Ir para conteúdo

[Mod] Tutorial: Dimmer na Philco 15 bar e outras


Postagens recomendadas

Em 17/12/2022 at 09:25, Bruno.Rodrigues disse:

Exato, conforme tiver oportunidade vou testar outra bomba com mesmas especificações.

Apenas para dar um retorno sobre o caso da pressão da minha máquina, vá que alguém esteja passando por algo parecido

Após alguns testes utilizando o Puck Screen que chegou na última semana:
No início estranhei que a maioria dos testes que acompanhei no YouTube era necessário engrossar um pouco a moagem para utilizá-lo e conseguir manter a extração no padrão sem Puck Screen. Mas após muitas tentativas e erros, identifiquei que no meu caso tive que afinar ainda mais a moagem, mas não foi pouco.

Sem Puck Screen vinha utilizando os clicks 76, 77 ou 78 no KINGrider K4, agora com Puck Screen estou utlizando incríveis 67 ou 68 clicks mantendo a extração no tempo já utilizado, na média 25 à 32 seg com ratio 1:2 a depender da moagem e também do café.

O interessante é que com isto agora o manômetro está marcando entre 8 e 9 Bar no início da extração, coisa que antes não ocorria como já citei anteriormente.
Minha conclusão é que muito provavelmente o chuveiro da minha máquina é muito irregular, o que provavelmente vinha causando tunelamento no morro de café e despressurizando as extrações já no seu início.

 

Espero que com essas informações mais alguém possa se beneficiar aqui no fórum, como outras que tanto já me ajudaram.
Um abraço a todos e ótimos café para nós.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal, boa noite !!

Fiz o mod seguindo o vídeo e as recomendações do tópico mas fiquei com uma dúvida ...
Não sei se minha cafeteira está "saindo pouca água" depois da modificação, fiz alguns testes passando somente água pois estou esperando meu moedor novo chegar para testar uma extração com café. A dúvida é, pelos vídeos, será que realmente tem algo de errado com cafeteira em si ou devo esperar o moedor chegar e fazer uma extração para testar a pressão da bomba ? 

Abraços. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Citar

Pessoal, boa noite !!

Fiz o mod seguindo o vídeo e as recomendações do tópico mas fiquei com uma dúvida ...
Não sei se minha cafeteira está "saindo pouca água" depois da modificação, fiz alguns testes passando somente água pois estou esperando meu moedor novo chegar para testar uma extração com café. A dúvida é, pelos vídeos, será que realmente tem algo de errado com cafeteira em si ou devo esperar o moedor chegar e fazer uma extração para testar a pressão da bomba ? 

Abraços. 

Eu estou com o mesmo problema. Não sei se é o dimmer, coloquei um simples de 1000w, mas mesmo com ele no máximo está saindo 120 ml de água em 30 segundos.

Alguém tem indicação de dimmer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2023 at 14:17, marcelbonvechio disse:

Eu estou com o mesmo problema. Não sei se é o dimmer, coloquei um simples de 1000w, mas mesmo com ele no máximo está saindo 120 ml de água em 30 segundos.

Alguém tem indicação de dimmer?

Meu problema era o dimmer mesmo. Comprei um de 3000w e agora ficou legal.

image.jpeg.a2750487ef94c70a920e956c2d3a58ba.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 24/04/2023 at 11:49, marcelbonvechio disse:

Meu problema era o dimmer mesmo. Comprei um de 3000w e agora ficou legal.

image.jpeg.a2750487ef94c70a920e956c2d3a58ba.jpeg

Obrigado pela dica. Estou anotando todos esses detalhes pra fazer certinho na minha. A sua máquina é a 20 bar modelo antigo ou a PCF24? Vc chegou a instalar manômetro? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/04/2023 at 11:49, marcelbonvechio disse:

Meu problema era o dimmer mesmo. Comprei um de 3000w e agora ficou legal.

image.jpeg.a2750487ef94c70a920e956c2d3a58ba.jpeg

Certeza que não ligou a resistência no dimmer tbm? A bomba tem uns 55 W se não me engano. A resistência que é na faixa de 1000 a 1200 W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/05/2023 at 12:12, regisassao disse:

Certeza que não ligou a resistência no dimmer tbm? A bomba tem uns 55 W se não me engano. A resistência que é na faixa de 1000 a 1200 W.

No meu caso eu fiz da mesma maneira que o Thales fez no vídeo dele, achei que a vazão estava baixa mas aparentemente foi impressão minha, tudo certo por aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estava pensando aqui, será que daria certo a utilização de 2 puck-screens juntos como uma forma de diminuir o fluxo de água e consequentemente a pessão no bolo do café dessas máquinas?  Alguem que tenha 2 puck-screens poderia fazer o teste e nos contar como fica a extração. Eu tenho um e sempre utilizo aqui na minha 20 bar, percebo que o fluxo fica mais uniforme e diminui o tunelamento. No caso essa ideia de usar 2 seria uma alternativa de melhoria para quem ainda não fez o mod do dimmer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Já vi, não lembro onde, quem usasse puck screen (o que acho que "desnatura" o espresso) e filtro de papel ao mesmo tempo. Então, em tese, deve ser possível -- disclaimer: não estou aconselhando; apenas especulando. De todo jeito, como não tenho 2 telas, não tenho como fazer o teste em casa. Acompanhando para alguém fará ou já fez esse teste.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, valacomum disse:

Olá.

Já vi, não lembro onde, quem usasse puck screen (o que acho que "desnatura" o espresso) e filtro de papel ao mesmo tempo. Então, em tese, deve ser possível -- disclaimer: não estou aconselhando; apenas especulando. De todo jeito, como não tenho 2 telas, não tenho como fazer o teste em casa. Acompanhando para alguém fará ou já fez esse teste.

Saudações!

Pois é, isso eu já vi também. Mas imagino que o filtro de papel não consiga criar uma restrição relevante no fluxo de água promovido pela bomba. Sem contar que ele fica posicionado abaixo do bolo do café, ou seja, teoricamente não iria diminuir a alta pressão acima do bolo.

Mas vamos ver se alguem se manifesta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Instalei ontem o dimmer na minha Philco 15 bar, ficou ótimo. A maior dificuldade que tive foi o espaço apertado ao redor da bomba d'água, que dificulta colocar as mãos para emendar os fios.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 12/07/2023 at 06:16, filipeferrazz disse:

Fiz a instalação do dimmer seguindo as dicas do Thales, mas não tenho certeza se o que fiz está correto. Não notei diferença no fluxo da água. Alguém poderia confirmar se o que fiz está correto.

Você ligou no fio errado mesmo. Tem que ser no fio azul que vem do botão de iniciar a extração e desce pra bomba, conforme a sua foto que marquei abaixo:

 

img.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei ontem o dimmer na minha Philco 20 Bar. Agora virou Philco 9 Bar hehehe. 

Consultei o vídeo do pessoal aqui, tanto o do início do tópico quanto o do @regisassao com o Thales. Achei tranquila a instalação, coloquei o dimmer dentro da máquia, com um apoio pra não se movimentar e deixei apenas a ponta pra regular de fora.

Usei um dimmer bem simples de 400w que comprei na shopee, funcionou perfeitamente, vou deixar o link aqui: https://shopee.com.br/user/purchase/order/141707739191476?type=6

y4CHpUw.jpg

DL7s3JU.jpg

c9UGvKf.jpg

Fiz a primeira extração após a instalação do dimmer utilizando teóricos 9 Bar (130ml em 30s) e o resultado foi muito bom. Com o mesmo click do K4 que havia utilizado na extração imediatamente anterior e com a máquina ainda original, tinha espirrado bastante. Depois do dimmer saiu assim:

 

Já havia conseguido belos shots com o naked, mas não era sempre que acontecia e dava muito trabalho pra acertar. Com o dimmer ficou bem mais fácil essa questão. Agora é começar a achar um perfil de extração e "pré-infusão" legal, brincando com a regulagem.

Obs: O manometro já chegou e PID está à caminho. Quando terminar de instalar tudo a Philcosinha vai ficar invocada hehehe

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde estou querendo fazer essas modificações na minha Philco 20bar

Uma duvida que tenho é quanto ao efeito de limitar a pressão da maquina a 9bar na vaporização. Escolhi a 20bar por contar de ela ter uma vaporização mais rápida que a 15bar. Como ela esta se comportando após as modificações? E se puder mandar os links dos produtos que comprou pra customização me ajudaria bastante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, HUGO.LOURENCO disse:

Boa tarde estou querendo fazer essas modificações na minha Philco 20bar

Uma duvida que tenho é quanto ao efeito de limitar a pressão da maquina a 9bar na vaporização. Escolhi a 20bar por contar de ela ter uma vaporização mais rápida que a 15bar. Como ela esta se comportando após as modificações? E se puder mandar os links dos produtos que comprou pra customização me ajudaria bastante.

 

@Athos

 

Em 17/07/2023 at 23:02, Athos disse:

Instalei ontem o dimmer na minha Philco 20 Bar. Agora virou Philco 9 Bar hehehe. 

Consultei o vídeo do pessoal aqui, tanto o do início do tópico quanto o do @regisassao com o Thales. Achei tranquila a instalação, coloquei o dimmer dentro da máquia, com um apoio pra não se movimentar e deixei apenas a ponta pra regular de fora.

Usei um dimmer bem simples de 400w que comprei na shopee, funcionou perfeitamente, vou deixar o link aqui: https://shopee.com.br/user/purchase/order/141707739191476?type=6

y4CHpUw.jpg

DL7s3JU.jpg

c9UGvKf.jpg

Fiz a primeira extração após a instalação do dimmer utilizando teóricos 9 Bar (130ml em 30s) e o resultado foi muito bom. Com o mesmo click do K4 que havia utilizado na extração imediatamente anterior e com a máquina ainda original, tinha espirrado bastante. Depois do dimmer saiu assim:

 

Já havia conseguido belos shots com o naked, mas não era sempre que acontecia e dava muito trabalho pra acertar. Com o dimmer ficou bem mais fácil essa questão. Agora é começar a achar um perfil de extração e "pré-infusão" legal, brincando com a regulagem.

Obs: O manometro já chegou e PID está à caminho. Quando terminar de instalar tudo a Philcosinha vai ficar invocada hehehe

Boa tarde estou querendo fazer essas modificações na minha Philco 20bar

Uma duvida que tenho é quanto ao efeito de limitar a pressão da maquina a 9bar na vaporização. Escolhi a 20bar por contar de ela ter uma vaporização mais rápida que a 15bar. Como ela esta se comportando após as modificações? E se puder mandar os links dos produtos que comprou pra customização me ajudaria bastante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, HUGO.LOURENCO disse:

@Athos

 

Boa tarde estou querendo fazer essas modificações na minha Philco 20bar

Uma duvida que tenho é quanto ao efeito de limitar a pressão da maquina a 9bar na vaporização. Escolhi a 20bar por contar de ela ter uma vaporização mais rápida que a 15bar. Como ela esta se comportando após as modificações? E se puder mandar os links dos produtos que comprou pra customização me ajudaria bastante.

 

O dimmer não influencia na vaporização, que acontece através do aquecimento da água no interior da caldeira. Ele atua apenas na bomba, o que diminui a pressão durante a extração.

Os links eu acabei colocando nesse tópico aqui ( https://forum.clubedocafe.net/topic/10395-compro-rex-c100-e-manometro-para-instalar-na-philco-15-bar/?do=findComment&comment=240576). Depois quando terminar a instalação, vou colocar aqui também.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, consegui instalar o dimmer na Philco 15 bar fazendo umas modificações. E já iniciei a instalação do PID, mas não entendo nada de eletrônica e agora travei numa parte da instalação. Se eu mandar fotos vocês poderiam me orientar no passo a passo para finalizar a instalação? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, consegui avançar um pouco na instalação do PID. Minha dúvida agora é aonde ligar os fios 1 e 2 que saem do SSR. 
 

E outra dúvida é o que eu faço com os fios que desconectei do termostato? 

f0ecd584-22e7-4c1d-a474-db39cb04a441.jpeg

f7050e90-7a32-4f9f-94ce-a19eca9ab752.jpeg

E estou aceitando qualquer dica! Tô achando que fiz muita bobagem na instalação hahahah 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, filipeferrazz disse:

Minha dúvida agora é aonde ligar os fios 1 e 2 que saem do SSR.

Sai de uma fase (que vem do botão de extração ao ser ligado) e vai pra resistência. 

 

9 horas atrás, filipeferrazz disse:

que eu faço com os fios que desconectei do termostato? 

Eu isolei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalizei as modificações na Philco, agora está completa com PID, dimmer e manômetro. 

O manômetro achei bem tranquilo e intuitivo, não tem segredo. Minha adaptação de glicerina nele funcionou, mas não 100%. Está vazando pouquíssima coisa, mesmo eu tendo aparentemente vedado bem. Enfim, já encomendei um novo manômetro, dessa vez com a especificação correta.

Agora o PID não foi brincadeira não viu, pelo menos pra mim que tenho conhecimento básico em eletrônica. Foram algumas horas pra entender onde ia cada fio, fazer as emendas corretas, cortar do tamanho certo, etc. Mas no final deu certo, funcionou de primeira! E foi bem gratificante fazer tudo isso, uma experiência legal para quem curte DIY.

Os dois vídeos, tanto do Regis e Thales quanto o do Victor Moronari ajudaram bastante. Sem eles, provavelmente estaria quebrando cabeça até agora. Gratidão!

Vou deixar o link dos dois vídeos aqui, para caso alguem vá começar a aventura e ainda não os tenha visto:

https://www.youtube.com/watch?v=SF1mbpcJ-sA&lc=UgwLsywzfhm32D0mrwx4AaABAg.9sr0X9s_SMv9svM1lmOAgs

https://www.youtube.com/watch?v=nAEidJPbcoI&list=PLuvAgo0DWED6thxP4HwTIilIC_yDUinjK

 

E assim ficou a máquina:

1ZC78JH.jpg

E essa foi a primeira extração pós mods, com o PID nas configurações originais ainda, mas já saiu excelente:

 

Agora é se adaptar, pegar experiência com as novas funções da máquina, e procurar um bom perfil de pressão/temperatura, pra melhorar os shots.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2023 at 23:07, filipeferrazz disse:

Olá pessoal, consegui instalar o dimmer na Philco 15 bar fazendo umas modificações. E já iniciei a instalação do PID, mas não entendo nada de eletrônica e agora travei numa parte da instalação. Se eu mandar fotos vocês poderiam me orientar no passo a passo para finalizar a instalação? 

Filipe, sugiro você dar uma olhada nos links dos dois vídeos de instrução que coloquei acima, eles me ajudaram bastante. Veja e reveja com calma, prestando atenção nos detalhes, acho que vc vai conseguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, petersonrcs disse:
Bom topico ! Espero dar minha contribuição em breve também . Quero ir mais pro lado “automático”, tipo as máquinas da Decent, com alguns controles de extração usando arduino.
 
Só esperando as coisas chegarem pelo AliExpress !!

Toda contribuição é sempre bem vinda, o próximo passo seguindo seu raciocínio seria o Gaggiuino, link abaixo.

https://r.tapatalk.com/shareLink/topic?url=https://forum.clubedocafe.net/topic/9685-gaggiuino-para-os-aventureiros-e-curiosos-do-projeto-documentarem-e-trocarem-experi%C3%AAncias/&share_tid=9685&share_fid=154098&share_type=t&link_source=app


Minha ideia é fazer isso com a Philco que tenho e aprender o máximo possível aqui no fórum!

Enviado de meu 2201116SG usando o Tapatalk
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, T-Lira disse:

Toda contribuição é sempre bem vinda, o próximo passo seguindo seu raciocínio seria o Gaggiuno, link abaixo.

https://r.tapatalk.com/shareLink/topic?url=https://forum.clubedocafe.net/topic/9685-gaggiuino-para-os-aventureiros-e-curiosos-do-projeto-documentarem-e-trocarem-experi%C3%AAncias/&share_tid=9685&share_fid=154098&share_type=t&link_source=app


Minha ideia é fazer isso com a Philco que tenho e aprender o máximo possível aqui no fórum!

Enviado de meu 2201116SG usando o Tapatalk
 

Eu li sobre esse projeto uma vez , mas acho que não encaro logo de começo não, vou tentar fazer uma coisa mais simples ! 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...