Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 15-08-2023 em todas as áreas

  1. Qual seu orçamento? A Gaggia é ótima, tem mercado fácil se você de arrepender, não deve perder muito dinheiro na revenda. Mas vai te custar uns 3.5k. Se tem mais uns 500-1000 pelo menos, você encontra um bom moedor manual para espresso, por 500 talvez um K4 ou K6 usado. Novo, com os novos impostos de importação, talvez na faixa de 700 reais. E o moedor será mais importante que a máquina. Dá pra fazer cafés muito melhores com a Philco e um K4 do que com a Gaggia e um moedor sem precisão. Eu não conheço esse da 3Bomber, estou me baseando na opinião do @DouglasES. E concordo com a opinião dos demais aqui. Sobre compra de máquinas usadas, é como carro: você pode comprar direto com o dono se tiver paciência de procurar e acha uma Silvia por 4 a 4.5k. Ou pode ir na loja de carros e pagar 6-7k. Eu prefiro a primeira opção, mas é uma decisão muito pessoal.
    2 points
  2. Olá, é bem difundido o entendimento acerca da dificuldade a envolver o espresso, mas, de minha parte, penso que os desafios da extração de coados também não são simples, por serem estes desafios largos, com possibilidades sutis. Um maestro famoso dizia que é mais difícil reger Mozart do que Mahler: pois a música daquele exige uma transparência absoluta, de modo que qualquer erro fica escancarado; já em Mahler um erro seria fácil de esconder, tendo em vista a amplitude e escopo musical de suas obras. Nos coados (em analogia, nosso Mahler), é muito fácil surgir inconstância, o “erro” ficar escondido, não chegar a se estragar o café, mas o deixando em um resultado um tanto quanto sem graça. E aí surge a questão da repetibilidade. Com cada grão se inicia nova busca por extração, senão ideal, pelo menos adequada. Da mesma forma, qual a proporção com que você tem trabalho? Claro, dá para tomar alguns pontos de partida a depender do perfil de torra (temperatura mais alta para torra clara, por exemplo). Uma coisa que noto é que replicar proporcionalmente uma receita não dá muito certo. Uma receita de Melitta, tida como boa ao resultar 160 ml, mesmo com tudo proporcionalmente mantido, provavelmente não gerará resultado equivalente, se se buscar alcançar 300 ml. Veja se os grãos estão em tamanho e torra uniformes. Brinco que determinados grãos são teimosamente bons, pois chegam a ficar bons de quase todo jeito. Portanto, tente testar mais coisas diferentes do que testou. Algo interessante pode ser gastar uns 7 g para fazer um cupping simples, para entender melhor como será o grão. Também recomendo não mudar muito entre métodos, antes de explorar um bom potencial em um único. Creio que a Clever é ótima para repetir resultados, observando-se os tempos finais de extração, a intensidade de agitação, e demais variáveis. De todo modo, não desanime! É questão de tempo, sentirá mais à vontade, conforme passa o tempo. É importante considerarmos os fatores subjetivos também, como humor, tempo que se dispõe para apreciar/tomar o café. Às vezes estamos mais sensíveis e dispostos a perceber as coisas.
    1 point
  3. É isso mesmo que o Regis explicou. Sem manômetro, não tem como saber a pressão, até pq ela vai mudando durante a extração. A depender da sua moagem, a pressão pode ser maior ou menor, mesmo deixando o dimmer fixo em um ponto específico (como no caso dos 130ml em 30s). Mas só de vc instalar o dimmer e abaixar a pressão de trabalho da bomba, já existe um bom ganho, mesmo que você não saiba exatamente qual é a pressão, deixando ela ali num meio termo e ir regulando conforme a necessidade. A começar pelos espirros no naked que diminuem demais. Acho que você não deveria se importar muito com essa medida de vazão da sua bomba agora não, se está um pouco maior ou menor do que o padrão. Manda ver nas modificações e, se for o caso, mais pra frente vc troca a bomba caso precise. Aqui também tem abaixado essa média de 5ºC de acordo com o termopar. Mas seria interessante mesmo alguem fazer essa medida no bolo do café, assim como o Regis fez na Poemia dele, para vermos a estabilidade da Philco.
    1 point
  4. Gratidão!!! Saudações!!!
    1 point
  5. Olá. Bem vindo ao Fórum, @Daniel R. Stützel. Tente fazer a pesquisa selecionando a opção "Contenha todas as palavras" no critério "Encontrar resultados que". Vai aparecer, por exemplo, este tópico aqui: Saudações!
    1 point
  6. Comprei acessórios como PF naked, WDT, distribuidor, tamper, balança, estação pro tamper, bate borras, puck screen tudo no Aliexpress. O PF pra Delonghi NÃO SERVE na Philco, as orelhas são mais grossas. O PF compatível com Philco é da máquina Saachi, que na verdade é idêntica à Philco. Também instalei o dimmer e o PID. Esses upgrades elevam a máquina a outro patamar, quem ainda não fez, faça!
    1 point
  7. Testei aqui a máquina com os parâmetros do auto tuning do PID, P: 40, I: 96, D: 24. Estava dando overshoot de 4 a 5 graus, então fiz ajustes finos manualmente. Cheguei aos parâmetros P: 15, I: 35, D: 15. A máquina atinge SV = SP e pára certinho, sem overshoot.
    1 point
  8. Eu to ligado, eu queria exatamente isso, ler contra ponto de começar com uma maquina "desse nivel". Como eu estava: hmmm, sera que devo mesmo?, li seu comentário e eu fiquei: é, acho que to na duvida ainda. Me fez repensar um pouco ainda mais com a possibilidade de pegar a philco "0800". Se eu não tivesse duvida já teria comprado a Gaggia Classic e nem teria perguntado uhauhauhauha E até descobrir se é isso mesmo que eu to afim de engajar. Digamos que nunca fui de tomar café, mas eu ADORO todo o processo de fazer, é uma meditação quase
    1 point
  9. Olá. Trocando em miúdos, o que eu quis dizer é que você não precisa começar com uma ECM Classika ou uma La Marzocco Linea Micra, por exemplo. E, na dúvida entre o que eu disser e o que o @regisassao disser, confia mais nele do que em mim, pois ele tem mais quilometragem no assunto do que eu. Sem ironia. Olha aí: você pode começar com uma máquina razoável e custo quase zero, além de comprar um bom moedor. Nisso você pode juntar uma grana para no futuro pegar uma máquina melhor, depois de ter pego experiência com a Philco. Saudações!
    1 point
  10. Como eu estava disposto a pegar uma Gaggia Classic, digamos que 3.5k seria o orçamento e "estaria disposto a pagar" em uma maquina. O fogo ruivo me ofereceu uma Ascaso Dream, é tentador de bonita uhauhauhahuuahhua mas o que o @valacomum falou me deixou pensando e não sei mais se vou nessa disposição. Descobri ontem de noite conversando com a patroa, que minha sogra tem uma philco 15bar parada por que não funciona knob de vaporização. Fiquei pensando em pegar ela já que não teria que pagar pela cafeteira e já que é usada, tentar fazer o mod. Se eu zuar a maquina, bom já não estava em uso mesmo uahuhahuauha ai eu decido o que eu faço. To esperando minha sogra confirmar se ela funciona mesmo pra ir buscar xD Sobre o moedor, já vou sondar o k4 mesmo então e esse bomber quando chegar eu vejo se quebra o galho, se não fica pra coados ou eu vendo pra um amigo que faz só os coados (só pra não ter 1 moedor parado). Valeu a todos pela atenção que estão dando
    1 point
  11. @dougsviana 200 pila? Caraca! eu tenho ela e não sei como chegou a esse preço! Só não penso em vender ela pq quero vender minha dolce gusto junto hehe Foi um quebra-galho mas só fazia sentido no preço q paguei, creio q por volta de R$100. Ela é melhor que as cápsulas reutilizáveis de nespresso pois comporta mais gramas de café mas não tem como oferecer uma extração ao nível de qq máquina básica de espresso com porta-filtro etc. Eu guardaria a grana pra pegar uma cafeteira básica. Tenho a EOS há quase 1 ano e vale muito a pena por R$500 ou até um pouco mais. Ela é quase igual à Delonghi Dedica, mas bem mais barata. Comprei porta-filtro naked, wdt, tamper de metal, puck screen e tenho um kingrinder k4 e estou satisfeito por enquanto. Claro que penso em um upgrade de máquina mas acho que para não se desapontar pelo gasto não corresponder à demanda, é válido passar por uma máquina mais básica antes e, cuidando bem dela, vender depois por aqui. Resumindo: não vale 200 conto, não recomendo. Thiago Bolli
    1 point
  12. Colei com dupla face mesmo rs. Usei o auto tuning e ficou P: 40, I: 96, D: 24. Mas ainda não testei direito, só amanhã.
    1 point
  13. Amigo, em relação à questão da pressão da gaggia, talvez faltou eu acrescentar que são modificações bem simples, que em minutos você faz na máquina. Você vai gastar poucos reais e ter um salto imenso de qualidade. Não tenha receio de fazê-las, e aqui no fórum tem muita gente pra te ajudar nisso. Abç
    1 point
  14. Rapaz... já fiz cada lambança no meu início que dá vergonha até de lembrar! Mas atire a primeira pedra quem nunca fez.
    1 point
  15. Olá. Vou tentar resumir da seguinte forma: não é a pressão ideal e seu espresso não vai chegar ao nível das melhores xícaras das galáxias. Porém, lidando com outras variáveis tais como o frescor e a qualidade dos grãos, vai/pode ser melhor do que o "café" entregue por uma máquina de cápsulas e, acredite, melhor do que o espresso de muita cafeteria por aí, como já foi comentado neste mesmo tópico. Às vezes o problema, parece-me, é um certo preciosismo de que o iniciante não deve começar com um equipamento... de iniciante! E isso é uma constante: veja um fórum de ciclismo e muitos iniciados vão dizer que só prestam umas poucas bicicletas, dessas que você tem que vender um rim para poder adquirir. Óbvio que a qualidade não vai ser a mesma; mas, para quem está começando e não tem orçamento infinito, mais vale o imperfeito realizado do que o perfeito sonhado. Importante que isso seja entendido apenas como um incentivo, ok? Nada pessoal com relação a nenhum comentário específico. Saudações!
    1 point
  16. Prezado, quem nunca fez espresso na vida, vai precisar "apanhar", usando as suas palavras, de qualquer máquina! Uma gaggia é uma maquininha legal, mas igual vai precisar de mods, principalmente pela pressão que vem de fábrica. Esse moedor que comprou, sinto informar, não é o mais adequado pra espresso. No máximo um quebra galho. Mas pode ser legal manter ele pra fazer coados.
    1 point
  17. Olá. Não é loucura começar com uma Gaggia Classic; loucura, ao meu ver, seria começar com uma máquina profissional. E se você tem um bom moinho para fazer par, aí mesmo que não é insanidade. Saudações!
    1 point
  18. Mais uma atualização, estão enviando uns 500 064S pra europa até dia 17.
    1 point
  19. Por volta de 100 backers.
    1 point
  20. Participo do Discord Espresso Aficionados e um usuário teve um problema de espressos inconsistentes e ponto zero flutuante no DF64, no fim das contas as abas onde o motor ficava fixado começaram a ceder e o motor foi desabando pra dentro do próprio case, mudando um pouco o ponto zero.
    1 point
  21. Finalizei as modificações na Philco, agora está completa com PID, dimmer e manômetro. O manômetro achei bem tranquilo e intuitivo, não tem segredo. Minha adaptação de glicerina nele funcionou, mas não 100%. Está vazando pouquíssima coisa, mesmo eu tendo aparentemente vedado bem. Enfim, já encomendei um novo manômetro, dessa vez com a especificação correta. Agora o PID não foi brincadeira não viu, pelo menos pra mim que tenho conhecimento básico em eletrônica. Foram algumas horas pra entender onde ia cada fio, fazer as emendas corretas, cortar do tamanho certo, etc. Mas no final deu certo, funcionou de primeira! E foi bem gratificante fazer tudo isso, uma experiência legal para quem curte DIY. Os dois vídeos, tanto do Regis e Thales quanto o do Victor Moronari ajudaram bastante. Sem eles, provavelmente estaria quebrando cabeça até agora. Gratidão! Vou deixar o link dos dois vídeos aqui, para caso alguem vá começar a aventura e ainda não os tenha visto: https://www.youtube.com/watch?v=SF1mbpcJ-sA&lc=UgwLsywzfhm32D0mrwx4AaABAg.9sr0X9s_SMv9svM1lmOAgs https://www.youtube.com/watch?v=nAEidJPbcoI&list=PLuvAgo0DWED6thxP4HwTIilIC_yDUinjK E assim ficou a máquina: E essa foi a primeira extração pós mods, com o PID nas configurações originais ainda, mas já saiu excelente: Agora é se adaptar, pegar experiência com as novas funções da máquina, e procurar um bom perfil de pressão/temperatura, pra melhorar os shots.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...