freddielobo Postado Quinta às 10:09 Denunciar Share Postado Quinta às 10:09 Oi pessoal, eu tenho uma Philco 15 bar q comprei usada já com mod para regular a pressão (embora não tenha manômetro então eu nunca sei exatamente quanto de pressão está saindo ali). Enfim, ela me atende mto bem, apenas com um ponto extremamente irritante: demora a parar de gotejar quando eu desligo. Ai é aquilo, ou o ratio fica uma zona, ou vai pingar pra caramba na badeja, mesmo tentando trocar rápido por uma vasilha. Existe alguma outra máquina q vcs recomendam q não sofra deste problema? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado Quinta às 10:23 Denunciar Share Postado Quinta às 10:23 11 minutos atrás, freddielobo disse: Oi pessoal, eu tenho uma Philco 15 bar q comprei usada já com mod para regular a pressão (embora não tenha manômetro então eu nunca sei exatamente quanto de pressão está saindo ali). Enfim, ela me atende mto bem, apenas com um ponto extremamente irritante: demora a parar de gotejar quando eu desligo. Ai é aquilo, ou o ratio fica uma zona, ou vai pingar pra caramba na badeja, mesmo tentando trocar rápido por uma vasilha. Existe alguma outra máquina q vcs recomendam q não sofra deste problema? Vc precisa de uma maquina com solenoide. Uma Gaggia, Apex V2 parece que ja está chegando no Brasil pela Amazon, ou se o orçamento permitir, pode pular para uma Profitec Go por exemplo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thomas B. de Santana Postado Quinta às 11:27 Denunciar Share Postado Quinta às 11:27 O melhor custo benefício atualmente são as Apex que estão sendo vendidas na Amazon, tem a V1 que está de 4,5k e a V2 6,5k Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado Quinta às 11:40 Denunciar Share Postado Quinta às 11:40 Olá, Gaggia tem boiler de alumínio, é dada a soltar Teflon se o modelo evo ou borra branca do óxido de alumínio. Apex tem muito review negativo na Amazon a nota é 3.5 e no Brasil será difícil suporte técnico. Vá de breville que é confiável. Bons cafés 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado Quinta às 12:18 Denunciar Share Postado Quinta às 12:18 Quando eu vi que custava mais de 10 mil uma máquina que não tem nenhum dos problemas que hoje me incomodam, magicamente eles deixaram de ser problemas 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thomas B. de Santana Postado Quinta às 12:34 Denunciar Share Postado Quinta às 12:34 Conheço pelo menos 10 donos da Apex V1 e todos só tem elogios a máquina, estou vendo as extrações todos os dias do pessoal, baita máquina. Ótima estabilidade térmica PID Controle de Fluxo Grupo de 58mm de metal e esquenta muito Thermobloco para a vaporização Ótimo espaço entre a bandeja e o PF Solenóide Se tiverem interesse tem um Fórum aqui dedicado a essa máquina e tenho o link do grupo de whatssapp dobre produtos da Miicoffe , tanto ela como usuários dos moedores estão nele; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thomas B. de Santana Postado Quinta às 12:39 Denunciar Share Postado Quinta às 12:39 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado Quinta às 13:31 Denunciar Share Postado Quinta às 13:31 Além do que já bem disseram, dê uma olhada na manuais, sobretudo Flair (Pro 3 ou 58), que, agora que está na Cafino, é bem mais fácil de conseguir (em termos logísticos, claro) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
pedro_sp Postado Quinta às 13:33 Denunciar Share Postado Quinta às 13:33 Thomas é brabo aqui no fórum. Trouxe a informação pra galera. Tá feito o convite pra participarem do tópico da Apex! Dúvidas e perguntas estamos à disposição. Temos um grupo de donos de Apex que compraram na Black Friday, além de alguns membros que tem ela há mais tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado Quinta às 14:23 Denunciar Share Postado Quinta às 14:23 3 horas atrás, freddielobo disse: Oi pessoal, eu tenho uma Philco 15 bar q comprei usada já com mod para regular a pressão (embora não tenha manômetro então eu nunca sei exatamente quanto de pressão está saindo ali). Enfim, ela me atende mto bem, apenas com um ponto extremamente irritante: demora a parar de gotejar quando eu desligo. Ai é aquilo, ou o ratio fica uma zona, ou vai pingar pra caramba na badeja, mesmo tentando trocar rápido por uma vasilha. Existe alguma outra máquina q vcs recomendam q não sofra deste problema? Bom dia amigo! Tudo em ordem por aí? Cara, o problema do gotejamento é a falta de uma soleinoide, as principais opções aqui no Brasil com solenóide que conheço são: 1. Tramontina Breville 2. Oster Perfect Brew 3. Gaggia Classic Estas são as mais em conta com garantia no Brasil, tem as prosumers como a Rocket, mas aí já é o preço de um carro, rsrs Tem outras opções, mas aí é importado, como a Apex que citaram aqui, ou uma Rancilio Silvia, e por aí vai, agora o problema de máquina importada é não ter assistência técnica oficial aqui no Brasil, você pode dar sorte de nunca ter problema, mas pode acontecer de pegar algum BO e ter que se virar pra importar peças e contar com a ajuda de alguém que entenda. Tudo vai do seu perfil amigo, eu sou um pouco conservador neste quesito ainda principalmente considerando nossa amada flutuação do dólar que tem impactado bastante o preço das importações, por isso acharia mais tranquilo ir pra um modelo que tenha assistência aqui pra não ter tanta dor de cabeça. Das três citadas, você tem basicamente dois perfis de máquina, a Gaggia, que é uma máquina de caldeira, ela enche um reservatório, esquenta a máquina neste reservatório e daí libera a água que vai pro grupo, a vantagem deste modelo é que como a caldeira fica em cima do grupo, ela esquenta melhor o grupo, e o suporte de xícaras, isso é um ponto pacífico já em relação ao outro modelo. Agora sobre as Gaggias que temos hoje novas aqui, o problema é o material usado na caldeira, basicamente tem dois modelos que dá pra comprar, uma com caldeira de alumínio, e outra com revestimento antiaderente, tipo um teflon. As com boiler de alumínio com o tempo escurecem e necessitam de um cuidado especial para remover a calcificação, as com boiler revestido tem menos problema com a calcificação justamente por conta do revestimento, porém existem diversos relatos de soltar o revestimento na água o que entendo ser um problema pra saúde no longo prazo, isso só será corrigido na versão E24 que terá caldeira em latão, mas ainda não tem para venda oficial aqui no Brasil. A Breville e a Oster por sua vez tem um outro sistema, que é o Termosifão no caso da Breville e o Termobloco no caso da Oster, este sistema, tem um bloco de metal, com um cano dentro, este bloco todo é aquecido, e a água vai direto do reservatório para o grupo, passando pelo cano dentro do bloco de metal, essa passagem da água faz com que esquente, e saia na temperatura configurada no grupo. A desvantagem deste modelo é que não esquenta tanto como o de caldeira, porém você pode contornar isso, fazendo uma ou duas extrações só com água quente, que irá aquecer o porta filtro e a xícara, ficando assim pronto pra extração após este aquecimento. A vantagem é que você tem a água limpa do reservatório vindo direto pro grupo. Das principais opções disponíveis aqui que eu conheço são estas duas para um primeiro upgrade a partir da sua Philco, a melhor opção vai do que seu perfil preferir. Caso tiver interesse na Breville, tenho uma usada 110V em bom estado para venda, mas fique a vontade pra escolher a máquina que se adeque melhor ao seu perfil amigo. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado Quinta às 15:08 Denunciar Share Postado Quinta às 15:08 Eu hoje só saio de uma Philco com dimmer, manômetro e PID para as seguintes opções: Gaggia/Silvia usadas (com intuito de adicionar gaggiuino) ou uma Flair 58 com aquecimento (agora disponível na Cafino, mas vale mais ainda comprando de fora do pais, caso tenha a oportunidade). Também ando bem curioso a respeito da Apex v2. Uma Kafmasino seria perfeita pra mim no momento, que sonho com uma Decent, mas também esta um pouco distante. Se você quiser mais simplicidade, acho que uma Gaggia das novas com mola de 9 bar pode te atender legal! A versão mais nova dela (acredito que ainda não chegou aqui) modificou o boiler também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado Quinta às 19:05 Denunciar Share Postado Quinta às 19:05 4 horas atrás, Marcão disse: revestimento antiaderente, tipo um teflon. As com boiler de alumínio com o tempo escurecem e necessitam de um cuidado especial para remover a calcificação, as com boiler revestido tem menos problema com a calcificação justamente por conta do revestimento, porém existem diversos relatos de soltar o revestimento na água o que entendo ser um problema pra saúde no longo prazo, isso só será corrigido na versão E24 que terá caldeira em latão, mas ainda não tem para venda oficial aqui no Brasil. Ja foi feito o recall e todas estao vindo com o boiler de alumínio sem revestimento. No entanto, é bom confirmar antes de comprar, pode ter algum lote antigo. Se for comprar uma EVO usada, é bom confirmar se o dono trocou. É gratuita a troca, mas, nem todos tiveram o problema (ou nao ainda ou nao perceberam) ou podem ate estar por fora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado Quinta às 19:08 Denunciar Share Postado Quinta às 19:08 4 horas atrás, Marcão disse: Termosifão Termocoil. Termosifão é em grupo E61. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neemias Silva Postado Quinta às 19:30 Denunciar Share Postado Quinta às 19:30 25 minutes ago, regisassao said: Ja foi feito o recall e todas estao vindo com o boiler de alumínio sem revestimento. Um amigo comprou uma na máquinas e café e veio com o boiler de alumínio sem revestimento. Mas começou a sair umas partículas brancas na água antes mesmo antes de qualquer extração. Ele falou que é dióxido de alumínio. Até perguntei em outro tópico se era comum, mas sem resposta até agora. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado Quinta às 19:57 Denunciar Share Postado Quinta às 19:57 50 minutos atrás, regisassao disse: Termocoil. Termosifão é em grupo E61. Eu troquei a palavra por engano @regisassao, foi mal, o termo correto é bobina térmica, é um tipo melhorado de termobloco. O termosifão são as máquinas heather exchange, são as caldeiras onde a água do vapor é tirada direto da caldeira, e a do grupo passa por um caminho de metal dentro da caldeira que é aquecido pela troca de calor com a água da mesma, não necessariamente precisa usar um grupo e61. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
freddielobo Postado Quinta às 21:24 Autor Denunciar Share Postado Quinta às 21:24 Esse forum é fantástico. Vcs sabem muito! Confesso q nao entendi boa parte das respostas, mas me deram mto material pra eu estudar aqui. Uma opção q eu talvez tenha seria trazer de fora. Digo "talvez" por conta da logística, mas eu vou para a Alemanha em Abril, a ideia seria levar só mala de mão (se eu tiver q despachar alguma mala teria q pagar algum valor extra pois nao está incluso na passagem). Já trouxe um playstation 5 assim e foi na conta, não sei se dependendo do tamanho daria pra trazer. Conhecem alguma máquina com tamanho razoável para essa logística (tem as manuais tipo a Flair né, mas nao sei se eu ficaria preguiça de fazer) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado Sexta às 01:33 Denunciar Share Postado Sexta às 01:33 5 horas atrás, Neemias Silva disse: Um amigo comprou uma na máquinas e café e veio com o boiler de alumínio sem revestimento. Mas começou a sair umas partículas brancas na água antes mesmo antes de qualquer extração. Ele falou que é dióxido de alumínio. Até perguntei em outro tópico se era comum, mas sem resposta até agora. Tem que ver de quando é. Tem um estoque que pode ter o boiler com Teflon, mas o que eu digo é que comprando uma EVO agora, é melhor perguntar e ter certeza que não é o com Teflon. Ou melhor ainda, esperar a E24 que já é de latão. 3 horas atrás, freddielobo disse: Esse forum é fantástico. Vcs sabem muito! Confesso q nao entendi boa parte das respostas, mas me deram mto material pra eu estudar aqui. Uma opção q eu talvez tenha seria trazer de fora. Digo "talvez" por conta da logística, mas eu vou para a Alemanha em Abril, a ideia seria levar só mala de mão (se eu tiver q despachar alguma mala teria q pagar algum valor extra pois nao está incluso na passagem). Já trouxe um playstation 5 assim e foi na conta, não sei se dependendo do tamanho daria pra trazer. Conhecem alguma máquina com tamanho razoável para essa logística (tem as manuais tipo a Flair né, mas nao sei se eu ficaria preguiça de fazer) Profitec Go ja trouxeram em mala. ECM Classika PID e Puristika tbm. Se nao quiser gastar tanto, ja tem a E24 na Europa por 500 euros. Ou uma Silvia por uns 600 (que eu prefiro em relação a Gaggia). Qualquer uma das opções acima deve te custar uns 100 dolares pela bagagem extra despachada, mas vale a pena. O pessoal compra muito da Espresso Coffee Shop. Bons preços, mas mandando entregar na Alemanha, nao sei se consegue reembolso de VAT. O @boni talvez tenha dicas de lojas na Alemanha pra comprar com reembolso de VAT, da uns 20% de economia. Agora, de todas as máquinas citadas, eu não recomendo as maquinas que nao tenham grupo de 58 mm e nao recomendo termobloco e termocoil. Tem muita mensagem sobre isso, dá uma procurada e forme sua opinião. Tem muita gente que gosta de Breville e dá pra tirar bons espressos, mas eu acho que limita o futuro e é bom só pra quem vai parar na Breville. Apex tem relatos positivos, mas eu considero categoria desbravador. Ainda falta ver se elas terao boa durabilidade e quao dificil sera comprar peças quando der defeito, especialmente a placa controladora. Note tbm que a maioria das avaliacoes negativas é em relacao a V1 e a V2 teria melhorado bastante. Pode trazer da europa por uns 500 euros tbm e ja tendo PID e manômetro, se vc nao tem facilidade em fazer mod, talvez seja mais interessante que Silvia e Gaggia. Mas em manutenção, Silvia e Gaggia são Gol e Fusca, olhando videos na Internet, você mesmo faz a manutenção basica. Flair 58 acho uma excelente segunda máquina, mas se tiver só ela, o workflow pode não ser pra você, sugiro avaliar bem isso. Mas produz otimas xícaras tbm e o controle de pressao por alavanca é melhor que máquinas com flow control. Considere ainda trazer um moedor. Um DF54 sai por uns 250-300 euros, um Eureka 300-350 (eu tenho um Eureka Zero muito.bom, mas acho que o DF54 faz mais sentido hoje),. Nao sei qual moedor você tem. Se quiser manual, tem Kinu a partir de 215 euros, eu acabei de comprar um Pietro na Espresso Perfetto em promoção, uns 240 euros com frete e IVA. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado Sexta às 01:43 Denunciar Share Postado Sexta às 01:43 5 horas atrás, Marcão disse: Eu troquei a palavra por engano @regisassao, foi mal, o termo correto é bobina térmica, é um tipo melhorado de termobloco. O termosifão são as máquinas heather exchange, são as caldeiras onde a água do vapor é tirada direto da caldeira, e a do grupo passa por um caminho de metal dentro da caldeira que é aquecido pela troca de calor com a água da mesma, não necessariamente precisa usar um grupo e61. Toda E61 tem termosifao, nem toda E61 è HX, mas HX é sempre E61. Ex: Classika PID é e61, mas nao HX, é single boiler. Lelit Bianca é dual boiler com grupo E61, nao HX. MaraX è HX e tem grupo E61. Todas tem termosifao intrinsecamente por serem E61. Só corrigi para facilitar uma busca por informações específicas sobre termobloco e termocoil que é bastante controverso, mas tem muito material aqui, e uma busca por termosifao vai pra outros assuntos, polemicos tbm a respeito de E61, como a radiação de calor e instabilidade térmica, o que ja testei e é lenda na minha opinião, mas tem gente que ainda acha e61 instável quando na verdade sao as HX com grupo e61 que são imprevisíveis. Desculpe se passei uma impressão errada, respondi meio na pressa aqui e ficou sem contexto mesmo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado Sexta às 12:38 Denunciar Share Postado Sexta às 12:38 10 horas atrás, regisassao disse: Toda E61 tem termosifao, nem toda E61 è HX, mas HX é sempre E61. Ex: Classika PID é e61, mas nao HX, é single boiler. Lelit Bianca é dual boiler com grupo E61, nao HX. MaraX è HX e tem grupo E61. Todas tem termosifao intrinsecamente por serem E61. Só corrigi para facilitar uma busca por informações específicas sobre termobloco e termocoil que é bastante controverso, mas tem muito material aqui, e uma busca por termosifao vai pra outros assuntos, polemicos tbm a respeito de E61, como a radiação de calor e instabilidade térmica, o que ja testei e é lenda na minha opinião, mas tem gente que ainda acha e61 instável quando na verdade sao as HX com grupo e61 que são imprevisíveis. Desculpe se passei uma impressão errada, respondi meio na pressa aqui e ficou sem contexto mesmo. Opa, sem problema Regis, tmj jovem. Pelo pouco que eu conhecia o mecanismo interno de uma HX é que é chamado de termosifão, e não o grupo em si (seja ele E61 ou qualquer outro tipo), mas o caminho por onde a água passa por dentro da caldeira, a ideia é que tem uma caldeira grande com um volume grande de água a +/- uns 120ºC, essa água fica pronta pra vaporizar, e tem uma pequena área que atravessa o boiler, essa área internamente tem um cano de metal que é por onde a bomba manda a água que irá extrair o café, a passagem desta água por este caminho que fica dentro do boiler faz a água aquecer, isso é o que eu conhecia como termosifão, e não o grupo em si, embora no caso do E61 o "conceito" de termosifão também se aplicaria, mas isso é discutir o sexo dos anjos, kkkk. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado Sexta às 12:54 Denunciar Share Postado Sexta às 12:54 17 horas atrás, Neemias Silva disse: Um amigo comprou uma na máquinas e café e veio com o boiler de alumínio sem revestimento. Mas começou a sair umas partículas brancas na água antes mesmo antes de qualquer extração. Ele falou que é dióxido de alumínio. Até perguntei em outro tópico se era comum, mas sem resposta até agora. Faça o teste . Coloque um pedaço de alumínio, numa vasilha ou copo de água em alguns dias veja a borra branca no alumínio. É óxido de alumínio. Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Simas Postado Sexta às 15:19 Denunciar Share Postado Sexta às 15:19 2 hours ago, Marcão said: Opa, sem problema Regis, tmj jovem. Pelo pouco que eu conhecia o mecanismo interno de uma HX é que é chamado de termosifão, e não o grupo em si (seja ele E61 ou qualquer outro tipo), mas o caminho por onde a água passa por dentro da caldeira, a ideia é que tem uma caldeira grande com um volume grande de água a +/- uns 120ºC, essa água fica pronta pra vaporizar, e tem uma pequena área que atravessa o boiler, essa área internamente tem um cano de metal que é por onde a bomba manda a água que irá extrair o café, a passagem desta água por este caminho que fica dentro do boiler faz a água aquecer, isso é o que eu conhecia como termosifão, e não o grupo em si, embora no caso do E61 o "conceito" de termosifão também se aplicaria, mas isso é discutir o sexo dos anjos, kkkk. Eu concordo com essa visão, entendo que o macanismo do trocador de calor é um termosifão, que é o mecanismo de aquecimento, mas no grupo E61 também há um mecanismo de termosifão, sendo a máquina HX ou não. E61 é o grupo, pode ser HX ou não. E tem HX que não é E61 (Rancilio Época, Nuova Simonelli Oscar II). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado Sexta às 18:15 Denunciar Share Postado Sexta às 18:15 5 horas atrás, Marcão disse: Opa, sem problema Regis, tmj jovem. Pelo pouco que eu conhecia o mecanismo interno de uma HX é que é chamado de termosifão, e não o grupo em si (seja ele E61 ou qualquer outro tipo), mas o caminho por onde a água passa por dentro da caldeira, a ideia é que tem uma caldeira grande com um volume grande de água a +/- uns 120ºC, essa água fica pronta pra vaporizar, e tem uma pequena área que atravessa o boiler, essa área internamente tem um cano de metal que é por onde a bomba manda a água que irá extrair o café, a passagem desta água por este caminho que fica dentro do boiler faz a água aquecer, isso é o que eu conhecia como termosifão, e não o grupo em si, embora no caso do E61 o "conceito" de termosifão também se aplicaria, mas isso é discutir o sexo dos anjos, kkkk. Termosifão é o sifoneamento por diferença de temperatura que cria o movimento de agua de um lado mais quente para outro mais frio e circula a agua da caldeira para o grupo. Então, qualquer maquina com esses tubos ligando areas que ficam mais quente e fria possuem um Termosifão. É um artifício que usam para aquecer o grupo E61 e nao ter muita perda de calor quando a agua vai da caldeira para o chuveiro, é um componente do grupo e61, nao o grupo em si. Nesse vídeo, eu explico o funcionamento: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas