Olá pessoal!
Breve comparativo entre os 1zpressos J-ultra e J-max. Já adianto que ambos são ótimos e a escolha vai depender do perfil sensorial que se deseja.
Principais diferenças:
1) Precisão entre clicks: 8.8 do jmax vs 8 microns. Ou seja, ambos com ajustes super finos para espressos
2) Jmax cerca de 140g mais pesado, 3 vs 2 apoios nos eixos de ajuste, copos coletores idênticos, corpos muito similares com o jmax sendo mais largo, ajuste do j-ultra mais suave, manivelas e alavancas idênticas
3) Mós um pouco diferentes - justamente aqui que é gerada a diferença nos perfis.
Testes: fiz testes em espresso (1:2 ratio) e V60 (4:6 do kasuya) usando o Vale da Lua da UM coffee que tem um torra média, mais para clara.
Tanto nos espressos quanto nos coados o Jultra apresentou menos corpo, mais claridade nas notas, mais aromas, mais acidez presente e mais equilíbrio no geral. Carateristicas essas que eu prefiro nos coados, mas que ficaram bons no espresso também, nesse caso. O jmax reforça mais a doçura, o corpo, a crema, diminuindo as outras notas e os aromas. De tal forma que prefiro utiliza-lo para cafés com mais perfil caramelo, chocolate, melaço...
Além da análise sensorial (que é super subjetiva), fiz uma comparação de distribuição de partículas utilizando o Difluid Omni. Não é super exato, e para ser estatisticamente representativo eu deveria ter feito vários ensaios, mas isso aqui foi para diversão e não fiz exaustivamente. O jultra tem uma distribuição mais unimodal, pois basta observar o formato do gráfico concentrado num pico e um desvio padrão maior do que o do jmax, mesmo moendo mais fino na média. Em contraste, o jmax mostra uma distribuição que se parece mais com um bimodal, o que é reforçado pelo pico mais "gordinho" e o desvio padrão menor sugerindo mais uniformidade em torno da média.
Ao meu ver, essa análise gráfica vai diretamente ao resultado que percebi no sensorial.
Quem tiver um dos dois, vamos contribuir para o tópico com suas percepções!
Abraço e bons cafés