 3min, pode ter sido isso que gerou o amargor. Ou também pode ser a qualidade ou torra do grão ou a temperatura d água
4) Eu usei ele no 120 com o método do kasuya para v60 e me lembro de estar ok, ressaltando o corpo e caramelo.

Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Olá Marcio, obrigado pela resposta.

A moagem no 140 clicks do K4 parece com açúcar cristal, para se ter como referencia.

Sobre a peneira, utilizei uma de cozinha, comum mesmo, feita em inox. Mas, com certeza ela não tem precisão de 400 microns. Será que com uma peneira especifica para esse fim, com essa precisão, a quantidade de fines que eu teria, seria muito menor?

A extração durou cerca de 2 min com a água a temperatura de aproximadamente 94ºC (medida com termômetro). Pelo que pesquisei, parece ok para uma boa extração de coado.

Quando o moedor K4 chegou, os primeiros testes dele que fiz no coado, deixava menos resíduo na parede filtro melita. Com o passar do tempo o moedor pode gerar mais fines? Isso utilizando o mesmo grão com mesma torra, com diferente de apenas 15 dias.

 Abraço,

Marlos Damasceno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...