Ir para conteúdo

Kingrinder K4


MarcioMO

Postagens recomendadas

Chegou o K4 tão esperado.... Bem embalado tudo certinho! 

Provavelmente vou ter algumas dicas do que NÃO fazer nas primeiras passadas... kkkkk

Agora vou caçar aqui no grupo algumas receitas para ter base! obrigado pelas dicas e torçam para eu tirar bons cafés!

Ontem já havia chegado os outros brinquedos do setup... Tenho que organizar ainda o cantinho do café!

moedork4.png

setup.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou o K4 tão esperado.... Bem embalado tudo certinho! 
Provavelmente vou ter algumas dicas do que NÃO fazer nas primeiras passadas... kkkkk
Agora vou caçar aqui no grupo algumas receitas para ter base! obrigado pelas dicas e torçam para eu tirar bons cafés!
Ontem já havia chegado os outros brinquedos do setup... Tenho que organizar ainda o cantinho do café!
moedork4.png.f90e059dfc4fc506eb2d29be20eaa22a.png
setup.png.75c36d8a4367874bb88026611f4cf74a.png
Boa! O assunto aqui é mais focado em espresso...rs...Mas, gosto bastante de fazer v60, kalita e moka pot com graos mais torrados com o kinu/k4.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2022 at 15:05, Pastore disse:

Ontem já havia chegado os outros brinquedos do setup... Tenho que organizar ainda o cantinho do café!

Salve Pastore! Parabéns pelo novo moedor!
Desculpe se eu fugir um pouco do assunto do tópico, ,mas onde você adquiriu esta chaleira elétrica Brewista? No Ali?
Parabéns pelo setup! Ótimos cafés pra você!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcioMO Segui o mesmo caminho que você nos Kingrider, comecei com o K2 e agora aproveitei a promoção do Ali e comprei o K4.

Já estava contente com o K2, mas o valor promocional me convenceu a fazer um upgrade! :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alison Eduardo Piegel faz uns testes lado a lado e posta aqui.

Alem do K4, eu também tenho o K2, mas derrubei e amassou o encaixe. Dá pra moer coletando o pó num outro recipiente, mas tenho receio que algum desalinhamento interno invalide uma comparação. Eu acho que ainda mói bem, pro meu uso como bkp tá ok, mas para um comparativo lado a lado acho melhor dois moedores 100%.

Como o pessoal sempre pergunta as diferenças sensoriais de um moedor pra outro, acho legal se conseguir compartilhar suas impressões. 

Abs e parabéns pela aquisição. Eu acho esse K4 fantástico (pelo menos enquanto não tenho um Bravito ou Kinu... rs)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=12532]MarcioMO[/mention] Segui o mesmo caminho que você nos Kingrider, comecei com o K2 e agora aproveitei a promoção do Ali e comprei o K4.
Já estava contente com o K2, mas o valor promocional me convenceu a fazer um upgrade! [emoji4]
Oi Alison. Não vai se arrepender! Posta aí a comparação depois! Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Mauricio OliMa disse:

Salve Pastore! Parabéns pelo novo moedor!
Desculpe se eu fugir um pouco do assunto do tópico, ,mas onde você adquiriu esta chaleira elétrica Brewista? No Ali?

Vlws! Mauricio

Cara comprei no Ali mesmo, consegui um preço bom a de 600ml, (inclusive fiquei com medo do que chegaria!) mas, chegou tudo certinho funcionando!

Aproveitando o post, alguém aqui usa para coados?
como não tinha referencia, usei o vídeo do "Não sou barista" que usa um K6, ele indica 1volta e 30 Clicks (90 clicks total), mas no K4 fica muito fino o café ainda...
Depois de pesquisar no youtube achei um vídeo de um gringo comparando a moagem do k6 em 90 clicks e o k4 com 135 na mesma referencia! 

Logo fui para 2 voltas e 15 clicks (135~145) e comecei a "acertar" o café, visualmente a moagem e o que sobra no filtro bate com as referencias que tenho!

Se alguém usa quantos cliques está usando?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso muito pouco pra coados, nao que nao goste do K4, mas porque dificilmente tomo coados. Porem, o último que fiz foi no 150 e ainda acho que poderia ser mais grosso, pois curto uma leve acidez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlws! Mauricio
Cara comprei no Ali mesmo, consegui um preço bom a de 600ml, (inclusive fiquei com medo do que chegaria!) mas, chegou tudo certinho funcionando!
Aproveitando o post, alguém aqui usa para coados?
como não tinha referencia, usei o vídeo do "Não sou barista" que usa um K6, ele indica 1volta e 30 Clicks (90 clicks total), mas no K4 fica muito fino o café ainda...
Depois de pesquisar no youtube achei um vídeo de um gringo comparando a moagem do k6 em 90 clicks e o k4 com 135 na mesma referencia! 
Logo fui para 2 voltas e 15 clicks (135~145) e comecei a "acertar" o café, visualmente a moagem e o que sobra no filtro bate com as referencias que tenho!
Se alguém usa quantos cliques está usando?
Pelo que me lembro, usa a próximo de 160clicks a 180 para torra media. É bem grosso mesmo porque uso o método 4:6 do Kasuya. Então, vai depender do método que usa... no do Hoffman é muito mais fino. Não se preocupa muito com o número de clicks e ajusta pelo resultado.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

foi no 150 e ainda acho que poderia ser mais grosso, pois curto uma leve acidez.

Realmente, usei agora de meio dia no click 160, começou a ficar estranho para meu paladar, minha esposa que tem o paladar mais "apurado", falou que achou ácido... disse que preferia o "outro" Café/Grão, ai falei pra ela, que era o mesmo café.. ela ficou "?!?!?!?" rsssss

 

57 minutos atrás, MarcioMO disse:

ajusta pelo resultado

Estou nessa... no método que estou fazendo vou ficar no 135~145 estou gostando.... 

No final de semana que tenho mais tempo para "brincar" vou tentar outros, ja deixei anotado esse 4:6 do Kasuya.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver também em quanto tempo tá passando. O Nao sou Barista fez um review recentemente comparando filtros da Hario e Waals. Os da Waals estavam demorando mais pra passar, de forma que precisava moer mais grosso.

Eu fiz na V60, filtro da Waals, clique 150, e passou em uns 4 min uma receita de 200 ml para 12g, método Tetsu Kasuya, mas na caneca mesmo, ou seja, despejo sem muito controle, temperatura tambem controlada pelo inicio do surgimento das primeiras bolhas. Como demorou pra passar e são 4 despejos, ainda assim achei que tinha ficado doce. Era pra ser um café mais ácido, um Bourbon Vermelho fermentado, o Vinhoso da AKSA.

Mas de novo, não sou referência pra coado. Faço se tiver algum problema na máquina de espresso, ou as vezes pra ter outra percepção do sensorial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Salve pessoal, acabei de entrar pro clube dos K4.

Fiz uns três testes com ele, e realmente me impressionou a qualidade da moagem, de início coloquei por volta do click 40 - 45 e de cara já chocou a máquina, kkkk

Aí fui subindo até chegar em 1 volta e 5 +/- o espresso saiu top, dentro dos 25s gostei muito do brinquedo novo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela aquisição!

Os meus tiro entre 70 e 82. Dificilmente sai dessa faixa. 40-45 deve sair um talco.

Mas de fato é um moedor fantástico pelo preço que pagamos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal, acabei de entrar pro clube dos K4.
Fiz uns três testes com ele, e realmente me impressionou a qualidade da moagem, de início coloquei por volta do click 40 - 45 e de cara já chocou a máquina, kkkk
Aí fui subindo até chegar em 1 volta e 5 +/- o espresso saiu top, dentro dos 25s gostei muito do brinquedo novo.
Fala Marcão! Se tiver outro moedor, compara o resultado na xicara, se possível. Legal saber se os outros proprietários dos K4 tem a mesma impressão! Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @MarcioMO maravilha, eu tinha comprado ele pra usar fazer um conjunto portátil e usar junto com a Picopresso, que adquiri a pouco tempo.

Não queria um usar um moedor muito caro porque a ideia é levar dentro da mochila pro trabalho com a Picopresso, em casa eu tenho um Breville e o Bravito, o Bravito é sensacional, mas eu estava com muita dó de levar dentro da mochila pra não acabar estragando, foi aí que comecei a pesquisar um moedor mais em conta que pudesse levar de boa, e caso tivesse algum problema o prejuízo não fosse muito grande.

Aí assistindo os vídeos do Talles do Não Sou Barista, vi uma opção mais em conta de set de espresso com o Timemore atualizado como uma opção barata, eu acabei pegando, e conseguia até moer fino pra espresso no clique 7, ficava bem no limite pois no manual fala pra não usar do 6 pra baixo, o porém é que não tinha muita precisão, entre o 7 e o 8 muda muita coisa, e o outro problema é o tempo, levava uns 2 a 3 minutos pra moer 18 gramas nessa granulometria.

Aí comecei a pesquisar outras opções, tinha o 1zpresso QE, mas falaram que o material não era tão resistente, aí acabei lendo aqui os tópicos sobre os Kingrinders, e pesquisando vi que o K4 resolvia muito bem pra espresso, fiquei esperando o dólar cair, e consegui pegar recentemente o K4 por um preço legal.

Aí a coisa mudou muito de figura porque ele tem essa precisão que o Timemore não tem, e mói muito mais rápido, então a comparação que eu fiz foi entre estes que tenho, o Timemore é muito bom pra coados, ele mói bem rápido, agora se afinar a moagem pra tentar fazer espresso, o bichinho já abre o bico.

Em relação ao Breville, achei o K4 mais preciso que o Breville, mas a principal vantagem é a portabilidade mesmo.

Sobre o Bravito, aí não tem jeito, o Bravito é melhor na moagem, por ser stepless consegue ser mais preciso, e também na construção, mas dá muita dó de andar com ele na mochila, foi aí que o K4 veio como uma luva, ele consegue uma qualidade muito boa, e com um preço bem legal, eu achei ele até bem parecido com a ideia das voltas, o jeito de prender o copo embaixo, até a marcação achei que ficou próxima um do outro, agora só preciso de uma case pra carregar ele pra cima e pra baixo.

Também foi a primeira vez que usei um moedor com mós de titânio, e gostei muito do resultado, obrigado pelas contribuições aqui no forum, eu li muito seus posts aqui antes de comprar, rs

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcão se encontrar um case legal, dá um toque aqui. Eu cheguei a procurar, confesso que nao com muito afinco, mas nao achei nada exceto umas de fotografia ou armamento, que teria de recortar espumas para acondicionar o moedor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha @regisassao, caso encontrar alguma coisa aviso, mas inicialmente acho que vou levar em um saquinho de pano tipo o do Timemore mesmo, o importante é não deixar a manivela riscar o corpo do moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcão disse:

Opa @MarcioMO maravilha, eu tinha comprado ele pra usar fazer um conjunto portátil e usar junto com a Picopresso, que adquiri a pouco tempo.

Não queria um usar um moedor muito caro porque a ideia é levar dentro da mochila pro trabalho com a Picopresso, em casa eu tenho um Breville e o Bravito, o Bravito é sensacional, mas eu estava com muita dó de levar dentro da mochila pra não acabar estragando, foi aí que comecei a pesquisar um moedor mais em conta que pudesse levar de boa, e caso tivesse algum problema o prejuízo não fosse muito grande.

Aí assistindo os vídeos do Talles do Não Sou Barista, vi uma opção mais em conta de set de espresso com o Timemore atualizado como uma opção barata, eu acabei pegando, e conseguia até moer fino pra espresso no clique 7, ficava bem no limite pois no manual fala pra não usar do 6 pra baixo, o porém é que não tinha muita precisão, entre o 7 e o 8 muda muita coisa, e o outro problema é o tempo, levava uns 2 a 3 minutos pra moer 18 gramas nessa granulometria.

Aí comecei a pesquisar outras opções, tinha o 1zpresso QE, mas falaram que o material não era tão resistente, aí acabei lendo aqui os tópicos sobre os Kingrinders, e pesquisando vi que o K4 resolvia muito bem pra espresso, fiquei esperando o dólar cair, e consegui pegar recentemente o K4 por um preço legal.

Aí a coisa mudou muito de figura porque ele tem essa precisão que o Timemore não tem, e mói muito mais rápido, então a comparação que eu fiz foi entre estes que tenho, o Timemore é muito bom pra coados, ele mói bem rápido, agora se afinar a moagem pra tentar fazer espresso, o bichinho já abre o bico.

Em relação ao Breville, achei o K4 mais preciso que o Breville, mas a principal vantagem é a portabilidade mesmo.

Sobre o Bravito, aí não tem jeito, o Bravito é melhor na moagem, por ser stepless consegue ser mais preciso, e também na construção, mas dá muita dó de andar com ele na mochila, foi aí que o K4 veio como uma luva, ele consegue uma qualidade muito boa, e com um preço bem legal, eu achei ele até bem parecido com a ideia das voltas, o jeito de prender o copo embaixo, até a marcação achei que ficou próxima um do outro, agora só preciso de uma case pra carregar ele pra cima e pra baixo.

Também foi a primeira vez que usei um moedor com mós de titânio, e gostei muito do resultado, obrigado pelas contribuições aqui no forum, eu li muito seus posts aqui antes de comprar, rs

 

Marcão, acho essa dupla (picopresso+k4) muito boa!

A Breville só leva vantagem na praticidade de não ter que fazer força e moer várias doses... Tanto Bravito quanto o K4 produzem moagens melhores, mas o K4 é mais bem mais leve e mais barato... O Timemore C2 para espresso não rola mesmo e entendo o ponto que levantou do Q2. Mas, ele cabe certinho na aeropress! ahahah

Quanto ao Bravito, só o que tenho que comentar é que ele e o Kinu são meus manuais favoritos para espresso! Eu costumo levá-los no case da 1zpresso do K pro. Dá para comprar só o case no Ali, mas já aviso que ele não é muito pequeno, mas protege muito bem.

Valeu e bons cafés!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, regisassao disse:

@Marcão se encontrar um case legal, dá um toque aqui. Eu cheguei a procurar, confesso que nao com muito afinco, mas nao achei nada exceto umas de fotografia ou armamento, que teria de recortar espumas para acondicionar o moedor.

Dá uma olhada nesse do K pro. Serve certinho no K4 e K6 também. Protege super bem, mas é não é muito compacto.

https://pt.aliexpress.com/item/1005004145510413.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.3e4a308dLgOden&algo_pvid=1f5f3769-4fe2-4c6d-b3ff-e359abb21c91&algo_exp_id=1f5f3769-4fe2-4c6d-b3ff-e359abb21c91-11&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000028183239459"}&pdp_pi=-1%3B77.56%3B-1%3B51.66%40salePrice%3BBRL%3Bsearch-mainSearch

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei meu k4 a alguns dias.... agora só falta encontrar e comprar uma máquina de espresso.

Tenho dado uma olhada nos classificados aqui forum para ver se acho alguma coisa.

Acompanho o fórum a anos, mas nunca comentei em lugar nenhum, e só atualmente tive coragem/oportunidade de entrar nessa.

Estou aceitando dicas e conselhos.

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que falar um pouco o seu perfil. Máquinas de espresso podemos recomendar de R$ 300 a R$ 60 mil.

Sugiro apenas fazer a pergunta no tópico apropriado. Tem um recém aberto na seção de iniciantes, acho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 14/04/2022 at 14:00, Marcão disse:

Salve pessoal, acabei de entrar pro clube dos K4.

Fiz uns três testes com ele, e realmente me impressionou a qualidade da moagem, de início coloquei por volta do click 40 - 45 e de cara já chocou a máquina, kkkk

Aí fui subindo até chegar em 1 volta e 5 +/- o espresso saiu top, dentro dos 25s gostei muito do brinquedo novo.

Bom dia,
Me desculpa mas o que seria "Chocar a máquina"? rs
Tenho um K4 e fui na recomendação do próprio site para espresso e fiz um teste entre 50 e 60 clicks, mas não saiu nada. Fiquei com receio de esperar muito para ver se a máquina extrai algo e acabar danificando a máquina/portafiltro.

Configurações:
Philco 15bar, 15g de café, clicks 50 ~ 60

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,
Me desculpa mas o que seria "Chocar a máquina"? rs
Tenho um K4 e fui na recomendação do próprio site para espresso e fiz um teste entre 50 e 60 clicks, mas não saiu nada. Fiquei com receio de esperar muito para ver se a máquina extrai algo e acabar danificando a máquina/portafiltro.

Configurações:
Philco 15bar, 15g de café, clicks 50 ~ 60
É isso aí que você fez! Rs
Moer tão fino que não saiu um gota de espresso. A recomendação da fabricante é só uma referência... Vai depender muito da máquina, pressão, torra e tempo de torra. Vai moedo mais grosso até começar a sair espresso que o sabor te agrade. Eu usava próximo dos 80 clicks para torras médias.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, digalvao disse:

Tenho um K4 e fui na recomendação do próprio site para espresso e fiz um teste entre 50 e 60 clicks, mas não saiu nada.

Eu tenho há uns 6 meses e fico entre o 72 e 85. Ainda não cheguei abaixo dos 72.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, digalvao disse:

Bom dia,
Me desculpa mas o que seria "Chocar a máquina"? rs
Tenho um K4 e fui na recomendação do próprio site para espresso e fiz um teste entre 50 e 60 clicks, mas não saiu nada. Fiquei com receio de esperar muito para ver se a máquina extrai algo e acabar danificando a máquina/portafiltro.

Configurações:
Philco 15bar, 15g de café, clicks 50 ~ 60

Travar a saída ou "a máquina engasgou". Mas adoramos neologismos da gringolândia, "chocar" de "to choke"...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que a galera comentou @digalvao é que a moagem ficou tão fina que não saiu nada de café na máquina.
Acaba variando de café pra café, tem café que fica melhor com moagem mais grossa, esse que estava usando pedia um pouco mais fina.

Aproveitando o gancho pessoal, alguém tem alguma dica pra tentar diminuir um pouco a estática na moagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carneiro disse:

Borrifadinha de água.

Sabe se alguém estudou oxidação? Eu vejo que funciona, mas tenho receio de diminuir a vida útil do moedor…

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...