Ir para conteúdo

Kingrinder K6


MarcioMO

Postagens recomendadas

@jordeka antes de tudo, eu desparafusaria a mó presa ao eixo e tentaria removêla (x da foto). O eixo vc consegue refazer por uns 50-100 reais num torneiro se precisar. Bastaria levar a peça danificada. As mós são outra história.
Vc pode comprar um pedaço pequeno de cano pvc grosso para colocar na base do moedor, sem o copo inferior, apioado somente na parte cinza entre a mó externa e a rosca do copo (circulo vermelho da foto). Isso é só para dar uma margem para o eixo sair sem bater na mesa e para não danificar a estrutura do moedor. 
Depois eu colocaria uma chave no topo do eixo, também para dar margem e proteger o moedor (outra foto). Com certeza faria isso com a rosca de ajuste desmontada. 
daí eu daria várias batidinhas firmes e leves do topo da chave com martelinhoprogredindo na força até sentir que é o limite. Se não sair, com extrema cautela para não pegar na mó externa, caso não se sinta confortável para removê-la, colocaria uma ou duas gotinhas de algum anti ferrugem entre o eixo e os rolamentos. Deixaria agir e tentaria de novo. Não funcionando, removeria as mós externas tambem e deixaria somente a estrutura do corpo com os rolamentos e eixo, emxarcaria de anti ferrugem e tentaria de novo, hahaha. 

Sei que é fogo e triste ver nossas coisas desse jeito.. mas uma vez aqui, seguimos como podemos :)

Fala comigo no privado se precisar de algo. 
 

IMG_4327.jpeg

abdd4b47-c817-40a5-be22-52b6cec6c2b7.jpeg

Tentei ilustrar um esquem sobre o uso do pvc, hahaha. 
Também esqueci de pedir para ignorarem a sugeira do moedor.. tava passando um coado, kkkk

ff67263e-2e22-4e31-93b8-00428b71bbf8.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, tenho uma dúvida: o zero real do moedor não bate com o clique zero. Eu teria que desmontar para calibrar ou apenas sono os cliques que vão além do zero (-6 no caso) ao valor que encontro para definir o valor utilizado no método escolhido?

Não seria recomendando encostar no zero para fazer o teste novamente?

Post editado após ter visto que alguém já havia postado sobre o Oring que vem no saquinho e que eu tinha perdido. 
Obrigado!

 

Editado por Helder Andrade
Parte do que perguntei já tinha resposta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue link

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
R$62,94 15%de desconto | O anel de borracha peças para kingrinder K0/K1/K2/K3/K4/K5/K6 o C anel peças para K4/K6
https://a.aliexpress.com/_mOoMwsq

A maioria não está calibrado no zero e não tem como ajustar... E nem precisa... o zero é só uma referência

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, MarcioMO disse:

Segue link

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
R$62,94 15%de desconto | O anel de borracha peças para kingrinder K0/K1/K2/K3/K4/K5/K6 o C anel peças para K4/K6
https://a.aliexpress.com/_mOoMwsq

A maioria não está calibrado no zero e não tem como ajustar... E nem precisa... o zero é só uma referência

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Obrigado, Márcio!

Dentre aqueles que usam o K6 para espresso na Aram (torra média e nova), qual a referência de cliques que tem utilizado mais?

E no B75?

Já vi pessoas utilizando entre clique 40-50 na Aram, mas só consegui 8 bar de pressão no Focus com clique 34 aproximadamente (no visor, desconsiderando esse desnivelamento com o zero real das lâminas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts... não sei dizer... eu não mantive os kingrinders... mas isso depende muito do método e torra que está usando... vai ajustando ao seu paladar sempre

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2021 at 20:36, MarcioMO disse:

 

Boa noite!

Compartilho as primeiras impressões do Kingrinder K6 fazendo um breve comparativo com o 1zpresso K pro.

Só lembrando que o K5 tem a mesmas mós com ajuste na parte inferior e com menos precisão que o K6. Assim, como K4 está para o K3.

 

- Estruturas semelhantes nos rolamentos (3 no total), eixo, fixadores, ajuste no colar superior, mós de 48mm e manivelas. Tanto que os coletores são iguais e as alavancas são intercambiáveis

- As mós merecem um comentário a parte, pois não consigo ver diferença entre elas e são muito semelhantes a do Comandante. Vide foto

- A precisão entre clicks do k6 é 16 contra 22 microns do k pro. Ainda não testei no espresso, por isso não sei se isso é significativo na prática. Mas, para v60, kalita e aeropress não vi vantagem.

- No k6, dá para dar 4 voltas no colar contra 1,5 volta do k pro. Aqui vale um comentário de que o k pro é bem mais versátil para se trocar métodos. Troco de v60 moido grosso (kasuya 4:6) para moka pot bem rápido.

- Ambos são extremamente rápidos nas moagens, mas exigem uma força se comparar com o kinu. Achei moagem do k6 mais áspera, menos fluida e com um pouco mais de força do que no k pro. Algo análogo ao que comentamos do k2 e JX. A alavanca um pouco mais curta contribui para isso também.

- Só fiz um comparativo de v60 entre os dois e não consigo ver diferença. Calibrei pelo tempo de extração e yields bem próximos.

- Preço do k6 é ótimo (cerca de 850 reais) em relação aos 1200 reais do k pro.

 

Assim, para finalizar, não resta dúvida (para mim) que o k6 é um ótimo custo benefício.

Se alguém também já testou o k6, por favor, compartilha a experiência e vamos conversar.

 

Bons cafés!

 

dafe1066cee1d9c81c049faf5090f2d9.jpgb8c7818a2d1a7d7387473d649b238bab.jpg4b3d81c42bd5561831e03dfe9fa66a27.jpgc745bff5d0713fc18356743985cca508.jpgae6d265d8a34d8f54b26895e9d6eaf7b.jpgc54f68169f086b04029cc392e3e495a6.jpgd1abd897733f48d95f4f8d90c81da9a7.jpg

 

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

 

 

 

Comprei o K6 recentemente e estou moendo os grãos no click 90 para extração no método V60. Preciso fazer alguns ajustes ainda para melhorar a extração da doçura. Desmontei o moedor para limpeza e fiquei quase 2 horas tentando reinstalar o clipe metálico no eixo, mas acabei aprendendo. Ele bem que podia ser mais fácil para desmontar/montar. Ah, esqueci de dizer que o clipe voou e fiquei algumas horas procurando, acabei encontrando-o. Achei a moagem bem consistente, fácil de fazer, além de muito rápida. O investimento foi caro mas valeu a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/02/2024 at 12:52, MarcioMO disse:

Segue link

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
R$62,94 15%de desconto | O anel de borracha peças para kingrinder K0/K1/K2/K3/K4/K5/K6 o C anel peças para K4/K6
https://a.aliexpress.com/_mOoMwsq

A maioria não está calibrado no zero e não tem como ajustar... E nem precisa... o zero é só uma referência

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Márcio, quando o ponto de início do K6 está antes do número zero do anel (colar), devo iniciar a contagem de clicks a partir de qual ponto?

Editado por Fernando Neres
Tornar o texto mais compreensível
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fernando Neres disse:

Márcio, quando o ponto de início do K6 está antes de zero, devo iniciar a contagem de qual click?

Tudo bom, Fernando? volte seu moedor até o início onde a manivela não mexe e coloque-o de lado. Aumente a regulagem até o peso da manivela ser capaz de fazê-la girar. Este é o click 1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fernando Neres disse:

Márcio, quando o ponto de início do K6 está antes de zero, devo iniciar a contagem de qual click?

Tem duas práticas: uma é quando não é possível apertar mais e a segunda é quando a alavanca para de girar. Quando vai trocar informações com alguém, o importante é ajustar essa referência.

Essa precisão de poucos cliques entre uma pratica e outra será pouco relevante, pois terá de ajustar a moagem pra cada café, método, máquina, paladar etc, nao é possível repetir o mesmo clique de outras pessoas.

As faixas de moagem são pontos de partida bem amplos também e acaba que o padrão de referência do zero faz pouca diferença. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...