Ir para conteúdo

[Mod] Tutorial: Dimmer na Philco 15 bar e outras


Postagens recomendadas

Fala galera, ja utilizei muitas dicas aqui do pessoal e farei minha contribuição com o video de como fiz meu Mod de dimmer na philco 15 bar, pra utilizar em 9 bar:

 

Pergunta mais frequente: Como voce sabe que ficou em 9 bar?

R: A cafeteira deve soltar aproximadamente 130gramas (ml) de agua em 30 segundos. (depois do mod é só medir com uma caneca e boas)

 

Cafeteiras espresso de entrada cismam em lançar produtos com alto volume de Bar em pressão, o que poucos sabem é que cafeteiras profissionais utilizam apenas 9 bar de pressão para trabalhar. O pó devidamente moído e compactado cria a pressão suficiente dentro do filtro quando em contato com a água, gerando o famoso CREMA, que se devidamente extraído é parte muito importante para medir a qualidade da torra, frescor dos grãos e extração da bebida Finalizando sua xícara com chave de “ouro”.

Basta um dimmer comum, pode ser já com caixinha se encontrar fácil, precisa ter ao menos 100w, as bombas de água utilizam em torno de 40 a 60w.

Meu dimmer foi de 400w pois foi o q achei mais barato e rápido pra comprar. Desmonte sua máquina e encontre o fio de alimentação elétrica da bomba de água.

Na Philco é o que sai do botão de acionamento da extração (botão do meio quando olhamos a maquina de frente. Por dentro temos o fio azul que é o fio que leva a energia para a bomba, então eu conectei um fio do dimmer (comprei terminais fêmea e macho) no lugar do fio azul, ligando o dimmer no botão, e o fio azul ligando na outra ponta do dimmer. E PRONTO!

Agora calibre seu dimmer para que a máquina extraia 130ml de água em 30 segundos, esta medida é uma base para fluxo de 9 bar de pressão. Achou?, voila ! Mágica feita.

 

 

  • Curtir 6
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se conseguir instalar o manômetro ajuda bem. Conforme a extração avança, a resistência diminui e a pressão cai, de forma que para ter precisão equivalente à OPV tem que ficar "pilotando" o dimmer. Mas tem que ser um manômetro com glicerina, senão, o ponteiro fica oscilando e não dá pra fazer leitura nenhuma.

Mas a técnica de medir vazão é uma boa mesmo. Quando eu não tinha o manômetro de glicerina fiz o mesmo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se precisar de ajuda, coloquei bastante detalhe no tópico da Poemia, e pode me mandar mensagem PVT tbm se quiser 
Show. Vou estudar por ele e pergunto o q for necessário

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos tópicos da Breville e Philco também tem informações e experiências compartilhadas.

 

7 horas atrás, rafaelsgarbulho disse:

Fala galera, ja utilizei muitas dicas aqui do pessoal e farei minha contribuição com o video de como fiz meu Mod de dimmer na philco 15 bar, pra utilizar em 9 bar:

 

Pergunta mais frequente: Como voce sabe que ficou em 9 bar?

R: A cafeteira deve soltar aproximadamente 130gramas (ml) de agua em 30 segundos. (depois do mod é só medir com uma caneca e boas)

 

Cafeteiras espresso de entrada cismam em lançar produtos com alto volume de Bar em pressão, o que poucos sabem é que cafeteiras profissionais utilizam apenas 9 bar de pressão para trabalhar. O pó devidamente moído e compactado cria a pressão suficiente dentro do filtro quando em contato com a água, gerando o famoso CREMA, que se devidamente extraído é parte muito importante para medir a qualidade da torra, frescor dos grãos e extração da bebida Finalizando sua xícara com chave de “ouro”.

Basta um dimmer comum, pode ser já com caixinha se encontrar fácil, precisa ter ao menos 100w, as bombas de água utilizam em torno de 40 a 60w.

Meu dimmer foi de 400w pois foi o q achei mais barato e rápido pra comprar. Desmonte sua máquina e encontre o fio de alimentação elétrica da bomba de água.

Na Philco é o que sai do botão de acionamento da extração (botão do meio quando olhamos a maquina de frente. Por dentro temos o fio azul que é o fio que leva a energia para a bomba, então eu conectei um fio do dimmer (comprei terminais fêmea e macho) no lugar do fio azul, ligando o dimmer no botão, e o fio azul ligando na outra ponta do dimmer. E PRONTO!

Agora calibre seu dimmer para que a máquina extraia 130ml de água em 30 segundos, esta medida é uma base para fluxo de 9 bar de pressão. Achou?, voila ! Mágica feita.

 

 

Comparando extrações a 15bar e 9bar, percebeu alguma diferença ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos tópicos da Breville e Philco também tem informações e experiências compartilhadas.
 
Comparando extrações a 15bar e 9bar, percebeu alguma diferença ? 
A extração do melhor grão que uso até hoje saia espirrando com tunelamento não importa o q eu fizesse. Até q com os 9 bar, a paZ

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, regisassao said:

Se conseguir instalar o manômetro ajuda bem. Conforme a extração avança, a resistência diminui e a pressão cai, de forma que para ter precisão equivalente à OPV tem que ficar "pilotando" o dimmer. Mas tem que ser um manômetro com glicerina, senão, o ponteiro fica oscilando e não dá pra fazer leitura nenhuma.

Mas a técnica de medir vazão é uma boa mesmo. Quando eu não tinha o manômetro de glicerina fiz o mesmo.

Fala Regis! Eu já li no tópico da Poemia, e vi que vc pegou o manômetro 1/8 bsp mas ficou muito pequeno, limitando o fluxo certo (mangueira inchada)? Acha que o tamanho ideal seria 1/4 bsp? A minha eh a mondial c08 e estou planejando aqui o mod, acredito que as especificações de conexões dessas máquinas de entrada sejam iguais.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Simas a rosca 1/8 ficou ótima. O problema da mangueira inchar é ser de silicone e não aguentar pressões elevadas. Aquela trançada da Poemia que aparece nas fotos é silicone com uma malha revestindo e dando a resistência a pressão. Tem gente aqui que comprou de outro material, se não me engano, PTFE, inclusive com outro tipo de conexão, acho que foi o @gabrieltravassos.

Acho que o importante é você abrir a máquina e medir o diâmetro interno da mangueira que sai da bomba e vai pra caldeira, pois é ali que estara a maior pressao. Com isso, voce dimensiona o T e mangueira para conectar ao manômetro. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, regisassao disse:

@Rafael Simas a rosca 1/8 ficou ótima. O problema da mangueira inchar é ser de silicone e não aguentar pressões elevadas. Aquela trançada da Poemia que aparece nas fotos é silicone com uma malha revestindo e dando a resistência a pressão. Tem gente aqui que comprou de outro material, se não me engano, PTFE, inclusive com outro tipo de conexão, acho que foi o @gabrieltravassos.

Foi isso mesmo. Usei tubo (PTFE) de 6x4 mm (padrão da minha máquina) com conectores de compressão.

Usei conectores de inox, mas tem tbm de latão (resistem a menos pressão):

https://a.aliexpress.com/_ms7YKd0

https://a.aliexpress.com/_mqPRGC

https://a.aliexpress.com/_mLYP986

Nos links acima tem diversos tamanhos / especificações.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 4/18/2022 at 6:27 PM, regisassao said:

Se precisar de ajuda, coloquei bastante detalhe no tópico da Poemia, e pode me mandar mensagem PVT tbm se quiser 

Regis, se achar melhor eu criar um topico novo tipo Projeto OPV Philco 15 bar me avisa bele?

Entao, comecei a estudar o opv pra minha philco, de quebra tb quero colocar um manometro porém as primeiras dificuldades foram:

- bitola da mangueira de agua muito fina

- saida da bomba contem uma peça que não estou querendo arriscar remover

envio fotos logo abaixo pra vc entender

452358370_caldeiraesaidadabombacopy.jpg.a4fbd948c5068bbffb076893fa471af9.jpg898736210_Caldeiraeentradadeaguacopy.thumb.jpg.7093da4bd872810549aac9c4f613814f.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaelsgarbulho você pode editar o tópico para mods na Philco 15 bar, não vejo necessidade de criar outro tópico. Mas como preferir. É que dimmer, OPV e manômetro andam bem juntos. PID poderia ser separado.

Sobre a mangueira, tive o mesmo receio. Acho que o mais fácil é cortar e colocar um T. Mas me parece que no seu caso, o mais adequado serão as de PTFE que o @gabrieltravassos indicou. Os conectores da sua maquina também parecem mais com os do Gabriel.

Ja OPV nao sei se consegue instalar nessa maquina. Na Poemia achei muito complicado e desisti. Mas veja aí. Quem sabe...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=10950]rafaelsgarbulho[/mention] você pode editar o tópico para mods na Philco 15 bar, não vejo necessidade de criar outro tópico. Mas como preferir. É que dimmer, OPV e manômetro andam bem juntos. PID poderia ser separado.
Sobre a mangueira, tive o mesmo receio. Acho que o mais fácil é cortar e colocar um T. Mas me parece que no seu caso, o mais adequado serão as de PTFE que o [mention=12682]gabrieltravassos[/mention] indicou. Os conectores da sua maquina também parecem mais com os do Gabriel.
Ja OPV nao sei se consegue instalar nessa maquina. Na Poemia achei muito complicado e desisti. Mas veja aí. Quem sabe...
Saquei... E se a válvula fosse bem na entrada da caldeira? Igual alguns fazem com a gaggia, nem q for pra usar do tipo mola.

Me lembrei agora de te responder melhor sobre a vaporização da Philco com dimmer:
Como ela tem botão de extração independente do de vapor eu liguei nele e no fio q fecha o circuito. Ou seja só passa pelo dimmer com o botão em modo ligado

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, rafaelsgarbulho disse:

E se a válvula fosse bem na entrada da caldeira? Igual alguns fazem com a gaggia, nem q for pra usar do tipo mola.

Em teoria, pode funcionar em qualquer lugar que instalar entre a bomba e a caldeira. A OPV é apenas uma válvula com mola interna. Quando a força é maior que a contraforca da mola, ela abre e água vai pelo bypass e cai no reservatório ou na bandeja.

Difícil é regular. Precisa ter um manômetro de grupo o que deve ser impossível encontrar pra Philco, teria que adaptar em um portafiltro com spouts rosqueados. O @Caio Oliveira fez e postou umas fotos no tópico da Poemia. Mas essa adaptação seria equivalente a medir a pressão no grupo sem vazão, o que não é verdade quando está extraindo café. Uma dica é abrir a válvula de vaporização para simular uma vazão equivalente  a extração de espressos.

Dependendo da sua OPV (da Poemia por exemplo) tem que ir cortando a mola, anel por anel, até chegar nos 9 bar. Tem umas que a regulagem é girando uma rosca (acho que as Breville são assim).

Outro ponto de atenção: 9 bar no grupo provavelmente significa 10 a 11 bar na saída da bomba.

Resumindo, acho mais fácil dimmer + manômetro.

Se tiver habilidades em programação, tambem pode comprar um transdutor de pressão e ligar num arduino. Aí já começa a multiplicar as opções, pois quem manja coloca um termopar, timer, medidor de vazão, daria pra fazer quase uma Decent, não fosse a caldeira pequena.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Pessoal, tudo bem?

Primeiramente, eu queria agradecer ao @rafaelsgarbulho, 90% do motivo pra eu ter feito a minha conta aqui foi pra te agradecer pelo tutorial de instalação do mod, consegui reproduzir aqui sem grandes problemas e deu um resultado muito bom, muito obrigado!


Em segundo lugar, eu queria pedir um indicativo de como vc mediu a pressão pra achar aquela referência dos 9 bar - a vazão de 130ml em 30 segundos. Eu queria criar algumas marcações na minha com referências de outras pressões (possivelmente 2bar e 6bar, por enquanto). Não sei se a regulagem do dimmer afeta linearmente a pressão no grupo da máquina, até tenho alguma lembrança de mecânica dos fluidos que eu fiz na faculdade mas tá bem nebuloso, e aplicando um Bernoulli básico (e provavelmente matando algum físico do fórum de ódio) eu achei uns valores meio absurdos.

E vlw! Espero conseguir contribuir para a comunidade ainda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 130 ml em 30s vem de uma curva de vazão vs pressão que encontraram para hma bomba ulka 15 bar que está na maioria das máquinas cadeiras.

O problema é que a moagem afeta diretamente a vazão e pressão, ou seja, moagem muito grossa, mesmo com a vazão de 130 ml a cada 30s, não atinge 9 bar. Moagem muito fina, mesmo com os 130 ml por 30 s, leva a pressões superiores a 9 bar.

Porém, no olho você vai vendo se o café tá saindo muito rápido ou lento, vai pilotando no dimmer. Não será preciso, mas você vai calibrado o olho e paladar, dá pra viver sem manômetro. 

Para ter certeza que a pressão está em 9 bar, só instalando o manômetro mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, regisassao disse:

Os 130 ml em 30s vem de uma curva de vazão vs pressão que encontraram para hma bomba ulka 15 bar que está na maioria das máquinas cadeiras.

O problema é que a moagem afeta diretamente a vazão e pressão, ou seja, moagem muito grossa, mesmo com a vazão de 130 ml a cada 30s, não atinge 9 bar. Moagem muito fina, mesmo com os 130 ml por 30 s, leva a pressões superiores a 9 bar.

Porém, no olho você vai vendo se o café tá saindo muito rápido ou lento, vai pilotando no dimmer. Não será preciso, mas você vai calibrado o olho e paladar, dá pra viver sem manômetro. 

Para ter certeza que a pressão está em 9 bar, só instalando o manômetro mesmo.

Há um detalhe que passa batido. Em algum momento, fizeram essas tabelas páginas de pressão vs vazão, e provavelmente foi feita em uma determinada máquina, porém ao passar a informação, ela foi transmitida como se a pressão vs vazão fosse referente ao modelo de bomba ulka em questão, o que não é verdade, pois há maquinas no mercado com giggleur e restritores antes do grupo, um exemplo são as Gaggias, se vc pegar uma Gaggia Viva/Color/Gran Gaggia e uma Gaggia Classic/Baby, na primeiras, vc não tem válvula de três vias, a injeção de água na caldeira não tem restrição alguma, a única "restrição" menor que o tubo de saída da bomba seria a saída pro grupo é algo em torno de 3mm, quase passagem livre, no entanto na Classic/Baby, a entrada da válvula de três vias, tem um restritor, de 0.5mm, que diminui bastante a vazão da bomba para o grupo. Essa regra de vazão vs pressão só pode ser aplicada em máquinas iguais, para comparação direta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2022 at 16:03, rafaelsgarbulho disse:

Entao, comecei a estudar o opv pra minha philco, de quebra tb quero colocar um manometro

Olá, @rafaelsgarbulho,

Você instalou o manometro? Poderia compartilhar as medidas de mangueiras, conectores, tamanhos de rosca do manometro, etc? De repente, até os links dos materiais que comprou.

Vou compilar um material para o Thales, mas não tenho uma Philco para verificar tudo isso.

Obrigado de antemão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá pessoal, tudo certo?

Desculpem se não for o local adequado do fórum para isto, mas tenho uma Electrolux Chef Crema Preta e estou com algumas dúvidas.

Recentemente comecei a fazer alguns mods nela, instalei um Dimmer na bomba e também um manômetro.
O manômetro primeiramente instalei diretamente na saída da bomba (antes da caldeira) com conexões rápidas, por último troquei o local e instalei após a caldeira (antes da Válvula Seletora de Água/Vapor) totalmente com conexões de metal de rosca. 


Minha dúvida é com relação a diferença de pressão marcada no manômetro quando regulo no dimmer utilizando o porta filtro cego (com plástico vedando) que marca 11 a 12 Bar com dimmer no máximo e tento deixar nos 10 Bar, mas durante as extrações o mesmo manômetro marca 5, 6 ou 7 Bar de pressão (oscilando um pouco, geralmente baixando durante a extração o que é normal). 

Regulo em 10 Bar pois pelo o que li aqui no fórum tem diferença próxima à 1 ou 1,5 Bar entre a marcação no manômetro e a saída no chuveiro de extração.


A diferença na marcação do manômetro foi o motivo de substituir o local de instalação do mesmo, na chance de não ter instalado no melhor local primeiramente.

Utilizo filtro despressurizado, um KINGrider K4, WDT, ditribuidor e tamber com base de alinhamento.
Os últimos grãos peguei com apenas 7 dias de torra.

Mesmo após várias tentativas não consigo observar no manômetro a pressão próxima a regulada quando utilizo o filtro cego para isto.

Se alguém tiver alguma experiência, fico grato pela atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutes ago, Bruno.Rodrigues said:

Olá pessoal, tudo certo?

Desculpem se não for o local adequado do fórum para isto, mas tenho uma Electrolux Chef Crema Preta e estou com algumas dúvidas.

Recentemente comecei a fazer alguns mods nela, instalei um Dimmer na bomba e também um manômetro.
O manômetro primeiramente instalei diretamente na saída da bomba (antes da caldeira) com conexões rápidas, por último troquei o local e instalei após a caldeira (antes da Válvula Seletora de Água/Vapor) totalmente com conexões de metal de rosca. 


Minha dúvida é com relação a diferença de pressão marcada no manômetro quando regulo no dimmer utilizando o porta filtro cego (com plástico vedando) que marca 11 a 12 Bar com dimmer no máximo e tento deixar nos 10 Bar, mas durante as extrações o mesmo manômetro marca 5, 6 ou 7 Bar de pressão (oscilando um pouco, geralmente baixando durante a extração o que é normal). 

Regulo em 10 Bar pois pelo o que li aqui no fórum tem diferença próxima à 1 ou 1,5 Bar entre a marcação no manômetro e a saída no chuveiro de extração.


A diferença na marcação do manômetro foi o motivo de substituir o local de instalação do mesmo, na chance de não ter instalado no melhor local primeiramente.

Utilizo filtro despressurizado, um KINGrider K4, WDT, ditribuidor e tamber com base de alinhamento.
Os últimos grãos peguei com apenas 7 dias de torra.

Mesmo após várias tentativas não consigo observar no manômetro a pressão próxima a regulada quando utilizo o filtro cego para isto.

Se alguém tiver alguma experiência, fico grato pela atenção de todos!

Fala Bruno! Basicamente o dimmer controla a vazão de água, não a pressão. 11 a 12 bar provavelmente é a pressão max da sua bomba, que nas bombas ulka (padrão nessas máquinas) são atingidas quando não tem vazão, ou seja, é uma pressão estática. Quando você usa o porta filtro cego é essa condição que está avaliando. Quando está extraindo o fluxo não é zero (tem água passando pelo bolo de café, certo?), então não vai chegar na pressão que você mediu em condição estática.

Agora você também consegue bons shots entre 6 e 7 bar de pressão, então acho que não precisa se preocupar. Tem até alguns que comentam que se você não tiver um moedor high-end, uma extração a 6,5bar é melhor, e com mais repetibilidade do que uma extração a 9 bar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rafael Simas disse:

Fala Bruno! Basicamente o dimmer controla a vazão de água, não a pressão. 11 a 12 bar provavelmente é a pressão max da sua bomba, que nas bombas ulka (padrão nessas máquinas) são atingidas quando não tem vazão, ou seja, é uma pressão estática. Quando você usa o porta filtro cego é essa condição que está avaliando. Quando está extraindo o fluxo não é zero (tem água passando pelo bolo de café, certo?), então não vai chegar na pressão que você mediu em condição estática.

Agora você também consegue bons shots entre 6 e 7 bar de pressão, então acho que não precisa se preocupar. Tem até alguns que comentam que se você não tiver um moedor high-end, uma extração a 6,5bar é melhor, e com mais repetibilidade do que uma extração a 9 bar.

Beleza Rafael, te agradeço pelo esclarecimento.

Saberia informar se uma válvula OPV ajudaria a manter mais estável a pressão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno.Rodrigues com filtro cego, voce simula uma condição de pressão irreal, pois um café muito fino não chega no nível do filtro cego, por isso a pressão maior. 

Você tem que ajustar para 10 bar durante uma extração, e vai pilotando, pois o bolo vai perdendo resistência e a pressão cai, então, tem que aumentar a potência no dimmer.

Se não está chegando em 10 bar, você deve estar moendo muito grosso. A água está passando muito rápido? Em quanto tempo está extraindo, e quantos gramas in e out?

Na sua configuração, a OPV não vai adiantar. Ela é uma válvula de alívio e só atua quando a pressão supera 9 bar, desviando parte da água para a bandeja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

@Bruno.Rodrigues com filtro cego, voce simula uma condição de pressão irreal, pois um café muito fino não chega no nível do filtro cego, por isso a pressão maior. 

Você tem que ajustar para 10 bar durante uma extração, e vai pilotando, pois o bolo vai perdendo resistência e a pressão cai, então, tem que aumentar a potência no dimmer.

Se não está chegando em 10 bar, você deve estar moendo muito grosso. A água está passando muito rápido? Em quanto tempo está extraindo, e quantos gramas in e out?

Na sua configuração, a OPV não vai adiantar. Ela é uma válvula de alívio e só atua quando a pressão supera 9 bar, desviando parte da água para a bandeja.

Oi Regis, tudo certo?
Tenho utilizado click 76, 77 ou 78 no K4.
Infelizmente mesmo com o dimmer no máximo a pressão que alcança é de apenas 5, 6 ou 7 Bar durante a extração com ratio 1:2 (15g grãos para 30g de café extraído), em torno de 26 a 32 seg para extração a depender da moagem.


Pode ser a bomba que está fraca?

Acredito que ainda seja a original da máquina que já é bem antiga, ela não apresenta nenhum tipo de ruído em exagero. Pelo contrário, depois que fiz a limpeza dela melhorou muito neste sentido, mas sem diferença na pressão.


Tenho notado em alguns vídeos que o manômetro fica marcando uma pressão mínima mesmo sem extração, no meu caso sempre parte do zero. Fiz a alteração do local de instalação do manômetro pois imaginei que não estaria marcando corretamente direto na saída bomba, por motivo de achar que a pressão maior seria do conjunto após a caldeira, mas infelizmente continuou da mesma maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho mesmo. Pelos tempos e ratio, deveria chegar em 9 bar. Pode ser a bomba, mesmo. Ou o manômetro. Mais provável ser a bomba.

Quanto ao local, na minha coloquei entre a bomba e caldeira, como na sua primeira instalação. 

E o sabor, como está?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, regisassao disse:

Estranho mesmo. Pelos tempos e ratio, deveria chegar em 9 bar. Pode ser a bomba, mesmo. Ou o manômetro. Mais provável ser a bomba.

Quanto ao local, na minha coloquei entre a bomba e caldeira, como na sua primeira instalação. 

E o sabor, como está?

Com relação ao sabor, tem me agradado mais quando utilizo o click 77 e extrai por volta de 30seg, prefiro mais corpo do que acidez.

Começando com 6 ou 6,5 bar e baixando até 5,5 ou 5 bar no final da extração. 

Até o final do mês deve chegar as peças para instalação do PID. Conforme for, trago minhas impressões e possíveis diferenças no paladar. 

Grato pela atenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, me registrei no forum agora, apos ver o video da Poemia com mods e o PID na Philco, comprei Dimmer e um PID para instalar na minha Philco 20bar, tava pensando em instalar um OPV e Manometro, quando abri minha maquina para estudar ela, vi que ela tem um tipo de OPV, aparentemente nao regulavel, que faz um retorno para o reservatorio. Agora segue as duvidas

Primeiramente, onde vende OPV? Dei uma procurada na internet e n achei em lugar nenhum para a venda;

Segundamente, alguem sabe as medidas das mangueiras da Philco 15/20 Bar?

Terceiramente, qual o manometro recomendado e o tipo de conector que aguenta a pressao? Ja vi sobre a mangueira que o Regis mencionou de PTFE, falta so descobrir as medidas..kk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OPV o pessoal tem importado um de latão,  na faixa de uns 50 dólares. Eu acho meu caro e não sei se serve na Philco. Caso queira tentar: https://www.bluestarcoffee.eu/vibration-pump-opv-kit-17426-p.asp

Manômetro pode ser esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2662167505-manmetro-vertical-rosca-14-0-a-25-bar-glicerina-inox-63mm-_JM

Mas a glicerina você tem que comprar separado, normalmente, vem vazio.

Mangueiras: eu tinha pré-selecionado umas para o Thales, conectores idem. Porém, não cheguei a comprar pra ter certeza que são as peças corretas. E é fácil comprar errado, pois tem variação de padrão de rosca, diâmetro, enfim... É bom dar uma conferida, mas minhas tentativas seriam essas:


Pneumtic Fitting Air Quick Connectors Hose Pipe Fittings PC PL elbow 1/8 1/4 3/8 Male Femal Thread  4mm 6mm 8mm

https://a.aliexpress.com/_mKWsgl6

Comprar o PCF (specification) 4-01 (color)

 

Note que o 01 é para conectores de 1/8, ou seja, se comprar manômetro de 1/4 tem que comprar o PCF 4-02

1Meter 1mm 2mm 3mm 4mm 6mm 8mm PTFE Tube For 3D Printer Parts Pipe Bowden J-head

https://a.aliexpress.com/_m0Ei1WY

Mangueira: selecionar de 4 mm de diâmetro externo (OD = 4 mm)

Metal pneumatic quick coupling, high pressure air pipe, quick coupling, PU PV  PM PE PY , 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16mm

https://a.aliexpress.com/_mOHQlZm

Selecionar “color” PE (formato de T), e “specification” 4 (mm de diâmetro externo da mangueira).


Obs: estou confiando numa medição de diâmetro de mangueira feita pelo @fernando.filx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/12/2022 at 22:09, regisassao disse:

OPV o pessoal tem importado um de latão,  na faixa de uns 50 dólares. Eu acho meu caro e não sei se serve na Philco. Caso queira tentar: https://www.bluestarcoffee.eu/vibration-pump-opv-kit-17426-p.asp

Manômetro pode ser esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2662167505-manmetro-vertical-rosca-14-0-a-25-bar-glicerina-inox-63mm-_JM

Mas a glicerina você tem que comprar separado, normalmente, vem vazio.

Mangueiras: eu tinha pré-selecionado umas para o Thales, conectores idem. Porém, não cheguei a comprar pra ter certeza que são as peças corretas. E é fácil comprar errado, pois tem variação de padrão de rosca, diâmetro, enfim... É bom dar uma conferida, mas minhas tentativas seriam essas:


Pneumtic Fitting Air Quick Connectors Hose Pipe Fittings PC PL elbow 1/8 1/4 3/8 Male Femal Thread  4mm 6mm 8mm

https://a.aliexpress.com/_mKWsgl6

Comprar o PCF (specification) 4-01 (color)

 

Note que o 01 é para conectores de 1/8, ou seja, se comprar manômetro de 1/4 tem que comprar o PCF 4-02

1Meter 1mm 2mm 3mm 4mm 6mm 8mm PTFE Tube For 3D Printer Parts Pipe Bowden J-head

https://a.aliexpress.com/_m0Ei1WY

Mangueira: selecionar de 4 mm de diâmetro externo (OD = 4 mm)

Metal pneumatic quick coupling, high pressure air pipe, quick coupling, PU PV  PM PE PY , 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16mm

https://a.aliexpress.com/_mOHQlZm

Selecionar “color” PE (formato de T), e “specification” 4 (mm de diâmetro externo da mangueira).


Obs: estou confiando numa medição de diâmetro de mangueira feita pelo @fernando.filx

Obrigado Regis, vou ver direitinho sobre o OPV, acho q chega essa semana o PID e o Dimmer, e ja encomendei o Manometro, falta so os conectores e mangueiras, vou tentar medir com um paquimetro para confirmar quando desmontar para instalar o dimmer e o PID,

---edit---

Comprei tudo, faltou so o OPV, mas ja comprei os conectores compativeis para quando compra-lo...achei esse site meio caro, vi mais barato em outro site ja com frete, mas ta com falta de estoque, iria sair por  29,70 libras esterlinas, 185 reais, vou esperar voltar no estoque para comprar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...