Ir para conteúdo

1Zpresso ZP6 Special - primeiras impressões


DouglasES

Postagens recomendadas

Prezados:

 

Vou passar minhas primeiras impressões com o novo (?) ZP6 Special da 1zpresso, nesses meus primeiros 3 dias de uso.

 

Compra: direto do site oficial, por US$ 199,00 (R$ 1.180,00 na conversão com taxas) e frete grátis.

O frete é por DHL Express, então, invariavelmente, o moedor será taxado (salgados R$ 569,00), mesmo tendo a empresa declarado o moedor em US$ 39,00. Se alguém for comprar, já separe um dinheiro a mais.

A boa notícia é que vem muito rápido: cinco dias corridos de Taiwan pra chegar na porta da minha casa, no interior do RS.

 

Construção: É essencialmente um K-Pro com mós do JS/KS, mas com borracha na parte inferior do copo. É muito bem construído e super bem alinhado de fábrica.

 

Acessórios: Vem no estojo cilíndrico, igual a outros modelos, mas só com o pincel, sem o soprador.

 

Usabilidade: sistema de click superior já bem conhecido, muito prático. A moagem é muito, mas muito macia, mesmo usando grãos densos. Comparado ao K-Max, acho que se faz metade do esforço. A rosca no copo não me agrada tanto, depois de acostumado com o imã do K-Max, mas não é o fim do mundo.

 

Na xícara: pra quem já está ligado no modelo, esse moedor é uma releitura de um modelo descontinuado, o ZP6, que nunca teve distribuição no mercado ocidental. É anunciado como de uso exclusivo para café coado, pois promete uma moagem com menos fines.

Tinha uns cafés bacanas aqui congelados (torras claras, da Etiópia, da Indonésia, fermentações “estranhas”, etc), que fui comprando/ganhando ao longo do tempo, e utilizei eles para testar o ZP6 contra o K-Max e o Q2 7core.

Minhas (primeiras) impressões fazendo cupping e V60 foram as mesmas dos Youtubers que já postaram vídeo sobre (Lance Hedrick e Coffee Chronicler): o moedor entrega uma moagem (aparentemente) mais uniforme e com menos fines, permitindo moer bem mais fino que o usual, por exemplo, para fazer um coado.

Para se ter ideia, estou fazendo V60 com 25g de café numa moagem tão fina como café moído de mercado, usando técnica com bastante agitação da cama de café, e o filtro não empaca, o café flui bem tranquilo, e no resultado não tem amargor, ainda mais usando torras claras. Essa moagem mais uniforme permite forçar a extração bastante, aproveitando todo o potencial de cafés com torra clara e média/clara, acalmando a acidez e trazendo doçura, sem perder complexidade, nem trazer amargor ou adstringência.

Mas utilizando cafés que normalmente encontramos nas torrefações, de processamento natural, torras médias, médias escuras, enfim, o típico café com notas de “amêndoas”, “melaço”, “chocolate”, aí a conversa muda. Na minha percepção pessoal, esses cafés se beneficiam de extrações mais moderadas (temperatura mais baixa, moagem mais grossa) para uma xícara equilibrada e com mais corpo, e nisso a distribuição de partículas “mais ampla” do K-Max vem em boa hora.

 

Em resumo, as expectativas criadas foram atendidas. O objetivo era conseguir uma xícara melhor que o K-Max em coados, e o moedor entregou o que prometeu, pelo menos no quesito cafés de torra mais clara, por permitir abusar das variáveis de extração sem ter medo.

 

Não considero um upgrade em relação ao K-max, considerando que (1) não mói fino suficiente para expresso e (2) não achei interessante para cafés de torra média (que também consumo para variar).

 

Um OBS para quem tiver interesse em comprar: Perguntei para a 1zpresso no instagram se o moedor seria vendido no Aliexpress, e a resposta foi de que “por enquanto, não”. E me parece ser verdade, porque outro modelo, o K-Ultra, foi lançado simultaneamente e dias depois já estava no Aliexpress. Também perguntei se seria um modelo de tiragem limitada, e a resposta foi que sim (embora não faça sentido deixar de fazer outras tiragens se for um sucesso).

 

 

WhatsApp Image 2022-12-09 at 11.01.54.jpeg

WhatsApp Image 2022-12-09 at 11.02.21.jpeg

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Douglas!
Eu só não vou comprar para testar porque já tenho JS. Eu já tentei moer para espresso, embora desaconselhem. Moí bem super fino quase na moagem de turcoe mesmo assim a extração saia em 18s... não dava para afinar mais porque no próximo click, as mós já começaram a se raspar. Ou seja, geram bem poucos fines mesmo.
Para coados, ele de fato brilha! Na minha impressão, os cafés ficam com notas mais clara que o C40. O detalhe é que eu comprei ele bem antes do C40 e ja era a minha referencia de manuais para notas claras. O C40 gera uma bebida mais equilibrada em clareza, corpo e acidez. Mas, mesmo assim, tem vários grãos que eu prefiro o resultado do JS.
Em termos de clareza nas notas, pra mim só perde para as mós do forté Bg e SSP MP.

Obs: para contribuir, coloco as mós do JS e Etzinger (flair royal, sette 270, lido) lado a lado.


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk







676e700e91c42ca85f6eb571ebd48583.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa. Otimo topico. Tava muito interessado em entender o potencial do ZP6. Eu tinha alguma esperança que mesmo pra nossos cafés no Brasil, ele trouxesse notas mais claras e acidez mais brilhante. Uma pena que o seu relato de certa forma desanima aos meros mortais brasileiros. Ficar dependendo dos amigos pra trazer café africano é triste.

Os coffee lovers estão precisando de derrubar essa lei de proteção que nem faz sentido pro Brasil, afinal a gente é o maior produtor do mundo dos graozinhos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2022 at 13:57, MarcioMO disse:

Boa Douglas!
Eu só não vou comprar para testar porque já tenho JS. Eu já tentei moer para espresso, embora desaconselhem. Moí bem super fino quase na moagem de turcoe mesmo assim a extração saia em 18s... não dava para afinar mais porque no próximo click, as mós já começaram a se raspar. Ou seja, geram bem poucos fines mesmo.
Para coados, ele de fato brilha! Na minha impressão, os cafés ficam com notas mais clara que o C40. O detalhe é que eu comprei ele bem antes do C40 e ja era a minha referencia de manuais para notas claras. O C40 gera uma bebida mais equilibrada em clareza, corpo e acidez. Mas, mesmo assim, tem vários grãos que eu prefiro o resultado do JS.
Em termos de clareza nas notas, pra mim só perde para as mós do forté Bg e SSP MP.

Obs: para contribuir, coloco as mós do JS e Etzinger (flair royal, sette 270, lido) lado a lado.
 

Show, Márcio. É por aí mesmo. As mós são bem parecidas mesmo. Acredito que a grande diferença deve ser nas mós externas, dado ao conhecido resultado diferente dos outros moedores.

 

Em 09/12/2022 at 21:49, EduA disse:

Opa. Otimo topico. Tava muito interessado em entender o potencial do ZP6. Eu tinha alguma esperança que mesmo pra nossos cafés no Brasil, ele trouxesse notas mais claras e acidez mais brilhante. Uma pena que o seu relato de certa forma desanima aos meros mortais brasileiros. Ficar dependendo dos amigos pra trazer café africano é triste.

Os coffee lovers estão precisando de derrubar essa lei de proteção que nem faz sentido pro Brasil, afinal a gente é o maior produtor do mundo dos graozinhos. 

Olha, eu acredito que o problema não seja o café em si, ser brasileiro ou não. 

Pode ser coisa da minha cabeça, mas acredito que seja uma preferência do mercado nacional os cafés especiais com a torra média/média escura, mesmo que para café coado, fugindo da tendência (boa ou não) do estrangeiro (torras claras para filter coffee). Muito deve ser por causa da nossa criação na base de café extraforte de mercado, e a transição pra café especial tem a sua adaptação - realmente deve ser estranho tomar pela primeira vez um café avermelhado com gosto de abacaxi - vai dizer que é uma "água suja", "chafé"

As torrefações não tem culpa. Enxergam a demanda e entregam o que o consumidor quer, tentando dentro do porfólio entregar alguma coisa diferente, se der.

Várias torrefações sequer informam o grau de torra nos sites, apenas um perfil sensorial. Já quebrei muito a cara comprando cafés com "notas cítricas, "floral", na esperança de vir uma torra clara, mas o que vinha era um full-city+ que me servia só pra espresso. Hoje já mando mensagem antes perguntando qual é o café com torra mais clara que eles tem :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o comparativo, Douglas! A mão coçou demais para comprar esse moedor, mas o envio por DHL me desanimou. quem sabe se ele chegar no Ali. Também queria muito que o copo dele fosse magnético. 

 

3 horas atrás, Douglas Evandro Santos disse:

Pode ser coisa da minha cabeça, mas acredito que seja uma preferência do mercado nacional os cafés especiais com a torra média/média escura, mesmo que para café coado, fugindo da tendência (boa ou não) do estrangeiro (torras claras para filter coffee

Engraçado que outro dia uma pessoa disse num grupo que os cafés da gringa são mais desenvolvidos... 
Acredito que isso é uma generalização, pois depende de onde você compra café. Assim como aqui, lá fora tem torrefações com diferentes abordagens. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 12/12/2022 at 1:51 PM, Diego Nunes said:

Engraçado que outro dia uma pessoa disse num grupo que os cafés da gringa são mais desenvolvidos... 
Acredito que isso é uma generalização, pois depende de onde você compra café. Assim como aqui, lá fora tem torrefações com diferentes abordagens. 

Depende do lugar mesmo. O gosto do mercado muda bastante.

Estive uns 3 meses nos EUA recentemente a trabalho, provei das marcas mais conhecidas a microtorras locais em LA, era tanto café que comecei a dar aos colegas, e te digo, mesmo comprando sempre africanos ou colombianos, os cafés sempre pareciam desenvolvidos mais do que o grão precisava. Terminei no final, importando (já que lá quase não se paga de imposto) muito café africano da The Barn, Alemanha, pq achava bem melhor.

O nosso café é de mais baixa altitude, e tem o perfil menos floral, apesar que os da Bahia (pietã) tem me surpreendido bastante.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2022 at 13:51, Diego Nunes disse:

Engraçado que outro dia uma pessoa disse num grupo que os cafés da gringa são mais desenvolvidos... 
Acredito que isso é uma generalização, pois depende de onde você compra café. Assim como aqui, lá fora tem torrefações com diferentes abordagens. 

 

De fato, amigo, é uma generalização, que no final acaba tendo um fundo de verdade. Já tomo cafés especiais faz uns bons 7 anos e é uma constante nas dezenas de torrefações que já comprei café. Por sorte já sei de algumas mais confirmadas que compro mais seguido.

Cafés que comprei/ganhei do estrangeiro, principalmente se era anunciado como filter roast, eram torras bem mais claras.

Mas por favor, me indique umas de sua confiança. Fico grato!

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fala Douglas! Muito legal esse seu relato sobre o ZP6 Special Edition, tenho muito interesse nesse moedor. 

Como você comentou que ele é mais adequado para cafés com perfil de torra clara, e sabendo por outro tópico daqui que você também tem (ou já teve) um Kingrinder K2, queria sua opinião: se fosse moer um café de torra média para fazer um filtrado (uso V60, Kalita Wave, Origami, Clever, além de Aeropress) você ainda assim usaria o ZP6 ou no K2 traria um melhor resultado sensorial pra esse perfil de torra (considerando que você só tivesse essas duas opções)?

Pergunto pois tenho um K2 e estou pra adquirir o ZP6, então queria saber se faz sentido moer os cafés de torras clara no ZP6 e os de torra média no K2, ou concentro ambas as torras no ZP6 mesmo (e quem sabe futuramente pegar um K-Max/K-Ultra ou outro que me traga um sensorial diferente do ZP6).

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André! Se tem bala na agulha, com certeza o zp6.

Passadas as primeiras impressões, tenho gostado cada vez mais dele. Essa semana só estou com cafés de torra média aqui em casa. Tenho feito ratios menores (1:15, até 1:14 às vezes) e gostado bastante do resultado. Meu k-max tá relegado pra espressos.

Eu tinha um k2 que vendi faz tempo, junto com o JX da 1zpresso. O que mais me incomodava a usabilidade dele, nem tanto o café que fazia. Muito duro pra moer, click na base. Usar o zp6 é uma experiência mais agradável, claro pra quem se importa. Depois que a gente se acostuma com ajuste externo, é difícil voltar.

Entre o Zp6 e a série K, eu iria no primeiro, se o foco é tudo menos espresso. E aproveitaria para pegar logo, porque a versão cinza escuro já está fora de estoque no site oficial - segundo a 1zpresso, a princípio, será um moedor de tiragem limitada. Talvez seja a última chance da gente ter acesso a ele! A linha K vai estar aí pra sempre...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, é tiragem limitada. Enrolei e perdi o da cor Iron Gray (como você comentou, já esgotado), mas o Silver também é bonito. Com esse seu relato fiquei ainda mais animado, então resolvi garantir logo o ZP6 antes que suma pra sempre. Feito, comprado! 

Ainda acho que a 1zpresso possa vir a lançar um novo modelo no futuro usando a mós idêntica ou similar ao ZP6, com esse foco nos coados (e com o catcher cup magnético, parece ser uma experiência de uso mais prazerosa, apesar da maior estática).  Mas a linha deles é uma bagunça (Lance Hedrick que o diga), e isso pode nunca vir acontecer. Foi bom garantir logo.

Vou deixar meu K2 para viagens (apesar de não ser muito compacto, ele é consideravelmente menor que o ZP6) e alguns testes comparativos para estudo.

Valeuzaço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2023 at 14:54, andrepiresv disse:

Exato, é tiragem limitada. Enrolei e perdi o da cor Iron Gray (como você comentou, já esgotado), mas o Silver também é bonito. Com esse seu relato fiquei ainda mais animado, então resolvi garantir logo o ZP6 antes que suma pra sempre. Feito, comprado! 

Ainda acho que a 1zpresso possa vir a lançar um novo modelo no futuro usando a mós idêntica ou similar ao ZP6, com esse foco nos coados (e com o catcher cup magnético, parece ser uma experiência de uso mais prazerosa, apesar da maior estática).  Mas a linha deles é uma bagunça (Lance Hedrick que o diga), e isso pode nunca vir acontecer. Foi bom garantir logo.

Vou deixar meu K2 para viagens (apesar de não ser muito compacto, ele é consideravelmente menor que o ZP6) e alguns testes comparativos para estudo.

Valeuzaço

Boa tarde, comprasse no aliexpress? também fiquei interessado. Tenho um k6 e tenho buscado outro para deixar em casa e usar o k6 nas viagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita vontade de investir nesse zp6 tb. Comprei a pouco um Vario W+ com moz de aço e a diferença nos filtrados pros meus outros moedores é brutal (k6, C2, Encore, porlex). E adoro o Espresso dele tb. 

Será que o zp6 seria mais próximo dessas moz da dittings? Queria ter um “vario portátil” só pra filtrados.

Fiquei meio desistimulado com o teu relato, @Douglas Evandro Santos do resultado do zp6 pra cafés que não sejam super florais como os africanos. Bom saber que vc tem gostado mais e mais dele. A ideia é justamente tentar tirar o máximo de notas dos cafés q conseguiríamos comprar por aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2023 at 17:06, rafael st disse:

Boa tarde, comprasse no aliexpress? também fiquei interessado. Tenho um k6 e tenho buscado outro para deixar em casa e usar o k6 nas viagens.

Opa, tudo bem Rafael? Comprei no próprio site da 1zpresso. Vem via DHL, chega muito rápido mas com uma taxa, conforme os relatos do Douglas. Por ser uma edição limitada, pouco provável que o modelo aparecerá no Aliexpress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2023 at 00:03, Douglas Evandro Santos disse:

Show! Não vai se arrepender.

Semana que vem deve chegar aí. O Dhl é bem rápido.

Compartilha daí com a gente suas impressões.

Abraço

Cara, estou adorando o moedor! Muito macio, a experiência de ajuste de moagem por conta do anel de ajuste externo é agradabilíssima, além da moagem excelente, bastante uniforme. Estou fazendo uns cafés deliciosos com ele. Inclusive com grãos de torra média, gostei bastante do resultado. 

 @EduA acredito que você não precisa se preocupar com isso, ele serve tranquilamente para as torras médias e média claras dos cafés encontrados por aqui. Só não sei dizer se ele entrega o perfil sensorial parecido do Vario W+ (que usa mós planas de cerâmica, se não estou enganado).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estou adorando o moedor! Muito macio, a experiência de ajuste de moagem por conta do anel de ajuste externo é agradabilíssima, além da moagem excelente, bastante uniforme. Estou fazendo uns cafés deliciosos com ele. Inclusive com grãos de torra média, gostei bastante do resultado. 
 [mention=17009]EduA[/mention] acredito que você não precisa se preocupar com isso, ele serve tranquilamente para as torras médias e média claras dos cafés encontrados por aqui. Só não sei dizer se ele entrega o perfil sensorial parecido do Vario W+ (que usa mós planas de cerâmica, se não estou enganado).
Não entrega o mesmo sensorial. Pois a mó de ceramica gera muitos fines e resulta naquele espresso encorpado, muita crema, acentua doçura chocolate caramelo e baixa bem acidez e outras notas florais. Para coados, as notas seguem na mesma direção, sem a parte da crema. Agora, as mós de metal são melhores, em termos de clareza das notas, do que as cônicas do ZP6 e JS.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que já li/assisti por aí (fóruns e canais gringos no youtube), além do comentário do [mention=12532]MarcioMO[/mention] aqui neste tópico, o perfil sensorial do ZP6 vai mais pra linha da SSP Multi-Purpose: muita clareza nas notas, com a moagem gerando poucos fines.
Isso aí! Eu já testei o SSP MP contra o JS. Mas tenho que dizer que o SSP MP e a mós de aço do Forté são mais claras e dão uma potência maior ainda na acidez do que o JS/ZP6....

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Baratza Vario W + tem a moz em aço da ditting, mesma do forte. Ele é basicamente um forte por dentro.
[mention=12532]MarcioMO[/mention] Entre o ZP6 e o KMax, qual se assemelha mais aos unimodal?
ZP6 e JS. Único alerta é que o Zp6/JS não Mói fino suficiente para espresso, enquanto que as mós do forté de aço conseguem moer, se você alinha-las bem.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, MarcioMO disse:

ZP6 e JS. Único alerta é que o Zp6/JS não Mói fino suficiente para espresso, enquanto que as mós do forté de aço conseguem moer, se você alinha-las bem.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


 

Colocaria o X-PRO junto com esses ou foge do perfil? Taí um moedor que tenho vontade de testar, me parece ótimo, possui ajuste externo e tem um custo menor que o ZP6 e os da linha K

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocaria o X-PRO junto com esses ou foge do perfil? Taí um moedor que tenho vontade de testar, me parece ótimo, possui ajuste externo e tem um custo menor que o ZP6 e os da linha K
X PRO é bem parecido com o C40 e K max (pro, plus)

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, andrepiresv disse:

Colocaria o X-PRO junto com esses ou foge do perfil? Taí um moedor que tenho vontade de testar, me parece ótimo, possui ajuste externo e tem um custo menor que o ZP6 e os da linha K

Eu tenho um Q2 heptagonal, que tem a mesmas mós do X-Pro. Não é a mesma coisa que o ZP6, mas tranquilamente prefiro o Q2 em coados do que a Linha K.

Diria que das 3 linhas da 1zpresso, seria mais "unimodal" (se preferir essa linguagem), na seguinte ordem: ZP6 > X-Pro/Q2 hepta > K-Plus/Max/Pro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É literalmente um k-pro com outras mós

Em 21/01/2023 at 15:36, pirovani. disse:

Qual total de voltas que o ZP6 dá? 1 e meia como o kplus ou até 4 como o jmax?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Entrei em contato com a 1ZPRESSO a respeito do ZP6 cinza e me informaram que não farão outro lote. Quando esgotar o prateado, vai virar item de colecionador. Se é verdade eu não sei, mas não quis arriscar.

Peguei pelo site oficial e o valor convertido ficou R$1111 + 527 de imposto e taxas DHL. Chegou em menos de 1 semana.

É um investimento alto, mas dentro do esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...