Ir para conteúdo

1Zpresso ZP6 Special - primeiras impressões


DouglasES

Postagens recomendadas

 

28 minutos atrás, Fernando Neres disse:

Muito obrigado Zephy. Deixa ver se eu entendi. O V60 na primeira imagem usaria entre 0 e 37 clicks, é isso? Ou é necessário fazer alguma conversão de valores ou até cálculos? 

Isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2024 at 10:29, Fernando Neres disse:

Muito obrigado Zephy. Deixa ver se eu entendi. O V60 na primeira imagem usaria entre 0 e 37 clicks, é isso? Ou é necessário fazer alguma conversão de valores ou até cálculos? 

É de 0 a 36 clicks para o Hario V60, segundo as informações do site HonestCoffeeGuide. Você pode acessar todas as informações através deste link: https://honestcoffeeguide.com/1zpresso-zp6-special-grind-settings/

image.thumb.png.277bd4f0a49f3273827b7231ce26eaf6.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Valeri, tudo bem? Agradeço sua orientação. Refiro-me ao ZP6 de 90 clicks, que acabou de chegar - estou tentando ainda me familiarizar com o moedor. Bem, me permita fazer algumas colocações mesmo que equivocadas - porquanto sou novato nesse planeta chamado “Cafés”. A tabela acima sugere a escala de 0 a 36. Acho que 0 não pode ser, porque nesse ponto o moedor fica travado e a alavanca não se move. Em 36 - no limite máximo da tabela - acho que a moagem vai ficar muito fina para V60, proporção 1:15, 15g/225ml a 92ºC, 4 despejos, tempo total variando entre 2:30 e 3:00, em razão dos experimentos abaixo. Iniciei meus testes no click 40, a água empossou parcialmente e a extração foi até 3:30. Senti o café bem encorpado e amargo, não deu para beber. Repeti a experiência anterior no click 45 e a extração completa demorou 3:10, novamente a bebida ficou amarga. Repeti a experiência anterior no click 50 e a bebida melhorou só um pouco, mas manteve em destaque o amargor, mais um café jogado fora. Amanhã vou experimentar no click 55 até chegar no 60. Isso exposto, fiz um café no Comandante C40 só para tirar algumas impressões negativas que o ZP6 me deixou. O cafezinho feito na V60, seguindo os parâmetros de confecção supracitados, coou em 2:30, ficou bem equilibrado, um verdadeiro show de bola, realmente muito aprazível. Se o ZP6 não me entregar tudo o que as pessoas “entendidas” e os experts dizem a respeito, pois tecem excelentes comentários a respeito do moedor, só me restará colocá-lo à venda. Ah, o moedor está bem alinhado - o zero real confere com o zero do colar. Se você ou alguém mais deste fórum puder me ajudar com novos ensinamentos sobre o ZP6, por favor, postem aqui. Em tempo, vi na tabela acima que as referências de V60 e de pour over são bem diferentes. Tirando a dúvida, V60 não é pour over? Vi ainda na tabela que alguns valores máximos da coluna mínimo são maiores do que alguns valores máximos da coluna máximo. Será que os lançamentos foram registrados com erros? Antecipadamente grato por quaisquer contribuições que possam ocorrer.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu me intrometer aqui porque são muitas dúvidas boas e eu creio poder ajudar em algumas :lol:

On 5/25/2024 at 1:40 AM, Fernando Neres said:

A tabela acima sugere a escala de 0 a 36. Acho que 0 não pode ser, porque nesse ponto o moedor fica travado e a alavanca não se move.

O que eu já percebi com o Honest Coffee Guide é que está mais para uma referência teórica do que prática. Eles tem pré-definidos valores em micrômetros que eles consideram um range legal para cada método; são os valores de referência, imutáveis, usados para qualquer moedor. Feito isso, o segundo passo é ver qual ajuste de cada moedor gera uma moagem nesse "diâmetro".

Olha o Espresso ali por exemplo: ele vai até 380um, e mesmo o máximo dele está abaixo do 0 desse moedor, portanto, inatingível. No gráfico, a gente vê que o "diâmetro" mínimo sugerido pra V60 também corresponderia a um valor negativo no ZP6. Na prática, o 0 também é inutilizável, pois trava, mas acredito que eles preferiram deixar assim como referência teórica, até porque o click exato da trava vai variar conforme a calibração de cada moedor. Fica "subentendido" assim que você poderia ir até o 0 na V60, se o moedor deixasse...

Mas tem outras "polêmicas" com essas tabelas do Honest Coffee Guide. V60 mesmo, se você está fazendo Hoffmann ou Kasuya, ambos são "V60", mas as moagens são quase opostas. Talvez seja uma questão histórica do site e decidiram manter a referência constante, mas o máximo da V60 ainda é bem mais fino do que o sugerido pelo Kasuya.

On 5/25/2024 at 1:40 AM, Fernando Neres said:

V60 não é pour over?

Outra ótima pergunta, a resposta é sim, porém pour over é o método genérico, e V60 é um pour over específico, o que justifica ser tratado como exceção à regra. Aqui eles falam: "V60 requires a finer grind size than most pour-over brewers"

On 5/25/2024 at 1:40 AM, Fernando Neres said:

Vi ainda na tabela que alguns valores máximos da coluna mínimo são maiores do que alguns valores máximos da coluna máximo.

Os números são confusos, pois a unidade primária é "voltas" enquanto a tendência tendo o moedor em mãos é de pensar em "clicks", mas acredito que todos os máximos estão maiores do que os mínimos. Se vc ajustar o moedor exatamente entre 3 e 4, vc terá rotacionado 35 clicks, o que também se fala 3,5 no ZP6, e na tabela seria 0.3.5: 0 voltas, número 3, mais 5 clicks.  

On 5/25/2024 at 1:40 AM, Fernando Neres said:

manteve em destaque o amargor, mais um café jogado fora. [...] Se o ZP6 não me entregar tudo o que as pessoas “entendidas” e os experts dizem a respeito, pois tecem excelentes comentários a respeito do moedor, só me restará colocá-lo à venda.

Alguns pontos aqui:

  1. O pessoal tem uma variedade de moedores às vezes para uma variedade de cafés. É possível que o café que vc achou intragável, outra pessoa acharia incrível (nenhuma ofensa aqui, é genético, somos diferentes, a pior V60 que tomei na vida foi numa cafeteria conceituada). Ou também, os experts podem estar testando cafés muito diferentes dos seus, o que pode ser uma questão de gosto também, de repente os cafés que vc gosta não sejam a especialidade do ZP6. O @Edx comentou no tópico sobre a não-universalidade do ZP6, de acordo com as experiências e o paladar dele.
  2. Não tem certo e errado quando se trata de opinião e gosto, mas as minhas experiências e meu paladar foram opostos, porque eu testei com o café mais amargo que eu tinha em estoque, só pra ver, e o ZP6 limpou demais esse amargor, eu fiquei surpreso de conseguir tomar esse café. Eu sempre usei o ZP6 só com V60, e nunca consegui fazer café ruim, com vários cafés e várias moagens.
  3. Às vezes eu já estou decidido de vender um moedor, porque não adianta ele ser incrível no café XYZ usando a receita ABC, se eu já tenho outro moedor bom nisso E também mais uns tantos. Mesmo com a venda decidida, particularmente eu curto mais um tempo o moedor: testo uma gama maior de cafés e métodos, quando possível tendo opinião de terceiros, pra conhecer melhor o moedor, o café, o gosto dos meus queridos e o meu próprio. Alguma coisa vc vai aprender nessa experiência, e talvez nem seja sobre esse moedor.
  • Curtir 5
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá mgbt, suas postagens são muito bem-vindas e agregam informações de muito valor, acredite! Encontrei no site da 1zpresso um gráfico que sugere a faixa de 40 a 50 cliques para V60 e de 50 a 60 para prensa francesa, me passando a impressão que esse moedor foi fabricado exclusivamente para esses dois métodos. Fiz meus cafés “testes” nos cliques 40, 45 e 50 e os resultados entregues foram de cafés intensos e amargos. Sequente, moí os grãos na faixa recomendada para french press (chique demais escrever assim), em 55 e 60 cliques. Novamente, um resultado intenso e amargo. Na dúvida, para descartar a possibilidade de o meu paladar estar equilibrado, fiz um café na V60 usando o moedor Comandante C40 MK4 e o resultado foi de um café saboroso, desceu “redondinho”. Comprei o zp6 porque li em vários posts publicados por experts que ele era diferenciado e produzia um café filtrado inigualável, contudo, não foi o que eu verifiquei na prática, pelo menos, na minha opinião. Ele se encontra anunciado para venda aqui nesse fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Fernando Neres said:

Comprei o zp6 porque li em vários posts publicados por experts que ele era diferenciado e produzia um café filtrado inigualável

Eu insisto que pode ser uma questão de viés: do café, ou do paladar, ou ambos. O expert que falou isso pode estar tomando apenas cafés que vc nunca toma, e/ou ter um gosto muito diferente.

Mas aqui vai o blog post do Coffee Chronicler que eu acho que não discorda de nenhum de nós, mas pode trazer um norte pra discussão:

"The ZP6 Special is a pour over grinder aimed at hardcore coffee snobs.  If you’re mostly drinking ultra-light third-wave coffee via the pour over method, then this grinder is probably the one you should go for."

Agora releia invertido: if you're NOT ... then this grinder is NOT ... :D

edit: ah e só pra deixar claro, eu acho que o ZP6 pode ser o moedor pra você, e ao mesmo tempo pode existir um café em que o C40 fica muito melhor. Cada um na sua especialidade

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Esses cafés ultra-especiais não se aplicam para mim nem para meu bolso. Os cafezinhos que estou bebendo, a gente acha na internet ou compra em algumas lojas locais. Olhe, e já está bom demais, isso representa um salto quântico se lembrar que tomávamos cafés tradicionais ou de cápsulas. Mas valeu…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, mgbt disse:

Eu insisto que pode ser uma questão de viés: do café, ou do paladar, ou ambos. O expert que falou isso pode estar tomando apenas cafés que vc nunca toma, e/ou ter um gosto muito diferente.

Mas aqui vai o blog post do Coffee Chronicler que eu acho que não discorda de nenhum de nós, mas pode trazer um norte pra discussão:

"The ZP6 Special is a pour over grinder aimed at hardcore coffee snobs.  If you’re mostly drinking ultra-light third-wave coffee via the pour over method, then this grinder is probably the one you should go for."

Agora releia invertido: if you're NOT ... then this grinder is NOT ... :D

edit: ah e só pra deixar claro, eu acho que o ZP6 pode ser o moedor pra você, e ao mesmo tempo pode existir um café em que o C40 fica muito melhor. Cada um na sua especialidade

Olá, 

Creio que as sínteses se encaixam ao debate. No post em questão há a informação de que o Zp6 em proporções menores do que 1:17, e em perfis de cafés "avelã, amêndoa ou chocolate", pode gerar uma bebida opaca.

Compartilho da mesma opinião.

É um moedor de nicho. Excelente decerto. Mas para experiências e paladares específicos.

Bons cafés para tod@s.

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Fernando Neres disse:

 Os cafezinhos que estou bebendo, a gente acha na internet ou compra em algumas lojas locais. 

Compartilho inteiramente das opiniões citadas pelos colegas acima e reitero a informação sobre a proporção. Tenho utilizado o zp6 há aproximadamente 5 meses e observei que ele mostra toda sua potência em proporções maiores, sendo 1:16 em diante; já obtive excelentes resultados na proporção 1:18,5, por exemplo. O processo do café parece influenciar também, sendo os lavados e fermentados melhor se saírem com ele. 

Mas a esmagadora maioria dos cafés que tomo utilizando o zp6, são cafés da compra coletiva, que dificilmente são torra clara e muitos deles naturais. Ainda assim, tenho obtido bons resultados. Mas uma coisa observei, ele irá entregar o que o grão tiver como característica. Se houver defeitos de torra ou de grão verde, irá aparecer na xícara. Coisa que outros moedores talvez passasse despercebido. 

Gosto pessoal entra como um fator importante com esse moedor. Como já citado, não é pra todo mundo, já que existem pessoas que preferem um perfil de bebida diferente; mas sem sombra de dúvidas é um excelente moedor. 

Seria possível você mandar aqui fotos da moagem dele no Click 5, por exemplo? Se possível, com 2 grãos diferentes. Achei estranho estar tendo uma xícara tão desequilibrada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2024 at 06:04, Fernando Neres disse:

Bom dia. Esses cafés ultra-especiais não se aplicam para mim nem para meu bolso. Os cafezinhos que estou bebendo, a gente acha na internet ou compra em algumas lojas locais. Olhe, e já está bom demais, isso representa um salto quântico se lembrar que tomávamos cafés tradicionais ou de cápsulas. Mas valeu…

Bom dia. Tudo bem?

Sempre tem gosto pessoal e não tem certo nem errado. É o que te agrada.

Só compartilhar algo que pode estar acontecendo. O ZP6 dá tanta claridade nos coados que às vezes fica tão claro (as notas ficam tão evidentes) que perde a característica de café e fica mais para um chá. Por isso minha preferência para o C40, kinu, j ultra para torras médias e mais desenvolvidas no geral. Aqui estamos falando em cafés especiais. Quando se utiliza esses de mercado, não especiais, vários tem defeitos sensoriais e acabam fazendo uma terrinha escura para disfarçar...sem desmerecer, mas isso é fato. Acontece que aí vai aparecer amargor desagradável mesmo. E juntando o fato do zp6 gerar uma claridade tremenda, pode ser o que está acontecendo contigo. Acho que o C40 por não ser tão claro assim nas notas não faz ressaltar tanto o amargor. Talvez, até um C3 pudesse gerar um café menos amargos que o zp6. Se quiser tentar ajustar a extração com zp6 pode diminuir a temperatura da água para extrair menos. Assim, pode ser que o amargor não venha tão intenso.

 

Bons cafés!

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Márcio, tudo joinha? Acho que você não me compreendeu. Eu não estou usando cafés de supermercado - aqueles classificados pela ABIC. Só uso cafés especiais comprados na internet ou em lojas especializadas existentes na minha cidade. Agora pouco fiz um café filtrado na V60, 1:15, 15g/225ml, 92ºC, 4 despejos, tempo total 2:30 e usei o clique 65 do zp6 - observe que a referência do fabricante fica compreendida entre 40 e 50 cliques para V60. Eu abri mais 15 cliques para testar. Senti uma pequena melhora no café, mas o amargor se destaca, algo bem desagradável. No Comandante o café é saboroso. Daqui a pouco Márcio chegarei no final dos cliques do moedor (90) e não vou encontrar o tal de equilíbrio e doçura tão falado por tantas pessoas. Até o momento, o zp6 está sendo pura decepção. Tudo o que estou buscando é um café equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fernando Neres disse:

Olá, Márcio, tudo joinha? Acho que você não me compreendeu. Eu não estou usando cafés de supermercado - aqueles classificados pela ABIC. Só uso cafés especiais comprados na internet ou em lojas especializadas existentes na minha cidade. Agora pouco fiz um café filtrado na V60, 1:15, 15g/225ml, 92ºC, 4 despejos, tempo total 2:30 e usei o clique 65 do zp6 - observe que a referência do fabricante fica compreendida entre 40 e 50 cliques para V60. Eu abri mais 15 cliques para testar. Senti uma pequena melhora no café, mas o amargor se destaca, algo bem desagradável. No Comandante o café é saboroso. Daqui a pouco Márcio chegarei no final dos cliques do moedor (90) e não vou encontrar o tal de equilíbrio e doçura tão falado por tantas pessoas. Até o momento, o zp6 está sendo pura decepção. Tudo o que estou buscando é um café equilibrado.

Interpretei mal mesmo. Foi mal.

Se não gostou do resultado, venda o ZP6 e continue com o C40 como está fazendo. Eu mantenho ambos porque gosto deles para usos diferentes e pada mim da um equilíbrio sim! Paladar é muito pessoal e nem todos sentem ou descrevem da mesma forma.

Bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dica Márcio, é o que pretendo fazer. O zp6 realmente não caiu na minha graça até o momento. Hoje fiz um coado V60 no clique 65 e o resultado predominante foi o amargor, muito embora o fabricante sugere operar na faixa 40 a 50 para essa modalidade. Aumentei para o clique 70 e o resultado foi um café sem gosto de nada. Mas já tá dando para mensurar ou imaginar que a minha faixa de cliques deva ficar entre 66 e 69. Vou testá-lo mais um pouco, antes de vendê-lo. O C40 é ótimo, sempre me deu um café saboroso e gostoso de degustar cada gole. Fechado com o C40!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Fernando Neres disse:

Boa dica Márcio, é o que pretendo fazer. O zp6 realmente não caiu na minha graça até o momento. Hoje fiz um coado V60 no clique 65 e o resultado predominante foi o amargor, muito embora o fabricante sugere operar na faixa 40 a 50 para essa modalidade. Aumentei para o clique 70 e o resultado foi um café sem gosto de nada. Mas já tá dando para mensurar ou imaginar que a minha faixa de cliques deva ficar entre 66 e 69. Vou testá-lo mais um pouco, antes de vendê-lo. O C40 é ótimo, sempre me deu um café saboroso e gostoso de degustar cada gole. Fechado com o C40!

Diminui a temperatura para extrair menos... vai que funciona...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Fernando Neres disse:

Marcio, qual clique você usa no seu zp6 para fazer no V60?

Uso 50 a 55 nos cafés da UM coffee com método 4:6 do Kasuya, em geral. Temperatura da água 95 no geral..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Fernando Neres disse:

Bem interessante esse método! Testei nesses cliques também fazendo 4 despejos e os meus cafés ficaram muito amargos. E o seu café fica equilibrado, dá pra sentir a doçura? Desculpe o inquérito!

Dá sim! Não é destaque de doçura igual ao Kinu... esse método pressupõe moagem grossa quase um prensa... e dá para ajustar a moagem na boa. Se isso não resolver, pode ser a temperatura ou diminui os despejos para 3. Se isso tudo não resolver, troca de moedor ou café...ahahah

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2024 at 01:40, Fernando Neres disse:

Boa noite Valeri, tudo bem? Agradeço sua orientação. Refiro-me ao ZP6 de 90 clicks, que acabou de chegar - estou tentando ainda me familiarizar com o moedor. Bem, me permita fazer algumas colocações mesmo que equivocadas - porquanto sou novato nesse planeta chamado “Cafés”. A tabela acima sugere a escala de 0 a 36. Acho que 0 não pode ser, porque nesse ponto o moedor fica travado e a alavanca não se move. Em 36 - no limite máximo da tabela - acho que a moagem vai ficar muito fina para V60, proporção 1:15, 15g/225ml a 92ºC, 4 despejos, tempo total variando entre 2:30 e 3:00, em razão dos experimentos abaixo. Iniciei meus testes no click 40, a água empossou parcialmente e a extração foi até 3:30. Senti o café bem encorpado e amargo, não deu para beber. Repeti a experiência anterior no click 45 e a extração completa demorou 3:10, novamente a bebida ficou amarga. Repeti a experiência anterior no click 50 e a bebida melhorou só um pouco, mas manteve em destaque o amargor, mais um café jogado fora. Amanhã vou experimentar no click 55 até chegar no 60. Isso exposto, fiz um café no Comandante C40 só para tirar algumas impressões negativas que o ZP6 me deixou. O cafezinho feito na V60, seguindo os parâmetros de confecção supracitados, coou em 2:30, ficou bem equilibrado, um verdadeiro show de bola, realmente muito aprazível. Se o ZP6 não me entregar tudo o que as pessoas “entendidas” e os experts dizem a respeito, pois tecem excelentes comentários a respeito do moedor, só me restará colocá-lo à venda. Ah, o moedor está bem alinhado - o zero real confere com o zero do colar. Se você ou alguém mais deste fórum puder me ajudar com novos ensinamentos sobre o ZP6, por favor, postem aqui. Em tempo, vi na tabela acima que as referências de V60 e de pour over são bem diferentes. Tirando a dúvida, V60 não é pour over? Vi ainda na tabela que alguns valores máximos da coluna mínimo são maiores do que alguns valores máximos da coluna máximo. Será que os lançamentos foram registrados com erros? Antecipadamente grato por quaisquer contribuições que possam ocorrer.
 

 

Tenho o 1Zpressio ZP6 Special desde o dia 6 de outubro de 2023. Já passei pelas moagens que você citou e posso dizer que o segredo para o café ficar bom com ele está na temperatura e na maneira como você faz o despejo da água. Atualmente, ao fazer com o método Origami, que é semelhante ao Hario V60, tenho utilizado a regulagem 0.3.6 (36 clicks), a água em 91°C e o despejo faço inicialmente de forma lenta e no centro até que as bolhas maiores de gás carbônico comecem a sair na superfície para depois molhar até a borda fazendo os movimentos circulares de dentro para fora (dá mais ou menos entre 60g e 70g nesse primeiro despejo). Espero até que a água passe toda pelo bolo de café e comece a pingar para que eu possa iniciar o segundo despejo, onde eu repito o mesmo processo anterior, mas como o pó já está molhado, não demora muito tempo para fazer essa etapa. Em seguida, aguardo a água passar toda para depois fazer o último despejo, onde despejo a água até completar 320g na balança (uso 20g de café para 320g de água). Nesse último despejo, eu faço um primeiro movimento circular para molhar toda a área, depois um segundo com um alto fluxo de água e por fim um terceiro com um fluxo mediano. O café passa entre 2:30 e 2:45 mais ou menos.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Valeri disse:

 

Tenho o 1Zpressio ZP6 Special desde o dia 6 de outubro de 2023. Já passei pelas moagens que você citou e posso dizer que o segredo para o café ficar bom com ele está na temperatura e na maneira como você faz o despejo da água. Atualmente, ao fazer com o método Origami, que é semelhante ao Hario V60, tenho utilizado a água em 91°C e o despejo faço inicialmente de forma lenta e no centro até que as bolhas maiores de gás carbônico comecem a sair na superfície para depois molhar até a borda fazendo os movimentos circulares de dentro para fora (dá mais ou menos entre 60g e 70g nesse primeiro despejo). Espero até que a água passe toda pelo bolo de café e comece a pingar para que eu possa iniciar o segundo despejo, onde eu repito o mesmo processo anterior, mas como o pó já está molhado, não demora muito tempo para fazer essa etapa. Em seguida, aguardo a água passar toda para depois fazer o último despejo, onde despejo a água até completar 320g na balança (uso 20g de café para 320g de água). Nesse último despejo, eu faço um primeiro movimento circular para molhar toda a área, depois um segundo com um alto fluxo de água e por fim um terceiro com um fluxo mediano. O café passa entre 2:30 e 2:45 mais ou menos.

 

Esqueci de falar um detalhe @Fernando Neres. A receita que descrevi acima foi na regulagem 0.3.6 (36 clicks) no ZP6. Vou editar. Antes eu utilizava uma moagem em 0.4.2 (42 clicks), mas a mudança de temperatura e a maneira como faço o despejo alterou o resultado completamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2023 at 09:43, Edx disse:

Acho que é natural dos modelos da 1zpresso. Consta até naquele manual deles. 

Você usa grãos com torra clara? Tenho usado clara e média clara da Unique cafés. No k-ultra e no zp6 é a mesma história. Um pequeno ajuste de calibração após sucessivas moagens de torra clara.

 

Olá, tudo bem? A Unique tem torra clara?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Fernando Neres disse:

Olá, tudo bem? A Unique tem torra clara?

Se eu usar o clique 36, o zp6 vai extrair um verdadeiro fel do café, sem condições de beber. Cheguei a um parâmetro situado entre 66 e 69 cliques após realizar vários testes, mas ainda não cheguei a uma conclusão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fernando Neres disse:

Se eu usar o clique 36, o zp6 vai extrair um verdadeiro fel do café, sem condições de beber. Cheguei a um parâmetro situado entre 66 e 69 cliques após realizar vários testes, mas ainda não cheguei a uma conclusão. 

No começo, quando tentei pela primeira vez no clique 36, também achei muito forte e desagradável (puxando para o amargor), mas fui testando mudar as outras variáveis. Aconselho a você fazer testes travando a variável da moagem e mudando a variável da temperatura e da técnica de despejo da água (há várias que tentei antes de chegar na forma como eu estou fazendo agora). Recomendo assistir ao vídeo abaixo (e outros deste mesmo canal).
 

 

Esse segundo complementa o video acima.

 

 

Esse vídeo do Lance Hedrick (e outros dele) pode ser útil tambem.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Fernando Neres disse:

Olá, tudo bem? A Unique tem torra clara?

Sim.

Dos 3 cafés que recebo no clube 1kg; normalmente um é de torra clara, outro torra média clara e outro torra média. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Fernando Neres said:

Se eu usar o clique 36, o zp6 vai extrair um verdadeiro fel do café, sem condições de beber. Cheguei a um parâmetro situado entre 66 e 69 cliques após realizar vários testes, mas ainda não cheguei a uma conclusão. 

Que curioso, ja tirei extrações muito boas com o ZP6 indo pro mais fino, longe de ficar tão ruim assim. Mas concordo demais com o @Valeri que a temperatura e o método influenciam pra caramba nesse moedor, muito mais que o meu antigo Breville, que eu nem prestava muita atenção nisso. 
Se eu fosse vc, só usaria o C40, uma vez que está mais em linha com seu paladar. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia. Ainda na fase de testes do ZP6 - buscando extrair um café equilibrado na V60 -, fiz uma moagem no clique 67. Extraí o café na proporção 15g/225ml, 4 despejos, o primeiro, 20% do volume de água em até 0:30; o segundo, totalizando 40% do volume total em até 1:00; o terceiro, totalizando 70% do volume total de água em até 1:45 e o quarto e último despejo em até 2:30. Usei água mineral com pH alcalino a 94ºC. RESULTADO: De plano, senti pelo olfato um odor muito agradável de amêndoa. SABOR: deixei primeiro o café ficar morno e ao bebê-lo de pequenos em pequenos goles - dando asas à imaginação - senti que a nota de amargor se destacou! No próximo café, vou alterar apenas a variável temperatura, reduzindo-a de 94 para 91ºC. Para vocês que estão me ajudando a fazer um bom café, pergunto: vocês estão de acordo? Muito obrigado e excelentes cafés a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...