Ir para conteúdo

[Mod] Tutorial: Dimmer na Philco 15 bar e outras


Postagens recomendadas

11 minutos atrás, petersonrcs disse:
Eu li sobre esse projeto uma vez , mas acho que não encaro logo de começo não, vou tentar fazer uma coisa mais simples ! 
 
 

Então, eu vô na mesma trilha, o mais simples pra ter um conhecimento melhor de todas as variáveis, aprendizado, observação e leitura, aí com o tempo e mais conhecimento me programar pra me aventurar nesse projeto e seguir com a ajuda de todos aqui, e quando não tiver mais o que fazer com a Philco partir pra outra máquina melhor e assim sucessivamente, na minha já coloquei o dimmer seguindo a ajuda de muitos aqui, o próximo é o manômetro de glicerina, e depois o PID, e por último tentar adaptar esse projeto do Gaggiuino nela.

Enviado de meu 2201116SG usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, petersonrcs disse:

Bom topico ! Espero dar minha contribuição em breve também . Quero ir mais pro lado “automático”, tipo as máquinas da Decent, com alguns controles de extração usando arduino.
 

Só esperando as coisas chegarem pelo AliExpress !!

Muito bom! Não deixe de postar aqui as atualizações do projeto à medida que for executando. Estou cursioso pra ver como ficará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fabio_yamauti disse:

Instalei o PID REX C100 na Philco 15 bar. Que parâmetros P, I, D vocês estão usando com o REX C100 na Philco 15 bar? 

Bacana Fábio! Mostra aí pra gente como ficou a sua máquina.

O que estou usando de parâmetro aqui no REX C100 é P: 30; I: 360; D: 15

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Athos said:

Bacana Fábio! Mostra aí pra gente como ficou a sua máquina.

O que estou usando de parâmetro aqui no REX C100 é P: 30; I: 360; D: 15

Colei com dupla face mesmo rs. Usei o auto tuning e ficou P: 40, I: 96, D: 24. Mas ainda não testei direito, só amanhã. 

pid.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei aqui a máquina com os parâmetros do auto tuning do PID,  P: 40, I: 96, D: 24. Estava dando overshoot de 4 a 5 graus, então fiz ajustes finos manualmente. Cheguei aos parâmetros P: 15, I: 35, D: 15. A máquina atinge SV = SP e pára certinho, sem overshoot. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, fabio_yamauti disse:

Testei aqui a máquina com os parâmetros do auto tuning do PID,  P: 40, I: 96, D: 24. Estava dando overshoot de 4 a 5 graus, então fiz ajustes finos manualmente. Cheguei aos parâmetros P: 15, I: 35, D: 15. A máquina atinge SV = SP e pára certinho, sem overshoot. 

Com as configurações originais do PID a minha tmb estava passando um pouco, coisa de 2º a 3º, mas com a minha configuração atual (P: 30; I: 360; D: 15) fica certinho, a máquina aquece bem rápido e quando atinge a temperatura alvo ela não ultrapassa.

Fabio, a sua temperatura chega a cair quantos graus no marcador do PID durante a extração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Antes de iniciar as modificaçoes da minha maquina, como ela é de segunda mao (comprei justamente assim, pra poder testar e estudar. mas no futuro queria comprar um gaggia classic), queria ver se ela tava funcionando plena. Mas acho que nao.

Duvida de iniciante:

Vi em algum lugar aqui do forum, alguem dizendo que o parametro inicial a 9 bar , seria 130ml em 30 segundos. isso seria sem o cafe, fluxo de agua livre, certo?

Porque se for isso, a minha com filtro naked vazia, ta fazendo 130ml entre 28 e 30 segundos com os 15 bar padrao.

Ou nesse caso, bar e fluxo de agua sao coisas diferentes?

 

Olhando a agua que sai do chuveiro, me parece realmente que nao ta 100% nao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é uma dedução de uma curva de vazão da Ulka, a bomba mais comum em máquinas domésticas. Essa vazão só vira 9 bar com moagem adequada. Pensa numa mangueira que você tampa com o dedo: tampando mais  aumentando a dificuldade de saída da água, tem mais pressão. É a mesma coisa com o bolo.

Pra saber a pressão no momento da extração só com manômetro. Alguns mudam a OPV pra 9 bar, o que faz com que a água seja desviada pro reservatório ou bandeja ao atingir 9 bar, mantendo aquela pressão máxima. Outros ficam pilotando no dimmer. 

Pelo visto, sua máquina está com a bomba fraca. Pode precisar trocar logo. Não é difícil encontrar. Porém, pode ser que ainda consiga usar por um tempo e que nem precise de um dimmer pra manter a pressão em 9 bar, mas só instalando um manômetro pra saber, ou usando aqueles de portafiltro com filtro cego, mas, novamente, terá uma medida de pressão estática, não dinâmica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Athos said:

Com as configurações originais do PID a minha tmb estava passando um pouco, coisa de 2º a 3º, mas com a minha configuração atual (P: 30; I: 360; D: 15) fica certinho, a máquina aquece bem rápido e quando atinge a temperatura alvo ela não ultrapassa.

Fabio, a sua temperatura chega a cair quantos graus no marcador do PID durante a extração?

Levou 2min 33s pra aquecer de 33ºC a 84ºC. Fiz uma extração com 18g de café e 36.6g de bebida final. Durante a extração caiu de 84º pra 79ºC, uma queda de 5ºC.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, regisassao disse:

Isso é uma dedução de uma curva de vazão da Ulka, a bomba mais comum em máquinas domésticas. Essa vazão só vira 9 bar com moagem adequada. Pensa numa mangueira que você tampa com o dedo: tampando mais  aumentando a dificuldade de saída da água, tem mais pressão. É a mesma coisa com o bolo.

Pra saber a pressão no momento da extração só com manômetro. Alguns mudam a OPV pra 9 bar, o que faz com que a água seja desviada pro reservatório ou bandeja ao atingir 9 bar, mantendo aquela pressão máxima. Outros ficam pilotando no dimmer. 

Pelo visto, sua máquina está com a bomba fraca. Pode precisar trocar logo. Não é difícil encontrar. Porém, pode ser que ainda consiga usar por um tempo e que nem precise de um dimmer pra manter a pressão em 9 bar, mas só instalando um manômetro pra saber, ou usando aqueles de portafiltro com filtro cego, mas, novamente, terá uma medida de pressão estática, não dinâmica. 

Top, valeu mesmo! 

Minhas peças tao pra chegar ainda. ai instalando , eu verifico .
Com vou desmonta-la, ja aproveito e dou uma limpeza caso seja esse o problema. 

E ai persistindo, eu vejo o lance da bomba nova! Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não tenho termômetro com sonda pra medir a temperatura da água no bolo. Isso seria interessante pra saber sobre a real estabilidade da temperatura da água durante a extração. A variação de temperatura da caldeira, onde está o termopar, certamente é diferente da variação da temperatura da água, que é o que interessa no fim das contas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, petersonrcs disse:

Pessoal,

Antes de iniciar as modificaçoes da minha maquina, como ela é de segunda mao (comprei justamente assim, pra poder testar e estudar. mas no futuro queria comprar um gaggia classic), queria ver se ela tava funcionando plena. Mas acho que nao.

Duvida de iniciante:

Vi em algum lugar aqui do forum, alguem dizendo que o parametro inicial a 9 bar , seria 130ml em 30 segundos. isso seria sem o cafe, fluxo de agua livre, certo?

Porque se for isso, a minha com filtro naked vazia, ta fazendo 130ml entre 28 e 30 segundos com os 15 bar padrao.

Ou nesse caso, bar e fluxo de agua sao coisas diferentes?

 

Olhando a agua que sai do chuveiro, me parece realmente que nao ta 100% nao.

É isso mesmo que o Regis explicou. Sem manômetro, não tem como saber a pressão, até pq ela vai mudando durante a extração. A depender da sua moagem, a pressão pode ser maior ou menor, mesmo deixando o dimmer fixo em um ponto específico (como no caso dos 130ml em 30s).

Mas só de vc instalar o dimmer e abaixar a pressão de trabalho da bomba, já existe um bom ganho, mesmo que você não saiba exatamente qual é a pressão, deixando ela ali num meio termo e ir regulando conforme a necessidade. A começar pelos espirros no naked que diminuem demais. 

Acho que você não deveria se importar muito com essa medida de vazão da sua bomba agora não, se está um pouco maior ou menor do que o padrão. Manda ver nas modificações e, se for o caso, mais pra frente vc troca a bomba caso precise.

22 minutos atrás, fabio_yamauti disse:

Levou 2min 33s pra aquecer de 33ºC a 84ºC. Fiz uma extração com 18g de café e 36.6g de bebida final. Durante a extração caiu de 84º pra 79ºC, uma queda de 5ºC.  

Aqui também tem abaixado essa média de 5ºC de acordo com o termopar. Mas seria interessante mesmo alguem fazer essa medida no bolo do café, assim como o Regis fez na Poemia dele, para vermos a estabilidade da Philco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, fabio_yamauti disse:

Troquei todas as emendas com fita isolante por conectores da Wago. 

wago.thumb.jpeg.638fc13afd1eb21b70bd67bd56063a0d.jpeg

 

Muito bom, ficou bacana o interior dela, instalação bem clean. Pretende instalar o manômetro também?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 8/19/2023 at 11:49 PM, Athos said:

Muito bom, ficou bacana o interior dela, instalação bem clean. Pretende instalar o manômetro também?

Eu tenho um pouco de receio de mexer na parte hidráulica por conta de vazamentos. Água mais eletricidade não combinam hehe. Mas, quem sabe futuramente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sou novo no Fórum. Comprei minha Philco 15 Bar ontem e estou esperando chegar. Estou saindo fora das cápsulas. Já quero tunar o que for possível, por diversão e porque gosto de café.

Gostaria de ir compartilhando os resultados, quero fazer esse tunning, mas tbm mexer em algumas coisas estéticas e preciso muito da ajuda de vocês. 

Tenho vistos muitos tutoriais, e acabo achando estranho algumas coisas como o uso de mangueiras, conexões e outros materiais que não são indicados pra alimentos.

Estou comprando conexões, manômetro e mangueiras de inox. Uma das minhas dúvidas, se existe algum ganho em trocar a mangueira de 4mm por 8mm como vi algumas pessoas falando.

Poderiam me ajudar? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LecoMonster disse:

se existe algum ganho em trocar a mangueira de 4mm por 8mm como vi algumas pessoas falando.

Não vejo motivo. Nem tinha visto cogitarem isso. Eu ficaria nas dimensões originais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/08/2023 at 18:39, fabio_yamauti disse:

Troquei todas as emendas com fita isolante por conectores da Wago. 

wago.thumb.jpeg.638fc13afd1eb21b70bd67bd56063a0d.jpeg

 

Muito bom!! assim da ate vergonha do meu, cheio de fita isolante! kkkk

 

Em 22/08/2023 at 11:34, fabio_yamauti disse:

Eu tenho um pouco de receio de mexer na parte hidráulica por conta de vazamentos. Água mais eletricidade não combinam hehe. Mas, quem sabe futuramente.

Realmente, quando eu modifiquei o meu, tive uns problemas de vazamento na conexao da mangueira do manometro. mas consegui ajustar.

 

Eu so to com receio de uma coisa na minha maquina. Nao sei ate que ponto é a falta de experiencia ou problema tecnico (comprei a maquina usada).  To seguindo o clique de moagem pra minha 1zpresso j max que eu vi na internet, e abrindo o click aos poucos. Mas mesmo no padrao da maquina entre 12-13 bar, acabei de tirar um 30ml em mais de 30 segundos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sou novo no Fórum. Comprei minha Philco 15 Bar ontem e estou esperando chegar. Estou saindo fora das cápsulas. Já quero tunar o que for possível, por diversão e porque gosto de café.
Gostaria de ir compartilhando os resultados, quero fazer esse tunning, mas tbm mexer em algumas coisas estéticas e preciso muito da ajuda de vocês. 
Tenho vistos muitos tutoriais, e acabo achando estranho algumas coisas como o uso de mangueiras, conexões e outros materiais que não são indicados pra alimentos.
Estou comprando conexões, manômetro e mangueiras de inox. Uma das minhas dúvidas, se existe algum ganho em trocar a mangueira de 4mm por 8mm como vi algumas pessoas falando.
Poderiam me ajudar? 
 
Se o amigo comprou nova, aconselho a não alterar nada no momento, primeiro use-a conforme está, use-a bastante até domina-lá, isso dará tempo para ver se tem algum defeito de fabrica ou alguma característica diferente, assim ganhará tempo para usufruir da garantia, e terá uma maior percepção para quando for fazer as melhorias.

As máquinas caseiras teem um propósito, e elas comprem bem, claro que as melhorias para usar o máximo as variáveis resulta em maior percepção no aroma e notas, mas para paladares já veteranos e amadurecidos pada isso, as máquinas "comerciais", que chamam muitas vezes de "profissionais", foram feitas para atender uma demanda em grande escala, por isso pressão menor entre outros fatores, acabou-se que os grandes baristas pelo mundo adequou-se a estudar os melhores preparos nelas, mas se der uma Philco 15 bar para eles, também irão extrair espressos maravilhosos, até as grandes marcas e conceituadas no ramo, lançam domésticas a 15 bar, e já em uma temperatura estabelecida, algumas como a Breville, faz uma leve alteração precionando uns botões em simultâneo.

Então aconselho a unir o útil ao agradável, desfrute da garantia, e faça bons treinos para conseguir acompanhar as melhorias.

Ótimos espressos e forte abraço!!!
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Daniel R. Stützel disse:

Se o amigo comprou nova, aconselho a não alterar nada no momento, primeiro use-a conforme está, use-a bastante até domina-lá, isso dará tempo para ver se tem algum defeito de fabrica ou alguma característica diferente, assim ganhará tempo para usufruir da garantia, e terá uma maior percepção para quando for fazer as melhorias.

As máquinas caseiras teem um propósito, e elas comprem bem, claro que as melhorias para usar o máximo as variáveis resulta em maior percepção no aroma e notas, mas para paladares já veteranos e amadurecidos pada isso, as máquinas "comerciais", que chamam muitas vezes de "profissionais", foram feitas para atender uma demanda em grande escala, por isso pressão menor entre outros fatores, acabou-se que os grandes baristas pelo mundo adequou-se a estudar os melhores preparos nelas, mas se der uma Philco 15 bar para eles, também irão extrair espressos maravilhosos, até as grandes marcas e conceituadas no ramo, lançam domésticas a 15 bar, e já em uma temperatura estabelecida, algumas como a Breville, faz uma leve alteração precionando uns botões em simultâneo.

Então aconselho a unir o útil ao agradável, desfrute da garantia, e faça bons treinos para conseguir acompanhar as melhorias.

Ótimos espressos e forte abraço!!!

Interessante sua dica, vou comprar alguns acessorios que não alteram a máquina, daqui uns meses quando tiver certeza que está estável posso fazer esses mods que precisam de desmontagem. Obrigado pela ajuda. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2023 at 13:04, LecoMonster disse:

Olá, sou novo no Fórum. Comprei minha Philco 15 Bar ontem e estou esperando chegar. Estou saindo fora das cápsulas. Já quero tunar o que for possível, por diversão e porque gosto de café.

Gostaria de ir compartilhando os resultados, quero fazer esse tunning, mas tbm mexer em algumas coisas estéticas e preciso muito da ajuda de vocês. 

Tenho vistos muitos tutoriais, e acabo achando estranho algumas coisas como o uso de mangueiras, conexões e outros materiais que não são indicados pra alimentos.

Estou comprando conexões, manômetro e mangueiras de inox. Uma das minhas dúvidas, se existe algum ganho em trocar a mangueira de 4mm por 8mm como vi algumas pessoas falando.

Poderiam me ajudar? 

 

Também acho que seria melhor vc usar bastante a máquina original primeiro, ir evoluindo com os acessórios (filtro despressurizado, puckscreen, wdt, ect) e vendo as mudanças e melhorias que cada um traz pro seu espresso, para depois disso tudo pensar em tunar a Philco. Penso que uma parte bem legal disso tudo é a evolução e o aprendizado, e se vc pular essa etapa, vai perder um pouco disso. Uma dúvida, qual moedor vai usar? Isso também influencia demais no espresso.

Com relação à mangueira, nunca vi ninguem recomendando a troca de 4mm por 8mm. Eu não faria isso, a de 4mm funciona perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a substituição do manômetro da minha máquina. O anterior estava funcionando, mas a adaptação da glicerina que fiz não ficou 100%, começou a vazar bem pouco. Então achei melhor substituir logo:

TYHPWPj.jpg

XrI39aK.jpg

wwb8fqs.jpg

 

Ele encaixou melhor na abertura que eu havia feito, e ainda tem o acabamento metálico em volta. Ficou até com cara de peça original.

Para quem quiser o link do manômetro (11 bar) e da conexão dele para mangueira de 4mm, segue:

https://s.click.aliexpress.com/e/_DdfmDeL

https://s.click.aliexpress.com/e/_DB8uraL

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera! Seguinte, voltei a abrir a cafeteira para dar uma organizada nas emendas dos fios seguindo o exemplo do amigo acima. 
Só que agora a bomba não está funcionando, acredito que fiz todas as conexões corretas. Alguém teria dicas do que posso estar fazendo errado? O PID esta funcionando corretamente. Em seguida envio fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, filipeferrazz disse:

f8bebd1f-8c89-4576-a85a-f57b1e4812ae.jpeg

d4dafba2-5828-4270-ad25-624c5f71f859.jpeg

3db48bc0-6569-47b0-a418-39077896eac9.jpeg

Eu acho que o problema está na ligação do seu dimmer. Por que o seu modelo tem tantos fios assim? Onde vc conecta isso tudo?

O dimmer que deu certo aqui pra mim e pra maioria dos que vi foi o modelo mais simples, com apenas 2 fios (o meu tem 400w). Você tem que conectar ele no fio azul que sai do botão de extração e vai pra bomba. É só interromper esse fio e instalar o dimmer no meio, não tem segredo:

dimmer.PNG.3231131775c01ab313c6af871db9c724.PNG

asd.thumb.jpg.37d2ae9ea0c84c9f48175e76d3fc6837.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que aconteceu que foi o dimmer que encontrei na minha cidade, esse dimmer tem que alimentar a tensão (não veio nem um fio conectado a ele) por isso acredito que mais fios. E como instalei ele tenho receio de desfazer corretamente o que fiz para instalar um mais simples. Não sei se fui claro hehehe 

Mas continuo na batalha aqui! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

55 minutes ago, filipeferrazz said:

d4dafba2-5828-4270-ad25-624c5f71f859.jpeg

 

Eu já vi outros usarem esse tipo de dimmer e não é necessário conectar fios nos 4 parafusos não hein... Somente 2 são usados pra ligar a bomba da máquina. Logo mais deve aparecer alguém aqui que tem esse dimmer pra confirmar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...