DouglasES Postado 16 Julho 2023 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2023 Em 14/07/2023 at 22:57, mericlis disse: Douglas, qual tds que fica essa sua receita na solução de 5 litros? estou fazendo aqui, só pra uma referencia Perto de 90. Reforçando que a temperatura deve estar próxima de 25o e esses medidores não são muito precisos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 20 Julho 2023 Denunciar Share Postado 20 Julho 2023 só dando um feedback, to fazendo a receita utilizando aqui o galão de 5 litros, muito pratico mesmo, ta durando uns 5 dias aqui com o meu consumo. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 20 Julho 2023 Denunciar Share Postado 20 Julho 2023 1 hora atrás, mericlis disse: só dando um feedback, to fazendo a receita utilizando aqui o galão de 5 litros, muito pratico mesmo, ta durando uns 5 dias aqui com o meu consumo. poderia dizer se nesse ínterim já sentiu muito impacto no sensorial? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 20 Julho 2023 Denunciar Share Postado 20 Julho 2023 4 horas atrás, Octávio disse: poderia dizer se nesse ínterim já sentiu muito impacto no sensorial? olha, aparentemente diminuiu a acidez mas ainda não comparei lado a lado pq não tenho 2 métodos iguais pra extrair ao mesmo tempo, devo receber um segundo aeropress nos próximos dias e daí vou poder fazer os testes Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 7 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2023 Uma atualização sobre o ZeraWater: meu primeiro filtro “venceu” esses dias, depois de 4 meses. A leitura ainda tá saindo como 0 TDS, mas a água começou a apresentar um gosto estranho, que não sei bem como descrever. Eu tava filtrando em média 5-7 L de água com ~150 ppm por semana, então bateu certo com essa tabela abaixo deles. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 7 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2023 A minha depois de um tempo, começou a apresentar gosto de salmão defumado, ou algo assim. Tem a ver com algum sal mineral, não lembro qual. Tava dando 5 de TDS. Mas estou na Holanda e a água é consideravelmente mais dura aqui. Durou menos de um mês, mas filtramos uns 5 litros por dia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 8 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2023 3 horas atrás, Diego Nunes disse: Uma atualização sobre o ZeraWater: meu primeiro filtro “venceu” esses dias, depois de 4 meses. A leitura ainda tá saindo como 0 TDS, mas a água começou a apresentar um gosto estranho, que não sei bem como descrever. Eu tava filtrando em média 5-7 L de água com ~150 ppm por semana, então bateu certo com essa tabela abaixo deles. Interessante, o meu ta com 3 meses. você vai comprar o filtro onde? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 8 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2023 12 horas atrás, regisassao disse: A minha depois de um tempo, começou a apresentar gosto de salmão defumado, ou algo assim. Tem a ver com algum sal mineral, não lembro qual. Tava dando 5 de TDS. Mas estou na Holanda e a água é consideravelmente mais dura aqui. Durou menos de um mês, mas filtramos uns 5 litros por dia. É, se considerar que a água aí deve ser no mínimo na faixa de 200-300 tds, tá dentro do esperado mesmo. Agora 5L por dia você tava usando tudo para café ou bebendo também? haha 10 horas atrás, mericlis disse: você vai comprar o filtro onde? IBBL! Se souber algum lugar com preço melhor, me avisa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 8 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2023 39 minutos atrás, Diego Nunes disse: se considerar que a água aí deve ser no mínimo na faixa de 200-300 tds, tá dentro do esperado mesmo. Agora 5L por dia você tava usando tudo para café ou bebendo também? haha Deram uma amolecida. Tá na faixa dos cento e poucos agora. Mas usamos pra beber e pra cozinhar algumas coisas tbm. O gosto da água, mesmo sendo potável, é horrível 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 19 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 19 Setembro 2023 Em 26/06/2023 at 10:59, DouglasES disse: Acredito que a preocupação com corrosão seja mais com máquinas de espresso, na chaleira nem tanto. Mas no seu caso, particularmente, eu também iria na água direto do filtro por enquanto. Douglas, vc tem alguma receita de agua pra espresso? Será que reproduzindo tua receita do tópico mas retirando o cálcio ficaria num gosto aceitável? segundo o forum da decent: Como a máquina usa uma "serpentina" e não boiler, a fase de vaporização pode ser um problema pra calcificação The DE flashes water to steam, so I'd guess that basically anything short of distilled 0ppm water would deposit scale, so you are always going to have to scale periodically. Como a máquina usa uma "serpentina" e não boiler, a fase de vaporização pode ser um problema pra calcificação. However, many minerals do not turn into scale, it's mostly the calcium content we're concerned with. That's why the Rao/Perger water can taste good, and never form scale: https://www.baristahustle.com/blog/diy-water-recipes-redux/ Recipe 4 – Barista Hustle Water Recipe 40.1g Buffer 80.7g Mg 879.2g DI water o que vc acha? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DouglasES Postado 21 Setembro 2023 Autor Denunciar Share Postado 21 Setembro 2023 Em 19/09/2023 at 13:42, mericlis disse: Douglas, vc tem alguma receita de agua pra espresso? Será que reproduzindo tua receita do tópico mas retirando o cálcio ficaria num gosto aceitável? segundo o forum da decent: Como a máquina usa uma "serpentina" e não boiler, a fase de vaporização pode ser um problema pra calcificação The DE flashes water to steam, so I'd guess that basically anything short of distilled 0ppm water would deposit scale, so you are always going to have to scale periodically. Como a máquina usa uma "serpentina" e não boiler, a fase de vaporização pode ser um problema pra calcificação. However, many minerals do not turn into scale, it's mostly the calcium content we're concerned with. That's why the Rao/Perger water can taste good, and never form scale: https://www.baristahustle.com/blog/diy-water-recipes-redux/ Recipe 4 – Barista Hustle Water Recipe 40.1g Buffer 80.7g Mg 879.2g DI water o que vc acha? Então, acredito que a Decent use alguma forma de thermoblock para esquentar a água rápido para vaporização. Sendo esse thermoblock de metal, até onde eu sei, uma água destilada ou perto disso não seria muito interessante, pelo potencial corrosivo dela. Essa afirmação partiu de um usuário do fórum ou do fabricante da Decent? Quanto a questão cálcio x magnésio: aqui a gente usa o termo "calcificação" de uma maneira um tanto genérica e acabamos pensando sempre no cálcio. Em inglês se usa o termo "scaling". Se aparecer algum químico aqui, por favor me corrija! Mas até onde meu limitado conhecimento chega, vários minerais causam essa precipitação, incluindo o cálcio e o magnésio. Ocorre que o magnésio é menos solúvel que o cálcio, numa proporção de 1 pra 10. Então, a longo prazo, utilizar só magnésio gera menos precipitação. Fica a questão do sabor. Sugiro testar. Eu entendo que a água pra espresso é uma variável menos sensível, já que a relação café x água é muito menor do que um coado. Se você por acaso tem intenção de comprar uma Decent, eu perguntaria ao fabricante a recomendação da fórmula da água e replicaria na medida do possível. Também penso que não é um motivo de tanta preocupação, especialmente se utilizar produtos específicos pra descalcificação num intervalo regular (pense que você iria gastar 20k+ na máquina, é um custo de manutenção irrisório perto disso). A título de curiosidade, hoje eu estou usando a fórmula do tópico, mas com o buffer em 200 (!) ao invés de 30-40. Mas como é numa Flair 58, não tenho preocupações com scaling. Não recomendaria pra uma máquina semi-aumática. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 12 Outubro 2023 Denunciar Share Postado 12 Outubro 2023 Esses dias, testei o filtro da Brita que é consideravelmente mais barato que da Zerowater. Porém, ela remove 10-20% do TDS apenas. Estou em Haia agora, TDS na faixa dos 250 antes da filtragem e 230 depois da Brita. Já com a Zerowater não passa nada mesmo. A Brita estou devolvendo e pegando o reembolso. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
cafemat Postado 2 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 2 Novembro 2023 Filtro Acqua Pure Purificador Electrolux Pe12b é uma boa? Porque compro água destilada e adiciono sódio e magnésio... mas dá preguiça às vezes... acaba a água e até comprar outra, eu demoro (fora que tô misturando metade da água que eu faço com metade de água mineral para render mais...). Estou usando mais água mineral de 20 litros da Ingá, sou de Belo Horizonte: mg/L: Bicarbonato: 64,65 - Cálcio 8,625 - Magnésico 8,252 - Sódio 0,641 - Sulfato 0,821. Não me parece uma água ruim... pelo contrário... mas penso no filtro mais pela comodidade... será que vai depender muito da água da torneira da região aqui? Ou ele consegue deixar a maioria das águas "medianas" boas para preparo de café? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 7 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2023 zero water em promoção na ibbl jarra de 300 por 219 com o filtro. https://www.ibbl.com.br/jarra-purificadora-domestica-zerowater-azul-90080001/p?skuId=135 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 9 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 9 Novembro 2023 Em 02/11/2023 at 15:44, cafemat disse: Filtro Acqua Pure Purificador Electrolux Pe12b é uma boa? Porque compro água destilada e adiciono sódio e magnésio... mas dá preguiça às vezes... acaba a água e até comprar outra, eu demoro (fora que tô misturando metade da água que eu faço com metade de água mineral para render mais...). Estou usando mais água mineral de 20 litros da Ingá, sou de Belo Horizonte: mg/L: Bicarbonato: 64,65 - Cálcio 8,625 - Magnésico 8,252 - Sódio 0,641 - Sulfato 0,821. Não me parece uma água ruim... pelo contrário... mas penso no filtro mais pela comodidade... será que vai depender muito da água da torneira da região aqui? Ou ele consegue deixar a maioria das águas "medianas" boas para preparo de café? Purificador doméstico comum não altera a composição mineral da água. Eles removem ou reduzem contaminantes orgânicos, cloro e sedimentos. Então se a composição mineral da água da sua torneira for boa, um purificador comum é o suficiente para finalizar o tratamento dela. Esse que você mandou é classe C para remoção de sedimentos, outras marcas possuem filtros com classe A e a diferença de preço não é grande. Essa água Ingá que você mencionou já tá bem boa. A alcalinidade dela tá um pouco alta (~56 ppm), mas ainda dentro de uma faixa aceitável eu diria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 15 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2023 Pessoal, Ontem, fiz uma lubrificação na alavanca da minha ECM, que estava com aquele rangido de porta de Chevette velho e aproveitei pra fazer uma inspeção, com receio de ver indícios de calcificação. Só lembrando que estou na Holanda, agua bem mais dura, eu controlo bem o TDS, tentando deixar na faixa de 80, mas comprei usada e sei lá que agua o dono anterior usava. A máquina passou por revisão numa boa assistência técnica antes de ser vendida, teoricamente deveria estar tudo ok. Analisando as câmaras e válvulas, não tem muitos sinais de calcificação, mas tem uns pontos de corrosão, pequenos a meu ver, mas tem. O que me faz pensar que de descalcificar, mesmo aqui na Holanda, com qualidade da água controlada, é algo que não pretendo fazer. Pra ter entender melhor se essa corrosão tem a ver com o uso anterior, com a manutenção que foi feita, ou se é o meu uso (talvez tenha que aumentar o TDS pra 90-100?), devo comprar um kit de válvulas e farei a troca para inspecionar a cada 3-6 meses e ver se está surgindo corrosão ou calcificação. Caso queiram ver as imagens das peças e das câmaras, eu filmei algumas partes: 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Depiné Postado 17 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 17 Dezembro 2023 Pessoal, tentando simplificar um pouco as coisas por aqui, peguei 3 águas no mercado (em SC) e calculei alcalinidade, dureza e também verifiquei pH e sódio. Depois comparei com os padrões da SCA. A água que ficou com melhor alcalinidade, acabou ficando com pH muito básico. As duas de pH ácido eram pouco alcalinas. Aí pensei, será que posso tentar um blend de águas? Aí fiz uma proposta de 2/3 Crystal e 1/3 Santa Rita, e obtive uma água com sódio, pH e alcalinidade próximos do ideal. A dureza ainda ficou baixa, mas perto do limite inferior de 17. Me digam aí se vocês acham que isso vai funcionar, ou se teriam alguma outra sugestão. Crystal: fonte José Gregório Santa Rita: fonte Água Azul Água Pura: fonte Santo Amaro da Imperatriz ps.: utilizei as fórmulas e referências que o Thales usou no vídeo sobre água uns 4 meses atrás. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 17 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 17 Dezembro 2023 12 horas atrás, Leonardo Depiné disse: Me digam aí se vocês acham que isso vai funcionar, ou se teriam alguma outra sugestão. O principal é garantir a alcalinidade numa faixa adequada. Dureza depende muito do café e preferência pessoal. Por exemplo, tem gente que defende que para torras muito claras, dureza baixíssima (<20 ppm) é ideal. Outras preferem 80+ ppm de dureza independentemente. pH é uma medida muito ampla e que pode significar muitas coisas diferentes, não me preocuparia com ela e focaria em alcalinidade, dureza e nos outros íons (sódio, cloreto, sulfato, etc.) nessa ordem. 12 horas atrás, Leonardo Depiné disse: As duas de pH ácido eram pouco alcalinas. Você quis dizer que elas possuem a alcalinidade baixa, certo? Uma solução é alcalina quando possui pH maior que 7. Eu sempre digo que quem cunhou esses termos merece um soco. Alcalinidade ≠ alcalino. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Depiné Postado 17 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 17 Dezembro 2023 3 hours ago, Diego Nunes said: O principal é garantir a alcalinidade numa faixa adequada. Dureza depende muito do café e preferência pessoal. Por exemplo, tem gente que defende que para torras muito claras, dureza baixíssima (<20 ppm) é ideal. Outras preferem 80+ ppm de dureza independentemente. pH é uma medida muito ampla e que pode significar muitas coisas diferentes, não me preocuparia com ela e focaria em alcalinidade, dureza e nos outros íons (sódio, cloreto, sulfato, etc.) nessa ordem. Você quis dizer que elas possuem a alcalinidade baixa, certo? Uma solução é alcalina quando possui pH maior que 7. Eu sempre digo que quem cunhou esses termos merece um soco. Alcalinidade ≠ alcalino. Neste caso, concorda que o blend ficou razoável? Alcalinidade ok, sódio ok, pH ok, dureza baixa (uso torras claras), e simplicidade elevada (basta misturar duas aguas direto da garrafa). Usei hoje de manhã a mesma receita que usei ontem com dois cafés diferentes. Me pareceram menos amargos, mais doces, com mais clareza nas notas. Antes usava água da rede filtrada num filtro Philips. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 19 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 19 Dezembro 2023 Em 17/12/2023 at 14:09, Leonardo Depiné disse: Neste caso, concorda que o blend ficou razoável? Alcalinidade ok, sódio ok, pH ok, dureza baixa (uso torras claras), e simplicidade elevada (basta misturar duas aguas direto da garrafa). Usei hoje de manhã a mesma receita que usei ontem com dois cafés diferentes. Me pareceram menos amargos, mais doces, com mais clareza nas notas. Antes usava água da rede filtrada num filtro Philips. Me parece bom sim! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro084 Postado 27 de Fevereiro Denunciar Share Postado 27 de Fevereiro (editado) Estou começando a me aprofundar um pouco sobre esse tema e me surgiram algumas dúvidas: 1 - A priori não irei comprar um desmineralizador, como foi recomendado por alguns, até que apareça uma boa oportunidade. E ao invés de estar comprando água destilada, vi que era possível fazer a remineralização. Aqui utilizo uma água de 31ppm de dureza e 26ppm de alcalinidade. Como também tem uma água (que está não uso para café), que tem 3ppm para dureza e alcalinidade. Seria possível eu utilizar essas águas ajustando apenas o ppm para o desejado ou serve apenas se for água destilada? 2 - Fiz a encomenda de sulfato de magnésio e cloreto de cálcio, mas hoje já achei aqui na região cloreto de magnésio e o bicarbonato. Seria possível eu já começar a testar algumas combinações com esses 2 componentes? 3 - Qual o papel da alcalinidade e da dureza para a percepção dos sabores? E existe alguma recomendação caso eu queira um pouco mais de clareza sensorial e acidez? 4 - Gostei da receita passada no link do Barista Hustle, achei bem simples e didática, ainda mais por ter uma calculadora que da as quantidades necessárias pra remineralizar. Sabem dizer se eu poderia utilizar as mesmas medidas do sulfato de magnésio para o cloreto de magnésio ou é necessário fazer algum ajuste? obs: fiz um teste com a água de 31/26ppm mencionada acima, adicionando 30ppm de dureza com o cloreto de magnésio e 10ppm com o bicarbonato. Percebi maior peso da bebida e um pouco mais de doçura, mas perdi bastante da acidez e clareza que estava acostumado com a água padrão. Se eu quiser manter a acidez e ter um pouco mais de extração ou clareza sensorial devo seguir que caminho? Editado 28 de Fevereiro por Pedro084 acrescentar informações Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 3 de Agosto Denunciar Share Postado 3 de Agosto Agora com a máquina de espresso eu tenho usado essa receita aqui que um colega postou *Mineralização de 5L de água 0 TDS* Essa receita gera uma água com: *dureza de 50 ppm e alcalinidade de 30 ppm* Escolha apenas UMA fonte de dureza: - Cloreto de magnésio hexahidratado: `0,507g`; *- Sulfato de magnésio heptahidratado: `0,615g`; * - Cloreto de cálcio dihidratado: `0,367g`; Alcalinidade: - Bicarbonato de sódio: `0,251g`; Preparação de 1L de água: divida os valores por `5` no caso uso mg pra diminuir um pouco a chance de calcificação. To pensando em comprar o Lotus pra testar mas é bem carinho né, 50usd + frete + impostos, por algo q a gente tem praticamente pronto aqui Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 22 de Agosto Denunciar Share Postado 22 de Agosto Em 07/06/2023 at 13:01, DouglasES disse: Sulfato de Magnésio Heptahidratado (MgSO4.7H2O): não se assuste com o nome. É bem provável que você ache em farmácias com a denominação de “sal de epsom” ou “sal amargo”. A questão fica se o produto que você encontrar é alimentício, garanta isso por questões de saúde. Mais sobre isso adiante. Olá! Sabe dizer se o monohidratado serve? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 18 de Setembro Denunciar Share Postado 18 de Setembro Bom, depois de hesitar um pouco, ler o tópico algumas vezes, me preparei e, afinal, fiz a receita da postagem inicial, com a jarra. Como o link da balança citada estivesse inativo, comprei esta aqui, tem funcionado bem. Fiz na garrafa de 5l, que deixei na geladeira, da qual vou tirando na véspera uns 600ml para deixar na bancada no uso cotidiano. Agradeço a todos que contribuíram para o tópico, realmente ficou bem completo! Só para dar um retorno, usando a água da receita consegui cafés bem equilibrados, saborosos. Talvez tenha a ver com minha maturidade sensorial, ainda não pronta para isso, e com passar do tempo venha a sentir mais nuances, de todo modo não senti uma mudança drástica comparado ao que vinha tendo com água filtrada. Continuarei testando no dia a dia. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andersondiniz Postado 4 de Outubro Denunciar Share Postado 4 de Outubro Pessoal, acompanhando o tópico to tentando fazer um mix de agua mineral até poder comprar os equipamentos para fazer minha água conforme orientações do post. Desta forma, fui em 2 mercados daqui e calculei o GH e KH das águas disponíveis. Das 10 marcas disponiveis nos 2 mercados, 9 tem um GH entre 2.8-4.5ppm e um KH de 0.8ppm(usei a calculadora do bottle water do hustle barista indicada aqui no grupo) e uma com GH: 119.1 e KH:106.0. Portanto, acredito que a maioria está muito abaixo dos padrões relatados aqui no post(se eu n tiver confundido ou errado alguma métrica) e a ultima está muito acima. A lógica que eu consegui pensar foi misturar 700ml da agua com GH/KH baixo com 300ml da GH/KH alto pra ter uma solucao teoricamente equilibrada. Meu raciocinio está correto? Aproveitando, estou querendo me profissionalizar no ramo e junto aos equipamentos para fazer a água, to pensando num refratômetro. Mirando medir cafés, o DiFluid 2 parece muito bom, algum outro modelo indicado por vocês? Segue tabela das 3 que eu trouxe pra casa: Água juca(mg/L): Magnésio: 0,242 Cálcio: 0,727 Bicarbonato: 0,98 GH: 2.8ppm KH: 0.8ppm Água mar doce(mg/L): Magnésio: 0,404 Cálcio: 1,125 Bicarbonato: 0,93 GH: 4.5ppm KH: 0.8ppm Água indaía (mg/L): Magnésio: 17,135 Cálcio: 19,370 Bicarbonato: 129,31 GH: 119.1ppm KH:106.0ppm Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 4 de Outubro Denunciar Share Postado 4 de Outubro 3 horas atrás, andersondiniz disse: Aproveitando, estou querendo me profissionalizar no ramo e junto aos equipamentos para fazer a água, to pensando num refratômetro. Mirando medir cafés, o DiFluid 2 parece muito bom, algum outro modelo indicado por vocês? Mas explica melhor o que quer fazer, profissional em que, o que quer medir... a Difluid é apenas um indicativo, não é muito precisa. Um refratometro mais preciso é bem caro, na casa dos milhares de dólares. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andersondiniz Postado 4 de Outubro Denunciar Share Postado 4 de Outubro 1 hora atrás, regisassao disse: Mas explica melhor o que quer fazer, profissional em que, o que quer medir... a Difluid é apenas um indicativo, não é muito precisa. Um refratometro mais preciso é bem caro, na casa dos milhares de dólares. No caso, queria o refratometro pra medir minhas extrações e demais coisas relacionadas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 4 de Outubro Denunciar Share Postado 4 de Outubro 5 horas atrás, andersondiniz disse: A lógica que eu consegui pensar foi misturar 700ml da agua com GH/KH baixo com 300ml da GH/KH alto pra ter uma solucao teoricamente equilibrada. Meu raciocinio está correto? Vai dar certo. Como as outras águas são praticamente zeradas, vai ser quase como cortar por cerca de 1/3 a concentração da Indaiá, que vai te deixar numa faixa bacana. 5 horas atrás, andersondiniz disse: Aproveitando, estou querendo me profissionalizar no ramo e junto aos equipamentos para fazer a água, to pensando num refratômetro. Mirando medir cafés, o DiFluid 2 parece muito bom, algum outro modelo indicado por vocês? Sim, para uso doméstico ele atende bem. Tem acurácia e precisão decentes, um pouco abaixo dos modelos mais profissionais como Atago e o da VST, mas bom o suficiente. Tem uns reviews gringos por aí bem completos fazendo comparação dele com esses outros modelos. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tomboly13 Postado 12 de Outubro Denunciar Share Postado 12 de Outubro Em 09/06/2023 at 17:53, DouglasES disse: Eu fiz um concentrado mais nessa onda aqui (todos os minerais de uma vez), fica parecendo um leite: https://coffeeadastra.com/2018/12/16/water-for-coffee-extraction/ Bom dia! Em 09/06/2023 at 17:53, DouglasES disse: Eu fiz um concentrado mais nessa onda aqui (todos os minerais de uma vez), fica parecendo um leite: https://coffeeadastra.com/2018/12/16/water-for-coffee-extraction/ @DouglasESbom dia onde achou o bicarbonato de potássio? Não acho para comprar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas