Ir para conteúdo

1Zpresso ZP6 Special - primeiras impressões


DouglasES

Postagens recomendadas

On 12/3/2023 at 8:11 AM, MarcioMO said:

Complementando o que o@Abomai comentou, a 1a edição foi limitada às redondezas da China. Eu tentei achar há alguns anos atrás no Aliexpress, mas não encontrei. Nessa ocasião adquiri meu JS que dizem gerar um pouco mais de fines do que o ZP6, mas na prática não percebi isso. Essa 1a edição do ZP6 tinha 6 números no ajuste, já era preciso com 22 microns, 3 rolamento para.um ótimo alinhamento e a estrutura de encaixe da mó externa era diferente dos atuais 1zpressos com ajuste externo. O atual tem 9 números, mantém a precisão (não importa muito aqui, pois ele não é recomendado para espresso), e mudaram o sistema de acoplamento da mó externa ficando o mesmo do Kmax/k ultra. Acho não fez muito sucesso lá atrás, quando lançaram, pois ele é um moedor dedicado para coados. Mas, hoje com o compartilhamento do conhecimento por moedores e a grande oferta deles, fez a 1zpresso manter na produção.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Vocês que usam ele a mais tempo poderiam passar uma receita padrão de v60? Apanhei no começo com moagem abaixo de 4.5. Hoje tá saindo legal no 5.0 e 5.5. 

Alguma recomendação específica pra processo fermentado, natural ou lavado? Torras? Hehe... Agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês que usam ele a mais tempo poderiam passar uma receita padrão de v60? Apanhei no começo com moagem abaixo de 4.5. Hoje tá saindo legal no 5.0 e 5.5. 
Alguma recomendação específica pra processo fermentado, natural ou lavado? Torras? Hehe... Agradeço. 
Eu gosto do método 4:6 do Kasuya e também do Hoffman. Dão resultados bem diferentes para os mais diversos tipos de grãos. Não tenho preferência... uso o ZP6 quando quero ressaltar mais os frutados e florais, só isso.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2023 at 21:47, Edx disse:

Um detalhe no zp6. Depois de algumas semanas, precisei calibrar novamente o ponto zero.

Outro detalhe da 1zpresso após cortar o envio de produtos ao Brasil: a dificuldade de conseguir peças de reposição.

Eu enviei e-mails sugerindo disponibilizar acessórios no Aliexpress, e eles me sugeriram utilizar endereço nos EUA ... (Não sei se foi ironia ou sugestão para redirecionador).

 

Estranho. Estou usando desde o início de outubro e não precisei calibrar o meu para o ponto zero novamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é natural dos modelos da 1zpresso. Consta até naquele manual deles. 

Você usa grãos com torra clara? Tenho usado clara e média clara da Unique cafés. No k-ultra e no zp6 é a mesma história. Um pequeno ajuste de calibração após sucessivas moagens de torra clara.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto do método 4:6 do Kasuya e também do Hoffman. Dão resultados bem diferentes para os mais diversos tipos de grãos. Não tenho preferência... uso o ZP6 quando quero ressaltar mais os frutados e florais, só isso.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Quais referências tem usado no zp6 pra ambas receitas Márcio?

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais referências tem usado no zp6 pra ambas receitas Márcio?

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Kasuya de 5 a 5.8.
Hoffman faz um tempinho que não faço, mas usaria por volta de 3.5

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2023 at 09:43, Edx disse:

Acho que é natural dos modelos da 1zpresso. Consta até naquele manual deles. 

Você usa grãos com torra clara? Tenho usado clara e média clara da Unique cafés. No k-ultra e no zp6 é a mesma história. Um pequeno ajuste de calibração após sucessivas moagens de torra clara.

 

Uso mais grãos de torra média ou média para escura. Não cheguei a moer grãos de torra clara nele ainda. Você usa spray para molhar os grãos? Ajuda a moer mais fácil e creio que deve atenuar essa necessidade de regulagem em um curto espaço de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kasuya de 5 a 5.8.
Hoffman faz um tempinho que não faço, mas usaria por volta de 3.5

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

O que eu achei mais incrível nesse moedor é que até as moagens mais finas como essa de 3.5 apresentam muita claridade no sensorial

Até buga minha mente! Rss

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2023 at 15:09, Valeri disse:

Uso mais grãos de torra média ou média para escura. Não cheguei a moer grãos de torra clara nele ainda. Você usa spray para molhar os grãos? Ajuda a moer mais fácil e creio que deve atenuar essa necessidade de regulagem em um curto espaço de tempo.

Tenho spray mas decidi não usar. Tive a experiência de morar em lugar seco, e atualmente moro em lugar úmido e próximo ao mar.

Por experiência, esses estudos simulam temperatura ambiente até 25 graus e umidade controlada. Quero ler mais a respeito para entender efeitos e riscos. 

Para mim é importante ter a certeza de que ao utilizar spray não estarei contribuindo para aumentar alguma flora fúngica dentro do moedor...

Mesmo assim valeu pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Edx disse:

Tenho spray mas decidi não usar. Tive a experiência de morar em lugar seco, e atualmente moro em lugar úmido e próximo ao mar.

Por experiência, esses estudos simulam temperatura ambiente até 25 graus e umidade controlada. Quero ler mais a respeito para entender efeitos e riscos. 

Para mim é importante ter a certeza de que ao utilizar spray não estarei contribuindo para aumentar alguma flora fúngica dentro do moedor...

Mesmo assim valeu pela dica.

Ahh, morar em litoral já ajuda um tanto bom. Eu moro no Triângulo Mineiro, cerradão seco. Aí complica mais. kk 

Sobre estudar a respeito da temática, recomendo ver os dois vídeos abaixo:
 

 

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, 

Apesar de amar cafe, nunca tinha me dedicado ater os aparatos para ter um bom cafe em casa. 

lendo todos estes relatos, entendi que nao existe um moedor que faca bem feito ambos, coado e expresso. Dito isso, para um cafe coado, qual seria o melhor moedor a ser considerado. 

Tenho facilidade de importacao, entao nao seria um problema trazer o moedor para o Br. So nao gostaria gastar com algo que nao entregue o que espero sentir...

obrigado pela ajuda.

 

abs

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, MMoreno disse:

Pessoal, 

Apesar de amar cafe, nunca tinha me dedicado ater os aparatos para ter um bom cafe em casa. 

lendo todos estes relatos, entendi que nao existe um moedor que faca bem feito ambos, coado e expresso. Dito isso, para um cafe coado, qual seria o melhor moedor a ser considerado. 

Tenho facilidade de importacao, entao nao seria um problema trazer o moedor para o Br. So nao gostaria gastar com algo que nao entregue o que espero sentir...

obrigado pela ajuda.

 

abs

Marcos

Olá, Marcos.

Creio que se pode dizer, com certa tranquilidade, que existem moedores manuais que façam muito bem os dois – espresso e coado --, em termos de (i) sensorial entregue e de (ii) ajustes possíveis. Também tem a questão prática: se você intercalar muito, poderia desejar ter um moedor para espresso e outro para coado. Mas se isto não foi uma questão, há opções de moedores manuais de uso misto, tranquilamente.
Em termos de precisão e ajuste, alguns moedores são praticamente incapazes de fazer ambos, enquanto outros podem ser regulados tranquilamente, embora resultem num sensorial mais opaco. Neste último caso, por exemplo, no 1Zpresso jmax não faltam ajustes para coado, mas o sensorial entregue pode não agradar em termos de clareza de notas e acidez. Por outro lado, existem vários moedores que nos ajustes possuem limitação para regulagem de espresso. Como aqui, não é recomendado usar zp6 para espresso.  Alguns relatam que para torra escura não fica a melhor coisa nos coados.
Para uso misto, creio que a recomendação gira em kingrinder k6, 1Zpresso kmax/k-ultra e Bravo It (pedindo a mó para coado também).
Particularmente, gosto de ter um para cada. Para coado, achei o zp6 imbatível, enquanto que para usar para tudo ficaria feliz só com o kultra ou k6 (ou mesmo k2...).

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, valacomum disse:

Olá. 

Não entendi, @Octávio; o Bravito precisa de alguma configuração diferenciada/mó extra a fim de moer para coados?!?!?

Saudações!

opa, tudo bem?

Acho que me expressei mal! É uma referência a uma opção visando ao sensorial para filtrados. Se trata de uma mó cujo sensorial pende mais para os filtrados, complementar https://www.bravocoffee.com.br/mo-macho-mod-italmill-032-mm-filter

Em termos sensoriais apenas (primeiro fator que citei)! O que vem originalmente já é mais do que suficiente em termos de ajuste (segundo fator). Creio ser uma boa opção complementar.

Acho que este tópico tem uma boa discussão:

E neste vídeo Antenor cita que no v60 o Bravo It ofusca um pouco as notas, no que tal opção direcionada para filtrado pode atuar:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2024 at 16:10, Octávio disse:

Olá, Marcos.

Creio que se pode dizer, com certa tranquilidade, que existem moedores manuais que façam muito bem os dois – espresso e coado --, em termos de (i) sensorial entregue e de (ii) ajustes possíveis. Também tem a questão prática: se você intercalar muito, poderia desejar ter um moedor para espresso e outro para coado. Mas se isto não foi uma questão, há opções de moedores manuais de uso misto, tranquilamente.
Em termos de precisão e ajuste, alguns moedores são praticamente incapazes de fazer ambos, enquanto outros podem ser regulados tranquilamente, embora resultem num sensorial mais opaco. Neste último caso, por exemplo, no 1Zpresso jmax não faltam ajustes para coado, mas o sensorial entregue pode não agradar em termos de clareza de notas e acidez. Por outro lado, existem vários moedores que nos ajustes possuem limitação para regulagem de espresso. Como aqui, não é recomendado usar zp6 para espresso.  Alguns relatam que para torra escura não fica a melhor coisa nos coados.
Para uso misto, creio que a recomendação gira em kingrinder k6, 1Zpresso kmax/k-ultra e Bravo It (pedindo a mó para coado também).
Particularmente, gosto de ter um para cada. Para coado, achei o zp6 imbatível, enquanto que para usar para tudo ficaria feliz só com o kultra ou k6 (ou mesmo k2...).

Excelente! obrigado!

A ideia é nao ter muito coisa, mas algo que possa fazer um bom uso por muito tempo...

Ao que entendi, o melhor é ter um para coado e um para expresso. Isso eu já defini que será assim!

Porém, ainda nao defini se o melhor seria o manual ou automatico. Entendo a praticidade do manual (portátil), mas como nao penso em ficar carregando, olhei alguns automaticos e vi quase o mesmo valor dos manuais... e isso me deixou na duvida... 

ainda mais quando pesquisei e se entendi direito, o manual é bom ter um para cada tipo, mas o automatico consegue fazer ambos.... estou correto?

se fosse para fazer sua opcao, sem levar em consideracao o fato de ser ou nao portábil, mas gastando ate uns $500, o que faria? acho q isso me daria um bom norte...

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutes ago, MMoreno said:

o manual é bom ter um para cada tipo, mas o automatico consegue fazer ambos.... estou correto?

Tanto manual quanto automático vai ter essa limitação de certa forma, pois ela é imposta pelas mós. Diferentes mós possuem diferentes sensoriais, e o mais comum é as pessoas buscarem uma textura no espresso que só é atingida por mós que possuem a característica de gerar muitos fines. Essa característica, no entanto, é comumente indesejada nos filtrados. Mas tem pessoas que gostam do mesmo sensorial tanto no espresso, quanto no filtrado, então é importante entender o seu gosto pessoal antes de decidir os equipamentos só porque a maioria das opiniões pende para determinado lado.

Nota que tanto automáticos quanto manuais podem, a depender do modelo, oferecer opções de mós alternativas, com sensoriais diferentes, caso do manual Bravo It mencionado acima, ou do automático Vario, entre vários outros; mas essa troca costuma levar alguns minutos, então não me vejo fazendo isso antes de cada café. Eu vejo mais pela ótica de "eu posso inverter meu moedor um dia se eu quiser, ao invés de trocar por outro"

 

33 minutes ago, MMoreno said:

gastando ate uns $500, o que faria?

Assumindo que a moeda seja dólares, eu pro meu gosto pegaria um único moedor gastando toda essa verba, que seja preparado pra single dosing, e tenha um sensorial recomendado para filtrados. Com isso eu vou conseguir tirar bons espressos depois, só a textura talvez não seja a ideal. Quando eu realmente quiser melhorar essa textura, aí eu posso cogitar mais um moedor. Se for possível trocar as mós do moedor de $500 para espresso, minha gama de opções agora aumenta, pois eu posso manter ele para filtrados e comprar um novo para espresso, ou mudar ele para espresso e comprar um novo para filtrados.

Para a minha rotina, eu gostaria que o espresso fosse automático, mas pros filtrados não me importo de moer na mão. Então seria bem vantajoso converter meu automático em espresso, e comprar um manual top para filtrados, como o ZP6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, MMoreno disse:

Excelente! obrigado!

A ideia é nao ter muito coisa, mas algo que possa fazer um bom uso por muito tempo...

Ao que entendi, o melhor é ter um para coado e um para expresso. Isso eu já defini que será assim!

Porém, ainda nao defini se o melhor seria o manual ou automatico. Entendo a praticidade do manual (portátil), mas como nao penso em ficar carregando, olhei alguns automaticos e vi quase o mesmo valor dos manuais... e isso me deixou na duvida... 

ainda mais quando pesquisei e se entendi direito, o manual é bom ter um para cada tipo, mas o automatico consegue fazer ambos.... estou correto?

se fosse para fazer sua opcao, sem levar em consideracao o fato de ser ou nao portábil, mas gastando ate uns $500, o que faria? acho q isso me daria um bom norte...

valeu!!!

Essa questão de moedor elétrico e manual é até um pouco polêmica. Mas, acho que é bem pessoal, não adianta postular vereditos por aí, depende muito da pessoa e uso. Deixo tópicos com essa discussão, e para ver o que faria mais sentido para você, sugiro pesquisar um pouco e ler o relato do pessoal, por meio da ferramenta de busca do fórum inclusive.

De todo modo o cenário se repete, tem moedor elétrico de uso exclusivo/limitado, inclusive quanto à frequência e intensidade de uso. Não são necessariamente de uso misto, não, e tem tipo de mó com sensorial especifico, formatos diferentes.

Como citou que não tem dificuldade de importar, acaba tendo um cenário mais interessante e amplo, mesmo no mundo do elétrico. Mas, neste caso não sou uma boa pessoa para opinar, pois uso apenas os manuais...  E assim, pessoalmente, nesta situação, considerando o Remessa, compraria o Bravo It.

 

 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Talvez eu tenha tido sorte, mas depois que comprei o ZP6 só tenho tomado café bom!

Coados eu costumo fazer Hoffman na moagem de 3.5 a 4, torra clara e média. Fica com um corpo legal e equilibrado, do jeito que gosto mais. Com moagens mais altas, nem sempre fica gostoso, puxa muito a acidez encobrindo algumas nuances florais e doces, na minha opinião. 

Também uso para Stanley Perfect Brew com moagem no 5. Fica inacreditavelmente bom. (Às vezes eu acho que só eu uso esse equip. Vou procurar aqui no forum)

Bialetti ainda não me acertei com ZP6, nem na prensa, que ficou meio sem-graça perto do Stanley.

O café do momento é um da Garagem: Rei Juliano.

  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
On 3/21/2024 at 10:35 PM, mauricio11 said:

Talvez eu tenha tido sorte, mas depois que comprei o ZP6 só tenho tomado café bom!

Coados eu costumo fazer Hoffman na moagem de 3.5 a 4, torra clara e média. Fica com um corpo legal e equilibrado, do jeito que gosto mais. Com moagens mais altas, nem sempre fica gostoso, puxa muito a acidez encobrindo algumas nuances florais e doces, na minha opinião. 

Também uso para Stanley Perfect Brew com moagem no 5. Fica inacreditavelmente bom. (Às vezes eu acho que só eu uso esse equip. Vou procurar aqui no forum)

Bialetti ainda não me acertei com ZP6, nem na prensa, que ficou meio sem-graça perto do Stanley.

O café do momento é um da Garagem: Rei Juliano.

Tenho o stanley tb mas nunca fiz nada bom ali. Me manda uma receita do zp6 + stanley que eu testo e te conto como ficou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2024 at 22:35, mauricio11 disse:

Talvez eu tenha tido sorte, mas depois que comprei o ZP6 só tenho tomado café bom!

Coados eu costumo fazer Hoffman na moagem de 3.5 a 4, torra clara e média. Fica com um corpo legal e equilibrado, do jeito que gosto mais. Com moagens mais altas, nem sempre fica gostoso, puxa muito a acidez encobrindo algumas nuances florais e doces, na minha opinião. 

Também uso para Stanley Perfect Brew com moagem no 5. Fica inacreditavelmente bom. (Às vezes eu acho que só eu uso esse equip. Vou procurar aqui no forum)

Bialetti ainda não me acertei com ZP6, nem na prensa, que ficou meio sem-graça perto do Stanley.

O café do momento é um da Garagem: Rei Juliano.

No Origami eu tenho variado, até o momento, entre 4 e 4.5 com cafés de torra média e média/escura. A quantidade de café que eu utilizava era 16g, mas hoje experimentei com 20g, regulagem 4.5 no ZP6, 300ml de água e obtive um resultado muito bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
On 3/30/2024 at 11:34 PM, Leonardo Depiné said:

Tenho o stanley tb mas nunca fiz nada bom ali. Me manda uma receita do zp6 + stanley que eu testo e te conto como ficou. 

Hoje eu moí 18g torra media (ajuste 4.0) para 300g de água. Coloquei 60g de agua e deixei 45seg. Depois adicionei de uma vez os 240g restantes. Passou em 4 minutos. O café ficou show (Kenya, do CultoCafé). Já fiz com ajuste 5.0 também e fica bem bom, muito melhor que prensa. 
Uma dica que dou é fazer esse método numa caneca pitcher, e depois passar com cuidado pra uma garrafa térmica pois fica com resíduos no fundo, como na prensa. Daí é só se divertir. 
O café fica denso, com óleos aparentes, bem complexo, especialmente quando fica morno na xícara. Prefiro até na moagem 5 em vez da 4, mas vale testar. Recomendo!

(pra quem não tem o ZP6 ou um moedor que gera muitos fines, recomendo começar com a moagem super grossa. E ir afinando aos poucos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...