André Faber Postado Segunda às 12:58 Denunciar Share Postado Segunda às 12:58 Amigos cafezeiros, estou tirando meus espressos com meu porta filtro naked recomendado neste tópico: https://pt.aliexpress.com/item/1005005790135169.html Estou usando a cesta para 2 cups. O espresso está gostoso para o meu paladar. Mas o "problema" é que o café sai esguichando para todos os lados, uma situação recorrente para os iniciantes pelo o que tenho visto, confesso que a impressão que tenho, é que nunca vou conseguir tirar um espresso "bonito" rsrs. Essa semana chega meus últimos apetrechos, tamper com mola, aquele tamper nivelador e funil. Com o funil vai ser mais fácil eu usar o WDT, pq sem ele fica complicado airar o café, acaba caindo para fora. RECEITA: Estou usando 18g de café para 35-40ml na xícara. Acabei esquecendo de cronometrar o tempo com precisão, mas acredito que deve ter saído em uns 20s no máximo. Aproveitando o tema, quando eu devo iniciar a marcação de tempo? Quando pinga a primeira gota na xícara, ou quando eu aperto o botão que vai inserir água no PF? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado Segunda às 13:43 Denunciar Share Postado Segunda às 13:43 11 horas atrás, vinimenezes85 disse: Boa noite pessoal. Meu primeiro comentário aqui depois de ler tudo e já tentar algumas extrações com a Compacta. Li aqui sobre grupos (WhatsApp) que falam sobre o assunto e trocam experiências. Como faço pra participar? Obs: Ainda não me acertei muito bem com os espressos, mas já melhorei bastante. Chegando o filtro não pressurizado começarei os testes novamente. Valeu! Olá, não permitimos promover grupos de WhatsApp de discussões técnicas: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado Segunda às 18:31 Denunciar Share Postado Segunda às 18:31 5 hours ago, André Faber said: quando eu devo iniciar a marcação de tempo? Quando pinga a primeira gota na xícara, ou quando eu aperto o botão que vai inserir água no PF? Tanto faz, porque essa medição de tempo é só uma noção bem grosseira, não é o tempo que determina se o café está bom, mas sim o sabor. O tempo é só uma variável objetiva e visível sem saborear, mas no seu caso, que aparentemente tem uma balança e uma cafeteira com manômetro, essa variável do tempo é desnecessária. Inclusive, devido à menor temperatura dessa máquina, alguns aqui no tópico relataram resultados melhores com extrações mais longas, ainda que se leia por aí que 40 segundos é ruim. Sugestão: busque uma moagem que faça o seu manômetro ficar mais ou menos no meio daquela região ótima, durante a extração. Use a balança para decidir quando parar a extração, fazendo experimentos com ratio maior (mais água) e menor. Você pode eventualmente traduzir isso para segundos para um determinado café, mas daí é uma escala sua, o momento que você escolher iniciar o timer só precisa ser constante. Imagino que o mais fácil seja iniciar junto com o botão da cafeteira. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rodrigonis Postado 18 horas atrás Denunciar Share Postado 18 horas atrás Pessoal, essa é a minha primeira máquina de espresso e estou tendo dificuldades significativas para tirar um espresso que me seja palatável. Venho então perguntar a quem tem tirado espressos decentes qual tem sido a quantidade de café no porta-filtro, qual tem sido o tempo de extração, resultado final de ml na xícara e o ratio atingido. Eu tenho conseguido tirar lungos muito saborosos, colocando 15g de café no filtro duplo não-pressurizado utilizando um porta-filtro naked, puck screen, apertando o botão de espresso duplo e conseguindo cerca de 60ml na xícara (ratio de 1:4) depois de 25-30s desconsiderando o tempo da pré-infusão. Definitivamente dos cafés mais saborosos que já tomei, mesmo porque nunca fui a uma cafeteria especializada. Mas parece que no espresso eu não acerto! Uma observação é de que como o filtro duplo comporta apenas cerca de 16-18g de café, é praticamente impossível conseguir um espresso duplo, já que o botão de espresso duplo dispensa 60ml de água, e então precisaria de mais café para atingir um ratio na região de 1:2. Até comprei um filtro quádruplo, mas não tive muito sucesso nas experimentações com ele, engasgando a máquina com apenas 22g de café apesar dele comportar mais pó (ainda quero experimentar mais com ele, talvez regulando o botão de espresso duplo). Os melhores espressos que consegui até agora foi utilizando cerca de 14g de café, apertando o botão de espresso simples e obtendo cerca de 28g de café após 17s desconsiderando o tempo de pre-infusão, mas ainda assim não achei o café genuinamente bom, sai fortemente ácido, praticamente sem nenhum dulçor. Às vezes até me questiono se sou eu que não gosto de espresso, já que os lungos estão ótimos. Sei que idealmente o tempo de extração deveria ser um pouco maior, mas quando refino a moagem a máquina tende a engasgar e não formar um fluxo constante, isso sendo que estou usando um MHW-3bomber R3, teoricamente um moedor suficiente para espresso e com o qual já consegui engasgar a máquina diversas vezes. Será que estão faltando cliques no moedor? Por onde eu deveria caminhar para tentar alongar o tempo de extração? E alguém já conseguiu tirar um espresso duplo (acima de 30ml) nessa máquina? Se sim, qual foi o workflow, quanto de café utilizou, quantos ml obteve, que filtro utilizou, etc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 18 horas atrás Denunciar Share Postado 18 horas atrás 44 minutos atrás, rodrigonis disse: como o filtro duplo comporta apenas cerca de 16-18g de café, é praticamente impossível conseguir um espresso duplo, já que o botão de espresso duplo dispensa 60ml de água, e então precisaria de mais café para atingir um ratio na região de 1:2. Desculpe-me, mas pelo que você escreveu eu fiquei sem saber se você quer um espresso duplo ou um espresso longo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rodrigonis Postado 17 horas atrás Denunciar Share Postado 17 horas atrás 52 minutos atrás, valacomum disse: Desculpe-me, mas pelo que você escreveu eu fiquei sem saber se você quer um espresso duplo ou um espresso longo. Estava pensando em um duplo mesmo, já que os lungos, com ratio 1:4 eu tenho conseguido extrair sem problemas, com qualidade muito boa pelo meu gosto e da minha patroa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kbssadnb Postado 13 horas atrás Denunciar Share Postado 13 horas atrás 5 horas atrás, rodrigonis disse: Pessoal, essa é a minha primeira máquina de espresso e estou tendo dificuldades significativas para tirar um espresso que me seja palatável. Venho então perguntar a quem tem tirado espressos decentes qual tem sido a quantidade de café no porta-filtro, qual tem sido o tempo de extração, resultado final de ml na xícara e o ratio atingido. Eu tenho conseguido tirar lungos muito saborosos, colocando 15g de café no filtro duplo não-pressurizado utilizando um porta-filtro naked, puck screen, apertando o botão de espresso duplo e conseguindo cerca de 60ml na xícara (ratio de 1:4) depois de 25-30s desconsiderando o tempo da pré-infusão. Definitivamente dos cafés mais saborosos que já tomei, mesmo porque nunca fui a uma cafeteria especializada. Mas parece que no espresso eu não acerto! Uma observação é de que como o filtro duplo comporta apenas cerca de 16-18g de café, é praticamente impossível conseguir um espresso duplo, já que o botão de espresso duplo dispensa 60ml de água, e então precisaria de mais café para atingir um ratio na região de 1:2. Até comprei um filtro quádruplo, mas não tive muito sucesso nas experimentações com ele, engasgando a máquina com apenas 22g de café apesar dele comportar mais pó (ainda quero experimentar mais com ele, talvez regulando o botão de espresso duplo). Os melhores espressos que consegui até agora foi utilizando cerca de 14g de café, apertando o botão de espresso simples e obtendo cerca de 28g de café após 17s desconsiderando o tempo de pre-infusão, mas ainda assim não achei o café genuinamente bom, sai fortemente ácido, praticamente sem nenhum dulçor. Às vezes até me questiono se sou eu que não gosto de espresso, já que os lungos estão ótimos. Sei que idealmente o tempo de extração deveria ser um pouco maior, mas quando refino a moagem a máquina tende a engasgar e não formar um fluxo constante, isso sendo que estou usando um MHW-3bomber R3, teoricamente um moedor suficiente para espresso e com o qual já consegui engasgar a máquina diversas vezes. Será que estão faltando cliques no moedor? Por onde eu deveria caminhar para tentar alongar o tempo de extração? E alguém já conseguiu tirar um espresso duplo (acima de 30ml) nessa máquina? Se sim, qual foi o workflow, quanto de café utilizou, quantos ml obteve, que filtro utilizou, etc. Você fala como se o volume de extração do botão da máquina fosse uma variável fixa mas não é, o botão é programável para a quantidade que você desejar, leia o manual da máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rodrigonis Postado 12 horas atrás Denunciar Share Postado 12 horas atrás 21 minutos atrás, kbssadnb disse: Você fala como se o volume de extração do botão da máquina fosse uma variável fixa mas não é, o botão é programável para a quantidade que você desejar, leia o manual da máquina. Sim, estou ciente de que os botões são programáveis, o que é difícil de ser alterado é a capacidade do filtro, que comporta apenas 16-18g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kbssadnb Postado 10 horas atrás Denunciar Share Postado 10 horas atrás 8 horas atrás, rodrigonis disse: como o filtro duplo comporta apenas cerca de 16-18g de café, é praticamente impossível conseguir um espresso duplo, já que o botão de espresso duplo dispensa 60ml de água, e então precisaria de mais café para atingir um ratio na região de 1:2. Se você coloca 16g in e quer fazer um ratio 1:2 é só você parar a extração quando chegar em 32g na xícara. Por que é praticamente impossível? E o que tem a ver os 60ml de água? Não consigo entender. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 5 horas atrás Denunciar Share Postado 5 horas atrás 13 hours ago, rodrigonis said: como o filtro duplo comporta apenas cerca de 16-18g de café, é praticamente impossível conseguir um espresso duplo, já que o botão de espresso duplo dispensa 60ml de água, e então precisaria de mais café para atingir um ratio na região de 1:2. Realmente, esse trecho parece dizer que a máquina obrigatoriamente entrega 60ml, mas como você pode configurar o botão ou apertar novamente pra parar com menos ml, eu discordo que seja necessário mais café pra atingir 1:2. 13 hours ago, rodrigonis said: Os melhores espressos que consegui até agora foi utilizando cerca de 14g de café, apertando o botão de espresso simples e obtendo cerca de 28g de café após 17s desconsiderando o tempo de pre-infusão, mas ainda assim não achei o café genuinamente bom, sai fortemente ácido, praticamente sem nenhum dulçor. Pode ser que o café sendo usado exija um ratio maior, ou pode ser que exija uma temperatura maior do que essa máquina é capaz de entregar, e acaba tendo que compensar aumentando o ratio. Já tentou uma torra bem desenvolvida? Já tentou aquecer bem a máquina como alguns relataram aqui no tópico? 13 hours ago, rodrigonis said: Sei que idealmente o tempo de extração deveria ser um pouco maior Não se preocupe com isso, sugiro se basear mais pelo manômetro, se está dentro daquela região ótima, melhor ainda se for no meio dessa região. O tempo vai ser apenas uma consequência disso e do ratio desejado, e não uma variável a se buscar um valor específico. 13 hours ago, rodrigonis said: já consegui engasgar a máquina diversas vezes. Será que estão faltando cliques no moedor? Pode ser, se pra um determinado clique ela consistentemente engasga, e 1 clique depois ela consistentemente não engasga, mas no seu relato não está clara essa questão da consistência. Se engasga só às vezes, pode ser alguma deficiência na preparação do puck, inconsistência no tamping ou na distribuição do pó. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas