Ir para conteúdo

valacomum

Senior Members
  • Total de itens

    542
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    54

Posts postados por valacomum

  1. Olá.

    Parabéns pela aquisição, @Victor Sgarbi.

    Off topic: cuidado ao usar i.a. para tradução de textos, pois às vezes saem algumas aberrações, como traduzir "Turkey" por "peru" em vez de "Turquia". Seguem os links e uma captura da tela, caso tenham curiosidade.

    Em inglês:

    https://www.eraofwe.com/coffee-lab/en/articles/turkish-coffee-grinder-top-5-picks

    Em português:

    https://www.eraofwe.com/coffee-lab/pt-br/articles/moedor-de-café-turco-as-5-principais-escolhas

    Saudações!

    Screenshot_20240426-111853_Samsung Internet.jpg

    • Agradeço 1
  2. Olá. 

     

    48 minutos atrás, Edx disse:

    Essa da cera flame é a de 150ml, certo?

     

    Não; esta que tenho tem 200mL de volume, @Edx. Eu preparo 150mL, para deixar o espaço que precisa para subir sem derramar.

     

    48 minutos atrás, Edx disse:

    Já testou a receita em tamanhos maiores?

     

    Nunca. Já fiz 100 mL na outra que eu tenho, também da Ceraflame, que tem 150 mL de capacidade, seguindo a mesma lógica de deixar um espaço livre. Mas esta, que eu tinha ganho de presente, eu acabei encostando depois que comprei a outra.

     

    48 minutos atrás, Edx disse:

    tenho uma ibrik cera flame de 650ml.

     

    Quero comprar uma dessas. E uma jarra de cobre. E um moinho turco. E se o @Faverosouber como importar os grãos... Esse mundo de coisas para café acaba com o bolso da gente!!!

    Saudações!

    • Haha 1
  3. Olá.

    Sim, é uma extração para lá de rápida, @ecmacedo. A referência seria algo como 30mL em 25s; por isso eu tinha perguntado qual a quantidade de café que estava sendo preparada. Agora, observe que isso é uma referência e não uma regra sagrada imutável. Se está do agrado de quem bebe, não tem parâmetro no universo que se sobreponha ao paladar -- ainda mais em se tratando da Digníssima Senhora Esposa.

    De todo modo, você pode partir deste ponto para, alterando as diversas variáveis, testar quais outras possibilidades seriam agradáveis e quais não seriam. Interessante anotar em um caderninho, para saber quais receitas repetir e quais evitar. Algo como: características do grão, x gramas de café, moedor no clique y, z segundos de extração, n mililitros na xícara e avaliação.

    Saudações!

    • Curtir 1
  4. Olá.

    6 horas atrás, ecmacedo disse:

    encheu a xícara do espresso com 19 segundos. Esse estava ótimo

    Quantos mL?

    Se você consegue repetir este preparo, perfeito; happy wife, happy life.

    6 horas atrás, ecmacedo disse:

    faço com 20 gramas e aumento o ajuste do K4 ou faço com 18 gramas e diminuo o ajuste do K4?

    Antes de tudo: cabe esta quantidade de café  no cesto?

    Saudações!

  5. Olá.

    Gosto muito de café turco e preparo com alguma frequência em casa. Faço neste cezve (ibrik) da Ceraflame:

    https://www.ceraflame.com.br/en/d93161-ibrik-tropeiro-pomodoro/

    Aí vai meu passo a passo:

    1. Enquanto aqueço 150mL de água na cezve, faço a moagem de 10 a 15g de café, dependendo do grão, no click 30 do K6 (se for moer muito mais fino que isso, evite o passo 7). Uso arábica torra média-escura, similar à que uso para espresso.

    2. Apago o fogo quando começam a aparecer as primeiras bolhinhas.

    3. Acrescento o pó de café e — às vezes — alguma especiaria, como canela ou anis, mexendo com uma colher de café para misturar o pó e a água.

    4. Religo o fogo no mínimo e, a partir deste momento, atenção total para o preparo: a mão direita na alça enquanto a mão esquerda segura a colherzinha.

    5. Quando o líquido começa a querer fazer subir uma "crema", tiro do fogo e, por precaução, levo acima da pia, caso transborde; só uso a colher se perceber que está prestes a vazar -- ela vai ajudar que o vapor saia, evitando o transbordamento.

    6. Volto o cezve para o fogo e repito mais duas vezes o passo 5.

    7. Passo o café na Aeropress, sem parada: é verter o café e já descer o êmbolo; se você não se importar com o pó na xícara, pode dispensar este passo, para ficar mais próximo do original. E, se estiver muito fino (vide passo 1), pode acontecer de vazar café para todo lado.

    Importante: quando estava aprendendo, o café transbordou algumas vezes; em todas, o gosto ficou horrível. E também não fica excelente quando não ocorre essa subida da espuminha. Convém forrar com papel alumínio em torno da boca do fogão, para facilitar a limpeza no caso de algo dar errado. Aí, com o tempo, fui pegando o jeito e se tornou um dos meus métodos preferidos. Depois conte para nós como ficou o seu café.

    Saudações!

    • Curtir 2
    • Agradeço 2
  6. Olá. 

    Em 29/03/2022 at 11:36, Pastore disse:

    Aproveitando o post, alguém aqui usa para coados?

    Resgatando questão velha de tópico antigo, uma outra pergunta, aos quem têm/tiveram K4 e K6: para métodos como moka, prensa etc, preferência por qual dos dois moedores?

    (Deixei de lado espresso e filtrados, por entender que já está bem claro o foco do K4 para o espresso e do K6 para coados.)

    Recentemente passei a ter ambos os moedores seminovos em casa, pensando em gastar menos do que teria gasto com um Bravito novo e ainda com a vantagem de poder obter dois perfis diferentes de moagem -- ciente de que abri mão dos pontos favoráveis do Bravito.

    Saudações!

  7. Olá.

    Parabéns pelo feito, @Gustavo Adolfo Ramos Mello. Se puder, poste um vídeo com o processo.

    Para meu singelo paladar, tanto a moka quanto a AP entregam bons cafés, mas vou mais na linha do que @Octávioexpôs. 

    Aliás, dos equipamentos que comprei, uma de minhas maiores decepções foi a Bialetti Brikka. Vendida justamente com este apelo da emulação de espresso, ela produz uma falsa crema que não dura o tempo de despejar o café na xícara. Quanto ao paladar, a bebida em si sai como a de qualquer outra moka; até aí, sem problema. A questão é que o comercial dela é uma promessa que não consegue cumprir.

    Saudações!

×
×
  • Criar Novo...