Ir para conteúdo

Testes de conservação de grãos torrados no uso diário. Compartilhem suas experiências também!


V.Duque

Postagens recomendadas

Estou pesquisando métodos de conservar os grãos para uso diário. Os valores dos grãos por assinatura são bem melhores, mas os pacotes são maiores e costumo consumir somente 18-36g por dia.

Recebo 1kg todo dia 10 em um pacote só, torras marcadas do dia 3-4, normalmente. Todos os testes de sabor foram com shots de espresso usando 17.4g 1:2. O único cuidado que tive no preparo além desses parâmetros foi usar água mineral de uma mesma fonte e lote. Outro fator importante: estou no DF, com temperaturas que variam entre 15ºC a noite e chegam a 33ºC ao longo do dia, fora a umidade relativa passeando de 15-35%, kkk.

- Fiz um teste de um mês mantendo os grãos na embalagem original, com válvula, uma ou duas aberturas por dia e fechando-a bem ao terminar. Em duas semanas o sabor começou a mudar mais, perdendo muitas características e, principalmente após cada gole, quando a boca fica mais aerada, deixando um sabor e sensação esquisita de café passado (isso tem nome? kkkk). 

- Procurei uma alternativa que me permitisse abrir a embalagem original menos vezes ao longo do mês, pois acredito que o sabor mudou devido às muitas aberturas. Testei um pote hermético onde o enchi com 250g e o consumi do mesmo jeito - duas aberturas por dia até acabar. Repeti até terminar com 1kg de café. O café da embalagem de 1kg ficou muito bom até o final, mas o do pote hermético não... o gosto piorou claramente ao longo da semana de consumo. 

- Após isso limpei uma garrafa de cerveja e fiz o mesmo teste do pote hermético (250g por semana), fechando-a com uma rolha à vácuo para vinho (haha). No dia seguinte eu já notei uma mudança de sabor, similar à do primeiro teste, mas mais sutil. Ao longo de toda a semana de consumo, não houve mais mudanças além dessa e o sabor se manteve estável aí. 

OBS: esse efeito negativo é minimizado se eu tirar a quantidade de café que vou usar e o deixar respirar por 5min antes da moagem. CO2?

- Agora estou testando o mesmo método da rolha, sem bombeá-la para tirar o ar. Isso porque essas rolhas são de via única, permitindo a saída do ar e impedindo a entrada. Estou vendo se a mudança de sabor está relacionada ao vácuo em si.

Tirando o fato de que estou com muito tempo livre (recuperação de saúde), queria muito a opinião e experiências de vocês com esses e outros métodos de conservação, principalmente quando abrimos e fechamos os potes/embalagens todo dia. Congelar os grãos e tal é algo que deixei de fazer há uns meses, principalmente após sentir que mantê-los na embalagem original com poucas aberturas mantém o sabor muito bem.

Obrigado por terem lido até aqui

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De longe o melhor método de preservar os grãos que já usei é o pré dosado em tubo falcon, armazenado no freezer. Eu tiro a quantidade que vou usar no início da semana ou no dia anterior. Se compro uma bag fechada que não vou usar imediatamente também coloco no freezer.

Já experimentei também o pote hermético, a vácuo e o Airscape, nenhum chega perto pra espresso. Pra coados eu diria que guardar na bag retirando o excesso de ar é suficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, valacomum disse:

Olá.

Olhei todo o tópico e vi muitas sugestões interessantes, mas senti que poucas pessoas de fato falaram sobre como o sabor ficou após cada método de conservação. 

Tirei ótimas informações dali. Muito obrigado :)

47 minutos atrás, victor_barros disse:

De longe o melhor método de preservar os grãos que já usei é o pré dosado em tubo falcon

Os tubos me chamaram a atenção! De todas as ideias foi a mais interessante que vi. 

Sobre o vácuo, pensando em como estabilização de madeira funciona e imaginando que os grãos torrados são porosos, ao gerar o vácuo nós forçamos a saída de gases presentes nos grãos. Ao abrir, jogamos uma bomba de oxigênio que rapidamente preenchem esses espaços internos. Talvez por isso a mudança de sabor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@V.Duque por vezes tenho a mesma impressão nos tópicos, e como os fóruns são mutáveis é vão se oxigenando ao longo do tempo, se faz necessário novos tópicos mesmo, mas neste caso em específico ficou um pouco confuso o objetivo, se são seus "testes", se quer nossos "testes", se quer uma opinião sobre os "testes", se quer conhecer mais "Testes".

Dito isto, só conheço duas formas eficazes, e realmente comprovadas, uma é a retirada do ar ( se for por procedimento a vácuo, melhor ainda), e outra é o congelamento, unindo as duas, fica fantástico.

Qualquer coisa fora disso, já vira especulação, o fracionamento em pequenas quantidades, além do desgaste, somente tem eficácia com as duas variáveis que citei.

O processo de oxidação irá continuar mesmo em potes herméticos, pois ainda haverá uma quantidade de ar dentro do recipiente.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

James Hoffmann já fez um experimento sobre isso, utilizando cada método de conservação, vale assistir no canal dele. Eu sempre congelo o grão, mesmo após aberto, retiro o ar e coloco em algo que mantém fechado. Mesmo não deixando "a vácuo", percebi uma considerável melhora na conservação do sabor do café, ele continua parecendo fresco. A melhor saída é a dica do usuário acima, com tubo já dosado e congelado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso saquinhos zip-lock que comprei na Shopee. Super barato.

Eu procuro comprar um tamanho que caiba a dose sem sobrar muito espaço e tento retirar o máximo de ar que dá antes de fechar e colocar no freezer. Ontem mesmo eu fiz um café com quase 2 meses de torra e não notei grande diferença. É verdade também que o meu paladar não é tão apurado quanto o de outros membros do grupo, mas acredito que é um ótimo método para retardar o processo de degradação do grão.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não realizei testes comparativos. 

Tenho uma quantidade de cafés diferentes que fracionei por doses em saquinhos ziplock  e guardei no freezer, dentro de outras embalagens bem fechadas. Minha rinite não permite garantir nada, mas cafés congelados por cerca de um ano ainda estão satisfatórios. Só sei que, sem o congelamento, não conseguiria consumi-los. 

Costumo abrir os saquinhos diretamente para os moedores, sem esperar o descongelamento dos grãos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Daniel R. Stützel disse:

@V.Duque por vezes tenho a mesma impressão nos tópicos...

Valeu, Daniel! E perdão pela confusão. Minha intenção foi compartilhar o que estou tentando na prática por aqui e abrir tópico para outros opinarem sobre esses meios de conservação que citei ou outros acrescentando experiências pessoais e mais detalhes - método usado no preparo, quantidades, aberturas da embalagem em um intervalo de tempo, por quanto tempo pretendem consumir o lote, etc. Como ficou evidente no tópico mostrado pelo @valacomum, muitas pessoas tentam coisas similares e obtém resultados bem diferentes. No meu caso, estou tentando encontrar uma forma ideal de conservar 1kg por um mês para compensar a perda de características do café que senti a partir da segunda semana de consumo. Brigadão pela chamada :)

19 horas atrás, rafael st disse:

James Hoffmann já fez um experimento sobre isso...

Conheço o canal, mas ainda não vi esse :o O cara produz muito vídeo! Hahaha. Vou dar uma olhada hoje. Valeu! Qual método de preparo você usa?

14 horas atrás, eldermarco disse:

Eu uso saquinhos zip-lock que comprei na Shopee. Super barato.

Qual método de preparo você usa? 

1 hora atrás, ivoesazevedo disse:

Ainda não realizei testes comparativos. 

Legal saber que consegue preservá-los bem por um ano :o Acho que vou usar esse método mesmo para guardar cafés de viagens e outros difíceis de comprar novamente.. vai ser legal ter lotes especiais ao longo de um período maior :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah !!! Que nada !!! Não precisa de perdão, e nem foi chamada, eu curto muito essa oxigenação, geralmente quem fica muito tempo em fóruns tendem a não participar com tanta frequência, pois levam mais as postagem como banco de dados do que/como troca de ideias, que a verdadeira finalidade de um forum, logo ... quem chega agora, assim como eu, tende a ir nos novos tópicos.

Eu achei interessante o armazenamento em "saquinhos", deve ser uma terapia armazenar os grãos em saquinhos de 20/30 gramas, com toda certeza eu faria no mínimo de 100 em 100 gramas.

Mas o que fizer aí, vai passando aqui para nós.

Forte abraço!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Daniel R. Stützel disse:

Ah !!! Que nada !!! Não precisa de perdão, e nem foi chamada, eu curto muito essa oxigenação, geralmente quem fica muito tempo em fóruns tendem a não participar com tanta frequência, pois levam mais as postagem como banco de dados do que/como troca de ideias, que a verdadeira finalidade de um forum, logo ... quem chega agora, assim como eu, tende a ir nos novos tópicos.

Eu achei interessante o armazenamento em "saquinhos", deve ser uma terapia armazenar os grãos em saquinhos de 20/30 gramas, com toda certeza eu faria no mínimo de 100 em 100 gramas.

Mas o que fizer aí, vai passando aqui para nós.

Forte abraço!!!

O ideal é armazenar só a dose que você vai utilizar no dia para evitar abrir o saquinho e colocar o grão em contato com mais ar e também deixar algum tempo fora do freezer enquanto pesa o que vai usar. Eu costumo armazenar em doses de 10g (para fazer só uma xícara), 20g para mais café e 17g para os espressos que costumo fazer depois do almoço. Eu tbm considero a retenção do moedor e coloco um pouco mais para garantir, principalmente nos espressos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, com um pacote de 250 gramas de grãos de café, que é a quantidade recomendado para utilização caseira, seria 25 pacotinhos de 10 gramas, qualquer dia desses irei tentar e testar , a critério de curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou do time que consome 100 gramas de grão de café por dia, no mínimo, só congelo os cafés que pego sentimento, na foto que enviei aí em cima, o pacote menor, é um grão da Etiópia que veio em uma lata, distribuída pela Bodum, o café tinha tudo para ser ruim, mas na época foi o melhor que eu havia provado, está no congelador a 6 anos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a conservação na garrafa de vidro com a rolha VacuVin sem aplicar vácuo está incrível. Acredito que ela esteja funcionando bem como uma válvula de uma via. Sabor consistente e sem perda. Vou ver por quanto tempo fica assim e se difere de guardar o café na embalagem original.

Também, peguei uma porção do café afetado pelo vácuo (com o sabor estranho) e o deixei sem pressão por uns dias. O sabor voltou a ser próximo ao normal, com poucas características ruins. Acho que o ar que entra violente ao abrir a garrafa com vácuo afeta o grão negativamente para extração imediata. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante um tempo usei essa rolha de sucção a vácuo, começou quando ganhei uma garrafa edição especial com grãos de café, era especifica para vinho, mas ficou muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Só jogar um pacotinho lacrado de 250g no congelador e abrir ele depois de, digamos, 2 semanas, e consumir normalmente enquanto guarda na dispensa não é o suficiente pra preservar o sabor? Precisa trocar o pacote por tubo/ziploc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lorenzo disse:

Só jogar um pacotinho lacrado de 250g no congelador e abrir ele depois de, digamos, 2 semanas, e consumir normalmente enquanto guarda na dispensa não é o suficiente pra preservar o sabor? Precisa trocar o pacote por tubo/ziploc?

Colocar uma quantidade grande diretamente no freezer e tirar depois pode gerar acúmulo de água e estragar o seu café. O melhor, ao meu ver, é separar por porções que você vai utilizar e tirar só aquela porção que você vai consumir na hora, já tirando a porção do freezer direto para o moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, eldermarco disse:

Colocar uma quantidade grande diretamente no freezer e tirar depois pode gerar acúmulo de água e estragar o seu café. O melhor, ao meu ver, é separar por porções que você vai utilizar e tirar só aquela porção que você vai consumir na hora, já tirando a porção do freezer direto para o moinho.

Interessante. Vou testar isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só jogar um pacotinho lacrado de 250g no congelador e abrir ele depois de, digamos, 2 semanas, e consumir normalmente enquanto guarda na dispensa não é o suficiente pra preservar o sabor? Precisa trocar o pacote por tubo/ziploc?
Aqui para mim é tranquilo fazer assim, uso embalagens a vácuo com exatamente 250 gramas, para quando erro a mão em comprar grãos, e ponho no freezer, mas na maioria das vezes só ponho na geladeira e vou usando, essas embalagens que estão vindo com a maioria dos cafés está muito bacana, já vem com o zíper e uma válvula sem retorno, aperto, tiro o ar, e dobro, sucesso total.

Fazer as medidas para consumo, também acho interessante, acredito que fique mais prático no dia a dia.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Daniel R. Stützel disse:

Aqui para mim é tranquilo fazer assim, uso embalagens a vácuo com exatamente 250 gramas, para quando erro a mão em comprar grãos, e ponho no freezer, mas na maioria das vezes só ponho na geladeira e vou usando, essas embalagens que estão vindo com a maioria dos cafés está muito bacana, já vem com o zíper e uma válvula sem retorno, aperto, tiro o ar, e dobro, sucesso total.

Fazer as medidas para consumo, também acho interessante, acredito que fique mais prático no dia a dia.

É chato separar várias porções de uma vez, mas depois fica mais prático, sim. Uma outra vantagem também é que você não coloca um grão que não vai usar no momento em contato com o ar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2023 at 21:06, Lorenzo disse:

Só jogar um pacotinho lacrado de 250g no congelador e abrir ele depois de, digamos, 2 semanas, e consumir normalmente enquanto guarda na dispensa não é o suficiente pra preservar o sabor? Precisa trocar o pacote por tubo/ziploc?

Eu já congelei 250 g várias vezes, mas tirava do freezer, pesava e retornava o mais rápido possível para o freezer novamente. Funcionava bem. Idealmente, eu porcionava em zip lock, ja na dose que eu usaria, mas nem sempre tinha essa paciência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Por acaso vocês tem as medidas dos saquinhos ziploc, tanto de 20-30g quanto o de 100g (ou link)? Outra dúvida, digamos que eu tire 100g de café do freezer e consuma durante uma semana, após retirar do freezer, vocês devolvem para o saco com valvula do próprio café ou em um pote hermético? Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Vinicius Nadalin disse:

Por acaso vocês tem as medidas dos saquinhos ziploc, tanto de 20-30g quanto o de 100g (ou link)? Outra dúvida, digamos que eu tire 100g de café do freezer e consuma durante uma semana, após retirar do freezer, vocês devolvem para o saco com valvula do próprio café ou em um pote hermético? Abraço!

Eu comprei com essa loja na na Shopee. Tem vários tamanhos:

https://shp.ee/byh552c

Se chegou a colocar no freezer, eu recomendaria voltar assim que retirar a sua dose.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Vinicius Nadalin disse:

Por acaso vocês tem as medidas dos saquinhos ziploc, tanto de 20-30g quanto o de 100g (ou link)? Outra dúvida, digamos que eu tire 100g de café do freezer e consuma durante uma semana, após retirar do freezer, vocês devolvem para o saco com valvula do próprio café ou em um pote hermético? Abraço!

Eu sempre devolvo. Quando to com preguiça, coloco o pacote todo no freezer, mas tampo a válvula com fita adesiva. Ela é de uma via só, mas minha neura diz que pode falhar e eu abrir um pacote de café com aroma de cebolinha. Quando consome e devolve pro freezer, cuidado pra não deixar frestas abertas no zip, o importante é não entrar ar.

Quanto aos tamanhos, eu não lembro, mas são tão baratos que eu comprei 200 de um tamanho que cabe uns 60g e uso pra tudo, inclusive quando separo algum café bacana pra compartilhar com alguém. Deve ter uns 10 cm de comprimento.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...