eldermarco Postado 16 de Abril Denunciar Share Postado 16 de Abril 12 horas atrás, regisassao disse: Ajuste em dose é mais quando o moedor não tem precisão suficiente. O K4 tem. Eu fixaria a quantidade de café e ajustaria a moagem. Eu costumava fazer dessa maneira também, fixando a dose e alterando somente a moagem. Mas um vídeo do William me ajudou bastante a entender que a dosagem também pode fazer parte do ajuste e fazer você alcançar um resultado mais de acordo com o que você espera. E de fato, eu consegui resultados bem melhores na Breville e está ajudando na minha outra máquina. Segue o link, caso alguém tenha curiosidade: https://www.instagram.com/reel/C18Kt1iseyU/?igsh=MW15dnd5b2NhOXBkag== 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ecmacedo Postado 16 de Abril Denunciar Share Postado 16 de Abril 17 horas atrás, valacomum disse: Olá. Quantos mL? Se você consegue repetir este preparo, perfeito; happy wife, happy life. Antes de tudo: cabe esta quantidade de café no cesto? Saudações! A xícara é de 80ml, mas nunca medi a quantidade de café extraído, não chega a encher a xícara, fica um pouco acima da metade, coloquei água até onde foi a extração e em um medidor deu entre 50 e 60ml cabe sim, estou usando o filtro original para dose dupla que vem na poemia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 16 de Abril Denunciar Share Postado 16 de Abril 6 horas atrás, eldermarco disse: Eu costumava fazer dessa maneira também, fixando a dose e alterando somente a moagem. Mas um vídeo do William me ajudou bastante a entender que a dosagem também pode fazer parte do ajuste e fazer você alcançar um resultado mais de acordo com o que você espera. E de fato, eu consegui resultados bem melhores na Breville e está ajudando na minha outra máquina. Segue o link, caso alguém tenha curiosidade: https://www.instagram.com/reel/C18Kt1iseyU/?igsh=MW15dnd5b2NhOXBkag== Faz sentido. Não sei também se o portafiltro do @ecmacedo já está muito cheio ou não, mas se tiver espaço (procure por teste da moeda ecmacedo), pode tentar. Em 15/04/2024 at 03:54, ecmacedo disse: Tenho uma poemia e um K4, o espresso aprovado foi com o K4 no ajuste 70 e usando 18 gramas do café caramelo & mel da net cafés, a extração saiu continua e encheu a xícara do espresso com 19 segundos. Esse estava ótimo rsrs Uma coisa que não entendi: se estava ótimo, o que faltou melhorar? Por que quer afinar a moagem ou aumentar a dose? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ecmacedo Postado 16 de Abril Denunciar Share Postado 16 de Abril Blz @regisassao, vou procurar pelo teste da moeda. mesmo estando ótimo para o paladar dela, fiquei na dúvida se uma extração de 50/55ml em 19 segundos seria muito rápida, e poderia estar a perder algo no resultado final do café. faz sentido? Ou é viagem de iniciante kkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 16 de Abril Denunciar Share Postado 16 de Abril Olá. Sim, é uma extração para lá de rápida, @ecmacedo. A referência seria algo como 30mL em 25s; por isso eu tinha perguntado qual a quantidade de café que estava sendo preparada. Agora, observe que isso é uma referência e não uma regra sagrada imutável. Se está do agrado de quem bebe, não tem parâmetro no universo que se sobreponha ao paladar -- ainda mais em se tratando da Digníssima Senhora Esposa. De todo modo, você pode partir deste ponto para, alterando as diversas variáveis, testar quais outras possibilidades seriam agradáveis e quais não seriam. Interessante anotar em um caderninho, para saber quais receitas repetir e quais evitar. Algo como: características do grão, x gramas de café, moedor no clique y, z segundos de extração, n mililitros na xícara e avaliação. Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 16 de Abril Denunciar Share Postado 16 de Abril 3 horas atrás, ecmacedo disse: Blz @regisassao, vou procurar pelo teste da moeda. mesmo estando ótimo para o paladar dela, fiquei na dúvida se uma extração de 50/55ml em 19 segundos seria muito rápida, e poderia estar a perder algo no resultado final do café. faz sentido? Ou é viagem de iniciante kkkk A principal regra é: se gostou ta ótimo... rs... Mas vale provar diferentes "receitas" para aprender a pilotar sua Poemia quando o sabor nao agradar e pra descobrir melhor qual o seu perfil. E eu tbm curto umas extrações rápidas, pois gosto de acidez no espresso, dos mais frutados. Mas a maioria é o oposto. Tiro varios nessa faixa dos 20s, talvez nao todos em 1:3 como no seu caso, mas ja fiz sim. Em geral eu fico em 1:2 a 1:2.5. Pesquise tbm sobre o turbo shot. Acho prematuro testar a receita logo no inicio da jornada, mas é interessante saber que existe, e talvez sua extração tenha sido meio que um turbo shot. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 16 de Abril Denunciar Share Postado 16 de Abril E além dessa sugestão do @regisassao eu também sugiro frequentar boas cafeterias. A maioria das minhas referências surgiram em cafeterias onde tem pessoas que sabem o que estão fazendo. Isso te dá uma boa noção sobre o que esperar das suas extrações. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ecmacedo Postado 17 de Abril Denunciar Share Postado 17 de Abril Valeu pessoal, obrigado pelas dicas! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mauricio11 Postado 19 de Maio Denunciar Share Postado 19 de Maio Pessoal, vale a pena fazer upgrade do K4 para o J-Ultra por conta do sensorial? Ou é besteira?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 19 de Maio Denunciar Share Postado 19 de Maio Olá. Uma pergunta a fazer para si mesmo nessas horas é sobre a percepção das sutilezas do café, fazendo alguns testes às cegas para ver se identifica a diferença de um mesmo grão preparado em métodos diferentes; ou no mesmo método, mas com granulometrias diferentes; ou, ainda, notas de grãos com perfis sensoriais parecidos etc. Sobre a comparação entre os dois moedores, eu vou deixar para colegas do Fórum que conhecem melhor esses moedores: @regisassao, @MarcioMO... Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 20 de Maio Denunciar Share Postado 20 de Maio 16 horas atrás, valacomum disse: Olá. Uma pergunta a fazer para si mesmo nessas horas é sobre a percepção das sutilezas do café, fazendo alguns testes às cegas para ver se identifica a diferença de um mesmo grão preparado em métodos diferentes; ou no mesmo método, mas com granulometrias diferentes; ou, ainda, notas de grãos com perfis sensoriais parecidos etc. Sobre a comparação entre os dois moedores, eu vou deixar para colegas do Fórum que conhecem melhor esses moedores: @regisassao, @MarcioMO... Saudações! Eu conheço o K4, mas não o J-Ultra. Vou deixar pro @MarcioMO, mas acho que ele já deu opinião sobre esses dois. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 21 de Maio Autor Denunciar Share Postado 21 de Maio Em 20/05/2024 at 11:24, regisassao disse: Eu conheço o K4, mas não o J-Ultra. Vou deixar pro @MarcioMO, mas acho que ele já deu opinião sobre esses dois. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
gabrielperes Postado 2 de Junho Denunciar Share Postado 2 de Junho Oi pessoal, Parece que o K4 está fora de estoque em todo lugar. Alguém sabe se a kingrinder desistiu dele? Tem algum moedor focado em espressos na mesma faixa de preço que substitui ele? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 3 de Junho Denunciar Share Postado 3 de Junho 38 minutos atrás, gabrielperes disse: Oi pessoal, Parece que o K4 está fora de estoque em todo lugar. Alguém sabe se a kingrinder desistiu dele? Tem algum moedor focado em espressos na mesma faixa de preço que substitui ele? O K4 foi descontinuado, até onde eu sei. O K6 também é um bom moedor para espressos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 3 de Junho Denunciar Share Postado 3 de Junho 7 horas atrás, gabrielperes disse: Oi pessoal, Parece que o K4 está fora de estoque em todo lugar. Alguém sabe se a kingrinder desistiu dele? Tem algum moedor focado em espressos na mesma faixa de preço que substitui ele? O pessoal tem falado bem do J1 Pro. O K6 mói pra espresso, mas eu acho um pouco lento, tanto que tenho os dois e acabo usando o K4 quando preciso optar entre os dois. E por um pouco mais tem os 1zpresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
gabrielperes Postado 3 de Junho Denunciar Share Postado 3 de Junho To com sorte. Os Jaffee J1 Pro sumiram do aliexpress também. Todo link que peguei ta desativado e não aparece um na busca. Dos 1zpresso série J, o mais baratinho ta o j-max por R$1600 (taxas inclusas), nesse valor já compensa pular para um j-ultra (R$2000 com taxas inclusas) Por enquanto o K6 ta sendo a única opção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 3 de Junho Denunciar Share Postado 3 de Junho 3 horas atrás, gabrielperes disse: To com sorte. Os Jaffee J1 Pro sumiram do aliexpress também. Todo link que peguei ta desativado e não aparece um na busca. Dos 1zpresso série J, o mais baratinho ta o j-max por R$1600 (taxas inclusas), nesse valor já compensa pular para um j-ultra (R$2000 com taxas inclusas) Por enquanto o K6 ta sendo a única opção. Deve ter sido a promoção recente. Aguenta um pouco que aparece. Mas na faixa dos 2k, compensa o Bravito. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 5 de Junho Denunciar Share Postado 5 de Junho On 6/3/2024 at 10:10 AM, gabrielperes said: To com sorte. Os Jaffee J1 Pro sumiram do aliexpress também. Todo link que peguei ta desativado e não aparece um na busca. Dos 1zpresso série J, o mais baratinho ta o j-max por R$1600 (taxas inclusas), nesse valor já compensa pular para um j-ultra (R$2000 com taxas inclusas) Por enquanto o K6 ta sendo a única opção. se o foco for espresso eu seguraria um pouco ao invés de pegar o K6. Outras opções além das que vc citou, com preços bem distintos, em estoque: - iCafilas por ~220 taxas inclusas - 1Zpresso JX ~1050 taxas inclusas - 1Zpresso JE Plus ~1350 taxas inclusas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Delta9 Postado 4 de Julho Denunciar Share Postado 4 de Julho Oi Pessoal, minha primeira postagem aqui no fórum. Gostaria de saber qual dos moedores mencionados se assemelha mais ao K4 em termos de características, especialmente na produção de um espresso encorpado e doce. Com base nas características mencionadas, qual moedor vocês recomendariam? Alguém já teve experiência com esses moedores e pode compartilhar suas opiniões? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas