Ir para conteúdo

Até onde o upgrade faz sentido ?

Samuel Beninca

Postagens recomendadas

Olá pessoal! Gostaria da opinião de vocês.
Até onde o upgrade faz realmente sentido ?

Hoje tenho uma Philco 15 bar com mods de PID, Controle de pressão e manometro. Tenho pensando em fazer um upgrade, considero gaggia classic com futuros mods de chuveiro, mola opv e PID ou pensei em adquirir uma Aram e manter a philco para vaporizar leite.
Hoje o custo da Gaggia com mods seria basicamente o custo de uma Aram + um df54 (hoje uso K6)
Mas estava pensando, isso seria realmente um upgrade notável ?
Hoje mesmo Lence Hedrick lançou um vídeo comparando uma máquina barata e uma cara e em sua conclusão não é uma entrega gigantesca (claro que isso num cenário dia a dia)

Gostaria da opinião de vocês que talvez já passaram por um setup mais simples e hoje utilizam algo melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Samuel Beninca changed the title to Até onde o upgrade faz sentido ?
7 minutos atrás, Samuel Beninca disse:

Hoje tenho uma Philco 15 bar com mods de PID, Controle de pressão e manometro

Tenho a mesma maquina com as mesmas mods e provavelmente só trocaria para uma Gaggia/Silvia se fosse fazer a mod do gaggiuino. Outras opções são caras demais. Eu tinha um K6 e um J-Ultra, mas senti uma mudança boa quando adquiri o DF54: mantive a qualidade e reduzi o trabalho na moagem, talvez a qualidade tenha melhorado na verdade.

Penso hoje em adquirir uma Flair 58 Plus 2, acredito que esteja um degrau acima da aram por: 58mm, aquecimento e maior facilidade nos perfis de pressão, bem mais pratico que o focus na minha opinião. Querendo ou não, a minha Philco abre o chuveiro apenas ali pelos 7 bar, limitando qualquer brincadeira abaixo disso. E eu não consumo capuccino/latte, então seria perfeito.

• Curtir 1
Link para o comentário

8 minutos atrás, raphaelanjos1 disse:

Tenho a mesma maquina com as mesmas mods e provavelmente só trocaria para uma Gaggia/Silvia se fosse fazer a mod do gaggiuino. Outras opções são caras demais. Eu tinha um K6 e um J-Ultra, mas senti uma mudança boa quando adquiri o DF54: mantive a qualidade e reduzi o trabalho na moagem, talvez a qualidade tenha melhorado na verdade.

Penso hoje em adquirir uma Flair 58 Plus 2, acredito que esteja um degrau acima da aram por: 58mm, aquecimento e maior facilidade nos perfis de pressão, bem mais pratico que o focus na minha opinião. Querendo ou não, a minha Philco abre o chuveiro apenas ali pelos 7 bar, limitando qualquer brincadeira abaixo disso. E eu não consumo capuccino/latte, então seria perfeito.

Muito obrigado pela resposta, acho a flair muito interessante também, porém a questão custo me pega um pouco, a Aram eu acho linda e não me importo muito com o trabalho de preparo, a questão mesmo é o valor de investimento e não sentir uma baita melhoria, tenho pensado que vá ser como foi quando comprei um Origami, já sabia que a mudança não seria grande, senti leve melhoria comparando a um v60 mas não uma melhoria significativa, foi mais um item estético.

Talvez como você disse, pegar um DF54  talvez nem trocar de máquina, só facilitar o preparo, um upgrade de conforto e um novo sensorial, apesar que provavelmente manteria o K6 para coados

• Curtir 1
Link para o comentário

53 minutos atrás, Samuel Beninca disse:

Olá pessoal! Gostaria da opinião de vocês.
Até onde o upgrade faz realmente sentido ?

Hoje tenho uma Philco 15 bar com mods de PID, Controle de pressão e manometro. Tenho pensando em fazer um upgrade, considero gaggia classic com futuros mods de chuveiro, mola opv e PID ou pensei em adquirir uma Aram e manter a philco para vaporizar leite.
Hoje o custo da Gaggia com mods seria basicamente o custo de uma Aram + um df54 (hoje uso K6)
Mas estava pensando, isso seria realmente um upgrade notável ?
Hoje mesmo Lence Hedrick lançou um vídeo comparando uma máquina barata e uma cara e em sua conclusão não é uma entrega gigantesca (claro que isso num cenário dia a dia)

Gostaria da opinião de vocês que talvez já passaram por um setup mais simples e hoje utilizam algo melhor

Nem tanto la, nem tanto ca.

Um pequeno problema na Philco é nao ter solenoide e OPV. Ela tem uma mola no chuveiro que impede extrações a menos de 5-6 bar mesmo com Dimmer, o que não permite as pre-infusoes a 2 bar, por exemplo. Mas nao acho que ninguém va morrer por causa disso.

Uma Philco com mods pode extrair uma xícara muito similar que máquinas muito mais caras. Mas cada máquina é para um perfil de uso e é isso que muita gente nao explica. Eles começam pela máquina e especificações, não pelo perfil de uso.

Ai o cara fica perdido achando que precisa de dual boiler ou que HX é melhor que single boiler e o cara só faz espressos.

Agora, uma Aram tem um workflow q não é pra qualquer um. Eu tenho preguiça. Teria que ser no minimo uma Flair 58 com aquecimento e olha lá, mas isso é o meu perfil.

Se quiser dar uma passada por perfis de uso, eu fiz uma analise aqui:

• Curtir 2
Link para o comentário

10 minutos atrás, regisassao disse:

Nem tanto la, nem tanto ca.

Um pequeno problema na Philco é nao ter solenoide e OPV. Ela tem uma mola no chuveiro que impede extrações a menos de 5-6 bar mesmo com Dimmer, o que não permite as pre-infusoes a 2 bar, por exemplo. Mas nao acho que ninguém va morrer por causa disso.

Uma Philco com mods pode extrair uma xícara muito similar que máquinas muito mais caras. Mas cada máquina é para um perfil de uso e é isso que muita gente nao explica. Eles começam pela máquina e especificações, não pelo perfil de uso.

Ai o cara fica perdido achando que precisa de dual boiler ou que HX é melhor que single boiler e o cara só faz espressos.

Agora, uma Aram tem um workflow q não é pra qualquer um. Eu tenho preguiça. Teria que ser no minimo uma Flair 58 com aquecimento e olha lá, mas isso é o meu perfil.

Se quiser dar uma passada por perfis de uso, eu fiz uma analise aqui:

Show de bola Regis, vou dar uma olhada no seu vídeo sim.
Realmente seu ponto faz total sentido, confesso que acho que a Aram não vai me incomodar no workflow, mas só da pra saber depois de usar, o bom é que vende fácil caso não for o que espero, acredito que é um investimento médio interessante, penso que uma gaggia realmente seria melhor no quesito workflow, porém o preço seria meio que o dobro e teria que usar transformador que onde moro é 220v e ainda não temos essa opção no brasil fora os mods que iria acabar fazendo

Link para o comentário

Tem que considerar também a componente subjetiva na questão. Nem sempre resultado da final, por si só, é fator decisivo. Pode ser a praticidade, a durabilidade do produto, a tranquilidade de se poder fazer várias extrações seguidas sem muita preocupação que o resultado vai mudar bastante, etc.

Enfim, a depender do que a pessoa está buscando, isso pode ou não fazer diferença. 

• Curtir 1
Link para o comentário

@Samuel Beninca o que te motivou a cogitar o upgrade? Alguma insatisfação ou dificuldade com sua Philco, ou pura e simplesmente aquela vontade de uma máquina nova que bate as vezes? rs...

Tenho uma Electrolux Chef Crema Silver modificada que me atende super bem, e já fiquei no quase UP por várias vezes, mas sempre para o penso: Será que eu preciso?

Acho complicado pagar quase R$5k numa Gaggia hoje que eu teria que modificar pra me atender no mesmo nível de hoje (Não que uma solenoide não caisse bem e nem vou discutir durabilidade), mas penso que é muito R$ pra pouco benefício e logo passa... até agora estou resistindo...

Tenho vontade de pegar uma Flair 58, mas ainda não tive coragem de pagar o preço...

Tenho optado por investir o R$ e ver brotar cafés na conta todo mês... rs... 

Creio que já tenha comprado a Aram, conte aí depois o que achou!!

• Curtir 2
Link para o comentário

9 horas atrás, Roger W. Rocha disse:

@Samuel Beninca o que te motivou a cogitar o upgrade? Alguma insatisfação ou dificuldade com sua Philco, ou pura e simplesmente aquela vontade de uma máquina nova que bate as vezes? rs...

Tenho uma Electrolux Chef Crema Silver modificada que me atende super bem, e já fiquei no quase UP por várias vezes, mas sempre para o penso: Será que eu preciso?

Acho complicado pagar quase R$5k numa Gaggia hoje que eu teria que modificar pra me atender no mesmo nível de hoje (Não que uma solenoide não caisse bem e nem vou discutir durabilidade), mas penso que é muito R$ pra pouco benefício e logo passa... até agora estou resistindo...

Tenho vontade de pegar uma Flair 58, mas ainda não tive coragem de pagar o preço...

Tenho optado por investir o R$ e ver brotar cafés na conta todo mês... rs... 

Creio que já tenha comprado a Aram, conte aí depois o que achou!!

Acho que um pouco é a vontade daquela máquina nova, algo mais bonito e a curiosidade se realmente é melhor, se vai ser diferente ou se vai ser aquele item de luxo que faz o mesmo café.

Acabei comprando a Aram ontem, quando chegar falo sim o que achei, acho ela muito bonita e acho que isso influenciou bastante a compra, mas no fundo no fundo não sei se tinha a necessidade mesmo, uma grande parte é o problema do hobista né kkkk

• Haha 1
Link para o comentário

4 horas atrás, Pedro7 disse:

Só cogito sair da Philco para uma MiiCoffe Apex V2, pois nesse não pretendo ficar mexendo.

Uma Gaggia com MODs seria interessante, mas difícil de achar.

Sim, se não tem a intenção de fazer os mods você mesmo ai entra a Apex mesmo, há poucos dias havia uma gaggia com mods nos classificados por 2900 até me arrependo de não ter pego

Link para o comentário