Ir para conteúdo

Kingrinder K6


MarcioMO

Postagens recomendadas

Boa noite!

Compartilho as primeiras impressões do Kingrinder K6 fazendo um breve comparativo com o 1zpresso K pro.

Só lembrando que o K5 tem a mesmas mós com ajuste na parte inferior e com menos precisão que o K6. Assim, como K4 está para o K3.

 

- Estruturas semelhantes nos rolamentos (3 no total), eixo, fixadores, ajuste no colar superior, mós de 48mm e manivelas. Tanto que os coletores são iguais e as alavancas são intercambiáveis

- As mós merecem um comentário a parte, pois não consigo ver diferença entre elas e são muito semelhantes a do Comandante. Vide foto

- A precisão entre clicks do k6 é 16 contra 22 microns do k pro. Ainda não testei no espresso, por isso não sei se isso é significativo na prática. Mas, para v60, kalita e aeropress não vi vantagem.

- No k6, dá para dar 4 voltas no colar contra 1,5 volta do k pro. Aqui vale um comentário de que o k pro é bem mais versátil para se trocar métodos. Troco de v60 moido grosso (kasuya 4:6) para moka pot bem rápido.

- Ambos são extremamente rápidos nas moagens, mas exigem uma força se comparar com o kinu. Achei moagem do k6 mais áspera, menos fluida e com um pouco mais de força do que no k pro. Algo análogo ao que comentamos do k2 e JX. A alavanca um pouco mais curta contribui para isso também.

- Só fiz um comparativo de v60 entre os dois e não consigo ver diferença. Calibrei pelo tempo de extração e yields bem próximos.

- Preço do k6 é ótimo (cerca de 850 reais) em relação aos 1200 reais do k pro.

 

Assim, para finalizar, não resta dúvida (para mim) que o k6 é um ótimo custo benefício.

Se alguém também já testou o k6, por favor, compartilha a experiência e vamos conversar.

 

Bons cafés!

 

dafe1066cee1d9c81c049faf5090f2d9.jpgb8c7818a2d1a7d7387473d649b238bab.jpg4b3d81c42bd5561831e03dfe9fa66a27.jpgc745bff5d0713fc18356743985cca508.jpgae6d265d8a34d8f54b26895e9d6eaf7b.jpgc54f68169f086b04029cc392e3e495a6.jpgd1abd897733f48d95f4f8d90c81da9a7.jpg

 

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima análise!
 
Coincidentemente ontem saiu review do Our Coffee Shelter sobre o K6: https://www.instagram.com/ourcoffeeshelter/p/CXT_fI5K0uQ/?utm_medium=copy_link
Achei muito bom! Tem um review do k3 no you tube também



Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Boa tarde, [mention=12532]MarcioMO[/mention].

Você já teve o K4 e o K6 em mãos. Pensando em um moedor para coados, vale a pena pagar a diferença de preço entre os dois?
Fala Victor! Para coados é o k6, pois as mós são para coados, gerando menos fines. São iguais do k-pro e geram xicaras limpas e balanceadas sendo possível perceber bem as notas separadamente. O k4 é para espressos, mas eu gosto fazer um café mais perfil caramelo no v60 com ele, pois ressalta bem essa característica e dá mais corpo. Pensando em custo benefício para coados, acho que o k5 seria o melhor, pois tem as mesmas mós do k6 com pequena diferença de precisão entre clicks que não afeta o resultado nos coados. Então, eu pagaria a diferença entre o k4 e o k5 (o k6 também se vc não achar o k5) para coados!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, MarcioMO said:

Então, eu pagaria a diferença entre o k4 e o k5 (o k6 também se vc não achar o k5) para coados!

Pois é.  Não achei o K5. Na realidade poderia comprar ele na Amazon e trazer com um familiar pro Brasil. Mas vai sair mais caro que o K6 no aliexpress, porque vai rolar um desconto por esses dias. 

 

Então acho que o K6 fica sendo melhor. E ainda tem o ajuste externo :D.

 

Mas obrigado. Eu tinha lido sobre isso do K6 ser mais indicado para coados mesmo e você reforçou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.  Não achei o K5. Na realidade poderia comprar ele na Amazon e trazer com um familiar pro Brasil. Mas vai sair mais caro que o K6 no aliexpress, porque vai rolar um desconto por esses dias. 
 
Então acho que o K6 fica sendo melhor. E ainda tem o ajuste externo [emoji3].
 
Mas obrigado. Eu tinha lido sobre isso do K6 ser mais indicado para coados mesmo e você reforçou. 
Legal! Esqueci de mencionar que dá para tirar bons espressos com k6 também. Eles não ficam com aquele corpo produzido pelo kinu ou bravito. Então, acho que gera um bom resultado quando se usa cafés mais ácidos, resultando numa xicara mais equilibrada (corpo, doçura e acidez). Eu particularmente gosto. Para os cafés com torras mais escuras e menos ácidos, prefiro o resultado dos dois citados. Aproveita a promoção! Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o K6 numa promoção do Ali. Paguei cerca de 700 reais. Até agora usei mais pra coados mesmos. Nas vezes que mói para espresso, achei a velocidade de moagem muito boa, mas tem que fazer uma forcinha porque dá umas travadas.

 

O sabor fica perceptivelmente melhor que o do timemore C2, a construção não tem comparação e a experiência de uso como um todo também é bem melhor. Estou bem satisfeito com a compra. 

 

Estou esperando chegar um picopresso pra fazer mais testes com ele no espresso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o K6 numa promoção do Ali. Paguei cerca de 700 reais. Até agora usei mais pra coados mesmos. Nas vezes que mói para espresso, achei a velocidade de moagem muito boa, mas tem que fazer uma forcinha porque dá umas travadas.
 
O sabor fica perceptivelmente melhor que o do timemore C2, a construção não tem comparação e a experiência de uso como um todo também é bem melhor. Estou bem satisfeito com a compra. 
 
Estou esperando chegar um picopresso pra fazer mais testes com ele no espresso.
Já que falou do C2... Pra mim são categorias diferentes e, portanto, o k2,k3,k4,k5 e k6 são todos melhores do que ele, especialmente na xícara. Agora comprando com o comandante C40, tem o mesmo perfil de aroma e sabor, mas não chega na intensidade e clareza do C40. Mas o k6 moi muito mais rápido do que o C40, especialmente mokapot e espresso.E penso que a diferença de preço entre eles não é justificada.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando a experiência do K6 no espresso: estou tirando ótimos shots com o K6 e a oster perfect brew, bem superiores aos que conseguiram com o moedor da própria máquina. Estou usando a moagem no 46 (45 a 50 dependendo do grão) e tenho conseguido bons espressos. A moagem não é mto macia e exige uma certa força, mas é mto rápida. Estou bem satisfeito.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando a experiência do K6 no espresso: estou tirando ótimos shots com o K6 e a oster perfect brew, bem superiores aos que conseguiram com o moedor da própria máquina. Estou usando a moagem no 46 (45 a 50 dependendo do grão) e tenho conseguido bons espressos. A moagem não é mto macia e exige uma certa força, mas é mto rápida. Estou bem satisfeito.
 
 
Olá Mário! Não conheço o moedor que vem na oster, mas ela não deve ser muito precisa igual ao k6 é o conjunto de mós do k6 deve ser melhor pelo resultado que descreveu. Já fez extrações de v60 ou melitta? Vai se surpreender com o resultado também! Eu tenho testado ele no espresso (perto dos 50 clicks) também e não tive dificuldade de ajustar para uma boa extração próxima dos 30s com 1:2 ratio.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MarcioMO disse:

Olá Mário! Não conheço o moedor que vem na oster, mas ela não deve ser muito precisa igual ao k6 é o conjunto de mós do k6 deve ser melhor pelo resultado que descreveu. Já fez extrações de v60 ou melitta? Vai se surpreender com o resultado também! Eu tenho testado ele no espresso (perto dos 50 clicks) também e não tive dificuldade de ajustar para uma boa extração próxima dos 30s com 1:2 ratio.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

 

Tenho usado bastante com V60 e clever e estou gostando muitos dos resultados. Moagem extremamente rápida e aparentemente mto consistente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho usado bastante com V60 e clever e estou gostando muitos dos resultados. Moagem extremamente rápida e aparentemente mto consistente.
Hoje testei uma moagem mais grossa (quase prensa) no kalita e ficou muito bom também, pois nessa granulometria os fines são pouquíssimos nesse moedor. O resultado foi um café com corpo, doce e com acidez leve no final. Todas as notas sensoriais do café (Floral, caramelo, castanhas e laranja) descrita apareceram.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

E aí, pessoal, tudo bem? Continuando aqui as impressões sobre o K6.

Essa semana comecei minha aventura nos espressos com o K6 e a cafeteira Oster Cappuccino.

Comprei um café Orfeu Clássico mesmo, em mercado, para começar as experiências. E vou te falar, as primeiras foram horríveis... hehehe.

Ainda não tenho a balança então fui na tentativa e erro, colocando uma medida de café e partindo do click 46 (copiando aqui o @MarioFreitasN). Tava usando o filtro 'pequeno' e não deu mto certo. A extração foi mto rápida e ficou aguado. Fui mudando moagem, força no tamper e tempo de extração.

Finalmente consegui tirar um espresso bebível usando uma medida (da própria máquina) de café, click 48, força moderada, filtro duplo e uns 35 segundos para 100ml.

Tenho certeza que ainda vai melhorar muito, mas para as primeiras xícaras, valeu à pena.

Não fugindo mais do tópico, curti demais o K6. Infelizmente não tenho com o que comparar pois é o meu primeiro, mas estou mto satisfeito. 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, pessoal, tudo bem? Continuando aqui as impressões sobre o K6.
Essa semana comecei minha aventura nos espressos com o K6 e a cafeteira Oster Cappuccino.
Comprei um café Orfeu Clássico mesmo, em mercado, para começar as experiências. E vou te falar, as primeiras foram horríveis... hehehe.
Ainda não tenho a balança então fui na tentativa e erro, colocando uma medida de café e partindo do click 46 (copiando aqui o [mention=12699]MarioFreitasN[/mention]). Tava usando o filtro 'pequeno' e não deu mto certo. A extração foi mto rápida e ficou aguado. Fui mudando moagem, força no tamper e tempo de extração.
Finalmente consegui tirar um espresso bebível usando uma medida (da própria máquina) de café, click 48, força moderada, filtro duplo e uns 35 segundos para 100ml.
Tenho certeza que ainda vai melhorar muito, mas para as primeiras xícaras, valeu à pena.
Não fugindo mais do tópico, curti demais o K6. Infelizmente não tenho com o que comparar pois é o meu primeiro, mas estou mto satisfeito. 
Abçs
Esse café geralmente não tem torra fresca, então fica bem difícil extrair um bom espresso. Outro ponto é seu ratio... não sei quanto cabe no seu PF duplo, mas não deve ser mais do que 20g. Então seria um ratio de 1: 5, o que é muito para um espresso. Claro que gosto não se discutir, mas tenta usar 1:2 até 1:3 e veja a diferença.
No K6, em geral, precisava moer mais fino (em clicks) do que o k4 mesmo.


Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pergunta difícil... o K4 tende a gerar mais fines e extrair mais doçura, é mais focado em Espresso. O K6 é mais multiuso. Mas tudo isso depende de você conseguir extrair o máximo de um café. Usar o K4 com uma moagem mais grossa também tende a deixar um pouco mais ácido, assim como reduzir a temperatura ou o tempo de infusao tendem a reduzir o amargor... Eu não usei o K6, mas o Thales do Não sou Barista fez um review recentemente. Eu acho que com conhecimento você tira bons cafés tanto no espresso como na aeropress com qualquer desses dois. Se faz mais espresso, vai de k4, se faz mais aeroportos, vai de K6, que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Para usar em espressos e aeropress.... Vcs recomendam o K4 ou K6? Gracias
Olá Vinicius.
O que sugiro é definir qual dos dois é prioridade e se quiser ser mais especifico ainda, qual perfil de sabor te agrada mais. E aí segue o que o Regis acabou de escrever. Se puder, compra os dois! Rs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2022 at 22:39, regisassao disse:

Pergunta difícil... o K4 tende a gerar mais fines e extrair mais doçura, é mais focado em Espresso. O K6 é mais multiuso. Mas tudo isso depende de você conseguir extrair o máximo de um café. Usar o K4 com uma moagem mais grossa também tende a deixar um pouco mais ácido, assim como reduzir a temperatura ou o tempo de infusao tendem a reduzir o amargor... Eu não usei o K6, mas o Thales do Não sou Barista fez um review recentemente. Eu acho que com conhecimento você tira bons cafés tanto no espresso como na aeropress com qualquer desses dois. Se faz mais espresso, vai de k4, se faz mais aeroportos, vai de K6, que tal?

 

Em 12/03/2022 at 23:45, MarcioMO disse:

Olá Vinicius.
O que sugiro é definir qual dos dois é prioridade e se quiser ser mais especifico ainda, qual perfil de sabor te agrada mais. E aí segue o que o Regis acabou de escrever. Se puder, compra os dois! Rs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Obrigado! Eu faço um espresso e uma aeropress por dia... Sem prioridade entre eles hehe. Mas realmente acho que qualquer um dos dois vai me atender bem. Acho até que o K4 melhor, focando no espresso e ajustando mais fatores extras na aeropress. Hoje estou usando um Timemore C2 pra aero e um Knock Aergrinder pra espresso, mas quero ficar só com um moedor. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou dizer que eu não uso o Aergrinder nos dois métodos porque meu moedor foi um dos primeiros lançados e deu problema, volta e meia ele perde a regulagem enquanto estou moendo. Funciona mas é chato, tem que ficar prestando atenção e moendo com cuidado. Fiquei um tempo sem beber espresso e peguei um Timemore só pra quebrar o galho. Agora voltei ao espresso, por isso quero trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou dizer que eu não uso o Aergrinder nos dois métodos porque meu moedor foi um dos primeiros lançados e deu problema, volta e meia ele perde a regulagem enquanto estou moendo. Funciona mas é chato, tem que ficar prestando atenção e moendo com cuidado. Fiquei um tempo sem beber espresso e peguei um Timemore só pra quebrar o galho. Agora voltei ao espresso, por isso quero trocar.
Já li sobre relatos do sistema da aergrind e feldgrind perderam a regulagem quando se moi par espressos. Vai extrair ótimos espressos com os kingrinders!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoal!

Esse K6 está com um preço interessante atualmente. 

Hoje tenho um Timemore C2 para coados e um Breville para espressos.

Faço sempre variações entre coados e espressos. Porém priorizo os coados.

Não sou muito exigente, mas tenho pensado em ter um único moedor para espressos e coados em caso algum dos meus dê problema.

Seria esse K6 uma opção interessante?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!
Esse K6 está com um preço interessante atualmente. 
Hoje tenho um Timemore C2 para coados e um Breville para espressos.
Faço sempre variações entre coados e espressos. Porém priorizo os coados.
Não sou muito exigente, mas tenho pensado em ter um único moedor para espressos e coados em caso algum dos meus dê problema.
Seria esse K6 uma opção interessante?
 
Boa tarde Diego. Acho que o k6 seria uma ótima escolha! Aliás, se vc comprar o K6, vai deixar o c2 de lado. E se não fizer questão da comodidade de um elétrico, vai deixar a breville de lado também. Pra mim, ele é melhor do que ambos.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diegowo se ainda não viu, dá uma olhada no review do Não Sou Barista sobre o K6. Ele não faz comparação direta, mas tem review do C2, e se não me engano dos moedores da Breville e Baratza. Como ele tem um padrão de review, inclusive com degustação, pode te dar uma boa referência. 

Eu não tenho o K6, mas pela minha experiência com o K2, acho que ambos seriam ótimas opções como moedores backup (e mesmo como principais) e certamente você vai encostar o C2 se comprar um Kingrinder.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MarcioMO disse:

Boa tarde Diego. Acho que o k6 seria uma ótima escolha! Aliás, se vc comprar o K6, vai deixar o c2 de lado. E se não fizer questão da comodidade de um elétrico, vai deixar a breville de lado também. Pra mim, ele é melhor do que ambos.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

 

59 minutos atrás, regisassao disse:

@Diegowo se ainda não viu, dá uma olhada no review do Não Sou Barista sobre o K6. Ele não faz comparação direta, mas tem review do C2, e se não me engano dos moedores da Breville e Baratza. Como ele tem um padrão de review, inclusive com degustação, pode te dar uma boa referência. 

Eu não tenho o K6, mas pela minha experiência com o K2, acho que ambos seriam ótimas opções como moedores backup (e mesmo como principais) e certamente você vai encostar o C2 se comprar um Kingrinder.

Obrigado senhores!

Estava pesquisando sobre o K-PRO quando achei esse K6.

Em estética achei o K-PRO mais bonito, porém como meu foco é custo X benefício, creio que o K6 dê conta do trabalho.

Outra coisa que quero, é bater o olho no moedor e saber em qual regulagem se encontra. No Timemore sempre me perco quando vou trocar de método...

Pelo que entendi, o K6 entregaria isso, apesar de ter mais voltas que o K-PRO. Essa variação na quantidade de voltas tem algum benefício prático? Tipo, com mais voltas, terei mais opções de regulagem?

Achei muito interessante essa possibilidade do K6 se tornar o moedor principal. Me deixou mais interessado nele.

Vi quase a playlist toda de moedores! Kkkk quase fiquei confuso com tantas opções, mas acho que o K6 realmente se enquadra no meu perfil atual.

Mais uma vez lhes agradeço pelas dicas e atenção.

Valeu!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Diegowo disse:

Essa variação na quantidade de voltas tem algum benefício prático? Tipo, com mais voltas, terei mais opções de regulagem?

Eu tenho o K4, mesmo esquema: tem a vantagem de sabermos exatamente o ponto da moagem e tem um espaço entre cliques muito reduzido, que te dá possibilidade de regular bem tanto um espresso como um coado.

No K4, cada clique da 3-4 segundos de diferença na extração de um espresso. No K2, 4-6 segundos. K2 da 18 microns por clique e o K4 #! 16 microns por clique. No K6 também são 16 microns por clique mas não posso dizer que vai dar os mesmos 3-4 segundos que o K4.

Mas o que isso tudo significa: para ajustar o espresso você pode mudar 1 ou 2 cliques por vez, para coados, serão 5-10 cliques por vez. K Pro eu não lembro de cabeça a distancia entr clique, lembro que o JX Pro São 12.5 microns.

Em suma, o grande benefício é no espresso, na minha opinião. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado senhores!
Estava pesquisando sobre o K-PRO quando achei esse K6.
Em estética achei o K-PRO mais bonito, porém como meu foco é custo X benefício, creio que o K6 dê conta do trabalho.
Outra coisa que quero, é bater o olho no moedor e saber em qual regulagem se encontra. No Timemore sempre me perco quando vou trocar de método...
Pelo que entendi, o K6 entregaria isso, apesar de ter mais voltas que o K-PRO. Essa variação na quantidade de voltas tem algum benefício prático? Tipo, com mais voltas, terei mais opções de regulagem?
Achei muito interessante essa possibilidade do K6 se tornar o moedor principal. Me deixou mais interessado nele.
Vi quase a playlist toda de moedores! Kkkk quase fiquei confuso com tantas opções, mas acho que o K6 realmente se enquadra no meu perfil atual.
Mais uma vez lhes agradeço pelas dicas e atenção.
Valeu!!!
 
Em todos os que já testei vale esse racional, pois o afastamento (aproximacao) das mós é causado justamente pela rosca, ou seja, com a inclinação da espiral da rosca do eixo. Comparando o C2 com o k6, verá a diferença nas roscas. Mas, fizeram um trabalho excepcional no k pro (k plus e k max) fazendo ele cobrir todo o intervalo com 1,5 volta! O k6 tem até maior precisão para extrair espressos como falamos aqui neste post, mas precisa dar mais voltas. E para facilitar, usaram o indicador de voltas que vi pela primeira vez no Bravo mini. O benefício é na extracao do espressos e na mudança fácil de um método para outro (no caso do k pro). Bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...