Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 16-08-2023 em todas as áreas

  1. Olá, é bem difundido o entendimento acerca da dificuldade a envolver o espresso, mas, de minha parte, penso que os desafios da extração de coados também não são simples, por serem estes desafios largos, com possibilidades sutis. Um maestro famoso dizia que é mais difícil reger Mozart do que Mahler: pois a música daquele exige uma transparência absoluta, de modo que qualquer erro fica escancarado; já em Mahler um erro seria fácil de esconder, tendo em vista a amplitude e escopo musical de suas obras. Nos coados (em analogia, nosso Mahler), é muito fácil surgir inconstância, o “erro” ficar escondido, não chegar a se estragar o café, mas o deixando em um resultado um tanto quanto sem graça. E aí surge a questão da repetibilidade. Com cada grão se inicia nova busca por extração, senão ideal, pelo menos adequada. Da mesma forma, qual a proporção com que você tem trabalho? Claro, dá para tomar alguns pontos de partida a depender do perfil de torra (temperatura mais alta para torra clara, por exemplo). Uma coisa que noto é que replicar proporcionalmente uma receita não dá muito certo. Uma receita de Melitta, tida como boa ao resultar 160 ml, mesmo com tudo proporcionalmente mantido, provavelmente não gerará resultado equivalente, se se buscar alcançar 300 ml. Veja se os grãos estão em tamanho e torra uniformes. Brinco que determinados grãos são teimosamente bons, pois chegam a ficar bons de quase todo jeito. Portanto, tente testar mais coisas diferentes do que testou. Algo interessante pode ser gastar uns 7 g para fazer um cupping simples, para entender melhor como será o grão. Também recomendo não mudar muito entre métodos, antes de explorar um bom potencial em um único. Creio que a Clever é ótima para repetir resultados, observando-se os tempos finais de extração, a intensidade de agitação, e demais variáveis. De todo modo, não desanime! É questão de tempo, sentirá mais à vontade, conforme passa o tempo. É importante considerarmos os fatores subjetivos também, como humor, tempo que se dispõe para apreciar/tomar o café. Às vezes estamos mais sensíveis e dispostos a perceber as coisas.
    2 points
  2. Acabei de receber o aviso no email que o projeto está no catarse. Para quem tiver interesse em contribuir as primeiras unidades estão saindo com um belo desconto. https://www.catarse.me/pt/cafeteiraaram
    1 point
  3. Por favor, evitem postar sobre cafeteiras na área de CAFETERIAS.
    1 point
  4. Segue aqui o contato para reparo de placas eletrônica de máquina de café em grão expresso automática. Saeco, gaggia, Bianchi, nw, de longhi, Kalerm, Jura entre outras 11 3951-2647 Ac Renata 11 o4724-5905 paulo
    1 point
  5. Gostei da ideia da Clever, que ainda não experimentei. Tirando a prensa francesa, que necessita uma moagem mais grossa, a Aeropress e a Clever permitem brincar e experimentar bastante com a moagem e a extração. Poucas vezes não gostei do resultado da Aeropress e, quando isso aconteceu, foi porque usei muito café, ou deixei muito tempo, ou o café era ruim.
    1 point
  6. Um dos motivos de eu frequentar esse fórum é que sempre tem respostas bastante completas e pessoas com um ótimo conhecimento por aqui. Muito bom. Além da Clever, eu acho que a AeroPress também pode ser utilizada como método para testes.
    1 point
  7. A moagem pode mudar com o grão que você utiliza. Tu precisará regular isso para cada grão.
    1 point
  8. É isso mesmo que o Regis explicou. Sem manômetro, não tem como saber a pressão, até pq ela vai mudando durante a extração. A depender da sua moagem, a pressão pode ser maior ou menor, mesmo deixando o dimmer fixo em um ponto específico (como no caso dos 130ml em 30s). Mas só de vc instalar o dimmer e abaixar a pressão de trabalho da bomba, já existe um bom ganho, mesmo que você não saiba exatamente qual é a pressão, deixando ela ali num meio termo e ir regulando conforme a necessidade. A começar pelos espirros no naked que diminuem demais. Acho que você não deveria se importar muito com essa medida de vazão da sua bomba agora não, se está um pouco maior ou menor do que o padrão. Manda ver nas modificações e, se for o caso, mais pra frente vc troca a bomba caso precise. Aqui também tem abaixado essa média de 5ºC de acordo com o termopar. Mas seria interessante mesmo alguem fazer essa medida no bolo do café, assim como o Regis fez na Poemia dele, para vermos a estabilidade da Philco.
    1 point
  9. Ele se refere a esse kit: New - Gaggia Classic Pro/2019/Evo 2023 PID kit - 1/32DIN single display (shadesofcoffee.co.uk)
    1 point
  10. Comprou qual kit, pode mandar o link, por favor.
    1 point
  11. Fala turma. Trago boas novas! Com grande prazer que digo que TÁ RESOLVIDA ESSA PORRA!!!! Graças aos comentários de vocês eu dediquei novamente 1h de alinhamento. Fui com mais calma, quando deu um alinhamento bom repeti o teste do marcador para ter certeza e agora todos problemas que eu tinha antes sumiram!!!! O café passou de totalmente descontrolado e fora do padrão para um padrão cafeteria e com shot quase perfeito (ainda rola um espirro ou outro mas dentro do aceitável). O sabor ahhhhh o sabor... Está incrível. Tirei meu melhor café já feito nessa máquina hoje de manhã. O problema da regulagem da moagem mexer melhorou muito. Antes andava de 0,5 a 1 tick e agora diria que é de 0,1 a 0,3. Bem aceitável. O que eu fiz foi reduzir um pouco a quantidade de graxa no encaixe. As molas estão todas no lugar galera, não sou tão sem noção assim RS Um problema que eu não sabia que tinha e que também melhorou foi a velocidade da moagem. Antes era meio demorado e agora diria que quase dobrou a velocidade Então queria agradecer muito a todos que colaboraram na troca de conhecimento aqui! Obrigado mesmo! Estou super feliz com meu moedor e café agora!
    1 point
  12. Acidez faz salivar no fundo da língua. Adstringência faz a boca secar. Amargor é só lembrar de café pilão. Eu começaria com: gostei ou não? Ficou melhor ou pior que o anterior? No mais, vai nas dicas do @Rafael Simas.
    1 point
  13. Boa tarde Tenho uma gaggia anima XL desde 2017 e a 1 mês deu um barulho ao ligar ela mas não saiu cheio de queimado. Abri a máquina e na placa parece que os componentes circulados de amarelo estão queimados. Procurei a autorizada e até agora não consegui uma placa nova. Me passaram previsão para esse mês e agora me deram previsão para fevereiro de 2022. Estou pensando em tentar consertar ela, porém desconheço de eletrônica e não sei os nomes dos componentes. Gostaria de saber se alguém passou por isso e se tem alguma dica do que posso fazer. Grato pela ajuda.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...