Ir para conteúdo

Qual máquina de expresso comprar na Black Friday 2026?


Filipe Maia

Postagens recomendadas

Olá pessoal,

Sou iniciante no mundo dos cafés especiais e estou montando meu primeiro setup com o objetivo de aprender cada método de preparo antes de investir em equipamentos mais avançados. Tenho estudado bastante através de canais como Lance Hedrick, Tom's Coffee Corner, Não sou Barista e Pirados por Café e gostaria de ouvir a opinião de pessoas mais experientes. 

Meu setup atual é:

  • Moedor MHW-3BOMBER R3
  • Balança MHW-3BOMBER 2.0
  • French Press Bialetti Preziosa 350ml
  • Kit Pour Over V60 de vidro (iCoffee)
  • Conjunto de xícaras de vidro de parede dupla 250ml

Próximas compras já planejadas:

  1. Chaleira elétrica bico de ganso MHW-3BOMBER
  2. Bialetti Moka Indução 2 Cups
  3. Minha primeira máquina de expresso (pretendo comprar na Black Friday)

Além disso, estou querendo começar a montar um kit de acessórios para expresso e tenho interesse em:

  • Porta-filtro naked
  • WDT giratório
  • Tamper
  • Funil dosador
  • Distribuidor/nivelador
  • Puck screen
  • Estação para porta-filtro

Meu objetivo é aprender espresso de verdade, evoluir tecnicamente e montar um setup que me acompanhe por vários anos. No futuro, meu sonho seria ter uma Gaggia Classic UP, mas atualmente ela está fora do meu orçamento.

Qual máquina de expresso vocês me indicam para começar ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Filipe. Tranquilo?!

Cara, se não estiver com capital controlado, vá na fé com todos estes acessórios. Caso contrário, aconselho a ponderar um pouco mais. Tipo:

Porta-filtro naked (acho muito bom. Tanto pela possibilidade uso de vários tamanhos de filtros, quanto pela limpeza e um melhor controle visual da extração)
WDT giratório (acho bobagem, caso utilize cafés com data de torra em dia e um moedor que não gere tantos grumos (Blade R3 é um ótimo moedor por sinal), não vejo muita utilidade para ele, além de deixar o puck "legalzinho")
Tamper (não sou fã dos calibrados. Prefiro apenas os que permitem regulagem de profundidade e sejam alto nivelantes. Mas isso gosto pessoal. Fato é qu,  um bom tamper faz toda a diferença na preparação do puck)
Funil dosador (muito útil em diversos casos, mas como eu agito o café em um recipiente de 58mm, acabo eliminando o uso do WDT e do Funil - embora os tenha)
Distribuidor/nivelador (são indiscutivelmente os acessórios menos relevantes. Mas eu gosto e os uso kkk mas saiba que não fazem tanta diferença não - caso tenha um bom tamper nivelante, é claro)
Puck screen (tenho vários, mas hoje prefiro os filtro de papel. Mas se vc comprar uma máquina de espresso com pressão superior a 9 bar, aí te indico a usar um de aço de 0.8mm - 3Bomber e Muvna possuem ótimas opções)
Estação para porta-filtro (aqui não há custo benefício maior do que os da I-coffee. Onde o único defeito é não caber o PF original da minha Silvinha. São de madeira maciça e muito bem construídos. Show mesmo!)

 

Enfim, tenho todos estes acessórios e outros mais (por puro consumismo kkk), mas saiba que não precisará de todos para extrair um bom espresso. Mas se quiser, são legais e tentadores rs

 

*Faltou um borrifador pra fazer RDT (são baratinhos)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então meu amigo penso em um orçamento de no máximo 3000!

Meu sonho é uma Gaggia Classic UP, porém ainda não dá para mim!

Mais como não tenho experiência nenhuma com espresso, quero uma máquina para o meu ponto de partida, e uma máquina que eu posso evoluir ter um certo controle das variáveis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negocie um pouco ou faça um esforço e tente uma Gaggia usada. Na faixa de 3.000 é o melhor que consegue. 

Fazendo modificações no futuro, é uma máquina que pode te atender muito bem por um bom tempo. Para colocar ela em 9bar é só uma mola que compra até no Aliexpress, cerca de 20 reais.

Segue uma da OLX:
Gaggia vermelha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Pedro7 disse:

Negocie um pouco ou faça um esforço e tente uma Gaggia usada. Na faixa de 3.000 é o melhor que consegue. 

Fazendo modificações no futuro, é uma máquina que pode te atender muito bem por um bom tempo. Para colocar ela em 9bar é só uma mola que compra até no Aliexpress, cerca de 20 reais.

Segue uma da OLX:
Gaggia vermelha

Obrigado pela dica meu amigo!

Pelo que tenho estudado as Maquinas da Gaggia tem uma durabilidade incrível 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Filipe Maia disse:

Obrigado pela dica meu amigo!

Pelo que tenho estudado as Maquinas da Gaggia tem uma durabilidade incrível 

Dê uma olhada nesse vídeo, onde analiso máquinas por perfil de uso. Em geral, parte-se das especificações pra definir se é "boa ou não", mas eu acredito que parte-se dos requisitos para definir a máquina:

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Filipe Maia disse:

Então meu amigo penso em um orçamento de no máximo 3000!

Meu sonho é uma Gaggia Classic UP, porém ainda não dá para mim!

Mais como não tenho experiência nenhuma com espresso, quero uma máquina para o meu ponto de partida, e uma máquina que eu posso evoluir ter um certo controle das variáveis!

O orçamento é bom. Mas a Gaggia Up tá um pouquinho acima mesmo rs

 

Mas com este orçamento eu pensaria em algo no mercado de usados. Tem muita máquina bem cuidada sendo vendida.

Eu não sou fã de caldeira de alumínio (tenho uma Baby Twin e sei como é). Por isso, eu esperaria alguma com caldeira de latão surgir no Mercado Livre ou Olx por 3000-3500 (neste ano já vi 3 surgirem nesta faixa de preço).

O nome é Gaggia E24.

Mas se gostar de máquina um pouquinho mais antiga, acho que alguma Ascaso, Fiamma e Brasilia são excepcionais também.

 

E se você conseguir chegar no 4k, sempre aparece uma MiiCoffee Apex v2 neste valor na Olx. E aí você já terá PID e controle de pressão. Além de thermoblock dedicado para vaporização.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Ascaso Dream Branca 127v, está a disposição amigo;

 

Máquina importada e usada somente para testes;

 

https://se.olx.com.br/sergipe/eletro/eletroportateis-para-cozinha-e-limpeza/cafeteira-ascaso-dream-127v-1507674065?utm_medium=shared_link&utm_source=direct

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Não é consenso, mas estamos aqui pra trocar ideias... Eu iria de Philco 15 bar e explico porque. Espresso é como se fosse um novo hobby mais complexo que os coados. O sabor é diferente e as frustrações ao longo do processo fazem muita gente desistir. Compra uma máquina bem barata e, se quiser, faz modificação nela. Se depois de uns 6 meses você não sentiu vontade de desistir, vende ela e investe numa máquina mais robusta. Seu orçamento hoje é de 3k, mas imagina que você se apaixona de verdade e, daqui há um tempo, você já vai direto na Gaggia Up.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

20 horas atrás, Bruno Silvia disse:

*Faltou um borrifador pra fazer RDT (são baratinhos)

E um batedor de borra de café. Totalmente dispensável, mas muito legal.

 

26 minutos atrás, Leandro_M disse:

Compra uma máquina bem barata e, se quiser, faz modificação nela.

Detalhe importante é que se a máquina for bem barata e não quiser fazer nenhuma modificação nela, TALVEZ seja decepcionante para quem está querendo tirar um bom espresso. Nesse caso, gastar um pouco mais pode ser mais eficiente.

 

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, TOMCAF disse:

Tenho uma Ascaso Dream Branca 127v, está a disposição amigo;

Máquina importada e usada somente para testes;

https://se.olx.com.br/sergipe/eletro/eletroportateis-para-cozinha-e-limpeza/cafeteira-ascaso-dream-127v-1507674065?utm_medium=shared_link&utm_source=direct

Máquina sensacional! E muito bonita.

Parabéns!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

Dê uma olhada nesse vídeo, onde analiso máquinas por perfil de uso. Em geral, parte-se das especificações pra definir se é "boa ou não", mas eu acredito que parte-se dos requisitos para definir a máquina:

 

 

 

Meu amigo, existe a possibilidade de assitir esse vídeo no idioma português BR?

1 hora atrás, Bruno Silvia disse:

O orçamento é bom. Mas a Gaggia Up tá um pouquinho acima mesmo rs

 

Mas com este orçamento eu pensaria em algo no mercado de usados. Tem muita máquina bem cuidada sendo vendida.

Eu não sou fã de caldeira de alumínio (tenho uma Baby Twin e sei como é). Por isso, eu esperaria alguma com caldeira de latão surgir no Mercado Livre ou Olx por 3000-3500 (neste ano já vi 3 surgirem nesta faixa de preço).

O nome é Gaggia E24.

Mas se gostar de máquina um pouquinho mais antiga, acho que alguma Ascaso, Fiamma e Brasilia são excepcionais também.

 

E se você conseguir chegar no 4k, sempre aparece uma MiiCoffee Apex v2 neste valor na Olx. E aí você já terá PID e controle de pressão. Além de thermoblock dedicado para vaporização.

 

 

 

Muito obrigado!

Vou ficar de olho nas oportunidades!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Leandro_M said:

 

 

Não é consenso, mas estamos aqui pra trocar ideias... Eu iria de Philco 15 bar e explico porque. Espresso é como se fosse um novo hobby mais complexo que os coados. O sabor é diferente e as frustrações ao longo do processo fazem muita gente desistir. Compra uma máquina bem barata e, se quiser, faz modificação nela. Se depois de uns 6 meses você não sentiu vontade de desistir, vende ela e investe numa máquina mais robusta. Seu orçamento hoje é de 3k, mas imagina que você se apaixona de verdade e, daqui há um tempo, você já vai direto na Gaggia Up.

Concordo com essa visão, quando decidi começar no espresso meu racional foi gastar o mínimo possível pra ver se eu gostava do hobby. Além da bebida, é um ritual e workflow bem diferente. Comprei uma Mondial C08 usada no facebook por 150 reais, um portafiltro naked com filtro não-pressurizado e nela fui brincando e me desenvolvendo. Quando decidi que aquilo era para mim esperei a oportunidade de fazer um upgrade e vendi a mondial C08. Como já tinha comprado usada praticamente não perdi valor, ainda agrega por vender o kit completinho com tamper, funil, portafiltro e outros acessórios para outro iniciante do Hobby.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Rafael Simas disse:

Concordo com essa visão, quando decidi começar no espresso meu racional foi gastar o mínimo possível pra ver se eu gostava do hobby. Além da bebida, é um ritual e workflow bem diferente. Comprei uma Mondial C08 usada no facebook por 150 reais, um portafiltro naked com filtro não-pressurizado e nela fui brincando e me desenvolvendo. Quando decidi que aquilo era para mim esperei a oportunidade de fazer um upgrade e vendi a mondial C08. Como já tinha comprado usada praticamente não perdi valor, ainda agrega por vender o kit completinho com tamper, funil, portafiltro e outros acessórios para outro iniciante do Hobby.

Lembro da minha, foi minha porta de entrada para o Hobby;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...