Ir para conteúdo

Catálogo de Clicks


Cabra do café

Postagens recomendadas

Olá, pessoal. Gostaria de propôr que colocassem os clicks que estão usando nos seus moedores para cada método. Sei que é bem pessoal, mas ter uma média vai ajudar muita gente. Ter essa informação em um único lugar em vez de procurar em cada comentário dos tópicos seria bem prático como ponto de partida para quem está iniciando.

Exemplo: 

Timemore C2

Espresso: 10 clicks

Moka: 13 clicks

Aeropress: 15 clicks

V60: 18 clicks

Prensa francesa: 24 clicks

  • Curtir 5
  • Agradeço 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou colocar as faixas que eu costumo variar nos métodos que eu costumo usar e com os moedores que eu tenho:

 

Kingrinder K6 (zero real em -10):

Espresso: 0V40-0V50

Melitta: 1V20-1V40

V60: 1V15-1V35

AeroPress: 0V55-1V05

 

Bravo IT:

Espresso: 1V2-1V11

V60: 1V30-1V05

Melitta: 2V10-2V30

AeroPress: 1V30 (usei poucas vezes com o Bravito e foi com essa regulagem).

XVZ - X voltas e Z cliques.

  • Curtir 3
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Espresso:

K2: 42 a 50 em geral (Poemia com manômetro, dimmer e PID)

K4: na faixa dos 70 (Poemia com manômetro, dimmer e PID)

K6: 40-45 (Silvia sem mod)

Editado por regisassao
Adicionando a máquina e K6
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcilio Sousa disse:

Moedor ICAFILAS 

ESPRESSO 5 ~ 7 CLICKS ( NEMOX JUNIOR)

COADOS V60 / MELITA 55 ~ 60 CLICK

 

Seu iCafilas é original ou mandou usinar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcilio Sousa disse:

Ele é original e mandei usinar, tirei 0,5mm

Legal. Fica muito melhor né? Eu usinei o meu e desisti de vender. Mas sem usinagem acho que tem que usar uns cliques mais fino, se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, regisassao disse:

Legal. Fica muito melhor né? Eu usinei o meu e desisti de vender. Mas sem usinagem acho que tem que usar uns cliques mais fino, se não me engano.

Depois que usinei o meu, também desisti de vender. Nos coados, o ajuste foi da água ao vinho. O resultado nos teus espressos mudou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Cabra do café disse:

Depois que usinei o meu, também desisti de vender. Nos coados, o ajuste foi da água ao vinho. O resultado nos teus espressos mudou?

Não deu tempo de testar direito. Eu tava de mudança. Devo conseguir a partir de outubro só. Aí faço alguns testes e coloco os resultados aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/09/2023 at 12:08, fabio_yamauti disse:

1ZPresso K Plus

Espresso: 27 ~ 30 clicks (Philco 15 bar com dimmer e naked)

Timemore Crystal, AEP, Clever: 70 ~ 80 clicks

Eu sempre esqueço que cada número tem 10 clicks :D

Na minha Philco, sem dimmer e com naked, no click 30 quase não sai o café....pq será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, jssneto disse:

Eu sempre esqueço que cada número tem 10 clicks :D

Na minha Philco, sem dimmer e com naked, no click 30 quase não sai o café....pq será?

Eu testei o k6 hoje com click 35 e mal saiu café :T

Indicaram a usar entre 40~45, vou fazer o teste amanhã com esse click.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 08/08/2023 at 21:40, Cabra do café disse:

Olá, pessoal. Gostaria de propôr que colocassem os clicks que estão usando nos seus moedores para cada método. Sei que é bem pessoal, mas ter uma média vai ajudar muita gente. Ter essa informação em um único lugar em vez de procurar em cada comentário dos tópicos seria bem prático como ponto de partida para quem está iniciando.

Exemplo: 

Timemore C2

Espresso: 10 clicks

Moka: 13 clicks

Aeropress: 15 clicks

V60: 18 clicks

Prensa francesa: 24 clicks

Muito legal a iniciativa! vou deixar como sugestão quem sabe, fazer uma planilha no google também.

o meu moedor é o 3bomber M1 Race, vou deixar registrado o que eu lembro de cabeça, qualquer coisa eu volto e edito....

3Bomber M1 Race

 

Espresso: entre os clicks 16 e 18 (varia conforme o café mas a maioria é no 17 mesmo)

Moka: click 0 (que seria o 24 na segunda volta mas não testei muito também) (detalhe é que eu sempre uso filtro de papel para a minha cafeteira)

Mellitão: acho que fiz no click 12 da segunda volta (que seria 36) e ficou bom mas acho que passou um pouco rápido... dá para melhorar.

 

Conforme eu for fazendo vou editando os clicks

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Olá.

Para quem segue este tópico, vou citar a postagem do colega @mkibiapino, que garimpou uma ferramenta bem interessante, com uma ideia similar à deste tópico aberto pelo @Cabra do café:

 

 

Para quem quiser ir direto à página mencionada por ele, o endereço é:

 

https://honestcoffeeguide.com/coffee-grind-size-chart/

 

Saudações!

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Meu C3 já fiz o pedido do moedor e do silver clix no msm dia. Mas posso te dizer que dá pra tirar bons espressos com ele, mas nunca usei com a peça original.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2024 at 14:10, valacomum disse:

Olá.

Para quem segue este tópico, vou citar a postagem do colega @mkibiapino, que garimpou uma ferramenta bem interessante, com uma ideia similar à deste tópico aberto pelo @Cabra do café:

 

 

Para quem quiser ir direto à página mencionada por ele, o endereço é:

 

https://honestcoffeeguide.com/coffee-grind-size-chart/

 

Saudações!

O problema desse site é que ele só multiplica microns de um pelo de outro fazendo regra de 3. Pode ver que a regulagem recomendada é a mesma para o K4 e K6, pois ambos são de 60 cliques por volta, 16 microns por clique. Na prática, uma moagem pra espresso no K6 é na faixa dos 40 e do K4 em 60-70.

Aqui, como temos o relato do pessoal, fica mais preciso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 
Obrigado, [mention=14316]regisassao[/mention], pela observação. É uma dessas horas em que a exatidão da matemática, por si só, não supera a avaliação humana.
Saudações!
Tem um outro problema nessa conversão de "regra de três". Essas medidas de microns nos clicks são da distância vertical entre as 2 mós (interna cônica e externa). A distância real das mós (diagonal entre as paredes da cônica e do anel exterior).Os raios médios das partículas moídas de café por um click 400microns (exemplo) de distancia vertical não sairão com media próxima desse tamanho. Vão sair com média menor tipo 280 microns e aí é que está o problema. Não dá para saber a média sem medir e como cada par de mós tem design diferente, o resultado será diferente. O ideal seria medir cada moagem, comparar as médias e aí fazer a relação de proporção para conversão.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeito certo de fazer uma tabela de correlação:

https://www.instagram.com/p/C4bOdqvRA2-/?igsh=cmc5YjBpNzI5emV1

Mas precisaria de um kit de Kruve pra isso, acesso aos moedores, e as Kruve tbm tem uma imprecisão na medida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa! Olha aí! Matemática elementar....Aqui dá pra achar a conversão entre clicks de moedores sem precisar efetivamente medir o diâmetro médio de cada particula.

Nesse caso do ZP6 e C40 não tem o problema de calibragens de zero diferentes. Um k6 que tem zeros diferentes calibrados em cada unidade terá uma imprecisão, mas nada que alguns clicks de diferença não possam ajustar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, MarcioMO disse:

Boa! Olha aí! Matemática elementar....Aqui dá pra achar a conversão entre clicks de moedores sem precisar efetivamente medir o diâmetro médio de cada particula.

Nesse caso do ZP6 e C40 não tem o problema de calibragens de zero diferentes. Um k6 que tem zeros diferentes calibrados em cada unidade terá uma imprecisão, mas nada que alguns clicks de diferença não possam ajustar.

Eu acho interessante conseguir fazer uma correspondência pra todos os cliques entre dois moedores, mas acho que a imprecisão esta nos pontos de partida, ou seja, mesmo peneirando na Kruve, não seria uma correspondência muito precisa pois teria premissas de fines, boulders e regulars diferentes dependendo da pessoa, depois teríamos diferentes interpretações de qual clique mais se ajusta àquele perfil, e por fim tem a propagação de erros.

Então, a finalidade de ter pontos de partida pra moedores diferentes não é a mesma e, talvez, a melhor forma seja uma nuvem de pontos com os cliques que cada um usa em cada moedor pra V60, Prensa e Espresso. Por isso, gosto mais da iniciativa aqui. Talvez possamos colocar num gráfico esses números...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...