Ir para conteúdo

Moedor elétrico vs manual


thiagod

Postagens recomendadas

Pessoal, bom dia!

Tentei achar um tópico semelhante mas infelizmente não foi possível..

Existe algum tópico ou review que compara a qualidade de moagem de moedores elétricos e manuais na mesma faixa de preço?

Exemplo, como que a moagem de um Bravito se compara com a moagem de um Baratza Encore?

 

Isso, claro, excluindo a parte de conveniência (obviamente uma moagem elétrica é mais conveniente).

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Tem bastante informação esparsa pelo fórum (e pela internet como um todo também). Aqui, por exemplo:

Mas não parta de pressupostos; o silêncio de um moedor manual pode ser mais conveniente do que o barulho de um elétrico, por exemplo.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria um conteúdo interessante, mas não lembro de ter visto de forma que não seja muito branda, sem entrar em detalhes
Deve ser mais fácil de achar aqueles reviews individuais e tomar nota das características

Mas já vi esse vídeo:

Onde ele usa um niche zero e uma série de outros moedores manuais

Mas tem alguns posts aqui nesse fórum e em outros pela internet
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tudo é relativo, você tem moedores manuais de entrada e moedores manuais topo de linha, a mesma coisa vale para os elétricos, então teria que ser mais específico, por exemplo comparar um Kingrinder K4 com um Breville, um Bravo Debut com um Mazzer Robur, e por aí vai.

O que manda via de regra são as mós, os níveis de granulometria, e as folgas existentes no conjunto, obviamente excluindo-se o fato do trabalho da moagem em si no caso dos manuais, pra comparar teria que pegar moedores equivalentes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regra básica é que um moedor elétrico vai custar muito mais para entregar a mesma performance de um manual.

Um Bravito custa mais ou menos o preço de um Encore, mas o Encore está longe de entregar a qualidade de moagem de um Bravito. Se comparar com o K4, esse custa menos da metade ou um terço do Encore, mas a qualidade da moagem (em termos sensoriais) é similar ao do Bravito.

Obs: moedores da Baratza tem apresentado problemas recorrentes numa engrenagem de plástico, se não me engano. Procure aqui no fórum e vai encontrar informações. A galera tem falado muito bem do Eureka e DF64, por exemplo, bem superiores ao Encore.

Porém, se vai moer café pra família toda no almoço de domingo, ou você vai passando o moedor pra cada um moer o seu, ou vai fazer coado que é mais fácil e rápido de moer pra grandes quantidades, ou precisará de um elétrico.

Tem gente que possui limitações físicas e um moedor manual pode dificultar tbm, tipo uma bursite já incomoda se estiver com grãos de torra clara.

O Não sou Barista tem uma playlist so de moedores, e tem esse vídeo especifico que ele compara moedores manuais e elétricos: 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contribuindo com o tópico, com um pouco da minha experiência.

Usando a premissa de que ambos tem preços similares e não passam de uns 3000 reais, na minha experiência, o manual leva vantagem, pois o que foi gasto na parte eletrônica é investido de outra forma num manual. Por exemplo, na qualidade das mós, revestimento delas, alinhamento dos eixo, rolamentos de qualidade, qualidade do material utilizado. No seu exemplo, o Bravito ganha de lavada, na minha opinião.

Mas, se você deixar as premissas de lado, aí fica difícil bater os elétricos. E olha que sou um defensor dos manuais! kkkkkkk

Materializando o que disse: Para coados, um DF64 com SSP MP burrs  é melhor que todos os manuais que testei (os tops que conheço C40, JS (mesma mó do ZP6 da 1zpresso) e K max) para o meu gosto. Mas, para tê-lo terá que desembolsar cerca de 5000 reais, o que já é bem mais do que os 2800 do C40 e 1200 do ZP6/K max. Para espressos, o Forté gera o perfil mais tradicional que eu gosto. O Bravo Debut fica praticamente no mesmo nível puxando um pouco mais a acidez. E é complicado dizer que um deles é melhor, pois para alguns perfis de cafés prefiro o Forté e ,para outros, o Debut. Esse é um caso em que acho que ambos são equivalentes, e aqui, pode suscitar mais uma discussão que é mós planas x mós cônicas....

Enfim, esse tópico ainda vai longe! 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, regisassao said:

Tem gente que possui limitações físicas e um moedor manual pode dificultar tbm, tipo uma bursite já incomoda se estiver com grãos de torra clara.

Ou uma hérnia de disco, como eu. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, moedor é importante, é a parte mais importante de todas da rotina. A pessoa que compra moedor corretamente, vai comprar um único por décadas. Normalmente quem está começando quer investir em tudo menos moedor, e aí começa a brincadeira de comprar um monte de ferramentas inúteis, fazer mil alterações nas máquinas, uma coisa totalmente sem sentido a não ser que seja um hobby. Quer um espresso de qualidade de cafeteria? Compra um bom moedor elétrico e paga por isso. É melhor do que comprar um monte de moedores ao longo dos anos, tomar muitos cafés ruins, ter bastante trabalho, fazer força de forma desconfortável e desperdiçar café à toa e depois de uns 5 ou 10 anos entender que você podia ter tomado ótimos espressos apenas apertando um botão, sem desperdício, sem sujeira, sem esforço e sem gastar milhares de reais a mais com uma experiência pior. Não digo que não seja possível, só é infinitamente mais trabalhoso e de modo geral uma experiência muito pior ter que fazer tudo dessa forma. O alívio de quem sai dos manuais é imediato. Acaba sendo melhor gastar logo e ficar satisfeito desde a primeira vez do que evitar esse custo por anos e anos tomando café ruim e ainda fazendo esforço, principalmente gastando com acessórios e modificações que você não precisaria se tivesse um moedor bom. Ah, e com moedor bom, não me refiro aos que são tidos como bons moedores domésticos...se o parâmetro for outros moedores domésticos e moedores manuais, eu diria que a maioria fica mais ou menos parelho e aí sim, a depender do moedor manual existe a possibilidade de ser melhor do que moedores domésticos caros. Enfim, deixo minha opinião, invistam num moedor de classe comercial ou titã e sejam felizes, não comprem moedores domésticos com lâminas pequenas que em geral não são bons moedores. Bons cafés a todos.

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Realmente, @José do Café 013, o moedor é instrumento essencial para um bom café.  Porém, temos que considerar que há quem comece a se interessar por cafés especiais sem ter os recursos necessários para comprar equipamentos de primeiríssima qualidade. Então, tentando evitar tomar café ruim até que se tenha dinheiro suficiente para comprar o moedor top-ultra-advanced-master-pro das galáxias, penso que seria melhor comprar algum moedor do que nenhum. Aí sim, sem adquirir outros trocentos badulaques, vai juntando moedas para poder bancar um moedor arretado. Neste meio tempo o vivente já vai ser capaz de conseguir beber um café melhor do que várias cafeterias são capazes de oferecer. Senão fica aquela coisa de só querer comprar carro quando puder pagar por uma Ferrari -- e ainda arrisca se aposentar sem ao menos um Fusca...

Em tempo: óbvio que para quem pode começar a vida nova no mundo do espresso com um super moedor, a sua linha de argumentação está corretíssima.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim @valacomum é verdade, mas uma coisa que o iniciante costuma desconsiderar é que somando o gasto da troca de equipamentos ao longo dos anos conforme o nível de exigência pessoal cresce, somando o gasto com café ruim (azedo, mal moído, ou moagem inconsistente que faz um espresso ótimo e outro ruim em seguida), somando o desperdício e tudo mais, quase sempre sai mais barato e invariavelmente mais satisfatório escolher logo um moedor definitivo do que ficar pingando de 2 mil em 2 mil em Moedores manuais que móem muito parecido com moedores elétricos domésticos que também são caros e não entregam um primor. Claro que dói no bolso, mas ao contrário de doer em parcelas você já fica logo satisfeito desde o primeiro uso, invés de passar anos tentando aumentar a margem de erro usando outros apetrechos igualmente caros e que seriam inúteis no caso de um bom moedor de verdade. A sugestão pra quem não quer gastar é comprar uma máquina mais simples, gastar menos com acessórios e distribuir menos o gasto e realmente concentrar num moedor bom de verdade. Até porque esses moedores domésticos dessa marca de Taiwan são bem caros pro equipamento de fato, apenas um moedor doméstico e os melhores moedores manuais ficam mais ou menos nessa faixa de satisfação e também são caros. Isso é somente minha opinião, não vale a pena ficar pulando de galho em galho espalhando investimento sem realmente subir de nível de vez.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, um K4 ou K6 atende perfeitamente bem, nunca senti falta dos elétricos. Para moer com a qualidade do K4, precisaria gastar uns 4 a 5 mil reais num moedor, contra 650 reais no K4.

Se um dia eu tiver uma hérnia de disco, como o @Victor Sgarbi, possivelmente terei de gastar os 4 a 5 mil.

A minha realidade tbm permite isso: são 3 ou 4 espressos por dia, sempre um de cada vez, dificilmente faço 2 ou 3 seguidos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto do elétrico para aquele café mais simples que mais uso, que faço mais de um espresso no dia: aí ele acaba me dando velocidade, porque já deixo regulado e só mando bala. Para os demais, mais complexos, uso o K4 e o Debut (muda o ritual, eu já estou com mais tempo, gosto de moer na mão, o sensorial é diferente... frescura que fala né? kkkkkk). Na verdade eu gosto de deixar um moedor para o mesmo café até o mesmo acabar, por conta das regulagens (sempre estou tomando dois ou três cafés no espresso, um mais simples com custo melhor e outros dois mais elaborados).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, regisassao disse:

Pra mim, um K4 ou K6 atende perfeitamente bem, nunca senti falta dos elétricos. Para moer com a qualidade do K4, precisaria gastar uns 4 a 5 mil reais num moedor, contra 650 reais no K4.

Se um dia eu tiver uma hérnia de disco, como o @Victor Sgarbi, possivelmente terei de gastar os 4 a 5 mil.

A minha realidade tbm permite isso: são 3 ou 4 espressos por dia, sempre um de cada vez, dificilmente faço 2 ou 3 seguidos.

@regisassao caso tiver a hérnia um dia, compra uma parafusadeira que dá pra continuar usando o K4, kkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei já e funciona desde que tenha torque de pelo menos 19 N.m. É uma solução mesmo, mas acho que precisa mandar fazer uma base. A parafusadeira substitui um dos braços, mas o outro precisa fazer a contraforça.  Se colocar em uma base, ainda tentaria fazer alguma adaptação para o gatilho, de forma a moer em baixa rotação e não produzir excesso de fines. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2022 at 15:40, José do Café 013 disse:

Pessoal, moedor é importante, é a parte mais importante de todas da rotina. A pessoa que compra moedor corretamente, vai comprar um único por décadas. Normalmente quem está começando quer investir em tudo menos moedor, e aí começa a brincadeira de comprar um monte de ferramentas inúteis, fazer mil alterações nas máquinas, uma coisa totalmente sem sentido a não ser que seja um hobby. Quer um espresso de qualidade de cafeteria? Compra um bom moedor elétrico e paga por isso. É melhor do que comprar um monte de moedores ao longo dos anos, tomar muitos cafés ruins, ter bastante trabalho, fazer força de forma desconfortável e desperdiçar café à toa e depois de uns 5 ou 10 anos entender que você podia ter tomado ótimos espressos apenas apertando um botão, sem desperdício, sem sujeira, sem esforço e sem gastar milhares de reais a mais com uma experiência pior. Não digo que não seja possível, só é infinitamente mais trabalhoso e de modo geral uma experiência muito pior ter que fazer tudo dessa forma. O alívio de quem sai dos manuais é imediato. Acaba sendo melhor gastar logo e ficar satisfeito desde a primeira vez do que evitar esse custo por anos e anos tomando café ruim e ainda fazendo esforço, principalmente gastando com acessórios e modificações que você não precisaria se tivesse um moedor bom. Ah, e com moedor bom, não me refiro aos que são tidos como bons moedores domésticos...se o parâmetro for outros moedores domésticos e moedores manuais, eu diria que a maioria fica mais ou menos parelho e aí sim, a depender do moedor manual existe a possibilidade de ser melhor do que moedores domésticos caros. Enfim, deixo minha opinião, invistam num moedor de classe comercial ou titã e sejam felizes, não comprem moedores domésticos com lâminas pequenas que em geral não são bons moedores. Bons cafés a todos.

Eu concordo em gênero, número e grau. A grande bronca é que parece que esse aprendizado só vem com tempo e experiência e por mais que você tente “dar esse caminho das pedras”, essa informação custa pra ser internalizada. 

Manual pra coado é sem estresse, agora pra espresso se torna algo meio penoso. O esforço é grande e demora, e quando se tem visita em casa se torna algo meio chato por conta da demora (do esforço não pq mando cada um moer o seu hahah).

Um aprendizado do mundo do café em geral, é que é melhor dar logo uma tacada em algo com muita qualidade (dentro das condições financeiras de cada um) do que ficar tentando economizar e pulando de equipamentos de baixa qualidade.

A grande bronca de fato é que o preço de entrada de moedor elétrico já um tíquete médio alto e acaba afastando ou amedrontando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 11/24/2022 at 11:18 PM, regisassao said:

Pra mim, um K4 ou K6 atende perfeitamente bem, nunca senti falta dos elétricos. Para moer com a qualidade do K4, precisaria gastar uns 4 a 5 mil reais num moedor, contra 650 reais no K4.

Se um dia eu tiver uma hérnia de disco, como o @Victor Sgarbi, possivelmente terei de gastar os 4 a 5 mil.

A minha realidade tbm permite isso: são 3 ou 4 espressos por dia, sempre um de cada vez, dificilmente faço 2 ou 3 seguidos.

Perfeito! Também considero os K4 ou K6 o melhor custo benefício e para um iniciante entrar no hobby sem gastar fortunas e experimentando excelentes espressos!!!! Acho que deveria ser a indicação de ouro para quem está inciando sem se frustrar! Necessidade alguma de moedores comerciais ou titãs. Caso contrário, afastariamos e assustariamis todos os iniciantes do hobby. Uma coisa é fato e o que você disse, elétricos caseiros são sofríveis e para se ter a performance de um K4 ou K6 em elétricos, se gasta em média 5k...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é uma necessidade, apenas como o Philip disse, esse é o caminho das pedras. Acho maluquice indicar um moedor desses pra alguém que está começando e vai associar fazer café com fazer esforço. Pra moer café você pode usar até uma pedra...Apenas você encurta muito a linha de aprendizagem, aumenta a curva de erro e adquire algo com excelente qualidade de uma vez, sem gastar 1000 pra começar, fazer gambiarra com parafusadeira, depois 2000, depois outros 2000, depois mais não sei quanto com mil alterações em máquinas, depois comprar todos os acessórios possíveis na ali express pra tentar chegar anos e anos depois no que você teria logo de cara apertando um botão. É justamente pra quem não tem grana que eu dou a dica...quem quiser pulverizar dinheiro em equipamentos de baixa qualidade, tudo bem também...O atalho me parece mais razoável. Digo isso por experiência própria, mas pra quem quiser espalhar dinheiro em um monte de coisa sem nunca dar o salto definitivo e passar anos e anos até aprender o caminho, tudo bem também, é só minha opinião. Agora comparar o uso de um moedor desses tipo K4 com a de um moedor titã também não dá. Aí ultrapassa a opinião e vai pro senso comum. Ao longo de uma década quem vai por esse caminho vai trocar de moedores várias e várias vezes, vai gastar mais e vai ter uma experiência muito mais penosa, do que simplesmente apertar um botão, programar tudo exatamente da forma que você quiser, com regulagem micrométrica infinita em 3-4 segundos apertando um botão, sempre repetindo a mesma operação garantindo consistência. Não é uma questão de valor de determinado moedor contra tal outro determinado moedor... é que somando balança, acessórios, apetrechos, tunagens, desperdício e sujeira, você invariavelmente vai gastar mais porque se fazem necessários por se tratar de um equipamento de baixa qualidade, coisas que um bom moedor dispensa..gosto é gosto, por isso esses equipamentos existem. 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, José do Café 013 disse:

Não é uma necessidade, apenas como o Philip disse, esse é o caminho das pedras. Acho maluquice indicar um moedor desses pra alguém que está começando e vai associar fazer café com fazer esforço. Pra moer café você pode usar até uma pedra...Apenas você encurta muito a linha de aprendizagem, aumenta a curva de erro e adquire algo com excelente qualidade de uma vez, sem gastar 1000 pra começar, fazer gambiarra com parafusadeira, depois 2000, depois outros 2000, depois mais não sei quanto com mil alterações em máquinas, depois comprar todos os acessórios possíveis na ali express pra tentar chegar anos e anos depois no que você teria logo de cara apertando um botão. É justamente pra quem não tem grana que eu dou a dica...quem quiser pulverizar dinheiro em equipamentos de baixa qualidade, tudo bem também...O atalho me parece mais razoável. Digo isso por experiência própria, mas pra quem quiser espalhar dinheiro em um monte de coisa sem nunca dar o salto definitivo e passar anos e anos até aprender o caminho, tudo bem também, é só minha opinião. Agora comparar o uso de um moedor desses tipo K4 com a de um moedor titã também não dá. Aí ultrapassa a opinião e vai pro senso comum. Ao longo de uma década quem vai por esse caminho vai trocar de moedores várias e várias vezes, vai gastar mais e vai ter uma experiência muito mais penosa, do que simplesmente apertar um botão, programar tudo exatamente da forma que você quiser, com regulagem micrométrica infinita em 3-4 segundos apertando um botão, sempre repetindo a mesma operação garantindo consistência. Não é uma questão de valor de determinado moedor contra tal outro determinado moedor... é que somando balança, acessórios, apetrechos, tunagens, desperdício e sujeira, você invariavelmente vai gastar mais porque se fazem necessários por se tratar de um equipamento de baixa qualidade, coisas que um bom moedor dispensa..gosto é gosto, por isso esses equipamentos existem. 

Discordo. Só tive moedores manuais até hoje e nem pretendo ter elétricos. E não precisei comprar nenhum acessório pra melhorar a moagem, nem sei do que você está falando. Só comprei coisas pra melhorar a minha Poemia, e ter qualidade de extração superior a máquinas muito mais caras disponíveis no Brasil, mas para moedor, não comprei nem um pincel.

E em resultado de moagem, o K4 é bem similar ao Bravito. Num teste às cegas é muito difícil diferenciar. Tive a oportunidade de testar os dois, assim como o Thales, e ambos concluímos que o sensorial é bem similar.

E associar fazer café com fazer esforço, só se o cara tirar uns 3 cafés na sequência. Eu consigo moer 18g em 40s pra espresso, não acho o K4 muito duro, mesmo para torras claras. Pode ser que um dono de K4 pule para um Bravito ou Kinu no futuro e realmente não seja o moedor definitivo, mas isso se dará por outros critérios, não performance de moagem.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

Discordo. Só tive moedores manuais até hoje e nem pretendo ter elétricos. E não precisei comprar nenhum acessório pra melhorar a moagem, nem sei do que você está falando. Só comprei coisas pra melhorar a minha Poemia, e ter qualidade de extração superior a máquinas muito mais caras disponíveis no Brasil, mas para moedor, não comprei nem um pincel.

E em resultado de moagem, o K4 é bem similar ao Bravito. Num teste às cegas é muito difícil diferenciar. Tive a oportunidade de testar os dois, assim como o Thales, e ambos concluímos que o sensorial é bem similar.

E associar fazer café com fazer esforço, só se o cara tirar uns 3 cafés na sequência. Eu consigo moer 18g em 40s pra espresso, não acho o K4 muito duro, mesmo para torras claras. Pode ser que um dono de K4 pule para um Bravito ou Kinu no futuro e realmente não seja o moedor definitivo, mas isso se dará por outros critérios, não performance de moagem.

Olá Regis. Agora me diga, como você vai ter um parâmetro de comparação com os moedores que estou falando? Pra quem nunca usou moedores assim, pode não fazer sentido, mas já no primeiro uso fica muito claro. De qualquer maneira é apenas minha opinião. Trabalho com café há 13 anos, compreendo que qualidade da moagem é difícil de entender mesmo, é muito comum desprezar a sua importância. Meu parâmetro são moedores definitivos como alguns da Macap, Nuova Simonelli, Ceado, Eureka e Rancilio como o Kryo, de preferência moedores com lâminas de diâmetro grande. Isso em contraste com outros tantos de qualidade inferior que tive ao longo dos anos, praticamente todos que existem no mercado nacional. Moedores domésticos  dispõem de lâminas inferiores a 64mm que em geral móem tão lentamente que a fricção das lâminas com o grão vira energia estática que gera bolinhas ou que torram o café no ato da moagem porque a fricção se transforma em calor. Pra chegar no seu moedor manual predileto, normalmente o iniciante passa por outros, como aqueles de lâmina ou outros moedores como os Baratza que são caros e limitados e têm pecinhas de plástico. O parâmetro que eu tenho é de moedores superiores que têm valor inferior do que um conjunto equipamentos até você chegar no ponto que você deseja pra ficar satisfeito. Não estou dizendo que seja impossível fazer café espresso utilizando um moedor manual, estou dizendo que conforme o nível de exigência cresce, normalmente a pessoa vai fazendo vários upgrades que ao longo dos anos se transforma numa experiência muito mais cara. Se você não pretende jamais mudar de um k4 ou da Poemia, poxa que ótimo que esse equipamento atende, o importante é isso mesmo, chegar num ponto ideal que atenda e ser feliz. Há pessoas que têm um nível de exigencia maior e exatamente por isso existem equipamentos para todos os gostos. Agora recomendo a experiência de uso de um moedor com lâminas grandes, alta precisão e controle de peso. Imagine se desde o primeiro café da sua vida em casa você dispusesse desse equipamento, e imagina que ao longo de dez anos você poderia ter tomado café dessa maneira logo desde a primeira a vez. Ou a pessoa pode fazer como eu que comprei uns 8 moedores antes de trabalhar com café até entender o que era um bom moedor...eu gostaria de ter aprendido mais rápido, peguei o caminho das pedras hehe...tem outros tantos aspectos da moagem que vão muito além do que pensamos ser uma boa extração...Enfim, como o criador do tópico perguntou, continuo afirmando que se a dúvida é um determinado moedor manual e um moedor doméstico qualquer, você vai ter uma qualidade muito parelha, somente realmente passando pra um outro patamar é que você vai ter noção de como poderia ter sido tudo mais fácil e pode ser muito mais barato do que se imagina. Bons cafés a vocês

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o Régis. Uso um K6 com uma gaggia e estou muito satisfeito. Posso não ter tido a oportunidade de usar o moinho comercial, mas posso comparar com o resultado das boas cafeterias que frequento aqui em BH (Oop café e Academia do Café), e o resultado para mim é bem semelhante. Penso em uma dia em ir para um elétrico pela praticidade em shots consecutivos, porém no momento prefiro tomar espresso em casa gastando 40s pra moer, do que não tomar esperando juntar uma bolada pra comprar um equipamento de alto nível. Além disso nós já amamos esse hobby do café em si, e o espresso é uma outra abordagem dentro do hobby, com todas as suas peculiaridades e dificuldades, como manutenção da máquina, limpeza da máquina e do ambiente, pesar o café no 0.1g de precisão, regular, etc. Todo mundo já começou em um hobby e em pouco tempo abandonou. Não recomendo de forma alguma alguém gastar de cara uma bolada em máquina e moedor, pra usar um tempo e de repente descobrir que aquilo não se encaixa na vida dela, na rotina ou que simplesmente ela na verdade só prefere coados mesmo. Aí ela fica com equipamentos de 10k parados, esperando alguém interessado a fazer esse investimento pra comprar dela.

Enquanto isso, ela poderia importar um K4 por R$500, R$600 reais, e ficar super satisfeito com o resultado, e seguir dessa forma. Ou então ela descobre que o hobby não é pra ela e rapidamente vende o equipamento usado aqui no fórum pelo mesmo preço, ou até mais por já estar no brasil, como vemos sempre acontecendo no fórum de classificados. Ou ainda ama a atividade, e decide que vai poupar para investir em um equipamento de maior qualidade, e ai sim compra um moedor do calibre dos mencionados, e novamente vende usado seu moedor manual, sem nenhum prejuízo como comentado. Estou no meu terceiro moedor manual, e obviamente somando o valor dos 3 é um gasto alto, mas sempre revendi o anterior, abatendo no preço do novo. Para máquina a mesma coisa, comprei uma mondial c08 usada no facebook somente para entender a rotina de preparar um espresso, o que é essa bebida, enfim, um primeiro contato. Vi que gostei e depois de um mês já vendi, para um upgrade.

Por fim, sobre a questão levanta de desperdiçar café não entendi muito bem o ponto, mas em relação aos comerciais eu vejo que na verdade é neles que está o problema, já que a retenção é sempre alta, fazendo com que a todo shot você desperdice café, mesmo que esteja tudo bem regulado. E para quem não é amante somente de espresso, um bom moedor manual vai ser muito melhor para variar alternar entre métodos e na consistência para extração dos coados, já que os comerciais em grande parte são focados em espresso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rafael Simas disse:

Eu concordo com o Régis. Uso um K6 com uma gaggia e estou muito satisfeito. Posso não ter tido a oportunidade de usar o moinho comercial, mas posso comparar com o resultado das boas cafeterias que frequento aqui em BH (Oop café e Academia do Café), e o resultado para mim é bem semelhante. Penso em uma dia em ir para um elétrico pela praticidade em shots consecutivos, porém no momento prefiro tomar espresso em casa gastando 40s pra moer, do que não tomar esperando juntar uma bolada pra comprar um equipamento de alto nível. Além disso nós já amamos esse hobby do café em si, e o espresso é uma outra abordagem dentro do hobby, com todas as suas peculiaridades e dificuldades, como manutenção da máquina, limpeza da máquina e do ambiente, pesar o café no 0.1g de precisão, regular, etc. Todo mundo já começou em um hobby e em pouco tempo abandonou. Não recomendo de forma alguma alguém gastar de cara uma bolada em máquina e moedor, pra usar um tempo e de repente descobrir que aquilo não se encaixa na vida dela, na rotina ou que simplesmente ela na verdade só prefere coados mesmo. Aí ela fica com equipamentos de 10k parados, esperando alguém interessado a fazer esse investimento pra comprar dela.

Enquanto isso, ela poderia importar um K4 por R$500, R$600 reais, e ficar super satisfeito com o resultado, e seguir dessa forma. Ou então ela descobre que o hobby não é pra ela e rapidamente vende o equipamento usado aqui no fórum pelo mesmo preço, ou até mais por já estar no brasil, como vemos sempre acontecendo no fórum de classificados. Ou ainda ama a atividade, e decide que vai poupar para investir em um equipamento de maior qualidade, e ai sim compra um moedor do calibre dos mencionados, e novamente vende usado seu moedor manual, sem nenhum prejuízo como comentado. Estou no meu terceiro moedor manual, e obviamente somando o valor dos 3 é um gasto alto, mas sempre revendi o anterior, abatendo no preço do novo. Para máquina a mesma coisa, comprei uma mondial c08 usada no facebook somente para entender a rotina de preparar um espresso, o que é essa bebida, enfim, um primeiro contato. Vi que gostei e depois de um mês já vendi, para um upgrade.

Por fim, sobre a questão levanta de desperdiçar café não entendi muito bem o ponto, mas em relação aos comerciais eu vejo que na verdade é neles que está o problema, já que a retenção é sempre alta, fazendo com que a todo shot você desperdice café, mesmo que esteja tudo bem regulado. E para quem não é amante somente de espresso, um bom moedor manual vai ser muito melhor para variar alternar entre métodos e na consistência para extração dos coados, já que os comerciais em grande parte são focados em espresso.

Rafael,  geralmente o sabor ruim do café na rua é uma mistura de filtro carbonizado de varias extrações com regulagem completamente fora, boa parte das cafeterias que alugam equipamento fazem regulagem apenas mediante visitas técnicas, acredite. São equipamentos que são limpos esporadicamente de forma minusciosa, daí o gosto ruim, fora o portafiltro aguado com resíduos da extração anterior...Infelizmente funciona assim em boa parte dos estabelecimentos. Obviamente uma regulagem fora sempre vai entregar um sabor fora também. Como você disse, está no seu terceiro moedor manual. Mesmo que você tenha revendido, você já poderia certamente estar com um Ceado desde o primeiro uso e ter ficado tão feliz que você ainda nem imagina. Assim como o Regis disse que comprou coisas "apenas pra máquina", que foi justamente o que eu disse, ferramentas ou tunagens. Você acaba fazendo uma série de coisas e gastando um tempo desnecessário nadando contra a corrente. Você poderia ter poupado esse tempo e desgaste da procura e venda desses equipamentos simplesmente tomando excelentes espressos de primeira e já estaria em outro patamar. Os moedores que mencionei não têm retenção significativa, são inclinados pra que não fique café dentro, além disso hoje temos hoppers sanfonados que expulsam o pó. Quis dizer como desperdício todas as moagens irregulares desde o primeiro uso, sujeira, etc. O tipo de lâmina é extremamente importante, assim como o tipo de regulagem, sem que você fique restrito a um determinado espectro entre 4 ou 5 possíveis, você poderia ter um com regulagem micrométrica infinita. Um Bravito/Bravo/Kinu, são moedores caros e parelhos entre si. Não existe uma melhora extremamente notável entre eles. Estou repetindo, repetindo...moedores domésticos não são parâmetro, em geral são moedores ruins, então se comparar moedores manuais ótimos e moedores domésticos (mesmo caros) você vai ter uma qualidade que não justifica ficar pulando de galho em galho, a mudança é muito sutil. Você só vai ter uma quebra de paradigma real com um moedor superior. Reiterando, se você vai a uma cafeteria e está ruim, muito provavelmente que a regulagem esteja errada e o equipamento esteja sujo e a manutenção muito provavelmente não está em dia. Bons cafés pra vocês

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, José do Café 013 said:

Rafael,  geralmente o sabor ruim do café na rua é uma mistura de filtro carbonizado de varias extrações com regulagem completamente fora, boa parte das cafeterias que alugam equipamento fazem regulagem apenas mediante visitas técnicas, acredite. São equipamentos que são limpos esporadicamente de forma minusciosa, daí o gosto ruim, fora o portafiltro aguado com resíduos da extração anterior...Infelizmente funciona assim em boa parte dos estabelecimentos. Obviamente uma regulagem fora sempre vai entregar um sabor fora também. Como você disse, está no seu terceiro moedor manual. Mesmo que você tenha revendido, você já poderia certamente estar com um Ceado desde o primeiro uso e ter ficado tão feliz que você ainda nem imagina. Assim como o Regis disse que comprou coisas "apenas pra máquina", que foi justamente o que eu disse, ferramentas ou tunagens. Você acaba fazendo uma série de coisas e gastando um tempo desnecessário nadando contra a corrente. Você poderia ter poupado esse tempo e desgaste da procura e venda desses equipamentos simplesmente tomando excelentes espressos de primeira e já estaria em outro patamar. Os moedores que mencionei não têm retenção significativa, são inclinados pra que não fique café dentro, além disso hoje temos hoppers sanfonados que expulsam o pó. Quis dizer como desperdício todas as moagens irregulares desde o primeiro uso, sujeira, etc. O tipo de lâmina é extremamente importante, assim como o tipo de regulagem, sem que você fique restrito a um determinado espectro entre 4 ou 5 possíveis, você poderia ter um com regulagem micrométrica infinita. Um Bravito/Bravo/Kinu, são moedores caros e parelhos entre si. Não existe uma melhora extremamente notável entre eles. Estou repetindo, repetindo...moedores domésticos não são parâmetro, em geral são moedores ruins, então se comparar moedores manuais ótimos e moedores domésticos (mesmo caros) você vai ter uma qualidade que não justifica ficar pulando de galho em galho, a mudança é muito sutil. Você só vai ter uma quebra de paradigma real com um moedor superior. Reiterando, se você vai a uma cafeteria e está ruim, muito provavelmente que a regulagem esteja errada e o equipamento esteja sujo e a manutenção muito provavelmente não está em dia. Bons cafés pra vocês

Mas em nenhum momento eu disse que na cafeteria estava ruim. Muito pelo contrário, acho os cafés desses lugares muito bons, e eu realmente duvido muito que a Academia do Café seja desleixada com seu serviço, em qualquer sentido. Em todas as pesquisas que fiz, o comentário é que o moedor comercial mesmo com os hoppers ainda vai reter ali, suas 1-2g de café. Se você tem uma experiência diferente, maravilha, um ponto a menos para eu me preocupar quando for considerar um upgrade para esses equipamentos. Agora vamos lá, meu terceiro moedor, segundo aplicando em espresso, devo ter desembolsado pouco mais de R$400,00 no total, já que consegui revender a preços bons e dei sorte de ter comprado a preços baixos. Para a minha satisfação de ao final de semana, calmamente preparar meu espresso. Ou então eu poderia não ter comprado nada, para daqui 2 anos por exemplo, investir 5k de uma vez em um conjunto bom (isso que muitos dos equipamentos mencionados esse valor seria somente o moedor, mas vamos supor que seja o setup completo), e aí acabo descobrindo que não gosto tanto assim daquele Hobby. Fiquei 2 anos aguardando para me frustar e a um alto custo. Mesmo que o salto na qualidade da bebida seja tão grande assim para os equipamentos profissionais. o que é contra intuitivo por que o natural é cade vez mais os preços sobem mais intensamente para melhorias cada vez menores, novamente vejo essa como a pior estratégia para começar a fazer espresso em casa. Ninguém começa em nenhum hobby comprando a melhor ferramenta disponível. Bons cafés para nós!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha, a discordância é o que faz do fórum tão importante. Eu recomendo esse tipo de moedor pra viagens ou pra usar no trabalho ou algo assim. Como hobby, eu pelo menos, prefiro algo com uma qualidade definitiva, uma experiência agradável. A máquina em si pode ser super simples, o moedor não. É meu nível de exigência, o que julgo "ideal". É tudo uma questão de parâmetros. Quando tiver oportunidade, use um desses moedores e veja se seu nível de exigência se mantém.  Bons cafés a vocês

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para falar de "nivel de exigência maior" você que tem que dizer qual o parâmetro. Só é exigência maior se for em relação ao mesmo parâmetro,  senão é valorização de outro atributo.

Eu tenho um parâmetro muito claro que é o sensorial. E nisso, sei que o Bravito não se destaca muito em relação ao K4 e custa muito mais. Ele tem outros atributos, gostei muito da experiência que tive, é um moedor excelente. Mas quando vejo os 2k vs 650 reais do K4, minha opção é pelo K4. Quem compra um Bravito sabendo do sensorial parecido está valorizando outros atributos que eu não valorizo tanto.

Moedor elétrico para entregar o mesmo sensorial de um K4, com mesma precisão ou melhor de ajustes, vai ser algo acima de 5K, como um DF64. Certamente esse moedor terá  outros atributos, mais importantes para uns e menos para outros, como a comodidade de moer sem esforço e para grandes quantidades, mas quem não tem esses requisitos, como eu, acaba não fazendo sentido o investimento. 

Para quem está começando, dificilmente o orçamento disponível é de 5k só pra moedor. Eu considero igualmente difícil uma pessoa começando agora desembolsar 5k num moedor, e pelo menos mais 3-5k em uma máquina. Então, o manual pode ser um moedor transitório, e uma segunda compra possa ser um elétrico definitivo ou um manual definitivo.

Máquinas de café também podem ser transitórias. Eu comecei com uma Poemia de 300 reais, tem muita gente comprando as Philco e Oster Prima Latte. Uma hora essa galera parte para uma Gaggia, Silvia ou Rocket. Mas é complicado falar para um iniciante não comprar a Philco e comprar uma Rocket de 20 mr4il. Alguma curva de aprendizado tem que ocorrer.

E a Poemia foi uma grande máquina de aprendizado: fui entendendo sobre WDT, pré-infusão, infusão a baixa pressão, fiz ótimos experimentos com o PID que transformaram o café que eu estava tomando. A minha máquina com upgrades custou 1 mil reais. A performance dela é de máquinas muito mais caras. Hoje, meu sonho de consumo é uma ECM Classika PID. Custa 1200 euros lá fora  mais frete e impostos. Vai ficar na categoria sonho, mas a Poemia modificada já está bem próxima de entregar um café top. Conseguimos inclusive reproduzir um sensorial muito parecido da Nuova Simonelli Appia 2 na Poemia modificada.

Tambem nao considero perda de dinheiro, pois os moedores da Kingrinder, 1zpresso, Bravo, são todos fáceis de vender e com pouca desvalorização. 

E hoje tem tanta informação detalhada, reviews com vídeos inclusive, que é mais difícil alguém ter de passar por 8 moedores. Basta ler um pouco aqui nesse fórum mesmo e assistir uns vídeos na Internet. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, regisassao disse:

Para falar de "nivel de exigência maior" você que tem que dizer qual o parâmetro. Só é exigência maior se for em relação ao mesmo parâmetro,  senão é valorização de outro atributo.

Eu tenho um parâmetro muito claro que é o sensorial. E nisso, sei que o Bravito não se destaca muito em relação ao K4 e custa muito mais. Ele tem outros atributos, gostei muito da experiência que tive, é um moedor excelente. Mas quando vejo os 2k vs 650 reais do K4, minha opção é pelo K4. Quem compra um Bravito sabendo do sensorial parecido está valorizando outros atributos que eu não valorizo tanto.

Moedor elétrico para entregar o mesmo sensorial de um K4, com mesma precisão ou melhor de ajustes, vai ser algo acima de 5K, como um DF64. Certamente esse moedor terá  outros atributos, mais importantes para uns e menos para outros, como a comodidade de moer sem esforço e para grandes quantidades, mas quem não tem esses requisitos, como eu, acaba não fazendo sentido o investimento. 

Para quem está começando, dificilmente o orçamento disponível é de 5k só pra moedor. Eu considero igualmente difícil uma pessoa começando agora desembolsar 5k num moedor, e pelo menos mais 3-5k em uma máquina. Então, o manual pode ser um moedor transitório, e uma segunda compra possa ser um elétrico definitivo ou um manual definitivo.

Máquinas de café também podem ser transitórias. Eu comecei com uma Poemia de 300 reais, tem muita gente comprando as Philco e Oster Prima Latte. Uma hora essa galera parte para uma Gaggia, Silvia ou Rocket. Mas é complicado falar para um iniciante não comprar a Philco e comprar uma Rocket de 20 mr4il. Alguma curva de aprendizado tem que ocorrer.

E a Poemia foi uma grande máquina de aprendizado: fui entendendo sobre WDT, pré-infusão, infusão a baixa pressão, fiz ótimos experimentos com o PID que transformaram o café que eu estava tomando. A minha máquina com upgrades custou 1 mil reais. A performance dela é de máquinas muito mais caras. Hoje, meu sonho de consumo é uma ECM Classika PID. Custa 1200 euros lá fora  mais frete e impostos. Vai ficar na categoria sonho, mas a Poemia modificada já está bem próxima de entregar um café top. Conseguimos inclusive reproduzir um sensorial muito parecido da Nuova Simonelli Appia 2 na Poemia modificada.

Tambem nao considero perda de dinheiro, pois os moedores da Kingrinder, 1zpresso, Bravo, são todos fáceis de vender e com pouca desvalorização. 

E hoje tem tanta informação detalhada, reviews com vídeos inclusive, que é mais difícil alguém ter de passar por 8 moedores. Basta ler um pouco aqui nesse fórum mesmo e assistir uns vídeos na Internet. 

 

Regis, como eu nunca tive um DF 64, não posso opinar. Me parece um bom moedor doméstico, não? Um Ceado E37S é um moedor de classe de titã mais barato do que esse moedor. Vou repetindo, comparar moedores domésticos (mesmo caros) com bons moedores manuais, você está comparando 6 com meia dúzia. O fato do moedor ser titã ou comercial não significa que eles são caríssimos. Você tem moedores domésticos que custam 10 mil e continuam sendo moedores domésticos...Lâminas pequenas...em geral serve pra single dosing, mas o Ceado também. Isso dando um exemplo...dessas marcas e outras você encontra opções até mais baratas. Pra quem está começando, vocês sugerem um K6, depois pegar um Bravito e passar pra um Kinu ou algo assim? Nisso a pessoa já gastou o que, uns 5 mil? Moendo no braço, usando parafusadeira...Um Fiorenzato f64e muito comumente sai mais barato, qual é a dificuldade de usar um moedor desse? Nenhuma. Máquinas são outra etapa. Eu uso máquinas simples, sem OPV, sem solenóide, sem modificação, uso apenas tamper na minha rotina. Não tenho balança, não tenho WDT, não tenho nenhum acessório além do tamper. Creio que eu obtenha ótimos resultados com máquinas extremamente simples e quero sinalizar que isso é possível pulverizando menos o investimento na máquina em si ou em acessórios ou tunagens que se fazem necessárias porque o referido moedor exige que você erre o mínimo possível, ao passo que com um moedor desses como citei, você nem precisa acertar de forma totalmente precisa pra ter um excelente resultado. O valor intimida, ninguém gosta não, mas invés de comprar 4-5 moedores em 10 anos, esse tipo de moedor exige muito pouca manutenção em ambiente doméstico e dura décadas, sem esforço, sem sujeira...ah, realmente. Sou da época dos primórdios deste fórum, pode acreditar que li bastante assim como repassei bastante conhecimento também, da época que realmente debatiamos aqui e havia um intuito de aprender e compartilhar conhecimento respeitosamente. Divido a experiência com vocês. Bons cafés a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, José do Café 013 disse:

Pra quem está começando, vocês sugerem um K6, depois pegar um Bravito e passar pra um Kinu ou algo assim? Nisso a pessoa já gastou o que, uns 5 mil?

Ninguém falou isso. Eu recomendo o K4 para quem curte um perfil mais encorpado e achocolatado e o K6 para quem quer mais clareza e acidez. Para mim, são moedores definitivos. 

10 horas atrás, José do Café 013 disse:

acessórios ou tunagens que se fazem necessárias porque o referido moedor exige que você erre o mínimo possível, ao passo que com um moedor desses como citei, você nem precisa acertar de forma totalmente precisa pra ter um excelente resultado.

Uma máquina doméstica extrai a temperaturas mais baixas que o ideal, a estabilidade térmica é ruim com termostatos de histerese de 10 graus, a pressão é demasiada para filtro despressurizado, não é um bom moedor que corrige isso e as tunagens não são necessárias porque o moedor é "ruim".

Obs: quando disse que basta ler um pouco nesse fórum e ver uns vídeos na Internet, não me referi a você, mas àquele que compraria 8 moedores sem ler esses reviews.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, gostaria de deixar minha opinião (se isso interessar para alguém kkk)

Um moedor manual top de linha vai demorar 40-50s para moer 20g de café. Para quem gosta de compartilhar o nosso hobby com amigos/família, irá ter quer repetir esse processo 5,6,7 vezes na sequência, e isso pode se tornar cansativo.  Na minha visão é um ponto a ser considerado.

Para quem está começando pode ser um pouco frustrante gastar dinheiro em um moedor sofisticado, pois extrair café requer uma curva de aprendizado, e tratando-se de expresso então, nem se fala. Fazer um investimento alto para tomar café ruim vai ser desanimador.

Att,

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda essa discussão é interessante. Eu, como um iniciante, optei por comprar o moedor elétrico da Tramontina Breville junto com a máquina. Li alguns reviews falando bem do aparelho. Mas vejo que comprar produtos caros às cegas é bem complicado e eu senti que esse parece ser o caso se você não tiver a sorte de conhecer alguém que possa te emprestar e assim você decidir se vale ou não a compra. Mais para frente eu vou me interessar por outros moedores e estou vendo que a coisa não vai ser fácil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...