Ir para conteúdo

[Mod] Tutorial: Dimmer na Philco 15 bar e outras


Postagens recomendadas

19 minutos atrás, raphaelanjos1 disse:

Meu manômetro é esse aqui (link manometro) e já veio com glicerina (que bom). Ele vem com uma borrachinha no topo e um aviso que pede para cortar o topo dessa borrachinha depois da instalação. É realmente necessário? Foto: foto

Respondendo a minha própria pergunta, realmente é necessário cortar a ponta sim para igualar a pressão interna do manômetro com a pressão externa do ambiente. Ví em outros vídeos que algumas pessoas até passam uma fita isolante em volta dessa parte do manômetro para impedir algum risco de vazamento.

Mas se o aviso recomenda cortar a ponta da borrachinha, não seria errado passar fita isolante por cima também? Fica o questionamento rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Respondendo a minha própria pergunta, realmente é necessário cortar a ponta sim para igualar a pressão interna do manômetro com a pressão externa do ambiente. Ví em outros vídeos que algumas pessoas até passam uma fita isolante em volta dessa parte do manômetro para impedir algum risco de vazamento.

Mas se o aviso recomenda cortar a ponta da borrachinha, não seria errado passar fita isolante por cima também? Fica o questionamento rs.

Os modelos que eu tive nao precisava cortar nada. O próprio ar dentro do manômetro serve pra amortecer a diferença de pressão e nao se deve encher completamente exatamente porque o volume varia com a temperatura do momento e a pressao de funcionamento pode gerar um vazamento. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, mateuskiedis said:

Amigo, vi que você tem um manômetro igual ao meu, o seu deve ter vindo sem buraco em cima também pra colocar a glicerina, como que faz? Hahahahha ajuda que estou perdido!!!

O meu veio com uma tampa preta de borracha na parte traseira, o seu não?

Se não, teria que furar com muito cuidado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2023 at 17:59, petersonrcs disse:

Realmente, quando eu modifiquei o meu, tive uns problemas de vazamento na conexao da mangueira do manometro. mas consegui ajustar.

Opa, como resolveu esse vazamento? Ao instalar o manômetro por aqui, percebi um vazamento no t, por todos os lados dele. Tá complicado de resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, raphaelanjos1 said:

Opa, como resolveu esse vazamento? Ao instalar o manômetro por aqui, percebi um vazamento no t, por todos os lados dele. Tá complicado de resolver.

Qual o tipo de conexão do T? Coloca uma foto... 

Na minha eu usei um de conexão rápida, e vazou no início pq não tinha empurrado o tubo até o fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Roger W. Rocha disse:

Qual o tipo de conexão do T? Coloca uma foto... 

Na minha eu usei um de conexão rápida, e vazou no início pq não tinha empurrado o tubo até o fim.

Opa. Meu conector T é esse: PE-4 Aliexpress. Particularmente, achei ele bem simples e sensível. Segue foto de como ficou pós instalação: T.

O dimmer foi bem fácil de instalar, cortei o fio azul do botão de extração e liguei ele nas duas pontas. funcionou de boa. O mais complexo do manômetro foi o furo na máquina. Fiz tudo, encaixei parcialmente (sem as tampas) e testei. Fiz até uma extração ali em 10-11 bar que já ficou ótima. Mas ao levantar a máquina da mesa, veio a surpresa: molhada embaixo.

Abri mais a tampa superior e percebi que vazava nas 3 pontas do T.

Estou pensando em adquirir esse novo PE-4, que parece ser mais robusto, o problema são os 15 dias sem máquina até ele chegar. Existe uma autorizada no meu bairro, mas ainda preciso conferir se eles realizam esse tipo de serviço.

Se alguém tiver alguma dica... grato desde já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, raphaelanjos1 said:

Opa. Meu conector T é esse: PE-4 Aliexpress. Particularmente, achei ele bem simples e sensível. Segue foto de como ficou pós instalação: T.

O dimmer foi bem fácil de instalar, cortei o fio azul do botão de extração e liguei ele nas duas pontas. funcionou de boa. O mais complexo do manômetro foi o furo na máquina. Fiz tudo, encaixei parcialmente (sem as tampas) e testei. Fiz até uma extração ali em 10-11 bar que já ficou ótima. Mas ao levantar a máquina da mesa, veio a surpresa: molhada embaixo.

Abri mais a tampa superior e percebi que vazava nas 3 pontas do T.

Estou pensando em adquirir esse novo PE-4, que parece ser mais robusto, o problema são os 15 dias sem máquina até ele chegar. Existe uma autorizada no meu bairro, mas ainda preciso conferir se eles realizam esse tipo de serviço.

Se alguém tiver alguma dica... grato desde já. 

Se você retirar o tubo do T, deve ficar uma marca dos dentes de fixação, se essa marca estiver muito rente ao fim do tubo (aconteceu comigo),  tente encaixar novamente dando uma empurrada a mais no tubo. Tipo, parece que encostou dentro da conexão, mas se der uma forçada ele entra mais uns mm, no meu caso após forçar, a marca ficou uns 5 mm da ponta do tubo e parou de vazar.

Comprei meu T nessa loja aqui mesmo pela pressa: https://www.conecfit.com.br/T inox

Outro ponto que não tenho certeza se pode influenciar, seria o corte do tubo ficar reto, comprei um cortador de tubo nessa mesma loja.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Meu conector T é esse: PE-4 Aliexpress.

Veja se vaza com o dimmer mantendo a pressão em 9 bar ou menos. Na spec diz que esse conector é pra até 10 bar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Roger W. Rocha disse:

Comprei meu T nessa loja aqui mesmo pela pressa: https://www.conecfit.com.br/T inox

Aparentemente está esgotado.

 

5 horas atrás, Roger W. Rocha disse:

Outro ponto que não tenho certeza se pode influenciar, seria o corte do tubo ficar reto, comprei um cortador de tubo nessa mesma loja.

Ví um video sobre isso e acredito que possa realmente ser o caso. Comprei um alicate pneumático pra alinhar isso mas só chega amanhã, nenhuma das lojas perto de mim tinha.

 

29 minutos atrás, regisassao disse:

Veja se vaza com o dimmer mantendo a pressão em 9 bar ou menos. Na spec diz que esse conector é pra até 10 bar.

Boa, vou fazer esse teste! Mas de qualquer forma, provavelmente vai ser necessário trocar o conector, certo? Caso contrário, ficaria complicado manter sempre ali abaixo, principalmente até me habituar ao dimmer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui uma união em T que suporta até 15bar de pressão no mercado livre. Ainda consegui para amanhã junto com o alicate pneumático. Assim que chegarem, faço as alterações e testo! Obrigado pelo apoio novamente pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a conexão das mangueiras, eu também tive vazamento na primeira montagem. Tem que conseguir empurrar ao máximo ela no conector de metal. Não lembro se foi nessa do manômetro, mas eu até deixei um tempo a mangueira na água quente para amolecer. E usei um alicate (de forma bem suave para não amassar a mangueira) e consegui que entrasse até encostar completamente no bico de metal. A ponta que rosqueia para fazer o fechamento também que ter ser suave no aperto. Teve uma que apertei demais e quebrou a peça. Sorte que eu tinha sobressalentes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Roger W. Rocha disse:

O cortador de tubos que falei é essa super ferramenta de 9,00

Foi esse mesmo que comprei, só que no outro site estava com o nome de alicate pneumático hehe.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal! Fiz os ajustes de corte com o tal alicate, troquei o T pelo que suporta até 15 bar e deu tudo certo, 0 vazamentos! Fiz testes com ela aberta e fechada, indo até o máximo possível e nenhum vazamento detectado.

Agora é um mundo novo pra dominar, aprender a executar a pré-infusão corretamente usando o Dimmer por uns 5-10s e depois extrair em 9-10 bar.

Obrigado pelo apoio e pelo conhecimento compartilhado aqui no fórum! Segue foto da Philco 9 bar pós mods. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Fala pessoal! Fiz os ajustes de corte com o tal alicate, troquei o T pelo que suporta até 15 bar e deu tudo certo, 0 vazamentos! Fiz testes com ela aberta e fechada, indo até o máximo possível e nenhum vazamento detectado.

Agora é um mundo novo pra dominar, aprender a executar a pré-infusão corretamente usando o Dimmer por uns 5-10s e depois extrair em 9-10 bar.

Obrigado pelo apoio e pelo conhecimento compartilhado aqui no fórum! Segue foto da Philco 9 bar pós mods. 

Show. Parabéns! Daqui a pouco esta colocando PID e terá outras dores de cabeça... rs...

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Fala pessoal! Fiz os ajustes de corte com o tal alicate, troquei o T pelo que suporta até 15 bar e deu tudo certo, 0 vazamentos! Fiz testes com ela aberta e fechada, indo até o máximo possível e nenhum vazamento detectado.

Agora é um mundo novo pra dominar, aprender a executar a pré-infusão corretamente usando o Dimmer por uns 5-10s e depois extrair em 9-10 bar.

Obrigado pelo apoio e pelo conhecimento compartilhado aqui no fórum! Segue foto da Philco 9 bar pós mods. 

Muito bom!

Eu embutiria também o dimmer, é possível tirar essa capa plástica e prender com uma porca chata na carcaça da máquina, neste mesmo local. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, regisassao disse:

Show. Parabéns! Daqui a pouco esta colocando PID e terá outras dores de cabeça... rs...

Tá nos planos hehehe mas só para o fim do ano, por hora tô bem satisfeito com a temperatura do espresso dando aquele flush longo antes.

1 hora atrás, alxbrgs disse:

Eu embutiria também o dimmer, é possível tirar essa capa plástica e prender com uma porca chata na carcaça da máquina, neste mesmo local. ;)

Eu até ia fazer isso, só que a minha máquina tem o espaço muito apertado por dentro, foi difícil de trabalhar ali inclusive. Mas quando colocar o PID eu ajusto isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Tá nos planos hehehe mas só para o fim do ano, por hora tô bem satisfeito com a temperatura do espresso dando aquele flush longo antes.

Eu até ia fazer isso, só que a minha máquina tem o espaço muito apertado por dentro, foi difícil de trabalhar ali inclusive. Mas quando colocar o PID eu ajusto isso!

AJYFoND.jpeg

Aqui coube bem certinho nesse mesmo local, na lateral da máquina, mas a placa do dimmer é bem compacta. Usei um dimmer que era para caixa elétrica, junto com interruptores de luz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra galera que fez o dimmer + manômetro, estou com algumas dúvidas sobre pressão.

Percebo muita gente falando sobre 9 bar, mas nesse setup da philco + manômetro não é possível extrair espressos com 6-7 bar? É preciso engrossar a moagem para chegar no range de 25-35s com esse perfil de pressão? 

Por hora, ainda estou no inicio da exploração. No meu flush pré-extração, vou diminuindo bastante no dimmer até quase não sair água. Inicio a extração dessa forma, subindo aos poucos. Quando o café começa a gotejar, vou subindo e paro em 9-10 bar. Já tenho tirado alguns bons espressos nessa configuração e não alterei muito o padrão de moagem que já utilizava na configuração de 15 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Percebo muita gente falando sobre 9 bar, mas nesse setup da philco + manômetro não é possível extrair espressos com 6-7 bar? É preciso engrossar a moagem para chegar no range de 25-35s com esse perfil de pressão? 

Por hora, ainda estou no inicio da exploração. No meu flush pré-extração, vou diminuindo bastante no dimmer até quase não sair água. Inicio a extração dessa forma, subindo aos poucos. Quando o café começa a gotejar, vou subindo e paro em 9-10 bar. Já tenho tirado alguns bons espressos nessa configuração e não alterei muito o padrão de moagem que já utilizava na configuração de 15 bar.

Ainda nesse tema, fiz uma extração hoje cedo, usando a mesma moagem de ontem e tentando manter em 6 bar no inicio. Demora bastante para começar a sair, uns 10s ou um pouco mais. Acabei meio agoniado e subi para 9 bar, extraindo a proporção 1:2 em 42s. Por incrível que pareça, não amargou, mas ficou forte, com presença. Um bom shot.

Esse artigo da La Marzocco fala sobre afinar a moagem quando trabalhar com 6 bar, será que é esse o caminho? Ou será que o ideal para essas máquinas da Philco é trabalhar com 9 bar? Alguém aí costuma tirar shots em 6 bar com essa máquina? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, raphaelanjos1 said:

Ainda nesse tema, fiz uma extração hoje cedo, usando a mesma moagem de ontem e tentando manter em 6 bar no inicio. Demora bastante para começar a sair, uns 10s ou um pouco mais. Acabei meio agoniado e subi para 9 bar, extraindo a proporção 1:2 em 42s. Por incrível que pareça, não amargou, mas ficou forte, com presença. Um bom shot.

Esse artigo da La Marzocco fala sobre afinar a moagem quando trabalhar com 6 bar, será que é esse o caminho? Ou será que o ideal para essas máquinas da Philco é trabalhar com 9 bar? Alguém aí costuma tirar shots em 6 bar com essa máquina? 

Para trabalhar com pressão menor, provavelmente vai ter que cortar aquela mola que fica no parafuso do chuveiro. Deixe o dimmer na posição de 9bar e faça um flush pra ver a qual pressão essa mola está trabalhando, se for igual a minha, fica em torno de 8 bar, ou seja, el não abre com menos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Roger W. Rocha disse:

Para trabalhar com pressão menor, provavelmente vai ter que cortar aquela mola que fica no parafuso do chuveiro. Deixe o dimmer na posição de 9bar e faça um flush pra ver a qual pressão essa mola está trabalhando, se for igual a minha, fica em torno de 8 bar, ou seja, el não abre com menos. 

No flush a minha só fica entre 5-6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá para fazer pré-infusão com menos de 5 bar na Philco por conta da mola do chuveiro. A solução seria cortar a mola do chuveiro e testar, mas acho arriscado. Qualquer problema com a mola vai ser difícil achar só ela para substituir. Além do mais, já pinga muito quando liga o botão de vaporização com a mola original; imagina depois que cortar. O jeito é usar assim mesmo, o resto é café bom e um bom piloto. Depois disso, aí já estamos falando de um upgrade para uma máquina melhor.

@raphaelanjos1 Deixa o link da conexão T que você comprou, que aguenta até 15 bar. Pode ajudar quem tem interesse em fazer o mod sem maiores problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Matheus_MSI disse:

Deixa o link da conexão T que você comprou, que aguenta até 15 bar. Pode ajudar quem tem interesse em fazer o mod sem maiores problemas.

Muito bem lembrado amigo, está aqui o Link da Uniao em T 4mm 15 bar Meli, consideravelmente mais caro que no Ali, mas chegou em 1 dia útil e me salvou de ficar sem máquina por uns 15 dias.

10 horas atrás, Matheus_MSI disse:

Não dá para fazer pré-infusão com menos de 5 bar na Philco por conta da mola do chuveiro

E sinceramente? Nem acho que seja necessário. Acabei de tomar o melhor shot da vida. Um shot de 45s, com todo o sensorial do café disponível e equilibrado. Segurei a pressão em 6-7 bar durante uns 12 segundos (aos 10 começaram a sair os primeiros pingos) e depois fui levando para 8 e 9, até finalizar na proporção de 1:2 (18.5g - 37ml). Detalhe, engrossei bastante a moagem para chegar nesse resultado. Eu costumava utilizar por volta do click 1.3.5 no J-Ultra para esse café com 15 bar, já na extração que narrei acima, utilizei 1.4.5.

Antes desse shot redondo, tirei um shot no mesmo perfil de pressão, mas com a moagem 1.4.0, finalizando em 56s. Não estava ruim, mas tinha pouco de amargor e não estava entregando a acidez leve que esse café entrega nas melhores extrações. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, encontrei no YouTube esse método de pré-infusão  e achei interessante, mas surgiu uma dúvida: a longo prazo, esse liga/desliga afetaria a máquina? Em uso moderado, 2-3 shots/dia.

Tenho tentado implementar algo parecido com essa técnica aqui, só que "pilotando" o dimmer, sem desligar a máquina. Tento começar já perto de 9 bar, descer até 6-7 e subir novamente para ter 1g de café na xícara em torno de 10-15s, depois subo para 10 bar e sigo normalmente a extração. Gera bons resultados mas tem suas dificuldades. Certamente seria mais fácil já deixar a máquina regulada em 9 bar e fazer o liga/desliga, por isso a pergunta anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Pessoal, encontrei no YouTube esse método de pré-infusão  e achei interessante, mas surgiu uma dúvida: a longo prazo, esse liga/desliga afetaria a máquina? Em uso moderado, 2-3 shots/dia.

Não tem problema, pode fazer. Eu fazia muito na Poemia até instalar o dimmer. Com Dimmer, fazia rampa crescente, achava mais interessante que o liga e desliga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, regisassao disse:

Não tem problema, pode fazer. Eu fazia muito na Poemia até instalar o dimmer. Com Dimmer, fazia rampa crescente, achava mais interessante que o liga e desliga

Eu fiz 3 extrações agora pouco regulando da seguinte maneira: deixava a máquina nos 9 bar. quando o café começava a ser extraído, voltava o dimmer praticamente ao 0 até bater 1-2.5g na balança. Aí então subia para os 9-10 bar de pressão. Sendo bem honesto, não gostei muito dos resultados: achei que a acidez ficou bem pronunciada. O café que estou usando tem esse poder, mas geralmente é bem mais regulado. E alterei bastante a moagem entre as 3. Nenhuma agradou. (tempos totais de pré-infusao + extração somaram 42, 47 e 49 segundos).

Antes de testar esse novo padrão, vinha obtendo resultados melhores fazendo também uma rampa crescente: começava em 6 e ia subindo, geralmente levava algo entre 15-18s para saírem as primeiras gotas, a partir daí eu subia para 9-10 bar e finalizava em média com 45 segundos. As duas melhores extrações pós mods foram nesse perfil. Detalhe: nessas extrações a moagem foi um pouco mais grossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Eu fiz 3 extrações agora pouco regulando da seguinte maneira: deixava a máquina nos 9 bar. quando o café começava a ser extraído, voltava o dimmer praticamente ao 0 até bater 1-2.5g na balança. Aí então subia para os 9-10 bar de pressão. Sendo bem honesto, não gostei muito dos resultados: achei que a acidez ficou bem pronunciada. O café que estou usando tem esse poder, mas geralmente é bem mais regulado. E alterei bastante a moagem entre as 3. Nenhuma agradou. (tempos totais de pré-infusao + extração somaram 42, 47 e 49 segundos).

Antes de testar esse novo padrão, vinha obtendo resultados melhores fazendo também uma rampa crescente: começava em 6 e ia subindo, geralmente levava algo entre 15-18s para saírem as primeiras gotas, a partir daí eu subia para 9-10 bar e finalizava em média com 45 segundos. As duas melhores extrações pós mods foram nesse perfil. Detalhe: nessas extrações a moagem foi um pouco mais grossa.

Eu usava algo mais parecido com a segunda opção. Geralmente pra torras mais claras e fermentados, caso contrário, extraio em 7 ou 9 bar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2024 at 22:52, Roger W. Rocha disse:

Deixe o dimmer na posição de 9bar e faça um flush pra ver a qual pressão essa mola está trabalhando, se for igual a minha, fica em torno de 8 bar, ou seja, el não abre com menos

Refiz esse teste aqui e na posição de 9 bar, meu manômetro marca 7 no flush. Mas não entendi essa parte do "ele não abre com menos", me explica? 

3 horas atrás, regisassao disse:

Eu usava algo mais parecido com a segunda opção. Geralmente pra torras mais claras e fermentados, caso contrário, extraio em 7 ou 9 bar.

Fiz 3 testes agora pouco, mesma moagem, mesmo processo de wdt + tamper, mesmo hack de temperatura. Na primeira extração, fui subindo o dimmer até os primeiros pontos surgirem, voltei praticamente ao 0 por 10 segundos e então subi para 9 bar e finalizei. Levou 54 segundos. Um resultado mais ácido do que eu esperava para essa quantidade de tempo.

Na segunda extração, optei por fazer essa rampa crescente até atingir 1g no copo, o que levou 13 segundos, subi para 9 bar e finalizei em torno de 40 segundos. Teve menos acidez que a primeira mas teve menos sabor.

Na terceira e última, optei por fazer praticamente toda a extração em 9 bar, mantendo a posição do dimmer do final da extração anterior e administrando. Levou 44 segundos. Foi a mais equilibrada e melhor das 3.

Isso me leva a pensar que talvez eu não deveria me preocupar com pré-infusão (pelo menos por hora) e focar apenas em extrair cafés em 9-10 bar. Estou pensando em engrossar mais a moagem e seguir o padrão da ultima extração, para testar shots em 9 bar seguindo aquele padrão de 28-35s. A tendência é ficar ácido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...