regisassao Postado 9 Outubro 2023 Denunciar Share Postado 9 Outubro 2023 Mas aí eu preciso de mais tempo ainda. Acabei de me mudar e não tenho nem sofá, mesa de jantar, se montar minha bancada de eletrônica minha esposa pede minha deportação kkk... E eu nem ia modificar, comprei porque tava barata, ia quebrar um galho até chegar uma maquininha melhor aqui, e ia ficar guardada pra mandar pro Brasil na primeira oportunidade. Aí não me aguentei e comprei um PID e manômetro... rs... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 27 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 27 Novembro 2023 Em 18/06/2023 at 11:24, MarcioMO disse: Comprei a minha faz uns 2 anos no Ali. https://a.aliexpress.com/_mOEk8iy Não é original da Rancilio, mas fica bem justo. Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Eu comprei uma no Ali Express que diz servir na Silvia, entre outras. De fato ela encaixou só que na hora de fazer o café, fica espirrando pelas laterais. Outro problema é que o coador dela é bem maior que o da Silvia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edmilson Vidal Postado 9 de Janeiro Denunciar Share Postado 9 de Janeiro Alguém tem indicação de lugar/pessoa para fazer manutenção e instalar um PID numa Rancilio Silvia, no Rio de Janeiro e arredores? O PID já está comprado, só não me sinto confortável para fuçar na eletrônica da cafeteira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 9 de Janeiro Denunciar Share Postado 9 de Janeiro 2 horas atrás, Edmilson Vidal disse: Alguém tem indicação de lugar/pessoa para fazer manutenção e instalar um PID numa Rancilio Silvia, no Rio de Janeiro e arredores? O PID já está comprado, só não me sinto confortável para fuçar na eletrônica da cafeteira. Ola, @cabeca aqui no fórum. Bons cafés. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcilio Sousa Postado 4 de Fevereiro Denunciar Share Postado 4 de Fevereiro Adquirindo uma Rancilio Silvia v3... Alguém sabe aonde encontro a ponta do bico vaporizador de 3 furos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bianchi Postado 17 de Fevereiro Denunciar Share Postado 17 de Fevereiro On 6/5/2023 at 11:48 AM, Giovana said: Oi pessoal! Acabei de adquirir uma Silvia e queria informações sobre o melhor uso dela. Alguém tem indicação de vídeo instrutório? Também sou um novo feliz proprietário de uma Silvia! Podemos trocar figurinhas desse aprendizado. A primeira coisa que vou fazer é desmontar inteira para limpar e trocar vedações pois a minha é uma Silvia V1 usada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
naldim Postado 27 de Fevereiro Denunciar Share Postado 27 de Fevereiro Em 18/06/2023 at 11:24, MarcioMO disse: Comprei a minha faz uns 2 anos no Ali. https://a.aliexpress.com/_mOEk8iy Não é original da Rancilio, mas fica bem justo. Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk comprei recentemente um desse e realmente com a borracha original da Silvia ela vaza um pouco, por ser ntiga ou ressecada. A sugestão que dou é trocar a borracha, por um anel de silicone. Comprei esses e deu super certo. https://www.aliexpress.com/item/1005005616711715.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.25.2957caa45UTX3b Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 27 de Fevereiro Denunciar Share Postado 27 de Fevereiro comprei recentemente um desse e realmente com a borracha original da Silvia ela vaza um pouco, por ser ntiga ou ressecada. A sugestão que dou é trocar a borracha, por um anel de silicone. Comprei esses e deu super certo. https://www.aliexpress.com/item/1005005616711715.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.25.2957caa45UTX3bSim. Eu usava os de silicone. Prefiro eles do que os originais.Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 27 de Fevereiro Denunciar Share Postado 27 de Fevereiro Idem aqui. Só os de silicone em todas as maquinas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fredquaresma Postado 16 de Julho Denunciar Share Postado 16 de Julho Boa noite pessoal. Notei uma vasão de água muito grande na minha Silvia, parece uma cachoeira. Fiz alguns testes de fluxo e em sua maioria obtive em torno de 268 ml de agua em 30 seg de bomba ligada. Mexi nas porcas do opv para tentar aumentar a pressao e continuei com o mesmo fluxo. Resolvi então colocar um manometro no portafiltro original que quase nao uso. Mexi no opv e realmente observei que a pressao no manometro alterou.fui a 8 bar, 9, bar, 10 bar. Realmente constatei que mexer no parafuso em cada sentido alterou a presssao. Mas o fluxo de água se mantém sempre constante e ao redor de 260 ml/ 20 sec. Neste grafico e material anexo diz que a 9 bar o fluxo deveria ser de 130 ml/segundo. Alguém conseguir me ajudar a elicidar isso? obrigado, Fredeirco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 16 de Julho Denunciar Share Postado 16 de Julho 55 minutos atrás, fredquaresma disse: Boa noite pessoal. Notei uma vasão de água muito grande na minha Silvia, parece uma cachoeira. Fiz alguns testes de fluxo e em sua maioria obtive em torno de 268 ml de agua em 30 seg de bomba ligada. Mexi nas porcas do opv para tentar aumentar a pressao e continuei com o mesmo fluxo. Resolvi então colocar um manometro no portafiltro original que quase nao uso. Mexi no opv e realmente observei que a pressao no manometro alterou.fui a 8 bar, 9, bar, 10 bar. Realmente constatei que mexer no parafuso em cada sentido alterou a presssao. Mas o fluxo de água se mantém sempre constante e ao redor de 260 ml/ 20 sec. Neste grafico e material anexo diz que a 9 bar o fluxo deveria ser de 130 ml/segundo. Alguém conseguir me ajudar a elicidar isso? obrigado, Fredeirco O que me explicaram é que esse grafico é da bomba em vazio. Com carga, ou seja, portafiltro com manômetro, a vazão é zero, logo os 9 bar com zero vazão é diferente de 9 bar com vazão de 130/30s. O melhor seria instalar um manômetro na máquina para ver a pressão durante a extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bianchi Postado 17 de Julho Denunciar Share Postado 17 de Julho 4 hours ago, fredquaresma said: Boa noite pessoal. Notei uma vasão de água muito grande na minha Silvia, parece uma cachoeira. Fiz alguns testes de fluxo e em sua maioria obtive em torno de 268 ml de agua em 30 seg de bomba ligada. Mexi nas porcas do opv para tentar aumentar a pressao e continuei com o mesmo fluxo. Resolvi então colocar um manometro no portafiltro original que quase nao uso. Mexi no opv e realmente observei que a pressao no manometro alterou.fui a 8 bar, 9, bar, 10 bar. Realmente constatei que mexer no parafuso em cada sentido alterou a presssao. Mas o fluxo de água se mantém sempre constante e ao redor de 260 ml/ 20 sec. Neste grafico e material anexo diz que a 9 bar o fluxo deveria ser de 130 ml/segundo. Alguém conseguir me ajudar a elicidar isso? obrigado, Fredeirco A OPV só desvia o fluxo quando a pressão desejada é atingida. Sendo assim, se alterar a regulagem da OPV e testar o fluxo no chuveiro com o chuveiro livre, não notar diferença no fluxo é o comportamento esperado. No texto que vem junto ao gráfico que você postou, você verá que o teste de fluxo sugerido para estimar a pressão no PF é medindo o fluxo que sai da OPV na mangueira de retorno usando a função de água quente da Silvia, com a válvula de vapor fechada. Assim vc simula uma extração com filtro cego, que é outra forma tb de medir o fluxo da saída da OPV. Ou seja, quando mais água sair da OPV, menor a pressão máxima de extração no café e a métrica para essa bomba seria o 130ml/30s. Porém, se você já tem um manômetro no PF, pode regular a OPV sem se preocupar com esses testes e contas e será muito mais preciso... O fluxo que você reporta no chuveiro livre é normal para uma bomba ulka sem dimmer. O fluxo no PF só reduz com a resistência do café, que aumenta a pressão e faz com que a OPV desvie parte do fluxo. Mas se quiser diminuir o fluxo com chuveiro livre, é necessário instalar um dimmer, que é útil para diversas coisas inclusive. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
pedrod45 Postado 12 de Agosto Denunciar Share Postado 12 de Agosto Boa tarde pessoal! Estou começando no hobby e possuo uma silvia. Pretendo trocar a borracha de vedação do grupo e a peneira do chuveiro da silvia. Alguém poderia me indicar onde comprar, ou mesmo um link que seja de peças de qualidade? Tem centenas no aliexpress, mas alguns parecem peças fajutas. Muito obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 13 de Agosto Denunciar Share Postado 13 de Agosto 8 horas atrás, pedrod45 disse: Boa tarde pessoal! Estou começando no hobby e possuo uma silvia. Pretendo trocar a borracha de vedação do grupo e a peneira do chuveiro da silvia. Alguém poderia me indicar onde comprar, ou mesmo um link que seja de peças de qualidade? Tem centenas no aliexpress, mas alguns parecem peças fajutas. Muito obrigado! Vedação voce ate pode comprar uma de silicone do Ali. É baratinho e não muito arriscado. Só confere se é 8 ou 8.5 mm de altura. Nao lembro. Já o chuveiro, melhor comprar da IMS, ja compra o kit de parafuso cabeça chata, caso ainda nao tenha. Deve ter na Blue Star Coffee por exemplo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
pedrod45 Postado 13 de Agosto Denunciar Share Postado 13 de Agosto 12 horas atrás, regisassao disse: Vedação voce ate pode comprar uma de silicone do Ali. É baratinho e não muito arriscado. Só confere se é 8 ou 8.5 mm de altura. Nao lembro. Já o chuveiro, melhor comprar da IMS, ja compra o kit de parafuso cabeça chata, caso ainda nao tenha. Deve ter na Blue Star Coffee por exemplo Muito obrigado pelas dicas, ainda não conhecia esse site blue star coffee. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 26 de Setembro Denunciar Share Postado 26 de Setembro Pessoal, minha Rancilio Silvia tem apresentado um comportamento errático quando faço o café. O normal dela é que quando a temperatura chega nos 92 graus o pid controla ligando e desligando o boiler para manter a temperatura sempre entre 90 e 92 graus, porém ultimamente tem vezes que ele simplesmente não liga e quando faço o café a temperatura vai baixando gradualmente até as xicaras encher, vindo a temperatura baixar para 81 graus ou menos devido o pid não acionar o aquecimento do boiler. Porém as vezes ele funciona. Isso seria pid defeituoso ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe_Silva Postado 26 de Setembro Denunciar Share Postado 26 de Setembro 27 minutes ago, Bernardo said: Pessoal, minha Rancilio Silvia tem apresentado um comportamento errático quando faço o café. O normal dela é que quando a temperatura chega nos 92 graus o pid controla ligando e desligando o boiler para manter a temperatura sempre entre 90 e 92 graus, porém ultimamente tem vezes que ele simplesmente não liga e quando faço o café a temperatura vai baixando gradualmente até as xicaras encher, vindo a temperatura baixar para 81 graus ou menos devido o pid não acionar o aquecimento do boiler. Porém as vezes ele funciona. Isso seria pid defeituoso ? Bernando, de acordo com sua explicação, se o PID le que a temperatura cai e deveria corrigir porém não o faz, me leva a crer, em primeiro momento, que sim, o defeito é no PID... Seria o primeiro local a investigar... O problema é.... Para eliminar a possibilidade, precisaria de outro né? Qual modelo você usa? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 26 de Setembro Denunciar Share Postado 26 de Setembro 10 minutos atrás, Felipe_Silva disse: Bernando, de acordo com sua explicação, se o PID le que a temperatura cai e deveria corrigir porém não o faz, me leva a crer, em primeiro momento, que sim, o defeito é no PID... Seria o primeiro local a investigar... O problema é.... Para eliminar a possibilidade, precisaria de outro né? Qual modelo você usa? Meu PID tem mais de 10 anos. Uso os primeiros que surgiram. eu mesmo instalei ele. Agora, Bernardo disse: Meu PID tem mais de 10 anos. Uso os primeiros que surgiram. eu mesmo instalei ele. Acho que até postei aqui nesse grupo as fotos da instalação, porém achar aqui vai ser difícil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 26 de Setembro Denunciar Share Postado 26 de Setembro 4 minutos atrás, Bernardo disse: Meu PID tem mais de 10 anos. Uso os primeiros que surgiram. eu mesmo instalei ele. Acho que até postei aqui nesse grupo as fotos da instalação, porém achar aqui vai ser difícil. Achei. É da marca Auberins. Acho que foi um dos primeiros que surgiram. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 26 de Setembro Denunciar Share Postado 26 de Setembro 5 horas atrás, Bernardo disse: Achei. É da marca Auberins. Acho que foi um dos primeiros que surgiram. Vc pode tentar trocar por um XMT 7100 se for só pra testar. Mas tbm pode ser o SSR 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe_Silva Postado 26 de Setembro Denunciar Share Postado 26 de Setembro 1 hour ago, regisassao said: Vc pode tentar trocar por um XMT 7100 se for só pra testar. Mas tbm pode ser o SSR Mas para ser o SSR, o PID mostra que está comando ele. Ai, nesse caso fica mais "fácil" entender. Se o quando a temp cai, o PID acende o LED como se fosse para comandar o SSR e mesmo assim a temperatura não sobe, concordo que e o SSR o problema. Eu havia entendido que o PID mostra a temperatura abaixando e não reage... O único problema de trocar pelo XMT vai ser perder o firmware customizado de reação imediata ao início da extração e no primeiro startup do dia. Mas para não ficar sem nada, é uma alternativa! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 26 de Setembro Denunciar Share Postado 26 de Setembro 2 horas atrás, Felipe_Silva disse: Mas para ser o SSR, o PID mostra que está comando ele. Ai, nesse caso fica mais "fácil" entender. Se o quando a temp cai, o PID acende o LED como se fosse para comandar o SSR e mesmo assim a temperatura não sobe, concordo que e o SSR o problema. Eu havia entendido que o PID mostra a temperatura abaixando e não reage... O único problema de trocar pelo XMT vai ser perder o firmware customizado de reação imediata ao início da extração e no primeiro startup do dia. Mas para não ficar sem nada, é uma alternativa! Pela explicação tbm nao entendi se apaga o led ou não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 27 de Setembro Denunciar Share Postado 27 de Setembro Acho que o problema não é o PID, mas a borracha de vedação que troquei. Desconfio de que quando não há uma vedação boa o pid não funiona. Da mesma forma se o café for velho ou tiver moído muito grosso e saindo ralo também não funciona. Hoje afinei mais a moagem e apertei bem o porta-filtro e ele funcionou. Eu troquei a borracha há 2 semanas, mas eu já tinha ela há mais de 8 anos. Tinha comprado apenas como reserva, mas não havia trocado. Acho que a borracha com o tempo ressecou. Vou ver se compro uma de silicone no Ali express. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 27 de Setembro Denunciar Share Postado 27 de Setembro 9 horas atrás, Bernardo disse: Acho que o problema não é o PID, mas a borracha de vedação que troquei. Desconfio de que quando não há uma vedação boa o pid não funiona. Da mesma forma se o café for velho ou tiver moído muito grosso e saindo ralo também não funciona. Hoje afinei mais a moagem e apertei bem o porta-filtro e ele funcionou. Eu troquei a borracha há 2 semanas, mas eu já tinha ela há mais de 8 anos. Tinha comprado apenas como reserva, mas não havia trocado. Acho que a borracha com o tempo ressecou. Vou ver se compro uma de silicone no Ali express. Melhor vc filmar e mandar o vídeo porque ta tudo muito confuso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 4 de Outubro Denunciar Share Postado 4 de Outubro Em 27/09/2024 at 17:08, regisassao disse: Melhor vc filmar e mandar o vídeo porque ta tudo muito confuso Funcionou. Apertei bem o porta filtro, que deve ter encaixado a borracha e o problema parou. Foi bom saber que se entrar ar entre a borracha, o pid deixa de funcionar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 4 de Outubro Denunciar Share Postado 4 de Outubro 5 horas atrás, Bernardo disse: Funcionou. Apertei bem o porta filtro, que deve ter encaixado a borracha e o problema parou. Foi bom saber que se entrar ar entre a borracha, o pid deixa de funcionar. Rapaz, continuo sem entender a relação de uma coisa com a outra, mas se deu certo, beleza. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe_Silva Postado 6 de Outubro Denunciar Share Postado 6 de Outubro On 10/4/2024 at 11:32 AM, Bernardo said: Funcionou. Apertei bem o porta filtro, que deve ter encaixado a borracha e o problema parou. Foi bom saber que se entrar ar entre a borracha, o pid deixa de funcionar. Não tem relação alguma uma coisa com a outra... Mas que bom que resolveu... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 22 de Outubro Denunciar Share Postado 22 de Outubro Olha a Silvia com PID com diferença de apenas 0.1 graus na estabilidade térmica comparada à ECM Classika PID: Quer dizer que é melhor? Não, com certeza, mas o preço é muito mais acessível. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 25 de Outubro Denunciar Share Postado 25 de Outubro Lembro de ter lido uma vez no homebarista.com há muitos anos atrás um teste cego entre uma Rancilio Silvia com uma La Mazzorco, teste feito com baristas profissionais. O resultado foi que não souberam dizer em qual das máquinas o café foi feito. Bom para quem tem uma Silvia em casa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
pedrod45 Postado Quinta às 14:11 Denunciar Share Postado Quinta às 14:11 Bom dia pessoal! Gostaria de tirar uma dúvida com vocês: é normal em todas as extrações de café na Silvia sair um pouco de água pela válvula que despeja na bandeja? Isso acontece com a minha. Se não for normal, o que pode estar acontecendo? Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas