Ir para conteúdo

Até onde o upgrade faz sentido ?

Postagens recomendadas

Olá pessoal! Gostaria da opinião de vocês.
Até onde o upgrade faz realmente sentido ?

Hoje tenho uma Philco 15 bar com mods de PID, Controle de pressão e manometro. Tenho pensando em fazer um upgrade, considero gaggia classic com futuros mods de chuveiro, mola opv e PID ou pensei em adquirir uma Aram e manter a philco para vaporizar leite.
Hoje o custo da Gaggia com mods seria basicamente o custo de uma Aram + um df54 (hoje uso K6)
Mas estava pensando, isso seria realmente um upgrade notável ?
Hoje mesmo Lence Hedrick lançou um vídeo comparando uma máquina barata e uma cara e em sua conclusão não é uma entrega gigantesca (claro que isso num cenário dia a dia)

Gostaria da opinião de vocês que talvez já passaram por um setup mais simples e hoje utilizam algo melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Samuel Beninca changed the title to Até onde o upgrade faz sentido ?
7 minutos atrás, Samuel Beninca disse:

Hoje tenho uma Philco 15 bar com mods de PID, Controle de pressão e manometro

Tenho a mesma maquina com as mesmas mods e provavelmente só trocaria para uma Gaggia/Silvia se fosse fazer a mod do gaggiuino. Outras opções são caras demais. Eu tinha um K6 e um J-Ultra, mas senti uma mudança boa quando adquiri o DF54: mantive a qualidade e reduzi o trabalho na moagem, talvez a qualidade tenha melhorado na verdade.

Penso hoje em adquirir uma Flair 58 Plus 2, acredito que esteja um degrau acima da aram por: 58mm, aquecimento e maior facilidade nos perfis de pressão, bem mais pratico que o focus na minha opinião. Querendo ou não, a minha Philco abre o chuveiro apenas ali pelos 7 bar, limitando qualquer brincadeira abaixo disso. E eu não consumo capuccino/latte, então seria perfeito.

• Curtir 1
Link para o comentário

8 minutos atrás, raphaelanjos1 disse:

Tenho a mesma maquina com as mesmas mods e provavelmente só trocaria para uma Gaggia/Silvia se fosse fazer a mod do gaggiuino. Outras opções são caras demais. Eu tinha um K6 e um J-Ultra, mas senti uma mudança boa quando adquiri o DF54: mantive a qualidade e reduzi o trabalho na moagem, talvez a qualidade tenha melhorado na verdade.

Penso hoje em adquirir uma Flair 58 Plus 2, acredito que esteja um degrau acima da aram por: 58mm, aquecimento e maior facilidade nos perfis de pressão, bem mais pratico que o focus na minha opinião. Querendo ou não, a minha Philco abre o chuveiro apenas ali pelos 7 bar, limitando qualquer brincadeira abaixo disso. E eu não consumo capuccino/latte, então seria perfeito.

Muito obrigado pela resposta, acho a flair muito interessante também, porém a questão custo me pega um pouco, a Aram eu acho linda e não me importo muito com o trabalho de preparo, a questão mesmo é o valor de investimento e não sentir uma baita melhoria, tenho pensado que vá ser como foi quando comprei um Origami, já sabia que a mudança não seria grande, senti leve melhoria comparando a um v60 mas não uma melhoria significativa, foi mais um item estético.

Talvez como você disse, pegar um DF54  talvez nem trocar de máquina, só facilitar o preparo, um upgrade de conforto e um novo sensorial, apesar que provavelmente manteria o K6 para coados

• Curtir 1
Link para o comentário

53 minutos atrás, Samuel Beninca disse:

Hoje tenho uma Philco 15 bar com mods de PID, Controle de pressão e manometro. Tenho pensando em fazer um upgrade, considero gaggia classic com futuros mods de chuveiro, mola opv e PID ou pensei em adquirir uma Aram e manter a philco para vaporizar leite.
Hoje o custo da Gaggia com mods seria basicamente o custo de uma Aram + um df54 (hoje uso K6)
Hoje mesmo Lence Hedrick lançou um vídeo comparando uma máquina barata e uma cara e em sua conclusão não é uma entrega gigantesca (claro que isso num cenário dia a dia)

Gostaria da opinião de vocês que talvez já passaram por um setup mais simples e hoje utilizam algo melhor

Nem tanto la, nem tanto ca.

Um pequeno problema na Philco é nao ter solenoide e OPV. Ela tem uma mola no chuveiro que impede extrações a menos de 5-6 bar mesmo com Dimmer, o que não permite as pre-infusoes a 2 bar, por exemplo. Mas nao acho que ninguém va morrer por causa disso.

Uma Philco com mods pode extrair uma xícara muito similar que máquinas muito mais caras. Mas cada máquina é para um perfil de uso e é isso que muita gente nao explica. Eles começam pela máquina e especificações, não pelo perfil de uso.

Ai o cara fica perdido achando que precisa de dual boiler ou que HX é melhor que single boiler e o cara só faz espressos.

Agora, uma Aram tem um workflow q não é pra qualquer um. Eu tenho preguiça. Teria que ser no minimo uma Flair 58 com aquecimento e olha lá, mas isso é o meu perfil.

Se quiser dar uma passada por perfis de uso, eu fiz uma analise aqui:

• Curtir 3
Link para o comentário

10 minutos atrás, regisassao disse:

Nem tanto la, nem tanto ca.

Um pequeno problema na Philco é nao ter solenoide e OPV. Ela tem uma mola no chuveiro que impede extrações a menos de 5-6 bar mesmo com Dimmer, o que não permite as pre-infusoes a 2 bar, por exemplo. Mas nao acho que ninguém va morrer por causa disso.

Uma Philco com mods pode extrair uma xícara muito similar que máquinas muito mais caras. Mas cada máquina é para um perfil de uso e é isso que muita gente nao explica. Eles começam pela máquina e especificações, não pelo perfil de uso.

Ai o cara fica perdido achando que precisa de dual boiler ou que HX é melhor que single boiler e o cara só faz espressos.

Agora, uma Aram tem um workflow q não é pra qualquer um. Eu tenho preguiça. Teria que ser no minimo uma Flair 58 com aquecimento e olha lá, mas isso é o meu perfil.

Se quiser dar uma passada por perfis de uso, eu fiz uma analise aqui:

Show de bola Regis, vou dar uma olhada no seu vídeo sim.
Realmente seu ponto faz total sentido, confesso que acho que a Aram não vai me incomodar no workflow, mas só da pra saber depois de usar, o bom é que vende fácil caso não for o que espero, acredito que é um investimento médio interessante, penso que uma gaggia realmente seria melhor no quesito workflow, porém o preço seria meio que o dobro e teria que usar transformador que onde moro é 220v e ainda não temos essa opção no brasil fora os mods que iria acabar fazendo

Link para o comentário

Tem que considerar também a componente subjetiva na questão. Nem sempre resultado da final, por si só, é fator decisivo. Pode ser a praticidade, a durabilidade do produto, a tranquilidade de se poder fazer várias extrações seguidas sem muita preocupação que o resultado vai mudar bastante, etc.

Enfim, a depender do que a pessoa está buscando, isso pode ou não fazer diferença. 

• Curtir 1
Link para o comentário

@Samuel Beninca o que te motivou a cogitar o upgrade? Alguma insatisfação ou dificuldade com sua Philco, ou pura e simplesmente aquela vontade de uma máquina nova que bate as vezes? rs...

Tenho uma Electrolux Chef Crema Silver modificada que me atende super bem, e já fiquei no quase UP por várias vezes, mas sempre para o penso: Será que eu preciso?

Acho complicado pagar quase R$5k numa Gaggia hoje que eu teria que modificar pra me atender no mesmo nível de hoje (Não que uma solenoide não caisse bem e nem vou discutir durabilidade), mas penso que é muito R$ pra pouco benefício e logo passa... até agora estou resistindo...

Tenho vontade de pegar uma Flair 58, mas ainda não tive coragem de pagar o preço...

Tenho optado por investir o R$ e ver brotar cafés na conta todo mês... rs... 

Creio que já tenha comprado a Aram, conte aí depois o que achou!!

• Curtir 2
Link para o comentário

9 horas atrás, Roger W. Rocha disse:

@Samuel Beninca o que te motivou a cogitar o upgrade? Alguma insatisfação ou dificuldade com sua Philco, ou pura e simplesmente aquela vontade de uma máquina nova que bate as vezes? rs...

Tenho uma Electrolux Chef Crema Silver modificada que me atende super bem, e já fiquei no quase UP por várias vezes, mas sempre para o penso: Será que eu preciso?

Acho complicado pagar quase R$5k numa Gaggia hoje que eu teria que modificar pra me atender no mesmo nível de hoje (Não que uma solenoide não caisse bem e nem vou discutir durabilidade), mas penso que é muito R$ pra pouco benefício e logo passa... até agora estou resistindo...

Tenho vontade de pegar uma Flair 58, mas ainda não tive coragem de pagar o preço...

Tenho optado por investir o R$ e ver brotar cafés na conta todo mês... rs... 

Creio que já tenha comprado a Aram, conte aí depois o que achou!!

Acho que um pouco é a vontade daquela máquina nova, algo mais bonito e a curiosidade se realmente é melhor, se vai ser diferente ou se vai ser aquele item de luxo que faz o mesmo café.

Acabei comprando a Aram ontem, quando chegar falo sim o que achei, acho ela muito bonita e acho que isso influenciou bastante a compra, mas no fundo no fundo não sei se tinha a necessidade mesmo, uma grande parte é o problema do hobista né kkkk

• Haha 1
Link para o comentário

4 horas atrás, Pedro7 disse:

Só cogito sair da Philco para uma MiiCoffe Apex V2, pois nesse não pretendo ficar mexendo.

Uma Gaggia com MODs seria interessante, mas difícil de achar.

Sim, se não tem a intenção de fazer os mods você mesmo ai entra a Apex mesmo, há poucos dias havia uma gaggia com mods nos classificados por 2900 até me arrependo de não ter pego

Link para o comentário

• 2 weeks later...
Em 10/03/2025 at 20:41, Samuel Beninca disse:

Man, tive uma dúvida parecida com a sua e por achar a Aram linda, e ser apaixonado por ela a muitos anos, fui de Aram na Black Friday. 

Posso te falar o seguinte, não se compara o café extraído na Philco 20 bar(que eu tinha) e na Aram. É outro mundo.

Hoje a 4 meses usando, e muitos e muitos testes. Consigo tirar um espresso em aproximadamente 10 min de workflow, contando o tempo de aquecimento da água, 3 despejos para esquentar a Aram, moer o café, dwt, distribuidor, tamper dinamométrico e filtro de papel(achei a melhor opção rs) e limpeza pós expresso.

Mas é trabalhoso. Mas muito legal a experiência.

Mas tenho também uma Walita 3200 para quando estou sem tempo e em 2 min o café sai pronto em 3 cliques.

E outra vantagem da Aram é o transporte, levo ela e o moedor pra cima e pra baixo, só preciso de algo pra esquentar água onde vou kkkkk

• Curtir 1
Link para o comentário

2 horas atrás, Bigas disse:

Man, tive uma dúvida parecida com a sua e por achar a Aram linda, e ser apaixonado por ela a muitos anos, fui de Aram na Black Friday. 

Posso te falar o seguinte, não se compara o café extraído na Philco 20 bar(que eu tinha) e na Aram. É outro mundo.

Hoje a 4 meses usando, e muitos e muitos testes. Consigo tirar um espresso em aproximadamente 10 min de workflow, contando o tempo de aquecimento da água, 3 despejos para esquentar a Aram, moer o café, dwt, distribuidor, tamper dinamométrico e filtro de papel(achei a melhor opção rs) e limpeza pós expresso.

Mas tenho também uma Walita 3200 para quando estou sem tempo e em 2 min o café sai pronto em 3 cliques.

E outra vantagem da Aram é o transporte, levo ela e o moedor pra cima e pra baixo, só preciso de algo pra esquentar água onde vou kkkkk

Bom saber! Obrigado por compartilhar!

Minha Aram chegou há 2 dias, infelizmente chegou num final de mês puxado, só vou conseguir brincar com ela mesmo início de abril, mas os pequenos testes que consegui fazer com ela, mesmo não dando certo ainda já é uma experiência legal, prazerosa de fazer, acredito que o workflow não vá ser um problema a longo prazo, gosto do processo, agora é ter tempo de conseguir chegar num bom expresso

Link para o comentário

6 horas atrás, Bigas disse:

Mas a sua Philco nao tinha PID, Dimmer, nem manômetro né? Ai realmente limita nossa habilidade de extrair um bom espresso e a variedade de grãos que conseguiremos ajustar. Ainda mais na 20 bar que tem pressão ainda mais alta que os tradicionais 15 bar.

Link para o comentário

Ainda é meio cedo para um feedback preciso, consegui até agora tempo de fazer 6 extrações contando os testes e hoje na 6 extração posso dizer que saiu um dos melhores espressos que já bebi, não consegui um resultado parecido com a philco, acredito que a philco por se tratar de um item doméstico, industrial não tem uma consistência na fabricação, o chuveiro nunca é igual, já vi vídeos de philco com chuveiros uniformes e outros terríveis, a minha se encaixa nas terríveis, talvez um filtro de precisão ajudaria, ainda quero fazer testes lado a lado mas senti um salto significativo na qualidade, não achei a Aram tão trabalhosa e não tive problema de aquecimento.

Maior diferença no workflow pra philco foi aquecer a máquina, na Philco é ligar e esperar uns 15m enquanto faz outra coisa na Aram você faz esse trabalho, porém na Aram demorei 10m pra aquecer e tirar um espresso, e o resultado excelente, uma bebida com bom corpo, bem licoroso, acidez média, doce, sem amargor, utilizei o café de número 3 da assinatura da unique, café de torra clara com notas de chocolate e avelã, acidez cítrica, estou bem contente com o resultado, acredito que valeu a pena o investimento e o upgrade

Link para o comentário

Opa, não sei se faz parte do tópico, mas só para tirar uma dúvida. Eu tenho uma Philco 15bar, só que realmente, para espresso naked é praticamente impossível tirar algo bom. Aí eu fico naquela dúvida ou de pegar uma máquina mais automática como a Perfect Brew, que já vem fixa com 9bar, ou mexer na Philco. Só que o meu conhecimento de eletrônica é muito básico.

Alguém poderia me dar uma luz? 

EDIT: Na realidade a Oster também é fixa em 15bar, me corrijam se eu estiver enganado.

Link para o comentário

A Oster também é 15bar. Não é impossível conseguir um bom espresso com essa pressão no naked ou outro, mas a probabilidade de canalizações aumenta. A Oster permite um mod com a OPV para reduzir essa pressão, mas é necessário algum conhecimento -- não muito -- e, diga-se, coragem. 

• Curtir 1
Link para o comentário

Como ex dono de oster que fez os mods(manometro, opv) a oster tem vários problemas: 
* Dificuldade em extrair torra clara (termobloco) por não possuir tanta estabilidade termica;
* Muitos casos em maquinas de 1-2 anos de uso que vazam durante a extração.
* Tem que ter muito cuidado em utilizar cestas como DEX, BEP para não quebrar a cabeça do grupo.
* A instalação da OPV faz a maquina desligar após 40 segundos;
* A Maquina não é facil de fazer upgrade, muitos encaixes e parafusos.

Acredito que a oster seja um downgrade em relação a philco em relação a qualidade final na xícara

• Curtir 1
Link para o comentário

14 minutos atrás, Artur Straub disse:

Como ex dono de oster que fez os mods(manometro, opv) a oster tem vários problemas: 
* Dificuldade em extrair torra clara (termobloco) por não possuir tanta estabilidade termica;
* Muitos casos em maquinas de 1-2 anos de uso que vazam durante a extração.
* Tem que ter muito cuidado em utilizar cestas como DEX, BEP para não quebrar a cabeça do grupo.
* A instalação da OPV faz a maquina desligar após 40 segundos;
* A Maquina não é facil de fazer upgrade, muitos encaixes e parafusos.

Acredito que a oster seja um downgrade em relação a philco em relação a qualidade final na xícara

Bom, nesse caso, a Breville sem o moedor é uma boa opção. Já tive uma e o OPV mod foi mais tranquilo e sem esses problemas citados. Porém, o porta-filtro é de 54mm. 

Outra possibilidade é a Gaggia, que é at the mais fácil para ajustar a pressão.

• Curtir 1
Link para o comentário

6 horas atrás, Patrick Nunes disse:

Opa, não sei se faz parte do tópico, mas só para tirar uma dúvida. Eu tenho uma Philco 15bar, só que realmente, para espresso naked é praticamente impossível tirar algo bom. Aí eu fico naquela dúvida ou de pegar uma máquina mais automática como a Perfect Brew, que já vem fixa com 9bar, ou mexer na Philco. Só que o meu conhecimento de eletrônica é muito básico.

Alguém poderia me dar uma luz? 

EDIT: Na realidade a Oster também é fixa em 15bar, me corrijam se eu estiver enganado.

Da uma olhada no canal Não sou barista do Thales, tem vídeo sobre mod da Philco, não precisa conhecimento de eletrônica é só seguir os tutoriais, e é bem fácil, dimmer e manômetro são super simples de fazer PID é mais chatinho mas não é um bicho de sete cabeças, com paciência faz de boa, ai do fazer mods ou ir pra outra máquina vai do quanto pode/quer gastar, saindo da Philco iria pra Breville mas a longo prazo acredito que valha mais a pena ir direto pra Gaggia classic, eu tô bem feliz com a Aram, minha philco virou steamer

• Curtir 2
Link para o comentário

On 3/24/2025 at 5:29 PM, Samuel Beninca said:

Da uma olhada no canal Não sou barista do Thales, tem vídeo sobre mod da Philco, não precisa conhecimento de eletrônica é só seguir os tutoriais, e é bem fácil, dimmer e manômetro são super simples de fazer PID é mais chatinho mas não é um bicho de sete cabeças, com paciência faz de boa, ai do fazer mods ou ir pra outra máquina vai do quanto pode/quer gastar, saindo da Philco iria pra Breville mas a longo prazo acredito que valha mais a pena ir direto pra Gaggia classic, eu tô bem feliz com a Aram, minha philco virou steamer

A propósito as manuais possuem um resultado muito bons. Eu já tomei espresso da Aram e é simplesmente impressionante.

• Curtir 1
Link para o comentário