Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 24-05-2024 em todas as áreas

  1. Só para agradecer vcs e atualizar aqui. Comprei a Classika Pid na espresso coffee shop. Atendimento e entrega deles espetaculares, além de terem dado um cupom de 10%. Recomendo fortemente!
    3 points
  2. Terminei a restauração com a fixação do termostato de vaporização e uma melhoria estética na fiação, colocando uma capa por cima dos fios que estavam expostos externamente. O objetivo de fixar o termostato de vaporização era permitir que a vaporização fosse feita pelo botão de vaporização, ao invés de mudar a temperatura no PID. No entanto, o termostato é ativado com 20 graus de queda na temperatura apenas, o que faz com que a quantidade de vapor gerada caia bastante no final. Talvez seja um problema na fixação do termostato, mas com PID a resistência é acionada com um grau de diferença na temperatura, mantendo pressão constante por mais tempo. Também comparei com a vaporização da ECM Classika PID e aparentemente a Classika gera mais vapor. Porém, a Classika usa bico de 2 furos, enquanto na Vibiemme são 4. Eu gerei dois vídeos com o processo de restauração, limpeza e lubrificação, testes, instalação do Dimmer e PID, e coloquei no YouTube caso queiram ver mais detalhes. Como parte foi filmada em retrato e parte em paisagem, dividi em dois:
    3 points
  3. Há alguns meses, comprei uma Vibiemme Domobar com defeito pra fazer alguns testes depois de restaurá-la e modificar para ter uma performance equivalente à minha ECM Classika PID. O que eu queria saber com esses testes é: adicionando um PID, ela entregaria a mesma precisão e estabilidade térmica que a Classika entrega? A Classika PID é vendida nova por uns 1400 euros na Europa, usada por uns 1000 euros. Algumas pessoas importaram recentemente e pagaram cerca de 14 mil reais, com frete e impostos inclusos. A Vibiemme teria de sair por uns 500-600 euros, ou pelo menos era a minha meta. Então, por alguns meses, fiquei de olho na OLX local, até que consegui comprar uma maquina com defeito por 250 euros. Estava com vazamento na OPV e o parafuso que fixava o termostato de vaporização estava quebrado, teria que "furar" o cotoco por dentro e refazer a rosca, o que é bem caro na Europa. Alem disso, o dono anterior nao estava conseguindo ajustar o termostato de extração, e depois de restaurar quase que inteiramente, desistiu e colocou a venda. Oportunidade única! Depois, vou detalhando todo o processo aqui, mas antecipando as conclusões: É possível ter uma Prosumer tao boa quanto a ECM Classika PID por 600 euros. Um PID do Ali te dá a precisão necessária pra atingir a temperatura que quiser pra ajustar seu espresso. O boiler de 750 ml e a grande massa metalica do grupo E61 te dao a estabilidade térmica necessária, com variação de 2 graus no bolo, exatamente como na ECM. Conseguir comprar uma maquina usada na Europa pode nao ser facil pra quem nao mora aqui, e levar para o Brasil tem o risco de ter problemas na alfândega. Pesquisei e falei com muita gente, mas só identifiquei dois casos de pessoas que importaram máquina usada: um foi no nada a declarar e passou com uma Silvia. Outro nao lembro qual era a máquina, mas declarou e gastou muita saliva pra demonstrar que comprou usada e os valores foram comprovados com cópias de emails e transferência bancária, e passou. Mas é um risco a se considerar. O custo total da máquina mais mods pra mim ficou em cerca de 400 euros. Mas tive muita sorte de pegar uma máquina com quase tudo novo: bomba, resistência, vedações, mangueiras termostatos, tudo exceto boiler e OPV. Troquei a OPV, algumas mangueiras de silicone, adicionei PID e dimmer, imprimi uma caixinha pra acomodar o PID e dimmer, ficou bem legal, na minha opinião. Vale lembrar que é uma máquina com cerca de 20 anos, mas nessa faixa de 400-600 euros, você só compra uma Silvia. E por que a Domobar primeira geração? Exatamente por ser uma single boiler, com grupo E61, caldeira grande (coincidentemente mesmo volume da Classika), com uma grande oferta para eu ter mais chances de achar algo que não fosse tão longe de casa, num bom valor e bom estado. O resultado é a máquina que vocês podem ver nesse vídeo: Assim que eu tiver mais tempo, continuo a documentação por aqui, caso mais alguém queira se aventurar...
    2 points
  4. Rapaz, quando eu crescer eu vou querer entender os paranauês das máquinas de espresso igual o @regisassao.
    2 points
  5. Seja verdade ou não, estou comemorando aqui...
    1 point
  6. Olá Vi uma reportagem hoje sobre o Dia Mundial do Café e me lembrei deste tópico antigo no Fórum, inclusive com muitas dúvidas se a efeméride seria na verdade em 14 de abril ou 1° de outubro ou... Seja como for, vamos comemorar. Saudações!
    1 point
  7. Estou usando meu J-Ultra há 1 mês, tenho gostando muito dele! O moedor é lindo e muito bem construído em todos os detalhes. Pegada boa do grip, não senti necessidade de usar o elástico que acompanha. O encaixe do copo coletor por imãs transmite boa segurança e agiliza o workflow. O acamento em madeira da manopla dobrável é primoroso e a bag rígida é muito bonita. O tempo para moer 19g fica na faixa de uns 50s, o que é bom. Não tão rápido quanto o K4, mas em compensação bem mais macio do que ele, principalmente com torras um pouco mais claras. Ainda não fiz comparações lado a lado entre os dois, pois o K4 está emprestado para um amigo, mas para mim os espressos com J-Ultra são excelentes, equilibrados e encorpados. A regulagem dos clicks é finíssima, sendo necessário às vezes vários clicks para fazer um ajuste maior na extração, a depender de como saiu a última, principalmente com cafés novos. Enfim, é claramente um moinho top de linha. Recomendadíssimo se o foco for espressos.
    1 point
  8. Veja se é possível trocar pelo parafuso original da Philco 15 bar, que tem a cabeça reta. Estão falando sobre ele neste outro tópico: https://forum.clubedocafe.net/topic/12022-parafuso-do-chuveiro-para-philco-15-bar/?do=getNewComment Sugiro também visitar o tópico da Philco 15 bar que temos aqui, está com bastante informações lá e pode concentrar o assunto sobre estas máquinas que são basicamente a mesma coisa. https://forum.clubedocafe.net/topic/8492-philco-coffee-express-15-bar-troca-de-informações
    1 point
  9. Seguem os links das conexões (inox) e manômetro (11 bar) que utilizei aqui na minha máquina: (KPE - 4mm) https://shopee.com.br/KPE-KPV-Fitting-Conexão-Pneumática-OD-4MM-6-8-10-12-14-Rápido-i.340407910.5694369323 (1/8 - 4mm) https://pt.aliexpress.com/item/1005005585282238.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.11.26e6caa4C8aMgD&gatewayAdapt=glo2bra Manômetro: https://pt.aliexpress.com/item/1005005240511606.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.22.26e6caa4C8aMgD&gatewayAdapt=glo2bra
    1 point
  10. Só para dar o feedback para vocês. Acabei optando pelo df64, fiz o pedido no site e escolhi a entrega expressa em 1-3 dias úteis. Já tem uma semana que fiz o pedido e ainda não postaram, de modo que quando chegar eu já terei voltado ao Brasil e eles não estão aceitando cancelar o pedido. Enfim… para quem está em viagem acho que não é uma boa escolha.
    0 points
×
×
  • Criar Novo...